ja esta cansado da nossa serie sobre os melhores hot hatches do universo que bom que nao pois existem muitos muitos hot hatches legais que merecem aparecer aqui e a frança deve ser um celeiro deles porque varios deles parecem ter vindo de la o foguetinho de hoje e outro frances o renault clio mas nao qualquer clio e sim suas versoes esportivas mais legais o clio williams e o clio v6 clio williams o clio foi lançado em 1990 para substituir o renault 5 como nao e raro quando se substitui um modelo de muito sucesso — caso do renault 5 que teve 5 5 milhoes de unidades fabricadas ao longo de seus 24 anos de vida — ambos conviveram por um tempo e o r5 continuou sendo fabricado em menor volume ate 1996 o novo renault herdava a plataforma de seu antecessor que por sua vez havia sido totalmente renovado em 1984 e trazia motor transversal e suspensao dianteira do tipo mcpherson — diferentemente do r5 original que tinha motor longitudinal e suspensao com barra de torçao com motores de 1 1 a 1 7 litro alem de um 1 8 a diesel o clio se mostrou um sucessor a altura e seu bom comportamento dinamico ja dava a pista de que ele daria um bom hatch apimentado e ele veio rapido ja em 1993 a renault introduziu ao mercado a ediçao especial clio williams e sua razao de existencia era mais do que nobre ele era um especial de homologaçao para que a renault pudesse inscreve lo no campeonato frances de rali o regulamento exigia que 2 500 versoes de rua para que o carro de corrida pudesse ser homologado e assim a renault produziu 3 800 unidades — 1 300 a mais do que o necessario talvez prevendo que a demanda pelo carro fosse gigantesca mas o que ele tinha de tao bom calma ja chegaremos la apesar de o carro ter sido feito com os ralis em mente a renault decidiu usar seu envolvimento com a formula 1 para promover o carro sendo assim a versao foi batizada de clio williams por causa da equipe williams de formula 1 que na epoca usava motores fornecidos pela renault e havia acabado de vencer o campeonato de 1992 com nigel mansell certamente que o nome associado a f1 ajudou a conquistar o publico mas nao foi so isto a mecanica do carrinho tinha seus meritos para começar o motor era um 2 0 16v chamado f7r — uma versao modificada do 1 8 f7p que alem dos cilindros de maior diametro e pistoes de curso ampliado trazia valvulas maiores comando mais agressivo radiador de oleo e coletor 4x1 o resultado era uma pequena usina capaz de desenvolver 147 cv a 6 100 rpm — sendo que 85 % deles ja aparecia nos 2 500 rpm — em um carro de 990 kg o resultado zero a 100 km/h em 7 5 segundos e velocidade maxima de 215 km/h [gallery columns= 4 link= file ids= 16889 16887 16890 16891 ] o clio williams tambem trazia suspensao independente nas quatro rodas com barras estabilizadoras maiores bancos envolventes e esquema de pintura exclusivo com carroceria azul e rodas speedline douradas de 15 polegadas alem de adesivos dourados com o letreiro da williams f1 a demanda pelo modelo foi tamanha que a renault acabou por produzir mais duas levas e por isto existem os clio williams 1 2 e 3 os que compraram a primeira serie nao gostaram muito de perder a exclusividade mas a verdade e que o clio williams 1 e o mais valioso e procurado — alem de ser a unica serie numerada a primeira leva e tambem mais leve porque os williams 2 e 3 tinham alguns luxos extras — retrovisores eletricos e teto solar por exemplo alem disso o clio williams 3 tem um tom de azul ligeiramente mais brilhante a renault pode ate nao ter vencido o campeonato frances de rali com o clio de competiçao mas a imprensa automotiva especializada nunca deixou de elogiar o clio williams de rua — desde seu lançamento com uma recepçao calorosa por parte das revistas ate os anos mais recentes em 2004 a revista evo o colocou em 6º lugar na lista dos melhores carros produzidos entre 1994 e 2004 richard hammond do top gear o chamou de um dos melhores hot hatches de todos os tempos no ano passado — 20 anos depois de seu lançamento clio v6 mas vamos avançar alguns anos no tempo quantos exatamente cinco em 1998 a renault apresentou no salao de paris o conceito clio v6 nao e preciso ser nenhum genio para entender que era um clio com motor v6 nao e a ideia partiu de tom walkinshaw — o tw da twr ou tom walkinshaw racing — que pretendia criar uma categoria monomarca com o clio v6 acabou nao dando certo e a renault decidiu que seria uma boa ideia lança lo como topo de linha da segunda geraçao do clio apresentada em 1998 e vendida no brasil ate hoje sendo assim depois de alguns aperfeiçoamentos o clio v6 de produçao foi lançado em 2001 [gallery columns= 4 link= file ids= 16892 16893 16894 16906 ] o conceito era muito semelhante ao do renault 5 turbo sobre o qual falaremos em breve com certeza que era um especial de homologaçao para o wrc lançado na decada de 80 mas enquanto seu ancestral usava um motor 1 4 turbo o chamado cleon similar ao ford cht o nome do clio v6 e auto explicativo o v6 em questao era o 3 0 12v utilizado no renault laguna originalmente capaz de entregar 207 cv o motor foi preparado pela twr para chegar aos 230 cv e colocado no lugar do banco traseiro — tornando este hot hatch um dos raros casos onde a praticidade e totalmente deixada de lado a carroceria alargada ficava a cargo da valmet a mesma que fabrica tratores e era bem mais larga do que a original claro que nao era so perfumaria os 17 1 cm a mais abrigavam bitolas mais largas e o entre eixos tambem foi aumentado em quase 4 cm os para lamas traseiros abrigavam entradas de ar para resfriar o motor e os grandes arcos cobriam rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/50 na dianteira e 235/45 atras o problema do clio v6 e que ele era um carro pesado mesmo com 230 cv seus 1 355 kg so permitiam que ele acelerasse ate os 100 km/h em 6 2 segundos embora a velocidade maxima fosse de 246 km/h — muita coisa alem disso seu comportamento dinamico era extremamente arisco devido a suas proporçoes mas a renault sabia do potencial de seu pocket rocket e para a reestilizaçao feita no clio ainda em 2001 promoveu no v6 algumas melhorias alem do visual com cabeçotes retrabalhados e um novo sistema de induçao o v6 3 o entregava agora 255 cv — o bastante para reduzir o 0 100 km/h para 5 9 segundos mesmo pesando 60 kg a mais as modificaçoes mais importantes porem diziam respeito a dinamica o entre eixos foi aumentado em mais 1 5 cm a suspensao recebeu novos braços e amortecedores mais firmes as bitolas ficaram mais largas e as rodas agora eram de 18 polegadas [gallery columns= 4 link= file ids= 16899 16898 16901 16907 ] a revista britanica autocar elogiou as mudanças na epoca e notou um carro menos selvagem — no melhor sentido possivel o clio v6 ainda era um carro que gostava de curvas e a traseira ainda se soltava com facilidade mas agora era possivel entender o que o carro estava fazendo e com habilidade o suficiente controla lo com mais naturalidade top gear renault clio v6 phase ii e foi este novo clio v6 conhecido como phase 2 que jeremy clarkson colocou entre os seus carros favoritos de todos os tempos — e nem se importou com a falta de espaço para as compras e a gente sabe o quanto o nosso querido jezza e digamos exigente
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