sergio perez finalmente venceu um grande premio da formula 1 em um dos fins de semana mais incomuns da historia da categoria em uma das temporadas mais incomuns da historia da categoria mas uma vitoria e uma vitoria e para sergio perez ela demorou mais do que nunca o mexicano tornou se neste ultimo domingo o piloto que mais vezes disputou um grande premio antes de conquistar sua vitoria — isso claro considerando o exclusivo clube dos vencedores de provas da f1 o gp de sakhir foi o 190º da carreira de perez na formula 1 a penultima prova de sua decima temporada na categoria — ironicamente em um momento em que ele esta prestes a deixar a f1 perez teve um inicio promissor na f1 chegando a conquistar tres podios com a sauber em 2012 — um segundo lugar na malasia seu primeiro podio um terceiro no canada e outro segundo lugar na italia mas terminou o campeonato em um modesto decimo lugar o desempenho nunca mais se repetiu embora ele tenha voltado ao podio outras seis vezes sempre em terceiro lugar e em segundo no gp da turquia de 2020 em sakhir ele finalmente conquistou sua primeira vitoria depois de uma m*rda colossal da mercedes segundo o proprio chefe da equipe alema toto wolf que arruinou as corridas de russell e bottas e deixou o caminho livre para o mexicano ninguem teve que esperar tanto quanto ele por uma vitoria como veremos nesta ediçao de lendas da formula 1 mark webber 160 corridas antes de perez o vencedor de gp que mais tempo ficou na fila de espera foi o australiano mark webber ele estreou na f1 aos 25 anos em 2002 com um quinto lugar no gp da australia daquele ano um excelente resultado para um estreante a bordo de um minardi — simpatica equipe italiana havia conseguido tal resultado pela ultima vez em 1994 com pierluigi martini no restante da temporada de estreia e nas duas seguintes pela jaguar racing webber teve desempenho mediano nunca indo alem da sexta colocaçao em 2005 foi para a williams e conseguiu seu primeiro podio um terceiro lugar no gp de monaco mas logo voltou ao desempenho regular a historia começou a mudar na red bull para onde foi em 2007 naquele mesmo ano ele chegou em terceiro no gp da europa e ainda que nao tenha ido ao podio em 2008 ele finalmente iniciou o auge de sua carreira a partir de 2009 foi naquela temporada que ele chegou pela primeira vez em segundo lugar no gp da china depois foi o terceiro no gp da espanha e voltou ao segundo degrau nos gp da turquia e da gra bretanha ate que na alemanha ele finalmente saiu da fila de espera e venceu pela primeira vez em seu 130º grande premio aos 32 anos de idade em sua oitava temporada na f1 https //www dailymotion com/video/x222541 um fato curioso e que webber teve que esperar mais uma corrida para conseguir sua primeira pole position foi somente no gp da hungria etapa seguinte naquele ano que ele conseguiu largar da primeira posiçao webber ainda venceria o gp do brasil de 2009 desta vez sim com a pole position e a vitoria rubens barrichelo 123 corridas ao vencer na alemanha em 2009 webber quebrou o ingrato recorde de rubens barrichello rubinho estreou na f1 em 1993 com um bom desempenho para quem tinha a disposiçao uma pouco confiavel jordan hart superando os colegas de equipe thierry boutsen e eddie irvine e conquistando seus primeiros pontos no fim da temporada no gp do japao quando terminou em quinto naquela temporada ele ainda mostrou seu potencial em uma bela primeira volta no gp da europa que o colocou em segundo lugar na prova atras apenas de senna enquanto seu carro resistiu em 1994 ele surpreendeu ao estrear com um quarto lugar no gp do brasil e subiu ao podio pela primeira vez logo em sua segunda temporada a menos de um mes de seu aniversario de 22 anos com um terceiro terceiro lugar no gp do pacifico mesmo apos o dramatico acidente em san marino barrichello ainda conseguiu terminar em quarto lugar os gp de portugal gra bretanha italia e australia a sensaçao para o grande publico era a de que ele precisava de um carro confiavel para vencer em 1995 a jordan passou a usar motores peugeot mas apesar de ele bater na trave no gp do canada daquele ano com um segundo lugar o desempenho novamente foi apenas mediano sempre entre quarta e sextas posiçoes como melhores resultados em 1997 rubinho ainda no diminutivo pois nem chegara aos 25 anos foi contratado por jackie stewart para sua nova equipe a stewart grand prix apoiada pela ford a primeira temporada foi desastrosa apesar de um segundo lugar em monaco porque rubens terminou apenas tres provas e seus unicos pontos foram somente aqueles conquistados no principado europeu o ano seguinte nao foi muito melhor mesmo terminando o dobro de provas seu melhor resultado foi um quinto lugar no gp da espanha e outro no canada os podios so se tornaram mais frequentes para rubens em 1999 quando a stewart trocou o motor do carro e o brasileiro chegou em terceiro em san marino na frança e no gp da europa desta vez o carro nao era o problema ja que johnny herbert seu colega de equipe venceu o gp da europa e deixou rubinho na fila a boa noticia veio no fim do ano em 2000 rubens iria para a ferrari em sua oitava temporada na formula 1 os podios finalmente se tornaram rotina para o brasileiro que ficou em segundo no gp da australia em terceiro na espanha em segundo novamente em monaco e no canada depois em terceiro na frança e na austria entao veio o gp da alemanha em hockenheimring https //www youtube com/watch v=9jrb3orpude a vitoria parecia improvavel schumacher largou da pole e rubens em 18º lugar mas um acidente na primeira volta e uma largada perspicaz de rubinho o colocaram na 10ª posiçao logo nos primeiros metros depois uma forte chuva e uma estrategia ousada de pneus conduziram rubens a sua primeira vitoria depois de sete longas temporadas e 123 grandes premios disputados aos 28 anos rubens barrichello finalmente entrou para o clube dos vencedores de gp depois daquela vez ele ainda venceria outras dez vezes e seria vice campeao em 2002 e 2004 jarno trulli 119 corridas ha alguns meses um certo algoritmo tentou descobrir os pilotos mais rapidos da f1 em todos os tempos e o italiano jarno trulli ficou com a nona posiçao apesar de a metodologia do ranking ser questionavel ha uma explicaçao para isso trulli sempre foi muito veloz em classificaçoes em 1997 seu primeiro ano na formula 1 ele colocou uma prost em terceiro no grid de largada do gp da austria e na renault em 31 corridas como companheiro de fernando alonso truli se classificou a frente do espanhol em 16 ocasioes — e ele nem participou dos treinos do gp dos eua de 2004 apesar da velocidade nas classificaçoes trulli nao conseguia manter o ritmo nas provas seu primeiro podio foi um segundo lugar no gp da europa de 1999 pela prost mas seu segundo podio so veio quatro anos mais tarde no gp da alemanha de 2003 depois ele terminou em terceiro o gp da espanha de 2004 prova que antecedeu sua vitoria no gp de monaco daquele ano https //www youtube com/watch v=cpivvp_cupq naquele domingo 23 de maio de 2004 jarno trulli ja estava em sua oitava temporada na f1 e a dois meses de seu 30º aniversario ele fez o melhor tempo e largou na pole em monaco a pole e meio caminho para uma vitoria e foi o que aconteceu depois de 119 grandes premios disputados jarno trulli finalmente foi ao topo do podio pela primeira e unica vez em sua longa carreira jenson button 113 corridas o primeiro campeao desta lista tambem foi o quinto piloto que mais tempo esperou para ver a cor da vitoria jenson button estreou na formula 1 aos 20 anos e sequer tinha a superlicença quando foi chamado por frank williams na vespera do natal de 1999 ele precisou realizar 300 km de testes em dois dias para convencer 18 dos 26 membros da comissao da f1 da fia a liberar a licença que permitiria sua estreia pela williams em 2000 a temporada de estreia de button nao foi das mais empolgantes mas promissora sendo o piloto britanico mais jovem da historia da f1 na epoca ele marcou 12 pontos e terminou o mundial daquele ano em oitavo a frente de nomes experientes como eddie irvine heinz harald frentzen mika salo e jos verstappen sua sexta posiçao no gp do brasil o tornou o piloto mais jovem da historia a marcar um ponto na formula 1 ate entao em 2001 button foi para a benetton recem comprada pela renault mas enfrentou um carro muito inferior aos dos rivais e que nao passou pelos testes pre temporada como resultado button marcou apenas dois pontos com seu quinto lugar no gp da alemanha — e ainda precisou intensificar seu treinamento fisico para lidar com as dores nas costas e pescoço no ano seguinte a benetton virou renault o carro melhorou e button embora superado por jarno trulli nas classificaçoes era mais constante nas corridas e chegou muito perto de subir ao podio no gp da malasia — um problema na suspensao traseira na ultima volta o fez cair para a quarta posiçao apesar de terminar a temporada sem podios ele marcou 14 pontos e terminou o mundial em setimo ainda durante a temporada de 2002 button soube que flavio briatore iria substitui lo pelo piloto de testes fernando alonso na temporada seguinte segundo briatore button era um playboy preguiçoso e o tempo mostraria que ele estava certo em substituir o britanico pelo espanhol isso colocou button na bar em 2003 ao lado de jacques villeneuve que tambem o achava um playboy e dizia que ele deveria estar em uma boy band a opiniao de villeneuve sobre button começou a mudar a medida em que o britanico o superava villleneuve nem chegou a terminar a temporada — foi sacado do time e substituido por takuma sato no gp do japao isso fez com que button chegasse a temporada de 2004 como o piloto mais experiente da equipe pela primeira vez coincidentemente foi sua melhor temporada ate entao ele foi ao podio pela primeira vez na malasia com um terceiro lugar repetiu a dose no bahrein chegou em segundo em san marino monaco alemanha e china e voltou a ficar em terceiro na europa canada italia e japao a vitoria nao veio mas ele terminou o campeonato em terceiro lugar atras apenas de michael schumacher e rubens barrichello para 2005 button e a bar nao se entenderam com o novo regulamento aerodinamico e o carro perdeu muito do desempenho da temporada anterior com apenas dois podios — dois terceiros lugares na alemanha e na belgica — button amargou uma nona colocaçao no mundial a historia de button mudou em 2006 quando a honda voltou a formula 1 pela compra da bar e colocou no outro carro o experiente rubens barrichello com os recursos dos japoneses o carro foi bem nos testes e button sentiu confiança no projeto ele pontuou nas quatro primeiras etapas abandonou na quinta e voltou a pontuar na sexta na setima na nona e na decima segunda mas sempre fora do podio entao a f1 chegou a hungria https //www youtube com/watch v=m_nw_bf90_4 como rubens barrichello jenson button largou do fundo do grid ele ate se classificou bem com o quarto melhor tempo mas uma troca de motor resultou numa puniçao de 10 lugares no grid de largada em uma prova marcada pelo fraco desempenho dos pneus bridgestone sob a forte chuva e pelo protagonismo do safety car button usou a estrategia para escalar posiçoes e terminar a frente de todos vencendo pela primeira vez um grande premio de formula 1 depois de 113 tentativas em sua setima temporada aos 26 anos de idade no restante da temporada ele ainda marcaria mais pontos que qualquer outro piloto com direito a um terceiro lugar no gp do brasil e encerrou a temporada em sexto lugar no mundial nico rosberg 111 corridas o segundo campeao mundial desta lista e o alemao filho de um finlandes nascido na suecia nico rosberg chegou relativamente cedo a formula 1 ele estreou na williams em 2006 com apenas 21 anos e teve um desempenho irregular em seu primeiro ano com os motores cosworth a partir de 2007 quando a williams adotou os motores toyota rosberg conseguiu ser mais regular e pontuou em sete das 17 etapas o que lhe rendeu a nona posiçao no mundial em 2008 ele subiu ao podio pela primeira vez com um terceiro lugar na australia e um segundo lugar em singapura apesar dos dois destaques ele pontuou em somente outras tres etapas e terminou o campeonato em 13º a temporada seguinte foi um pouco mais regular e apesar de nao conseguir nenhum podio rosberg pontuou em 11 provas e teve seu melhor resultado no mundial ate entao um modesto setimo lugar sua historia mudou em 2010 quando a mercedes comprou a brawn gp e fez uma dupla 100% alema trazendo michael schumacher de volta da aposentadoria a estrategia era evidente schumacher desenvolveria o carro e rosberg seria o jovem talento para usufruir do projeto de longo prazo em 2010 e 2011 seu desempenho foi constante terminando os dois campeonatos em setimo lugar com tres podios em 2010 e nenhum em 2011 o ano seguinte tinha tudo para ser mais do mesmo nao fosse pelo gp da china a mercedes tinha um tal f duct para otimizar o fluxo aerodinamico e beneficiar o desempenho do carro e depois de muita discussao entre equipes e comissarios da fia o sistema foi considerado legal nico rosberg classificou se em primeiro a frente de lewis hamilton entao na mclaren e michael schumacher hamilton acabou punido com a perda de cinco posiçoes devido a uma troca forçada de cambio e a dupla da mercedes largou na primeira linha durante a prova rosberg precisou apenas administrar a posiçao com uma estrategia certeira que lhe garantiu a primeira vitoria na formula 1 depois de uma espera de 111 corridas em sua setima temporada tambem foi a primeira vitoria da mercedes na f1 desde 1955 https //www youtube com/watch v=rvr_d5_p91q apesar da vitoria rosberg nao conseguiu repetir um podio no restante da temporada e terminou o campeonato em nono seu pior desempenho na mercedes com a chegada da era turbo a mercedes se tornou a principal potencia e rosberg disputou o titulo com lewis hamilton em 2014 2015 e 2016 levando a melhor no ultimo ano giancarlo fisichella 110 corridas nico rosberg quase empatou com giancarlo fisichella o italiano teve que esperar uma corrida a menos que o alemao para sentir o gosto da vitoria pela primeira vez e o mais louco e que ele nao subiu ao podio a carreira de fisichella começou em 1996 pela minardi em uma temporada disputada pela metade em que ele sequer se classificou para o mundial de pilotos apesar do desempenho mediano ele conseguiu um contrato com a jordan para o ano seguinte e logo conquistou seus primeiros podios um terceiro lugar no canada e um segundo na belgica pontuando em outras quatro provas com tres quartos lugares e um sexto ele terminou o mundial em oitavo em 1998 ele chegou ainda mais proximo da vitoria com dois segundos lugares um em monaco e outro no canada mas aqueles seriam seus melhores resultados na temporada em 1999 mais duas chances de vitoria um segundo no canada e um abandono no gp da europa nas voltas finais quando liderava a corrida em 2000 ele teve uma temporada ainda melhor com um segundo lugar e tres terceiros que lhe ajudaram a conquistar 18 pontos e o sexto lugar no mundial de pilotos no ano seguinte contudo o desempenho da benetton ja nao era grande coisa e em 2002 ele acabou nao renovando com a equipe e foi para a jordan no primeiro ano o carro nao foi competitivo no segundo ele ganhou um novo motor ford motores novos raramente sao competitivos logo de cara e por isso mesmo o que aconteceu no gp do brasil foi improvavel ate porque a jordan nao era exatamente uma equipe de ponta na epoca a equipe ja estava em sua decima terceira temporada na formula 1 e havia conquistado apenas tres vitorias seu melhor resultado no mundial de construtores fora um terceiro lugar no ja distante 1999 e em 2003 a equipe ja tinha problemas financeiros que se mostrariam irreversiveis dois anos mais tarde por isso o ej13 era um dos carros mais lentos do grid mas fisichella conseguiu um bom oitavo lugar no grid do gp do brasil de 2003 como sempre a corrida em interlagos foi marcada pela instabilidade climatica ninguem sabe exatamente o que vai acontecer no domingo choveu copiosamente a drenagem nao deu conta a pista alagou e a corrida começou com o safety car entao eddie jordan fez uma aposta fisichella entraria nos boxes para encher o tanque e tentar fazer a corrida inteira sem parar o safety car entra e fisichella perde posiçoes chegando a cair para 18º sem problemas com tanque cheio ele nao faria mais paradas ate o final ganhando posiçoes enquanto outros pilotos paravam rodavam e abandonavam na volta 22 depois que olivier panis e ralph firman abandonaram ele ja estava em 13º na volta 27 depois dos abandonos de montoya pizzonia e schumacher ele ja estava em oitavo lugar na volta 33 quando button abandonou ele estava em sexto na volta 45 ja era o quinto rubinho abandonou com uma falha no sistema de combustivel e fisichella subiu para quarto na volta 50 ele ja e o terceiro colocado com as duas paradas de alonso na volta 52 ele e o 2º depois que coulthard entra para os boxes e raikkonen assume a ponta logo em seguida na 54ª volta ele passa raikkonen e assume a ponta mas entao mark webber perde o controle de seu jaguar na curva da junçao e espalha pedaços de seu carro pela pista bandeira amarela e safety car entram em cena mas antes de isso acontecer fernando alonso acerta a roda solta de mark webber e lançado contra uma barreira de pneus que se espalha pela pista e o manda contra o muro oposto a prova e interrompida e encerrada com 54 voltas completadas https //www dailymotion com/video/x4amd2m a fia declara raikkonen o vencedor e fisichella o segundo colocado contudo um erro na cronometragem levou a fia a revisar a decisao o que tornou fisichella o vencedor do gp do brasil foi sua primeira vitoria e tambem a ultima vitoria da jordan na formula 1 e a ultima de um motor ford fisichella so recebeu o trofeu na corrida seguinte em uma cerimonia improvisada na qual kimi e ron dennis entregaram os trofeus de vencedor a fisichella e eddie jordan fisico ainda venceria duas vezes na australia em 2005 e na malasia em 2006 foi a ultima vez que um piloto italiano venceu na formula 1 mika hakkinen 96 corridas sim mika hakkinen o finlandes que foi bi campeao em cima de michael schumacher — e o unico adversario que realmente o ameaçou segundo o proprio schumacher — precisou esperar 96 corridas e sete temporadas inteiras para subir ao topo do podio pela primeira vez hakkinen estreou na f1 em 1991 por uma decadente lotus o que nao o impediu de marcar seus primeiros pontos no gp de san marino o terceiro de sua carreira no ano seguinte pontuou em seis das 16 etapas e terminou o mundial em oitavo um feito e tanto para uma lotus em 1992 o desempenho lhe garantiu um lugar na mclaren em 1993 porem a chegada de michael andretti o colocou na reserva como piloto de testes apesar disso hakkinen disputou as tres ultimas etapas da temporada e estreou pela mclaren superando ayrton senna na classificaçao do gp de portugal daquele ano e conquistou seu primeiro podio com um terceiro lugar no japao em 1994 a mclaren trocou os motores ford pelos peugeot e mesmo com o novo motor hakkinen conseguiu uma certa regularidade nas oito provas que completou chegando ao podio em seis delas um terceiro lugar nos gp de san marino da gra bretanha da italia de portugal e da europa e um segundo lugar no gp da belgica terminou o mundial em quarto em 1995 a mclaren teve um ano conturbado com os novos motores da mercedes e tres versoes diferentes do mp4/10 hakkinen ainda conseguiu um segundo lugar na italia e no japao mas nao passou de setimo naquela temporada em 1996 o carro e motor permitiram que hakkinen fosse mais regular nas primeiras nove etapas hakkinen pontuou em seis provas e despontou quando o mp4/11b foi introduzido com quatro terceiros lugares em seis corridas https //www youtube com/watch v=dmrjjrmucaa a temporada de 1997 foi novamente regular com dois podios e zona dos pontos em outras quatro provas mas na ultima etapa do campeonato no gp da europa em jerez hakkinen surpreendeu e venceu pela primeira vez depois de se classificar em um modesto quinto lugar hakkinen e coulthard vinham com bom ritmo na prova quando michael schumacher e villeneuve se enroscaram na freada de uma curva o alemao abandonou e villeneuve perdeu a posiçao para as duas mclaren com hakkinen a frente de coulthard para vencer pela primeira vez
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