hoje recebemos a noticia que o lexus lc500 e sua versao hibrida com um h pequeno um carro na realidade meio esquecido pelo mercado nao passara deste ano em produçao faz sentido o carro esta em produçao desde 2018 e nao mudou muito tambem nao e la um grande sucesso seu fim era esperado os motivos para o insucesso deste carro sao claros e um cupe de luxo num mundo que so quer suv de luxo ou supercarros com tempos incriveis no nurburgring parece que hoje nao ha mais lugar para coisas como esta um gt de verdade de alto desempenho mas com forte enfase em luxo qualidade e bom gosto e raro quando se sabe imediatamente que um carro e um classico mesmo quando ainda esta em produçao mas este e certamente um desses casos desde seu lançamento quando foi lançado era a resposta a outro fracasso comercial o famosissimo cupe supercarro lfa a lexus acreditava entao que o lfa fora uma ma ideia com logotipo lexus; a marca precisava voltar ao luxo que era seu metier o lc500 entao era exatamente isso um cupe gt de luxo nao uma fera superesportiva mas era feito na mesma fabrica especial que criou o lfa a planta de motomachi foi reconfigurada para a produçao do lc e muitos dos mestres artesaos funcionarios antigos e respeitados que eram chamados de takumi e ganharam fama na fabricaçao do lfa continuam seu trabalho no lc500 sim um carro criado pela toyota mas sem olhar custo; algo especial de verdade e que deve durar para sempre e nao deixe a enfase em luxo te enganar mesmo sendo isolado e suave feito seda japonesa ao rodar era uma fera o chassi de traçao traseira tinha sofisticadas suspensoes independentes nas quatro rodas e debaixo do capo um delicioso v8 de 5 litros aspirado da lexus acoplado a uma transmissao automatica de 10 velocidades o carro era ja podemos falar era grande medindo 4 8 metros em um entre eixos de quase 2 9 metros; tambem era pesado sem muito troco para duas toneladas mas ha de se lembrar de novo que isto e um carro de luxo nao esporte e essas medidas para algo assim nao significa desvantagem ja expliquei aqui que carro mais pesado e carro mais refinado ou pelo menos mais facil de se fazer refinado e o v8 estava bem apto ao trabalho de empurrar o carro dava 477 cv a 7100 rpm com um berro sofisticado mas nunca alto e saudaveis 55 mkgf de torque a 4800 rpm o 0 96 km/h em teste independente se dava em 4 6 segundos e o quarto de milha era despachado em 13 segundos cravados a 180 km/h; a velocidade final era limitada a 270 km/h nao sei para voces mas me parece um desempenho suficiente para entreter o carro e tambem belissimo e o interior um capitulo a parte disse a revista evo o interior do lc500 e maravilhoso seu design e distinto e maravilhosamente executado sustentado por um nivel excelente de materiais e qualidade de construçao a car and driver americana sempre critica disse que o interior do lexus lc500 e um lugar especial com uma otima posiçao de dirigir materiais nobres design vanguardista belo acabamento bancos confortaveis e muita tecnologia parte de sua ergonomia pode ser um pouco complicada na pratica mas o ambiente geral combina com o visual de carro conceito do lc o ajuste e o acabamento sao excelentes e achamos os bancos esportivos opcionais excelentes para o apoio da coluna um tipo de veiculo que vai fazer falta abre espaço na planta de motomachi tudo leva a crer para mais uma tentativa de supercarro cupe da lexus ja foi flagrado em testes recentemente o carro que parece vai ser chamado de lfr; definitivamente esportivo de alto desempenho para pista em detrimento do conforto no mundo real e uma estrategia previsivel e o que vende mais nestes preços mas nos faz perguntar se precisamos de mais um carro desse tipo; nao faltam opçoes deles ja o lc500 talvez possa ser comparado a aston martins mas mesmo eles nao tem a aura de impecavel qualidade e luxo japones nao o lc500 era unico era tambem algo com historia uma reediçao da outra vez que a empresa criou um cupe lindissimo de alto desempenho e qualidade superior o primeiro cupe lexus o lexus sc ja contamos aqui a historia de quando a toyota se propos a fazer o melhor carro do mundo projeto que culmina no lexus ls400 de 1989 um projeto que nao seria apenas um carro era uma nova marca um novo simbolo de prestigio e uma nova organizaçao dentro da toyota um projeto imenso mas que inteligentemente nao seria centrado na marca no marketing a base para a construçao do significado da lexus seria um veiculo projetado sem se olhar custo e sim qualidade algo que estivesse acima de bmw mercedes benz e jaguar simplesmente nenhuma restriçao orçamentaria ou de pessoal foi colocada; um dos raros momentos de liberdade nesta industria tao movida por custos https //flatout com br/icones dos anos 1990 lexus ls400/ o ls400 e o 911 da lexus o simbolo e totem da empresa mas uma marca de luxo nos anos 1990 nao poderia viver sem um cupe e/ou conversivel e luxo tambem hoje e o suv; nessa epoca o carro esporte era necessario o sl para fazer par com o s nas garagens dos clientes da marca a lista de cupes de luxo da epoca e incrivel visto de hoje onde temos quase nenhum mercedes benz cl acura legend coupe depois acura cl mazda eunos cosmo buick riviera cadillac eldorado lincoln mark viii jaguar xjs depois xk8 bentley continental maserati shamal/ghibli ferrari 456 e bmw 850i/840i [caption id= attachment_386708 align= aligncenter width= 999 ] toyota soarer[/caption] a toyota tinha um cupe de luxo a venda no japao o soarer com seis em linha; resolve criar um novo soarer que seria tambem usando o v8 da lexus ser vendido com esta marca em mercados como o americano o nivel do toyota sobe claro ganhando com esta estrategia o camry tambem receberia uma versao muito melhorada e com outro estilo e se tornaria o lexus es300 com um v6 de 3 litros e traçao dianteira completando a linha inicial da lexus [caption id= attachment_386687 align= aligncenter width= 999 ] es300 ls400 sc400 a lexus começa[/caption] o cupe como era basicamente para o mercado americano teve design americano criado no centro de pesquisa de design calty na california em 1987 segundo a lexus a equipe de design americana da calty modelou o carro direto em 3d no gesso e nao a partir de sketches como e comum uma caracteristica interessante eram as dobradiças articuladas das portas quando as portas se abriam as dobradiças se moviam para fora e para a frente permitindo entrada e saida mais faceis em espaços apertados interessante notar que o carro nas versoes lexus sc e toyota soarer tambem foi fabricado inicialmente na fabrica de motomachi como seria o lfa e o lc mas depois de 1997 mudariam de la a plataforma foi usada tambem para simplificada ser a base do hoje famoso supra a80 o carro era primeiro extremamente rigido de estrutura; um dos parametros identificados pela toyota que diferenciava por exemplo os mercedes benz de outras marcas as suspensoes eram sofisticadissimas independente multilink traseira e dianteira por duplo a sobreposto a direçao hidraulica era por pinhao e cremalheira e o carro tinha quatro freios a disco com abs na estreia em junho de 1991 nos estados unidos como ano/modelo 1992 era o sc400 o motor era o mesmo do seda ls400 o v8 1uz fe de quatro litros era totalmente novo para o primeiro ls e esta sua segunda aplicaçao era um compacto v8 todo em aluminio dohc e com 4 valvulas por cilindro e superquadrado medindo 87 5 × 82 5 mm para um total de 3968 cm³ os mancais eram seguros por seis parafusos em dois planos diferentes e os comandos eram acionados por correia dentada; tudo pronto para durar para sempre vinha tambem com uma modernissima ecu para seu tempo e uma admissao cuidadosamente calculada para alta potencia e baixo ruido com taxa de 10 1 dava 260cv a 6500rpm e 36 mkgf a 4400rpm no sc400 como no ls400 o unico cambio disponivel era o automatico de quatro velocidades depois de 1998 o sc400 ganharia automatico de 5 marchas e mais; o v8 ficava totalmente atras do eixo dianteiro no sc400 configurando um carro de motor central longitudinal dianteiro quase tudo de bom do ls400 migraria para este cupe magnifico e diferente inclusive seu desenho minimalista de interior e painel de instrumentos eletroluminescente sua qualidade impecavel e seu refinamento inacreditavel nao era um carro leve aos 1635 kg mas era coisa de 130 kg mais leve que o seda mas o melhor ainda estava por vir em 1992 aparece o sc300 equipado com o famoso seis em linha 2jz ge da toyota aqui aspirado e com 3 litros a perda de pot~encia nao era grande tinha 228 cv a 6000 rpm o torque tinha uma diferença maior o seis em linha dava apenas 29 mkgf a 4800 rpm mas compensava isso com opçao de cambio manual de cinco marchas pesava tambem 77 kg a menos que o modelo v8 [caption id= attachment_386685 align= aligncenter width= 999 ] sc300 manual [/caption] com isso o sc300 manual era uma escolha entusiasta o 0 100 km/h se dava basicamente nos mesmos 6 8 segundos que o modelo v8 a velocidade maxima era menor aos 223 km/h versus 233 km/h do v8 mas a interaçao extra provida pelo cambio manual compensava mas na verdade ambos eram satisfatorios; sao carros de luxo afinal de contas o sc300 apenas oferecendo uma esportividade adicional a revista americana car and driver nomeou o sc300 um de seus 10 melhores carros de 1993 e era positivamente entusiasmada com o carro; sua manchete do teste dizia tres litros cinco marchas quem disse que nao ha papai noel e disse que o motor seis em linha soa como um seis em linha bmw e comparado ao v8 e mais leve mais focado em desempenho e soa mais agudo e esportivo mas a revista tambem disse que a troca do cambio manual nao era das mais satisfatorias meio pesada e dificil e nao lexus parece que ate imitaçao de mercedes fica melhor automatica [gallery ids= 386703 386704 386709 386696 386711 386702 ] o fato e que este primeiro cupe lexus foi um sucesso e durou muito tempo ate o ano 2000; seu substituto um roadster 2+2 com teto rigido robotizado e rodas cromadas chamado sc430 foi um dos erros da empresa nos anos 2000 que refreou o impeto de construçao da marca mas vendeu bem; apenas nao o suficiente para que um substituto aparecesse o que aconteceu depois foi o lfa e depois o nosso amigo lc500 e agora o ciclo se repete com o lc dando espaço para o superesportivo lfr ao que tudo indica resta nos esperar o proximo cupe de luxo da marca entao depois deste lfr provavelmente vale a pena quando tenta de verdade a lexus faz cupes realmente sem pares ja estamos com saudade
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