e a onda dos hot hatches continua em 2012 foi o golf gti que chegou a sua setima geraçao trazendo consigo a força do motor 2 0 tsi de 230 cv e a excelencia dinamica da plataforma mqb depois o golf r com traçao integral e potencia elevada para 300 cv elevou o jogo dos hatches apimentados para outro patamar com a ajuda de outros representantes extremos como o megane rs 275 e o seat leon cupra 280 que trazem orgulhosos o numero de cavalos como sobrenome estamos dizendo isto porque hoje poucos carros estao sendo tao falados quanto os dois mais recentes nomes do segmento dos uber hot hatches os novos focus rs e civic type r ambos trazem em comum motores turbinados de mais de 300 cv 320 cv no focus 310 cv no civic e cambio manual como unica opçao de transmissao mas ha uma diferença fundamental entre eles enquanto o focus rs finalmente adotou um sistema de traçao integral em um sistema bastante engenhoso que usa embreagens especiais no diferencial traseiro que distribuem o torque entre as rodas o civic type r segue firme e forte na traçao dianteira — usando um sofisticado arranjo de suspensao para garantir comportamento dinamico exemplar e tomar para si o trono de recordista de nurburgring [youtube id= qst02xpre9y width= 620 height= 350 ] sao duas soluçoes diferentes com o mesmo objetivo proporcionar aos donos prazer ao volante e a possibiliade de fazer bonito na pista ao mesmo tempo em que continuam sendo carros praticos que podem ser usados no dia a dia da mesma forma que um hatchback mais civilizado e um conceito antigo que surgiu ainda nos anos 70 com modelos como o proprio golf gti e o autobianchi a112 e jamais deixou de atrair entusiastas no mundo todo nao e dificil entender o motivo nao e mesmo [youtube id= qy mhyuaaqe width= 620 height= 350 ] assim ao longo de 2014 o flatout decidiu contar a historia de alguns dos modelos de hatches mais incriveis que ja foram fabricados — com o titulo de os melhores hot hatches do universo foi uma boa forma de mostrar como os hot hatches evoluiram ao longo destas mais de quatro decadas alem de garantir alguns dos posts mais legais que ja fizemos assim aproveitando que os hot hatches estao em evidencia mais uma vez e nao deixarao de estar por algum tempo acredite decidimos montar esta lista com todos eles em ordem cronologica de publicaçao peugeot 205 gti o peugeot 205 gti nao foi o primeiro hot hatch frances vamos falar dele daqui a pouco mas foi certamente um dos melhores e claro que depois dele vieram outros mais bonitos mais potentes e mais rapidos mas nos anos 80 tudo o que se queria de um hot hatch era visual invocado leveza boa dinamica um motor potente o bastante para arrancar sorrisos a cada acelerada o 205 gti tinha tudo isto com um motor 1 6 de 105 cv suspensao mcpherson na dianteira com barra de torçao na traseira com molas e amortecedores mais firmes alem de barra estabilizadora e apenas 883 kg na balança [youtube id= 6dq30dczia8 width= 620 height= 350 ] ele tambem tinha para lamas com molduras pretas bancos envolventes com estofamento xadrez e um volante de tres raios e otima pegada chegava aos 100 km/h em 8 7 segundos um belo numero na epoca mas acima de tudo era um carro agil e divertido mais tarde o 205 gti ganhou um motor de 1 9 litro e 130 cv capaz de leva lo aos 100 km/h em 7 8 segundos contudo o motor 1 6 era mais esperto e por isso o modelo equipado com ele e o favorito dos entusiastas leia toda a historia dele aqui ford festiva shogun tecnicamente ele nao e um hatchback muito pratico mas ha uma boa razao para isto ao abrir a tampa do porta malas voce da de cara com um belo v6 de tres litros com duplo comando nos cabeçotes 24 valvulas e 223 cv desenvolvido pela yamaha e vindo do ford taurus sho a origem do motor e o fato de o festiva ter sido projetado e desenvolvido no japao com a ajuda da mazda ajudam a explicar o nome do carrinho shogun era o nome dos generais do exercito de samurais do japao feudal [youtube id= b77ufazvrww width= 620 height= 350 ] substituindo o frugal quatro cilindros de 1 3 litro e 58 cv original do festiva o v6 sho sigla para super high output ou potencia super alta em uma traduçao bem literal dava muito folego extra ao foguetinho 0 a 100 km/h em 4 6 segundos e quarto de milha em 12 9 segundos a 160 km/h — numeros que o colocam ao lado dos melhores muscle cars modernos e ele e rarissimo — algo entre sete e nove exemplares foram fabricados entre 1990 e 1992 e um deles pertence a jay leno leia toda a historia dele aqui ford focus st e rs antes do monstruoso focus rs e seus 320 cv havia o focus st versao esportiva da primeira geraçao do maior concorrente do golf no inicio o motor era um duratec de dois litros que com modificaçoes no cabeçote de aluminio pistoes mais resistentes e bielas forjadas e um aumento na taxa de compressao tinha 173 cv ante os 130 cvda versao comum os americanos ganharam uma versao com este mesmo motor porem esta era chamada de focus svt ainda na primeira geraçao para satisfazer aos sedentos por mais potencia a ford decidiu turbinar o duratec 2 0 para extrair dele 215 cv mas foi na segunda geraçao que com um cinco cilindros turbo de origem volvo a ford quebrou a barreira dos 300 cv com o focus rs que tinha 305 cv e era capaz de chegar aos 100 km/h em 5 9 segundos e acelerar ate os 263 km/h [youtube id= zl29ltwsoys width= 620 height= 350 ] quer mais o rs500 limitado a 50 unidades em 2010 tinha 350 cv a traçao era sempre dianteira mas o diferencial de deslizamento limitado quaife e o bom trabalho na suspensao dianteira mcpherson garantiam um dos esportivos com melhor dinamica do mercado na epoca e ainda tinha este visual sinistro leia mais sobre ele aqui shelby glhs o shelby glhs era como um golf gti feito por americanos a base era o dodge omni uma versao rebatizada do talbot horizon — manobra possivel porque a talbot pertencia a chrysler no fim dos anos 70 antes do shelby glhs em 1984 veio o shelby glh — um dodge omni equipado com um quatro cilindros de 2 2 litros montado em posiçao transversal que enviava 110 cv para as rodas dianteiras carroll shelby que trabalhava para a chrysler na epoca foi o responsavel pelo carro e por batiza lo — glh significa goes like hell que pode ser entendido como anda pra diabo e ele andava chegando aos 100 km/h em 8 7 segundos [youtube id= zwv0d5yrhxk width= 620 height= 350 ] o glhs nasceu quando shelby instalou um turbocompressor no motor elevando sua potencia para 175 cv e reduzindo o tempo de 0 a 100 km/h para 6 5 segundos com quarto de milha cumprido em 14 8 segundos glhs quer dizer goes like hell and some anda pra diabo e um pouco mais ou algo assim e so fizeram 500 exemplares leia toda a historia dele aqui renault clio williams e clio v6 em 1993 apenas tres anos depois do lançamento do clio de primeira geraçao a renault apresentou ao mundo sua primeira versao apimentada o clio williams que tinha este nome porque a renault fornecia os motores para a equipe williams de formula 1 e o departamento de marketing decidiu que seria bom para a imagem do carro e eles estavam certos porque o clio williams se tornou um icone [youtube id= f iiz_y0dqy width= 620 height= 350 ] e nao estamos falando apenas do classico visual proporcionado pela carroceria azul com rodas douradas mas do desempenho de seu motor de dois litros 16 valvulas e 147 cv 0 a 100 km/h em 7 5 segundos e maxima de espantosos 215 km/h no inicio dos anos 90 em 1998 ja na segunda geraçao temos o renault clio v6 so para provar que era possivel a renault colocou o v6 de tres litros e 230 cv do renault laguna no lugar do banco traseiro do compacto alem de alargar os para lamas para acomodar o sistema de arrefecimento e dar uma postura mais agressiva ao carro [youtube id= 27ycb886itq width= 620 height= 350 ] a aceleraçao de zero a 100 km/h em 6 2 nao e exatamente impressionante hoje mas estamos falando de um clio de 17 anos atras — era so 1 segundo a mais que um 911 carrera 996 da epoca alem disso em 2001 a renault aproveitou a reestilizaçao do clio para dar folego extra a versao v6 com um retrabalho nos cabeçotes e um novo sistema de induçao a potencia passava a 255 cv e o carro passou a acelerar ate os 100 km/h em 5 9 segundos alem disso com entre eixos maior e suspensao aprimorada a dinamica ficou mais refinada — antes era um carro extremamente arisco e imprevisivel ah e ele foi aprovado por jeremy clarkson leia toda a historia aqui honda civic type r se hoje o type r e um monstro turbinado de 310 cv nos anos 90 ele surgiu como um hatchback aspirado que tinha na dinamica na leveza e no motor girador suas maiores qualidades seu motor de 1 6 litro com comando variavel vtec rendia sem nenhum tipo de induçao forçada impressionantes 185 cv a 8 200 rpm — ou 116 cv por litro a maior potencia especifica do mundo na epoca com ele o type r acelerava ate os 100 km/h em 6 8 segundos [youtube id= xegamclygq8 width= 620 height= 350 ] com o passar dos anos o civic type r cresceu e ficou mais potente em 2001 sua segunda geraçao recebia o novo motor k20 de dois litros entregava 200 cv a 7 400 rpm com corte de injeçao as 8 100 rpm depois em 2007 o terceiro type r ganhou exatamente 1 cv o que nao impediu a versao mais extrema do civic hatch de conquistar os entusiastas ao longo de toda a sua vida confira a historia completa aqui fiat uno turbo i e se por aqui o uno turbo foi lançado em 1994 — com um motor de 1 4 litro e 118 cv a historia do uno turbo i e italiano e mais antiga ele foi lançado em 1985 com um motor 1 3 turbinado de 105 cv era o bastante para chegar aos 100 km/h em 8 3 segundos com maxima de 197 km/h o motor de 1 4 litro apareceu em 1989 acompanhando a reestilizaçao do uno turbo na italia era identico ao nosso com 118 cv e a capacidade de levar o carro aos 100 km/h em 7 9 segundos com maxima de 204 km/h ficando assim ate 1993 leia a historia toda aqui renault 5 turbo eis o antecessor espiritual do clio v6 feito para homologaçao do carro de rali do grupo b o renault 5 turbo tinha atras dos bancos um quatro cilindros de 1 4 litro com um turbo garrett operando a 0 9 bar e saudaveis 160 cv — que subiam para 300 cv na versao de competiçao seu visual nao e o que se considera bonito no sentido tradicional da palavra — aqui entramos naquela velha historia de funçao sobre forma com para lamas alargados e entradas de ar nas laterais que nao contribuem muito para a harmonia estetica do conjunto mas quem liga para isto quando se tem um foguetinho capaz de chegar aos 100 km/h em sete segundos com maxima de 203 km/h leia toda a sua historia aqui ford escort rs cosworth este aqui dispensa comentarios o unico escort dos anos 90 com motor dianteiro longitudinal e traçao integral nasceu da necessidade que a ford tinha de colocar um carro para competir no wrc a soluçao foi implantar a mecanica de o ford sierra rs cosworth 4x4 — um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote dois litros e 225 cv mais o sistema de traçao integral — na carroceria do escort [youtube id= hzc9cvs2n2m width= 620 height= 350 ] o carro de rali nao conquistou nenhum titulo mas a versao de rua da qual existem cerca de 7 500 exemplares se tornou icone nao apenas dos fas da ford ou dos fas de rali mas entre todo entusiasta que sabe que um carro vencedor nao precisa exatamente ser um sucesso nas pistas veja toda a sua historia aqui volkswagen gol gti 16v o representante brasileiro desta lista e o gol gti 16v sim ele pode nao ter o calibre de um escort cossie ou de um delta integrale mas certamente tem seus atrativos para começar motor de dois litros com comando duplo no cabeçote bloco alto injeçao multiponto e 141 cv que o faziam ir ate os 100 km/h em 8 8 segundos com maxima de 203 km/h o visual era ate comportado com rodas de 15 polegadas um discreto conjunto aerodinamico e a iconica bolha no capo necessaria para acomodar motor maior se voce nao prestar atençao da para confundi lo com qualquer outro gol bolinha [youtube id= l4nwrrraxo4 width= 620 height= 350 ] em 2000 a vw promoveu uma extensa reestilizaçao no gol passando a chama lo de giii embora todos saibamos que se tratava de um facelift da segunda geraçao o espirito sleeper foi acentuado pelo fato de qualquer outro gol ate um modelo basico poder receber exatamente os mesmos itens esteticos do gti — que agora entregava 145 cv acelerava ate os 100 km/h em 8 7 segundos e chegava aos 206 km/h e um carro bastante raro tendo saido de linha ainda em 2000 e mais ele nao deixou sucessor leia toda sua historia aqui bmw m coupe ok o nome dele e m coupe mas a carroceria e de hatchback — o vidro traseiro se levanta junto com a tampa get over it e de qualquer forma ele quase nao existiu alguns engenheiros malucos da bmw decidiram que o z3m com seu seis em linha de 3 2 litros e 325 cv vindo do m3 e36 europeu precisava de uma versao fechada [youtube id= rpq5_ljfcp0 width= 620 height= 350 ] foi dificil convencer aos executivos da marca de que era uma boa ideia e por isso eles trabalharam em segredo depois do expediente e nos fins de semana o resultado foi um hot hatch de traçao traseira capaz de chegar aos 100 km/h em 4 3 segundos com maxima de 270 km/h — isto ha quase 20 anos por suas proporçoes curiosas com capo longo e cabine recuada ele ganhou o apelido de clown shoe ou sapato de palhaço nao parece mesmo leia toda a historia dele aqui subaru impreza wrx sti cs400 cosworth normalmente o nome da cosworth e associado com a ford mas em 2010 foi a subaru quem se beneficiou dos serviços da preparadora o resultado foi o impreza wrx sti cs400 cosworth — que alem do nome quilometrico dispoe de 400 cv no motor flat 4 de 2 5 litros turbinado entre as modificaçoes novos pistoes forjados bielas reforçadas e uma turbina maior [youtube id= lldhtzrbo54 width= 620 height= 350 ] detalhe o cs400 so foi disponibilizado no reino unido e fizeram apenas 75 deles alem de raro ele tambem foi provavelmente o impreza de serie mais potente vendido no planeta precisa mais leia toda a sua historia aqui volvo c30 polestar o volvo c30 tinha outras qualidades alem da bela traseira com tampa toda em vidro na versao t5 por exemplo com um cinco cilindros turbo de 2 5 litros e 230 cv ele era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 7 2 segundos e chegar aos 240 km/h — desempenho a altura de hatches esportivos mais tradicionais como o golf gti [youtube id= it9fwbsmd3y width= 620 height= 350 ] mas a volvo queria mais nesta entrou em cena a polestar preparadora que mantem laços estreitos com a fabricante sueca para dar ao c30 t5 um turbo kkk 26 de maior capacidade pistoes e bielas novos e comando mais agressivo resultado um monstro escandinavo de 405 cv capaz de chegar aos 100 km/h em menos de cinco segundos que ainda exibe comportamento dinamico exemplar graças ao sistema de traçao integral haldex so tem um problema ele nunca passou da fase de prototipo pois a volvo decidiu que seria caro demais produzi lo em serie leia toda a historia dele aqui alfa romeo 145 quadrifoglio verde a alfa romeo tem uma longa tradiçao em criar esportivos memoraveis nao e a toa que a caracteristica grade em formato de coraçao costuma ser chamada de cuore sportivo — expressao que tambem pode ser uma referencia aos motores destes carros e e obvio que os italianos tambem tem um hot hatch no curriculo o alfa 145 quadrifoglio verde [youtube id= wbp0u3dqmdq width= 620 height= 350 ] seu motor de dois litros com duas velas de igniçao por cilindro twin spark e comando duplo no cabeçote entregava 150 cv e moderado por uma caixa manual de cinco marchas levava o 145 qv aos 100 km/h em nove segundos com maxima de 210 km/h e que ronco meus amigos que ronco leia toda a historia dele aqui honda civic vti o type r pode ser ate o mais extremo de todos os civic mas o vti especialmente o da sexta geraçao tambem mereceu seu lugar nesta lista — especialmente graças ao famoso motor b16b de 1 6 litro e 160 cv que com o comando de valvulas variavel v tec abrindo aos 5 600 rpm se transformava em um verdadeiro monstro em altas rotaçoes o 0 a 100 km/h e feito em em 7 7 segundos mas ele brilha mesmo e nas curvas graças ao acerto impecavel da suspensao independente nas quatro rodas [youtube id= sjpq4t_mnbu width= 620 height= 350 ] a sexta geraçao do civic foi vendida oficialmente no brasil a partir de 1996 com direito a algumas unidades do vti que sao bastante raras e procuradas se voce quiser conhece lo melhor leia sua historia aqui lancia delta hf integrale ainda falando em italianos temos outro heroi dos ralis que foi parar nas ruas por exigencia do regulamento o lancia delta hf integrale em sua evoluçao final de 1992 ele tinha um motor 2 0 16v alimentado por turbo e injeçao sequencial para gerar 215 cv — alem e claro do sistema de traçao integral que ajudou a lancia a faturar todos os titulos de construtores do wrc entre 1987 e 1992 [youtube id= jtlseapabcw width= 620 height= 350 ] mesmo quem nao conhece sua historia nos ralis o que e dificil se impressiona com os para lamas alargados a postura agressiva e o visual classico do delta integrale leia toda a historia dele aqui volkswagen golf r32 o atual golf r com seu motor 2 0 turbo de dois litros e 300 cv mais traçao integral nasceu como um devaneio da vw com o golf mk4 que foi equipado com um vr6 de 3 2 litros e 241 cv alem do sistema de traçao integral haldex e na europa do primeiro cambio com dupla embreagem instalado em um carro produzido em serie [youtube id= 536zv2phaqg width= 620 height= 350 ] ao longo dos anos o vr6 foi trocado pelo motor tsi de quatro cilindros mais leve eficiente e potente o sistema de traçao integral contudo permaneceu sua marca registrada e ajudou a criar a reputaçao de referencia no segmento que o golf r sem o 32 pois este era uma alusao ao deslovamento do vr6 mantem ate hoje leia toda a historia dele aqui lotus talbot sunbeam ja notaram que muitos hot hatches tiveram origem no wrc tambem foi o que aconteceu com o lotus talbot sunbeam que conquistou o mundial de construtores em 1981 o motor era um 2 2 de 250 cv sem induçao forçada em sua configuraçao mais potente de competiçao mas a versao de homologaçao para as ruas ja era bem forte com dois carburadores weber 45 e 150 cv ha mais de 35 anos suficientes para leva lo aos 100 km/h em 7 4 segundos com maxima de 195 km/h leia toda a historia dele aqui nissan pulsar gti r o pulsar gti r e um dos especiais de homologaçao para o wrc que sao menos lembrados isto e uma verdadeira injustiça porque ele tambem e um dos mais impressionantes usando um quatro cilintros de dois litros com turbo e comando duplo no cabeçote vindo diretamente do nissan 180sx um dos favoritos da galera drifter e 220 cv ele era capaz de chegar aos 100 km/h em menos de seis segundos e continuar acelerando ate os 232 km/h alem do desempenho que nao faria feio mesmo hoje o pulsar gti r tambem tinha um visual bastante caracteristico com uma entrada de ar quadrupla no capo necessaria para enviar ar para o intercooler que ficava acima do motor e uma grande asa traseira apesar de nao ter feito muito sucesso nos ralis a versao de homologaçao foi muito bem recebida — se eram necessarias 400 unidades de acordo com as regras do wrc a nissan produziu 12 mil leia toda a historia dele aqui agora e claro que existem muitos hatches esportivos bacanas que talvez tenhamos deixado de lado na serie alguns nos ate incluimos em um post especial mas certamente ha outros sendo assim aproveite que a caixa de comentarios esta ai embaixo e nos conte seus favoritos
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