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Pensatas

Cadê a diferença? Carro moderno é tudo igual.

É o ano de Nosso Senhor de mil novecentos e setenta e três. O carro mais vendido do Brasil, por uma boa margem, é o VW Fusca. Uma relíquia dos anos 1930, sim, mas uma que ainda é atual e competitiva no mercado. O Fusca tinha um motor de quatro cilindros contrapostos, OHV, refrigerado  a ar, 1300 ou 1500 cm³ e pendurado para trás do eixo traseiro; um transeixo manual de quatro velocidades acoplado à ele. As suspensões eram independentes nas quatro rodas. Você podia também, em 1973, comprar um carro pequeno um pouco mais caro, na Ford. Era o Corcel, revitalizado naquele ano. Era na verdade um Renault 12 de carroceria redesenhada. O motor aqui era pendurado para frente do carro, longitudinal, e o transeixo de quatro velocidades manual dele dava também quatro marchas e tração dianteira. O motor era um quatro em linha arrefecido a líquido, OHV, de 1,4 litros. No fim do ano apareceria o Chevette: monobloco, motor dianteiro quatro em linha OHC, cross-flow, e também 1,4 litros. A traç�