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Zero a 300

O Renegade “careca” | Um Defender clássico, zero km | O Golf de 333 cv e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Jeep Renegade tem nova versão mais barata e “careca”

O Renegade é um carrinho bem interessante, desde que recebeu o forte motor 1.3 turbo de quatro cilindros em linha. Afinal de contas, 185 cv e 27,5 mkgf de torque, por mais que o povo de hoje não se espante muito com isso, é muito. Para um hatch altinho suviforme de 1500 kg? Muito. Lembre que os Omega 3.0 tinham 165 cv e 23,4 mkgf e eram considerados foguetes. Pode ser um jipinho de shopping, mas certamente anda. Motor moderno costuma ser econômico também, então imediatamente parece ser uma ferramenta de transporte interessante. Isso, é claro, se você pode viver com a imagem dele.

Agora apareceu uma versão que pode ajudar nesse problema de imagem: um carro básico careca. Sim, careca: o rack de teto, na verdade uma decoração somente, é ausente aqui. Neste ponto o redator tem que abrir um parêntese e dizer que além de adorar versões básicas (talvez por ser do tempo em que básico não tinha AC e manivelas subiam vidros), adora especialmente peruas e picapes carecas, sem decoração de teto.

Dá um ar diferente, despojado, frugal e menos decorado, que me apetece. Tira um pouco a imagem de gente que compra carro e coloca protetores de porta externos com o nome do carro repetido em fonte errada e lugar errado, e todos os outros badulaques que a concessionária lhe empurra. Se o carro for branco-frota, e o comprador deixar os vidros sem filme, ajuda a ficar ainda mais legal, num look “mão de vaca” que acho maneiríssimo.

Esta versão se chama “Renegade 1.3 turbo”, e vem maravilhosamente careca. Além do teto, foram defenestrados os sobretapetes dianteiros e traseiros, o tampão do porta-malas, e o filtro Healthy Cabin, seja lá o que for isso. Menos peso! Parece que existem mais coisas diferentes, mas a empresa diz que são irrelevantes. Bom, as omissões que se dignou a mencionar já parecem bem irrelevantes para mim, então vou acreditar. Yay!

A Jeep diz também que existem pacotes opcionais, mas quem se importa? Eu iria mais adiante e colocava rodas de aço menores, com pneus menores, o que faria ele ainda mais barato, mais rápido e melhor de andar! Ok, tá bom, parei. Respira fundo MAO. Mundo real, povo gosta de roda grande, você prometeu não reclamar mais disso, calma…Pronto, pode continuar.

A nova versão careca vem com câmbio automático de seis velocidades, e tração dianteira apenas. Mas não se iluda; é apenas mais barato que o normal deles; não é exatamente barato em termos absolutos. Afinal de contas, nada hoje em dia é. Mas parece uma boa compra em termos relativos, aos R$ 125.990. É R$ 9 mil a menos que o Renegade Sport, e mais barato que os mais baratos Tracker e Nivus. E mais: aposto que daqui a pouco terá descontões nas lojas. Ninguém quer perua careca. Você deve se aproveitar disso. (MAO)

 

VW mostra detalhes do Golf R 333 Limited Edition

Uma versão especial do Golf R é sempre hora de prestar atenção; sempre são algo interessante e com potencial de clássico imediato. Uma dessas versões para o carro atual está chegando, sabemos pelo lançamento de um teaser no YouTube bem informativo, e embalado por uma batida divertida.

Será o VW Golf R 333 Limited Edition. O nome 333 alude a 333 cv, o que parece um bocado, e mais que o R normal, de 319 cv. O torque deve permanecer em 43 mkgf. Muitos detalhes interessantes no video: um amarelo bem legal, vários detalhes em azul, incluindo o emblema R. Nas laterais, faixas escuras com o “333” estilizado. Os espelhos retrovisores são pretos, e as rodas, pretas de 19 polegadas. Parece bem interessante e de bom gosto.

Mas o vídeo mostra também saídas de escapamento, e podemos ver neles a grife Akrapovic, o que deve deixar o povo ligado em grifes (todo mundo, aparentemente, hoje em dia) de pernas bambas e carteira escancarada.

De qualquer forma, um Golf ainda mais especial. Obviamente, preço, e data de venda ainda não foram reveladas. Mas podia apostar que a edição limitada será de… 333 carros. E que haverá uma plaquinha dizendo qual deles é o seu. (MAO)

 

Land Rover faz Defender clássico comemorativo.

Se a Land Rover não entendeu ainda a burrada que fez ao descontinuar o Defender original, a multidão de milionários pronta para gastar fortunas em versões luxuosas dele deveria fazer isso. Ou o fato de que um desses milionários foi adiante e criou uma nova fábrica de automóveis (!!!), a Ineos, só para continuar onde a Land Rover, inexplicavelmente, parou.

Ineos Grenadier: o Defender moderno que a Land Rover não quis fazer

A Porsche não para de fazer 911 e a Caterham não para o Seven; a Mercedes continua fazendo G-Wagen e a Suzuki tem seus Jimny. A Mazda tem seu Miata, e a Land Rover… agora não tem nada.

Mas enfim, adiante para o carro em questão: a Land Rover Classic resolveu entrar de novo no ramo do restomod, e está lançando um novo Works V8 Islay Edition. Que diabos é Islay? Engraçado você perguntar, ia mesmo contar para vocês essa.

Com o Land Rover pessoal de Wilks, que inspirou esta versão

Islay é uma ilha (um quebra-língua: Isle of Islay) na costa da Escócia, famosa por seu Uísque. Mas é famosa também por ser o local onde a ideia do Land Rover original nasceu. Spencer Wilks, em 1947 o Managing Director da Rover Car Company, era também proprietário da Laggan Estate em Islay, e usava um Rover 12 customizado com suspensão elevada para andar nas regiões inóspitas sem estrada de seu estate. O seu guarda-caça, obviamente, chamava a traquitana de “Rover da terra”, o Land-Rover. Daí você pode imaginar onde esta história vai terminar.

O novo-velho Defender em homenagem ao executivo estará disponível em carroceria perua, curta (90) ou longa (110). Tem um V8 de cinco litros, 405 cv e 52 mkgf, e transmissão automática ZF de oito velocidades. É um jipe capaz de fazer o 0-96 km/h em 5,6 segundos, pois é este o mundo que vivemos hoje. Devíamos festejar isso sempre!

A velocidade máxima, porém, é prudentemente limitada a 171 km/h. O que, para um Land Rover de verdade, já é muito.

Os veículos não são construídos do zero; partem de carros usados produzidos entre 2012 e 2016, último ano de produção. São “restaurados, reprojetados e atualizados de forma abrangente”. Apenas 17 dos “90” serão feitos, e 13 dos “110”. Os carros são totalmente modernizados por dentro e por fora, inclusive com faróis de Led.

Quanto custa um Land Rover Classic Defender Works V8 Islay Edition? Nunca menos de £ 230.000 (R$ 1.444.400), ou R$ 33.585 por cada uma das intermináveis 43 letras de seu nome. Barrabás.

Para ajudar a deglutir este preço de Bentley, há também um uísque comemorativo disponível para o carro. Sim Uísque. A Kilchoman Distillery, co-criada por Kathy Wills, neta de Spencer Wilks, criou a birita, que é um edição limitada de apenas 639 garrafas ( a placa do Land Rover pessoal de Wilkes que inspira esse). Você pode servir ele a partir de um conjunto customizado de bandeja e copos no seu Defender super Wilks comemorativo. E mais:cada bandeja é criada a partir dos barris de uísque originais da destilaria. Cheers! (MAO)

 

BMW emite aviso de “Não Dirija” nos EUA para carros de 2000 a 2006

A BMW emitiu um aviso, nos EUA, de “Não dirija” para aproximadamente 90.000 veículos fabricados entre 2000 e 2006. Os carros já estão em recall por terem os infames airbags Takata defeituosos, mas continuam sem conserto, obrigando o fabricante a emitir a ordem para enfatizar a seriedade do problema.

O recall afeta o 3 Series E46 de 2000 a 2006, o 5 Series E39 de 2000 a 2003 e o X5 E53 de 2000 a 2004. Inclui o M3 e o M5. “Os proprietários de BMWs afetados que não tiveram seus veículos inspecionados e reparados não devem considerá-los seguros para dirigir”, disse a BMW no comunicado anunciando o pedido.

O recall do airbag da Takata é o maior da história, envolvendo milhões de veículos de várias marcas e modelos. Já se passou uma década desde que os fabricantes começaram a emitir recalls relacionados aos airbags fabricados pela Takata e ainda estão tentando consertar todos os veículos afetados. A BMW iniciou seus esforços em 2016 e atendeu a cerca de 87% dos veículos afetados.

Ainda não se sabe se os carros brasileiros foram afetados, mas este aviso de “Não Dirija” parece uma peculiaridade jurídica americana; a maioria dos países considera que a emissão do pedido de recall é suficiente.

Não posso deixar de fazer a piada, pois é real; conheço um monte de amigos com carros desses anos e modelos descritos. Mas não temo por eles: todos estão parados em oficinas no presente momento. Sério. O recall mais inútil da história? Maldade, gente. (MAO)

 

O Ferrari F40 de Prost vai à leilão.

Um cara pode ser perdoado em achar que ser o dono de qualquer um dos 1311 Ferrari F40 já produzidos é uma exclusividade suficiente. Mas este cara estaria errado: existem ambientes em que um carro desses é apenas mais um e não diz nada. Eu não frequento esses lugares, mas sei que existem.

O que um cara que gosta de F40 mas precisa manter sua imagem brilhando, pode fazer a este respeito? Fácil, é só arrematar ESTA F40 das fotos. Trata-se do carro pessoal do Piloto Alain Prost. Você já deve ter ouvido falar dele: ganhou tantos campeonatos quanto o seu maior rival, um certo Ayrton. Prost estava no auge de sua carreira quando recebeu as chaves deste carro, ao ingressar na Scuderia Ferrari como piloto em 1990. E agora, o carro irá à leilão.

O F40 de chassi número 83249, permanece em estado de novo até hoje. Prost recebeu o carro no final de 1989, e como era praxe ali, logo o vendeu: valia mais usado do que novo. Comprar uma a preço de tabela era um bônus do empregador.

O nome do piloto é o ticket para exclusividade; mas o real apelo é que o carro está impecável, com apenas 4700 km rodados. O preço? Um F40 recentemente atingiu US$ 2,15 milhões em leilão. Este, promete ficar bem mais acima disso. (MAO)