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Os motores com as configurações mais inusitadas da indústria automotiva – parte 1

Quatro-cilindros, seis-em-linha, V6, V8, V10, V12, boxer –  em matéria de motor, há de tudo um pouco nos carros que rodam pelas ruas. Mas estes que acabamos de citar são só os tipos mais conhecidos de motor. Existem outros, bem mais inusitados, que são ou ainda foram utilizados pelas fabricantes em seus carros. E é deles que vamos falar nesta série especial, que começa agora! Antes, porém, um pouco de contexto. Você já parou para pensar no por quê os motores que conhecemos como "padrão" são estes? Do nascimento do automóvel, lá no início do século XX, até a década de 1950 ou 1960, a engenharia automotiva era como uma grande folha em branco, aberta a todo tipo de experimentação por parte dos engenheiros. Ao longo das décadas, por diversas razões, diferentes configurações mecânicas resistiram à passagem dos anos, enquanto outras caíram em desuso. Em um processo quase darwiniano, os motores mais confiáveis, eficientes e potentes persistiam, enquanto os que traziam manuten