o assunto da semana no flatout tanto no site quanto no podcast e em todo o restante da imprensa automobilistica foi o gma t 50 para celebrar seus 50 anos de carreira o lendario gordon murray decidiu fazer de seu 50º projeto segundo suas proprias contas o ultimo supercarro puro a moda antiga com motor v12 naturalmente aspirado cambio manual e traçao traseira ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] ja destrinchamos e discutimos todos os aspectos do carro mas certamente o v12 cosworth de 12 100 rpm e um dos mais absurdos e giro de motor de corrida mas em um carro que nao so pode ser utilizado nas ruas com bom torque e comportamento suave em baixo regime como tambem passou em todos os testes de emissoes com a ajuda de um motor eletrico de 48v mas ainda assim imaginamos que se tratando de um carro de mais de €2 milhoes do qual serao feitas apenas 100 unidades os proprietarios certamente contarao contar com suporte total da gordon murray automotive e deverao seguir um rigido programa de manutençao especialmente porque esperamos o t 50 tera proprietarios que o utilizarao como se deve na pista levando o ao limite sempre que puderem https //www instagram com/p/cdjunodfrty/ o fato e que o t 50 eleva demais a barra dos motores giradores para carros de rua dificilmente outra empresa tera a ousadia de criar um motor capaz de superar suas 12 100 rpm nao apenas porque nao havera outro gordon murray para faze lo mas porque a industria de supercarros migrou ha anos para os v8 e v6 sobrealimentados e devera investir cada vez mais nos eletricos nos proximos anos o genial murray matou alguns coelhos com uma cajadada so o t 50 nao e apenas a obra prima de sua carreira mas tambem e muito provavelmente o ultimo de sua especie e um monumento a tudo o que os superesportivos ja foram e jamais serao novamente ele ja esta na historia sendo assim nos resta dar uma olhada naqueles que chegam mais perto nos motores mais giradores do mundo depois do v12 cosworth do gma t 50 mas antes o que torna um motor mais girador de forma resumida e breve talvez a parte mais importante seja a relaçao entre diametro dos cilindros e curso dos pistoes motores de alta rotaçao tendem a ter diametro dos cilindros maior que o curso dos pistoes principalmente devido a velocidade media do pistao em uma determinada rotaçao os pistoes de um motor de curso curto terao velocidade media menor do que os pistoes de um motor de curso longo devido ao raio do virabrequim — quanto maior o raio maior a circunferencia maior o movimento como a distancia aumenta e o tempo e o mesmo a velocidade precisa aumentar proporcionalmente para ilustrar citamos um exemplo de jason fenske do engineering explained https //www youtube com/watch v=u3ekxgigetq digamos que voce tem dois motores v8 de quatro litros que chegam as 6 000 rpm um deles tem a relaçao diametro x curso 0 5 68 3 mm x 136 6 mm ; enquanto o outro tem relaçao diametro x curso 1 5 98 5 mm x 65 6 mm a 6 000 rpm o motor subquadrado tera a velocidade media do pistao de 27 32 metros por segundo m/s enquanto o motor superquadrado tera velocidade media do pistao de 13 12 m/s menos da metade o motor de curso curto ainda poderia chegar a 12 500 rpm antes de atingir a mesma velocidade media do pistao que o motor de curso longo na animaçao abaixo pode se perceber com clareza a relaçao entre a velocidade dos pistoes e a rotaçao do motor veja como os motores de curso mais longo percorrem uma distancia maior e portanto movimentam se mais rapido mesmo que o virabrequim esteja girando na mesma velocidade que em um motor de curso mais curto as proporçoes estao exageradas obviamente para melhor visualizaçao a titulo de curiosidade com 81 5 mm x 63 8 mm o v12 de quatro litros do t 50 tem relaçao diametro x curso 1 27 adicionalmente um motor com maior diametro dos cilindros pode ter valvulas maiores o que melhora o fluxo de ar para dentro da camara de combustao e consequentemente o rendimento do motor em altas rotaçoes as valvulas alias sao um dos pontos criticos motores giradores precisam de medidas extras para evitar a flutuaçao como valvulas mais leves geralmente de titanio sendo tambem mais resistentes e molas mais rigidas ou mesmo a eliminaçao das molas helicoidais e sua substituiçao por molas pneumaticas atuadores eletromecanicos ou mesmo o sistema desmodromico que usa cames extras e balancins para cuidar do retorno das valvulas e foi muito bem explicado nesta materia do leo contesini a formula 1 por sua vez utiliza desde a decadas motores com valvulas pneumaticas que sao baseadas em gases comprimidos e um amortecedor para eliminar a flutuaçao de valvulas algo crucial para que eles fossem do limite de 12 000 rpm na epoca para mais de 20 000 rpm nos anos 1990 e 2000 https //www youtube com/watch v=arkdxqeimqm a razao para que motores com comando no bloco girem menos tambem tem relaçao com o trem de valvulas com a atuaçao por varetas as valvulas de um motor ohv estao mais sujeitas a flutuaçao a um regime mais baixo de rotaçoes por conta da maior inercia dos componentes do trem de valvulas o que nao impede alguns motores v8 americanos com comando no bloco de serem preparados para girar acima das 9 000 rpm https //www youtube com/watch v=h05b2jlbxra&feature=emb_title fora isto ha outros fatores como componentes leves que produzem menos inercia fricçao mais baixa e fluxo otimizado lembrando que um motor girador precisa ter um conjunto balanceado a uma tolerancia muito maior um sistema de lubrificaçao mais eficiente e mais uma serie de medidas que lhe permitam chegar a rotaçoes elevadas com segurança e em um carro de rua com a maxima durabilidade possivel a equipe de engenharia precisa chegar a um compromisso entre capacidade de giro durabilidade curva de potencia e claro custos ao criar um motor assim existindo uma alternativa mais segura economica limpa e barata de atingir o mesmo nivel de desempenho de um motor que chega na estratosfera e certo que a industria ira adota la leia se motores menores com menos cilindros turbinados e que giram mais baixo mas entregam mais torque em baixas rotaçoes e podem ser amansados ou envenenados com menos esforço um retrabalho de fluxo uma reprogramaçao na ecu ou mesmo uma ecu nova e um sistema de escape mais livre dao conta de obter pelo menos 50 cv extras em motores de alta performance o fim dos motores aspirados giradores e uma consequencia que nos entusiastas lamentamos muito mais que quem faz os carros levando tudo isto em consideraçao podemos dar uma olhada nos carros de rua produzidos em serie mesmo limitada que melhor conseguiram fazer a conta fechar e nos deliciar com rotaçoes la no alto aston martin valkyrie 11 100 rpm https //www youtube com/watch v=shyte33z9z4 v12 de 6 5 litros diametro x curso nao divulgado 1 160 cv a 10 500 rpm e 91 8 kgfm a 7 000 rpm o aston martin valkyrie que deve ser apresentado ate o fim do ano e começara a ser entregue em 2021 tambem tem um v12 cosworth mas com 6 5 litros e 1 160 cv que aparecem as 10 500 rpm ele ainda nao foi mostrado em sua versao de produçao mas ja podemos ouvir o ronco do motor mesmo com 1 000 rpm a menos que o t 50 o valkyrie tambem soa como um carro de corridas ariel atom v8 10 600 rpm https //www youtube com/watch v=u6slbk7gu2g v8 de tres litros diametro x curso 86x68 mm 500 cv a 10 500 rpm e 37 kgfm a 7 700 rpm e mais comum que empresas pequenas de baixo volume e produçao artesanal invistam em motores mais giradores por questoes de custo e lucro no caso do ariel atom v8 porem ha uma leve trapaça seu motor e um hartley v8 fabricado nos estados unidos e criado a partir de dois motores quatro cilindros suzuki o motor da hayabusa com tres litros e virabrequim plano ele passa dos 500 cv a 10 000 rpm apenas 600 rpm antes do limite de giro lexus lfa 9 500 rpm https //www youtube com/watch v=f0m6dvpk4m8 v10 de 4 8 litros diametro x curso 88x79 mm 560 cv a 8 700 rpm e 48 9 kgfm a 6 800 rpm eis um carro que merece ser mais lembrado o lexus lfa o visual nao muito memoravel e o fato de ser um lexus marca conhecida pelos carros de luxo nao superesportivos talvez nao ajudem mas ele tem uma carta na manga seu motor v10 de 4 8 litros capaz de girar a 9 500 rpm alem do ronco belissimo ele sobe de giro tao rapido que a lexus precisou usar um quadro de instrumentos digital pois o ponteiro de um mostrador analogico na epoca nao conseguia acompanhar com precisao o ganho de rotaçoes do motor pode ser exagero porem nao esqueçamos que o gma t 50 tem um belo conta giros analogico com ponteiro de aluminio ferrari laferrari 9 250 rpm https //www youtube com/watch v=dxdpg8tuohq v12 de 6 3 litros diametro x curso 94x75 2 mm 800 cv a 9 000 rpm e 71 4 kgfm a 6 750 rpm mais 163 cv e 20 4 kgfm do sistema kers criada para ser a ferrari mais avançada de seu tempo a laferrari utilizava o v12 familia f140 cujo projeto remonta a enzo lançada em 2002 e e aproveitado ate hoje na gtc4 lusso e na 812 superfast a versao da laferrari e a mais giradora capaz de chegar as 9 250 rpm em versoes de competiçao porem o v12 f140 pode chegar as 9 500 rpm caso da ferrari fxx evoluzione versao de pista da enzo que tinha uma versao de seis litros deste motor porsche 918 spyder 9 150 rpm https //www youtube com/watch v=1xa61unj6ki v8 de 4 6 litros diametro x curso 96x81 mm 608 cv a 8 700 rpm e 55 kgfm a 6 700 rpm mais 286 cv e 75 4 kgfm de dois motores eletricos baseado no motor de corrida do porsche rs spyder que competiu em le mans entre 2005 e 2010 o motor do porsche 918 spyder e naturalmente aspirado e faz parte de um complexo arranjo que inclui dois motores eletricos um para cada eixo sendo que o motor eletrico traseiro funciona em conjunto com o motor v8 ligado ao mesmo cambio de dupla embreagem e sete marchas enquanto o dianteiro e ligado diretamente ao eixo por uma embreagem eletrica que o desacopla quando ele nao esta em uso e um sistema bastante complexo mas o motor v8 sozinho ja proporciona um belo espetaculo auditivo ao passar das 9 000 rpm honda s2000 ap1 9 000 rpm https //www youtube com/watch v=jmalqmcrmky quatro cilindros de dois litros diametro x curso 87x84 mm 250 cv a 8 300 rpm e 22 2 kgfm a 7 500 rpm herdeiro dos honda s500 s600 e s800 da decada de 1960 que usavam motores de moto para chegar as 9 500 rpm o honda s2000 e considerado um dos esportivos mais iconicos do planeta graças a seu motor f20 um quatro cilindros com comando duplo no cabeçote capaz de girar a ate 9 000 rpm na geraçao ap1 produzida entre 1999 e 2002 em 2003 foi lançada a geraçao ap2 atualizada com um motor maior de 2 2 litros que tinha o curso dos pistoes aumentado para 90 7 mm o que ampliou o deslocamento para 2 2 litros e melhorou o rendimento do motor em baixas rotaçoes mas tambem reduziu o limite de giro para apenas 8 200 rpm https //www youtube com/watch v=viam7ahhejg os proprios s500 s600 e s800 tambem devem ser mencionados todos eles eram capazes de girar acima das 9 500 rpm com seus pequenos motores de quatro quatro cilindros graças a combinaçao de baixo deslocamento e curso curto desenvolvidos com a experiencia da honda em motores de moto ferrari 458 italia https //www youtube com/watch v=aimvjnzncwk v8 de 4 5 litros diametro x curso 94x81 mm 570 cv a 9 000 rpm e 55 kgfm a 6 000 rpm a ultima ferrari v8 naturalmente aspirada merece seu espaço aqui pois tambem foi a ultima a chegar as 9 000 rpm rotaçao na qual a potencia maxima aparece o motor f136 foi o primeiro com injeçao direta de combustivel em uma ferrari de motor central traseiro e na 458 speciale que chegava aos 605 cv tambem a 9 000 rpm a 488 gtb sua sucessora manteve a mesma plataforma e o mesmo monocoque de fibra de carbono mas adotou um motor bv8 biturbo de 3 9 litros que chega a so 8 000 rpm porsche 911 gt3 rs 991 9 000 rpm https //www youtube com/watch v=vg5jlduk6x8 flat 6 de quatro litros diametro x curso 102x81 5 mm 520 cv a 8 250 rpm e 47 9 kgfm a 6 000 rpm inspirado nos antigos carrera rs da decada de 1970 o mais recente porsche 911 gt3 rs aposta no alto giro de seu motor boxer e uma filosofia diferente da que se tem no 911 gt2 rs cujo motor biturbo de 3 8 litros e bem mais potente com 700 cv a 7 000 rpm e 76 4 kgfm entre 2 500 e 4 500 rpm e tem giro maximo de so 7 200 rpm mesmo o ronco do gt3 rs e mais visceral leia mais sobre motores giradores https //flatout com br/voce ja viu um fiat uno girando a 10 000 rpm sim isto e possivel/ https //flatout com br/a magica ensurdecedora de um v8 americano girador/
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