quatro cilindros seis em linha v6 v8 v10 v12 boxer em materia de motor ha de tudo um pouco nos carros que rodam pelas ruas mas estes que acabamos de citar sao so os tipos mais conhecidos de motor existem outros bem mais inusitados que sao ou ainda foram utilizados pelas fabricantes em seus carros e e deles que vamos falar nesta serie especial que começa agora antes porem um pouco de contexto voce ja parou para pensar no por que os motores que conhecemos como padrao sao estes do nascimento do automovel la no inicio do seculo xx ate a decada de 1950 ou 1960 a engenharia automotiva era como uma grande folha em branco aberta a todo tipo de experimentaçao por parte dos engenheiros ao longo das decadas por diversas razoes diferentes configuraçoes mecanicas resistiram a passagem dos anos enquanto outras cairam em desuso em um processo quase darwiniano os motores mais confiaveis eficientes e potentes persistiam enquanto os que traziam manutençao problematica baixa durabilidade e pouca eficiencia morriam e por isso que os motores que usamos hoje sao como sao em termos de arranjo de cilindros e posicionamento por mais diferentes que sejam todos trazem algum aspecto desejado em um motor dito isto nestes anos todos de desenvolvimento a engenharia jamais deixou de experimentar claro isto acontecia muito mais quando nao se sabia ao certo quais eram as melhores configuraçoes para o conjunto mecanico de um carro mas nao deixou de acontecer depois que as receitas consagradas foram descobertas nao fosse assim nao teriamos motores com numero impar de cilindros ou motores de dezesseis cilindros montados em posiçao transversal como voce vera a seguir volkswagen vr5 [youtube id= innkwvmmyrg width= 620 height= 350 ] voce ja deve conhecer o motor vr6 da volkswagen que ja e inusitado por si so ele tem duas bancadas de cilindros separadas por um angulo de apenas 15° diferentemente dos motores em v convencionais que possuem angulos maiores sendo 65° e 90° os angulos mais comuns com isto apenas um cabeçote e necessario para abrigar as duas bancadas de cilindros e como uma mistura de motor em v com motor em linha ate no nome o v vem de v motor enquanto o r vem de reihenmotor que significa motor em linha isto faz com que o motor seja mais compacto do que um v6 convencional e perfeito para a aplicaçao pretendida pela volks carros com motor transversal e traçao dianteira que foram projetados para motores de quatro cilindros existem versoes com duas e quatro valvulas por cilindro sempre com dois comandos de valvulas no primeiro caso um comando de valvulas com seis ressaltos e usado para atuar as valvulas de admissao e escape de cada uma das bancadas no segundo caso o comando da frente opera as valvulas de admissao e outro as valvulas de escape ambos com doze ressaltos o motor vr6 foi introduzido em 1991 com deslocamento de 2 8 litros e 140 cv e pode ser encontrado ate hoje em alguns modelos da volks com 3 6 litros e ate 300 cv it s evolution baby o vr5 que veio depois teve vida mais curta um vr6 de 2 8 litros com um cilindro a menos e deslocamento de 2 3 litros foi apresentado em 1997 para o vw passat tendo sido aplicado depois no golf no jetta e no new bettle antes de ser descontinuado em 2006 alfa romeo 16c bimotore na decada de 1930 enzo ferrari era diretor da alfa romeo e foi dele a ideia de fazer um carro de corrida com dezesseis cilindros oito em um motor na frente e mais oito no motor traseiro ambos os motores deslocavam 3 2 litros levando a um deslocamento total de 6 4 litros ambos sao moderados pela mesma transmissao manual trabalhando de forma sincronizada os motores eram conectados entre si pela transmissao e por uma arvore de transmissao que na verdade era tambem uma arvore de sincronizaçao que ligava mecanicamente os dois motores fica mais facil de entender olhando a imagem abaixo a arvore do eixo traseiro em preto passa por dentro do carda e vai ate o volante do motor dianteiro por isso ambos funcionam de forma sincronizada na pratica o motor traseiro serve para impulsionar o motor dianteiro que por sua vez e conectado ao cambio por outro carda este sim conectado as rodas traseiras atraves de semieixos diagonais e um malabarismo interessantissimo [youtube id= e9kjyco_fnk width= 620 height= 350 ] sua velocidade era incrivel chegando aos 327 km/h em uma rodovia italiana com tazio nuvolari ao volante por outro lado o consumo de combustivel do alfa romeo b16 bimotore era altissimo e o bolido era uma verdadeira maquina de destruir pneus nas curvas alem disso o projeto complicadissimo tornava sua manutençao bastante problematica por isso o bimotore so correu em 1935 e 1936 v4 a logica nos diz que meio motor v8 e um quatro cilindros em linha mas o que acontece se voce decidir que o corte e transversal em vez de longitudinal o resultado e um motor v4 motores v4 sao mais comuns em motos do que em carros e para falar a verdade eles estao mais para um v2 tambem conhecido como v twin em dobro do que para um v8 pela metade geralmente eles trazem um angulo de 90° separando as bancadas de cilindros o que torna seu funcionamento naturalmente suave e com quatro cilindros em v o resultado e um motor mais compacto do que um quatro cilindros em linha existem contudo motores v4 com 60° separando as bancadas de cilindros o que torna seu funcionamento mais aspero e exige a adoçao de um eixo balanceador os carros com motor v4 sao poucos mas tambem bastante interessantes dos anos 1920 a 1960 a lancia produziu um motor v4 para diversos modelos incluindo o classico fulvia com uma curiosidade o motor v4 da lancia tem apenas um cabeçote para as duas bancadas de cilindros o que de certo modo faz dele um motor vr4 ja a ford teve dois motores v4 usados em automoveis ambos com eixo balanceador o ford essex era produzido na inglaterra e tinha versoes de 1 7 e dois litros e foi usado no ford capri e na transit de primeira geraçao alem de outros modelos contemporaneos ja o ford taunus era um motor alemao usado nas versoes locais do capri e da transit alem de alguns modelos da saab como o sonnet e em um dos primeiros conceitos do ford mustang aquele roadster com motor central traseiro que evoluiu para o pony car que conhecemos e amamos isto sem falar no v4 que move o porsche 919 hybrid com dois litros de deslocamento e injeçao direta de combustivel mais a ajuda de motores eletricos com baterias de ion de litio o 919 hybrid foi o vencedor das 24 horas de le mans em 2015 e 2016 quer saber mais sobre os motores v4 nosso camarada alexandre garcia fez um post completissimo a seu respeito cizeta v16 este ja foi destrinchado aqui no flatout trata se de um dos supercarros mais curiosos do planeta que nasceu quando marcello gandini apresentou sua primeira proposta para o sucessor do countach la no fim da decada de 1980 a fabricante italiana disse a ele que o desenho do carro era ousado demais e pediu algo mais convencional o que para nos nao e um problema tao grande o diablo e um supercarro muito bonito e verdadeiramente iconico gandini por outro lado nao ficou nada satisfeito com isso e partiu com o projeto original do diablo embaixo do braço em busca de uma companhia ousada o bastante para transforma lo em realidade ele encontrou a cizeta o visual do carro e algo notavel por si so o cizeta v16t parece um diablo com quatro farois escamoteaveis e guelras nas laterais que lembram bastante a ferrari testarossa ele tambem e absurdamente largo por causa do motor um v16 de seis litros capaz de entregar 560 cv a 8 000 rpm e 55 1 mkgf de torque instalado na transversal na verdade podemos entender o v16 do cizeta como dois motores v8 compactos usinados em um mesmo bloco com virabrequins separados ligados ao cambio atraves de uma caixa de sincronizaçao por isso a transmissao manual zf de cinco marchas fica entre os dois em posiçao longitudinal alem disso o motor e reclinado em 10 graus para ajudar a reduzir o centro de gravidade do carro se voce quer saber como ele ronca veja isto digno da loucura mecanica que o produz [youtube id= akzpztownc8 width= 620 height= 350 ] os dois motores e a transmissao formam o desenho de um t o que somado ao fato de o v16 ser instalado na transversal e a razao da letra no nome do carro ou voce achou que era t de turbo nao seria loucura demais volkswagen w8 que tal um passat com oito cilindros debaixo do capo o motor w8 nasceu quando a vw pegou dois vr6 tirou dois cilindros de cada um deles e os uniu pelo virabrequim com um angulo de 72° entre as bancadas duplas de cilindros tecnicamente era um motor em v so que cada uma das bancadas de cilindros era outro v por isso a designaçao w8 a letra w tem seu nome originado do termo v duplo e nao do formato do motor so existiu uma versao do motor w8 e ela so equipou um carro o passat de quinta geraçao apos um facelift realizado em 2001 conhecido como passat 5 5 deslocando quatro litros exatamente 3 999 cm³ o w8 entregava 275 cv a 6 000 rpm e 37 7 mkgf de torque a apenas 2 750 rpm nao era tao eficiente quanto o outro v8 nas estantes da vw na epoca — o motor de 4 2 litros da audi que tinha mais de 300 cv mas era menor e mais leve 190 kg contra 211 kg sendo perfeito para ocupar o cofre do passat [youtube id= s2dbqh5bb6w width= 620 height= 350 ] ele era acoplado a duas opçoes de transmissao manual de seis marchas ou automatico tiptronic de cinco marchas e em ambos os casos o conjunto era suficiente para levar o passat w8 de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos com maxima limitada eletronicamente a 250 km/h a força era levada para as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral 4motion com tres diferenciais
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