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Técnica

Os outros segredos do desempenho absurdo da Mercedes nesta temporada de F1

No começo do mês, explicamos por aqui o segredo do desempenho absurdo dos carros da Mercedes AMG na Fórmula 1 neste ano. Uma bela sacada de engenharia para dividir o turbocompressor ao meio deu à equipe uma vantagem nunca vista na história da categoria. Nas quatro corridas disputadas até agora, a equipe faturou o primeiro lugar em todas elas, além das pole positions e das voltas mais rápidas. Isso nunca aconteceu na Fórmula 1. Acontece que o turbo dividido era só um dos segredos — há mais coisas escondidas sob a carenagem prateada dos carros de Nico e Lewis. Uma delas pode ser o sistema de recuperação e armazenamento de energia (MGU-K e MGU-H) atuando de uma forma um pouco diferente dos demais carros. Ao chegar no fim das retas, quando os pilotos aliviam o acelerador, o MGU-H (que é conectado à turbina) atua como um motor elétrico para manter a velocidade rotacional da turbina alta o suficiente para evitar o turbo lag. Mas segundo Claudio Lombardi, ex-engenheiro da Ferrari, cont