a coroaçao do rei charles este fim de semana expoe a gente pela primeira vez em uma geraçao aos anacronismos e costumes francamente esquisitos da monarquia o casal charles e camila finalmente serao rei e rainha algo que devia fazer os ingleses repensar todo esse assunto mas claro que nao vai e um pais que se confunde com sua tradiçao monarquica [caption id= attachment_340728 align= aligncenter width= 900 ] o xa e o principe com o primeiro miura[/caption] mas hoje sendo esta augusta publicaçao dedicada aos automoveis vamos falar de outro monarca famoso mas e claro que menos de sua vida atribulada e da ainda mais atribulada vida de seu pais e mais sobre outras coisas mais leves sua incrivel vida glamurosa no jet set internacional e seus sensacionais automoveis sim proponho esquecer um pouco de nossas vidas vira latas aqui; vamos esquecer um pouco os muitos crimes politicos desta pessoa que como todo monarca tem sua conta a pagar na pos vida vamos esquecer tambem que ele o ultimo xa da persia foi instrumental na criaçao da opec e do embargo do petroleo que nos jogou no mundo avesso ao automovel de hoje proponho esquecermos tudo isso e nos maravilharmos com a inacreditavel vida da realeza europeia no seculo passado de industriais como agnelli e gunter sachs a reis como o xa e uma epoca de carros sensacionais em cenarios sensacionais que nao falha em excitar a imaginaçao da gente vamos contar a historia dos carros do de mohammad reza pahlavi o xa do ira o xa o inevitavel contexto de tudo deve preceder esta historia claro mohammad reza pahlavi e filho de reza pahlavi um general iraniano de mao forte que por meio de um golpe de estado derrubou a dinastia de xas que o precedeu e se instalou no trono um ditador desse tipo no caso um feroz soldado que se tornou o primeiro persa a comandar a brigada cossaca de elite treinada pelos russos poucas vezes e um pai carinhoso como voces podem imaginar reza khan na realidade acreditava que se os pais demonstrassem amor por seus filhos isso causaria a homossexualidade mais tarde na vida agiu de acordo mas o jovem principe escaparia do pai em 1931 aos 11 anos quando foi enviado para um daqueles internatos suiços famosos onde a materia mais importante deve ser dominaçao global esmagando seus oponentes no caso o institut le rosey sobe ao poder durante a guerra instalado pelos ingleses depois da invasao do pais mohammad inicialmente era descrito como um jovem fraco e indeciso mas aprenderia a se tornar um politico inteligente e consolidar se totalmente no poder teve tres esposas a primeira em 1939 era a princesa fawzia fuad do egito mas era um casamento que nao foi um sucesso inclusive na prole apenas uma filha que para um xa nao servia para nada [caption id= attachment_340740 align= aligncenter width= 999 ] a rainha soraya[/caption] o segundo casamento e mais importante aqui para a nossa historia pois parece que foi soraya esfandiary bakhtiary sua segunda esposa que despertou o entusiasmo do xa para os automoveis esportivos nao e para menos soraya era jovem e linda era filha unica de khalil esfandiary bakhtiary embaixador iraniano na alemanha e sua esposa alema; era europeia e conhecia nada do ira tinha tambem 16 anos em 1951 quando se casaram oficialmente 18 e o xa 32 anos de idade sem duvida o fogo da juventude de sua nova esposa animou o monarca para a vida e os automoveis [caption id= attachment_340752 align= aligncenter width= 999 ] com soraya na suiça [/caption] soraya eventualmente teria que partir tambem por sua incapacidade de gerar filhos; mohammad casa se de novo para ter herdeiros com a imperatriz farah diba antes filha de um capitao do exercito iraniano tem quatro filhos incluindo um principe herdeiro cumprindo seu dever como sabemos a vida do xa nao acabaria bem a revoluçao islamica do aiatola khomeini levaria a familia real abandonar o pais em exilio em 1979 e o xa nao duraria muito tempo depois disso morre em um hospital nos eua em 1980 [caption id= attachment_340751 align= aligncenter width= 999 ] um carro de criança criado pela mercedes e a porsche para o principe herdeiro de pe ao lado [/caption] quao rico era o xa do ira muito ser xa parece um bom negocio especialmente depois do embargo do petroleo e o aumento de seu preço em 1973 a dinastia pahlavi acumulou uma das maiores fortunas privadas do mundo na sua epoca estimada em mais de us$ 1 bilhao dinheiro suficiente claro para uma serie de carro interessantes o xa e seus carros em meados da decada de 1950 na epoca de seu segundo casamento o xa começou a se interessar mais por carros esportivos suas aquisiçoes anteriores foram em grande parte do tipo limusine transporte formal [caption id= attachment_340741 align= aligncenter width= 900 ] o ghia chrysler de soraya[/caption] o estopim parece ter sido uma compra de 1956 um exclusivo chrysler 300k special presente dele para a rainha soraya equipado com uma carroceria unica projetada por virgil exner e construida por ghia o monstruoso cupe cor de bronze com enormes rabos de peixe recebeu ar condicionado toca discos e geladeira para bebidas o xa tambem solicitou que um v8 392 hemi 6 4 litros e 360 cv fosse enviado ao ira que foi entao instalado no carro pelo mecanico chefe da garagem real [caption id= attachment_340750 align= aligncenter width= 999 ] o hispano primeiro carro [/caption] nao era a primeira vez que o xa tinha comprado ou ganhado algo interessante seu primeiro carro dado a ele em seu aniversario de 13 anos em 1932 foi nada menos que um hispano suiza j12 saoutchik um motorista levaria o jovem mohammad reza pahlavi para seu internato exclusivo na suiça no novo hispano segundo a historia o principe herdeiro esperava ser recebido como a realeza que era mas seus colegas ficaram muito mais impressionados com o carro do que com seu ocupante real no seu primeiro casamento em 1939 ganhou um bugatti tipo 57 do governo frances e no pos guerra o governo do generalissimo franco lhe deu um rarissimo pegaso z102 mas o ghia chrysler parece que despertou seu gosto pela coisa começou a comprar carros sem parar o proximo foi um mercedes benz 300 sl gullwing um supercarro novo ganhador de le mans entao quando o roadster apareceu em 1957 comprou um desses tambem logo visitaria maranello na italia onde enzo lhe entregaria pessoalmente um ferrari 410 superamerica mas o xa faz sua marca indelevel na historia do automovel ao comprar tambem em 1957 um cupe maserati 3500 gt gosta tanto do carro que se torna um habitue na fabrica onde pede varias modificaçoes e melhorias para o seu engenheiro chefe o grande giulio alfieri [caption id= attachment_340732 align= aligncenter width= 640 ] giulio alfieri de terno[/caption] sim um rei e diferente de um cara meramente rico e recebido pelo dono da empresa e mimado pelo engenheiro chefe que e instruido a atender seus menores caprichos com cuidado e capricho quando o visitante anda acompanhado de militares e ternos pretos escondendo armamento pesado com passaporte diplomatico que permite andar assim atraves de qualquer fronteira e conhecidos por sumir com qualquer desafeto todo cuidado e pouco https //flatout com br/maserati 5000 gt a lenda do maserati criado por um rei/ mas o resultado dessa amizade com alfieri e um carro para sempre ligado ao monarca ao colocar o v8 de 4 5 litros de competiçao no 3500 gt a pedido de mohammad reza pahlavi aparece o primeiro 5000 gt a carroceria do carro do xa o primeiro de touring e unica inicialmente e o carro fica conhecido como o 5000 gt xa da persia [caption id= attachment_340743 align= aligncenter width= 999 ] o 5000 gt original xa da persia [/caption] dali em diante ate seu exilio em 1979 o xa nao parou de adicionar coisas interessantes a sua coleçao sabe se de um mercedes benz 500k autobahn courier por exemplo as ferraris de pahlavi incluiam um 330 gt 365 gt4 365 gt4 bb e dois 500 superfasts havia um bizzarrini 5300 gt e maserati ghibli muitos porsches 928 930 e 934 mas depois do maserati o xa foi mais famoso por seus lamborghinis uma marca que se tornaria sua favorita ele teve um espada dois lp400 countachs e quatro miuras um p400 um s um sv e finalmente um dos quatro svjs construidos o primeiro deles um p400 laranja tem uma historia interessante conta simon kidston poucas pessoas se sairam melhor no estilo de inverno do que o xa do ira um esquiador apaixonado desde os tempos de escola em le rosey na suiça recebeu este miura chassi 3303 e o 101º miura construido em 9 de fevereiro de 1968 em sua residencia de inverno villa suvretta em st moritz suiça as fotos tiradas neste dia sao simplesmente sensacionais mostrando o xa sua familia e entourage ele saia para esquiar com sua esposa a imperatriz farah diba e as limusines seguiam com esquis e o resto da comitiva atras kidston que foi dono do carro por um tempo e tao impressionado por este evento que fez um filme sensacional em sua homenagem https //www youtube com/watch v=gmcmr4adaws o carro nao era standart claro o xa escolheu um interior branco e a cor laranja para se destacar na neve para seu miura o para choque dianteiro cromado molduras das janelas cromadas e laminas laterais na cor da carroceria [caption id= attachment_340724 align= aligncenter width= 1000 ] o terceiro miura do xa um p400 sv azul e branco[/caption] teria mais dois miuras normais um p400 s de 370 cv azul claro solido om interior branco e um p400 sv de 385 cv o chassi 4870 um lindissimo carro azul escuro metalico tambem com interior branco sim todos os seus miuras tinham interior de couro branco para a neve nao aparecer dentro em 1970 o lendario bob wallace cria uma mula de teste que estaria em conformidade com os regulamentos de corrida do apendice j da fia o carro recebeu o nome apropriado de miura jota este carro eventualmente nao sobreviveria mas uma versao de produçao apareceria o svj usava o v12 do sv com 385 cv e nao o motor de corrida de 440 cv de wallace https //www youtube com/watch v=r0memke4 qg existem seis exemplos do miura svj construidos pela fabrica enquanto o miura ainda estava em produçao um foi construido novo e cinco foram convertidos de svs existentes um desses e o chassis 4934 que começou a vida como um miura sv pintado blu ischia metallizato com um interior branco mas antes de ser concluido convertido no svj do nosso amigo xa foi seu ultimo miura [caption id= attachment_340731 align= aligncenter width= 640 ] o jota e wallace saindo para mais testes santa agata 1970 [/caption] como parte de sua conversao para svj o chassi 4934 foi repintado rosso granada metallizato foi equipado com motor afinado uma especificaçao que dependia muito de cliente para cliente mas que sempre começava com balanceamento e trabalho em cabeçotes criando um motor mais potente e especial mas sem especificaçao fixa alem disso o carro do xa tinha escapamento aberto carroceria modificada e suspensao aprimorada [caption id= attachment_340738 align= aligncenter width= 720 ] o svj do xa[/caption] antes da entrega o serviço secreto iraniano veio verificar o carro e garantir que nenhuma bomba estava nele; os atentados e a vida do xa começavam a se complicar como o xa queria que fosse enviado para a villa suvretta foi equipado com pneus de neve cravejados recebeu o carro la em 9 de dezembro de 1971 o xa supostamente o dirigiu apenas uma vez na suiça antes de envia lo para teera em um aviao de carga da força aerea iraniana andou pouco com ele depois disso; o carro permaneceu basicamente sem uso ate ser apreendido pela agencia governamental mustazzafin junto com os outros carros do xa depois da revoluçao de 1979 no total a familia real possuia cerca de 3 000 veiculos embora muitos fossem modelos comparativamente convencionais para uso diplomatico e governamental a maioria desses foi vendida depois mas os melhores foram mantidas e agora estao em exibiçao no royal cars museum em teera [caption id= attachment_340739 align= aligncenter width= 999 ] o museu em teera[/caption] o miura svj chassi 4934 permaneceu no ira ate 1995 nessa epoca foi vendido para um empresario de dubai junto com varios outros carros e acabou depois sendo vendido em leilao para o ator nicolas cage por u$ 497 500 entao uma fabula para um carro assim em 2004 cage vendeu o carro de novo para um colecionador ingles tinha nessa altura menos de 5000 km rodados seu valor e literalmente incalculavel hoje; o mais raro e desejavel de todos os lamborghini e testemunho do apice e queda do homem que foi o rei da persia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.