com os motores naturalmente aspirados cada vez mais proximos da extinçao especialmente os de alto desempenho decidimos perguntar aos leitores quais eram os motores naturalmente aspirados mais emblematicos entre os carros esportivos nossa sugestao foi na verdade uma mençao honrosa visto que o v8 cosworth dfv era um motor de corrida agora vamos ver quais foram as sugestoes de voces dodge viper sugerido por adriano auad paes leme o dodge viper e a sintese de tudo o que representa os esportivos americanos grandalhao traçao traseira cambio manual e um motorzao na dianteira no caso um v10 que pode deslocar oito 8 3 ou 8 4 litros dependendo do ano de fabricaçao na atual e derradeira geraçao sao 8 4 litros para desenvolver 649 cv a 6 150 rpm e 82 9 mkgf de torque a 4 950 rpm o resultado zero a 100 km/h nos tres segundos baixos enquanto a velocidade maxima passou a impressionantes 331 km/h o quarto de milha e cumprido em 11 5 segundos [youtube id= lrnzz045hsm width= 620 height= 350 ] foi um longo o caminho ate aqui o dodge viper foi apresentado pela primeira vez em 1989 como conceito na epoca a chrysler nao estava em suas melhores condiçoes financeiras e decidiu que a soluçao era criar um superesportivo capaz de superar qualquer outro a fabricante procurou reduzir custos em todas as partes do dodge viper com exceçao de uma o motor o bloco feito de aluminio foi desenvolvido pela lamborghini que pertencia a chrysler na epoca o ponto de partida entretanto era americano o consagrado magnum 5 9 com dois cilindros a mais a lamborghini ficou encarregada de transformar um motor de caminhonete no coraçao de um superesportivo e começou por trocar o ferro fundido por aluminio pois uma das prioridades era manter o peso o mais baixo possivel os italianos desenvolveram tambem um coletor de admissao mais baixo e de melhor fluxo pistoes mais leves cabeçotes retrabalhados e modificaçoes no comando de valvulas e no virabrequim o resultado foi um motor de oito litros capaz de entregar 405 cv a 4 600 rpm e 63 9 mkgf de torque a 3 600 rpm o cambio obviamente era manual de seis marchas estam eram bastante espaçadas entre si a fim de conter ao menos um pouco o consumo de combustivel v10 viper na dodge ram srt 10 paralelamente ao desenvolvimento do motor do viper a chrysler tambem desenvolveu uma versao mais simples para a dodge ram 2500/3500 capaz de entregar 300 cv o motor da picape tinha bloco de ferro fundido e pesava quase 400 kg para se ter uma ideia so o bloco de aluminio usado no viper reduziu seu peso em quase 70 kg no total o motor do viper pesava 323 kg agora uma curiosidade mesmo sendo um motor de alta performance o v10 viper gira pouco por causa disso e dificil pilota lo primeiro por causa do alto torque em baixas rotaçoes e depois porque eum motor de pernas curtas ou seja por girar pouco exige que se troque de marchas muitas vezes em um circuito honda b16 sugerido por austin reade tamanho nao e documento e isto tambem se aplica aos motores naturalmente aspirados o honda b16 e um singelo quatro cilindros de 1 6 litro mas tambem e uma pequena maravilha da engenharia japonesa o b16 ficou famoso no civic type r lançado em 1992 mas surgiu antes em 1989 no civic sir de quarta geraçao o chamado b16a foi o primeiro a trazer duplo comando de valvulas mas foi o primeiro motor honda a ter comando de valvulas variavel que alterava significativamente o comportamento do motor dependendo da faixa de rotaçoes [youtube id= gsbia2d 0sc width= 620 height= 350 ] honda crx del sol com o b16 da para perceber o momento do kick aos 0 25 do video o vtec sigla para variable valve timing and lift electronic control ou controle eletronico variavel de tempo e levante de valvulas em uma traduçao literal trazia arvores de comando com dois conjuntos de ressaltos ou perfis — um para rotaçoes baixas e outro para um regime de funcionamento mais alto a partir de uma determinada quantidade de rotaçoes por minuto a central de controle do motor e alternada entre os perfis essa mudança de atuaçao sobre as valvulas e fortemente percebida e por isso ficou conhecida como vtec kick quando o carro esta girando mais baixo o perfil mais amansado o e o escolhido girando alto o perfil e trocado para o mais agressivo que com seus ressaltos altera o tempo de abertura das valvulas e a altura de levante de modo que o fluxo de ar e combustivel seja otimizado para aquela faixa de rotaçoes sendo assim em giro mais alto o motor respira melhor e o carro anda mais na pratica e como ter um motor de rua e um motor de corrida no mesmo carro no civic sir o perfil do vtec era alterado a cerca de 4 500 rpm e a partir desta faixa ficava muito mais esperto e ate seu ronco mudava alem disso o b16a era bastante girador graças a sua geometria superquadrada — o curso dos pistoes de 77 4mm era consideravelmente menos que o diametro de 81mm dos cilindros o motor entregava 160 cv a 7 600 rpm e 15 5 mkgf de torque a 7 000 rpm o suficiente para que o sir acelerasse ate os 100 km/h na casa dos oito segundos baixos ha 25 anos um foguete [youtube id= 8ejihyvpcsm width= 620 height= 350 ] o b16b e uma evoluçao do b16a apresentada em 1997 no civic type r alem do comando duplo variavel o b16b tinha os dutos do cabeçote polidos a mao comando de valvulas com maior levante novos pistoes e bielas e um aumento na taxa de compressao entre outras modificaçoes em relaçao ao b16 comum o resultado era um motor de 1 595 cm³ capaz de entregar 185 cv a 8 200 rpm — sim 185 cv em um 1 6 aspirado isto fez dele o motor aspirado de maior potencia especifica do mundo em seu tempo desenvolvendo 116 cv por litro de deslocamento com este motor o type r era capaz de acelerar ate os 100 km/h em 6 8 segundos bmw s54 o bmw m3 e36 foi o primeiro da familia a contar com o classico seis em linha naturalmente aspirado mas foi seu sucessor o e46 quem aperfeiçoou a receita e e visto como o melhor de todos os m3 pela maioria dos fas voce deve lembrar do post que fizemos apontando as diferenças entre as versoes americana e europeia do m3 e36 e explicamos como o motor de 3 2 litros que foi oferecido nos eua era menos sofisticado e mais fraco que o s50 do m3 europeu no entanto para a geraçao seguinte a bmw decidiu utilizar como base justamente o s52 [youtube id= pos0xs2wffg width= 620 height= 350 ] por mais que o projeto basico de ambos os motores seja o mesmo o s54 trazia diversas evoluçoes tecnicas importantes agora o comando variavel vanos estava presente nas valvulas de admissao e escape e o diametro dos cilindros foi ampliado de 86 4mm para 87mm aumentando o deslocamento de 3 201 cm³ para 3 246 cm³ os comandos de valvulas foram modificados e a taxa de compressao foi elevada de 11 3 1 para 11 5 1 com isto o seis em linha entregava 343 cv a 7 900 rpm e 37 2 mkgf de torque a 4 900 rpm o bastante para levar o m3 e46 ate os 100 km/h em 5 1 segundos com maxima limitada eletronicamente a 250 km/h para os mais tradicionais o m3 nunca precisou de mais força do que isto e o ronco do seis em linha naturalmente aspirado girando alto fez falta nas geraçoes seguintes audi v8 fsi 32v sugerido por rinno di jenno o que e melhor que um v8 naturalmente aspirado um v8 naturalmente aspirado em uma perua esportiva claro a tradiçao começou com a rs2 avant e seu cinco cilindros biturbo mas a perua rs mais selvagem de todas e a rs4 avant de terceira geraçao b8 lançada em 2012 e fabricada ate 2015 todo de aluminio o motor v8 de quatro litros com comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e injeçao direta de combustivel tem uma versao mais mansa empregada no suv q7 e uma versao mais nervosa empregada na rs4 avant e na primeira geraçao do audi r8 [youtube id= a5jofvqx1ae width= 620 height= 350 ] com comandos de valvulas de graduaçao mais agressiva maior levante e abertura das valvulas e componentes reforçados o motor entregava 420 cv a 7 800 rpm e 43 8 mkgf de torque a 5 500 rpm com corte de giro a 8 250 rpm e certo porem que este foi o ultimo o novo r8 ja nao tem versao de oito cilindros e e bem provavel que uma futura rs4 avant tenha um v6 biturbo sinal dos tempos porsche carrera rs 2 7 sugerido por diogo falcomer os fas mais ferrenhos do porsche 911 podem discordar desta afirmaçao mas foi so em 1973 dez anos depois de seu lançamento que o flat six refrigerado a ar ficou realmente empolgante nao nos entenda mal ele sempre foi um bom motor mas quando o nine eleven foi lançado em 1963 seu motor nao era muito mais que um flat four da vw com dois cilindros a mais feito com base no porsche 911s que tinha um motor 2 4 litros e 190 cv o carrera rs 2 7 foi criado para que a porsche pudesse correr com ele em provas de turismo e trazia diversas modificaçoes suspensao mais firme freios maiores rodas mais largas e a famosa asa traseira rabo de pato duck tail [youtube id= tjazfoijffq width= 620 height= 350 ] seu maior trunfo porem era o motor que tinha o deslocamento ampliado para 2 7 litros e era alimentado por um sistema de injeçao mecancica em vez de carburadores entregando 210 cv impressionante para um motor projetado ha mais de 40 anos sem qualquer tipo de induçao forçada foi a prova definitiva de que era possivel conseguir algo desempenho em um projeto antigo e simples como o do flat six refrigerado a ar da porsche tanto que a receita so foi abandonada totalmente em 1998 com o fim do porsche 911 993 lexus 1lr gue sugerido por marcio cesar talvez voce nao saiba de que motor se trata assim pelo codigo e o motor do lexus lfa o unico v10 naturalmente aspirado feito pela toyota e um dos motores mais incriveis dos ultimos anos pena que nao da para ve lo debaixo de tanto plastico montado na dianteira o 1lr gue e um v10 de com 72° entre as bancadas de cilindros e os cabeçotes trazem comando duplo variavel vvt i de acordo com a toyota nao foi dificil a opçao por um v10 eles giram mais que os motores v8 e tem menos massa reciprocante que os v12 o que torna mais rapidas as respostas do motor a lexus diz que seu v10 leva apenas 0 6 segundos para ir da marcha lenta ao limite de giro [youtube id= d9qycujrrys width= 620 height= 350 ] com bielas de titanio e pistoes de aluminio ambos forjados corpos de borboleta individuais e carter seco o motor entrega 560 cv a 8 700 rpm e 48 9 mkgf de torque com corte de giro a impressionantes 9 500 rpm acoplado a uma transmissao aisin sequencial de seis marchas com borboletas atras do volante o v10 leva o lfa ate os 100 km/h em 3 7 segundos com maxima de 326 km/h e seu ronco para aqueles que insistem em dizer que motores japoneses nao tem alma e simplesmente um dos mais bonitos do mundo
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