de uma boa olhada na foto abaixo a plaqueta e da mercedes benz o logotipo tiptronic e da porsche entao trata se de uma transmissao automatica com trocas manuais e bem provavel que voce tenha pensado que a mercedes andou licenciando ou mesmo usando transmissoes automaticas da porsche em algum momento de sua historia recente mas agora e a hora em que eu tento te surpreender esta foto foi feita debaixo de um porsche 911 sim o porsche 911 usou um cambio automatico da mercedes eu poderia explicar rapidamente como e quando isso aconteceu mas ha uma relaçao de longa data entre as duas empresas que precisa ser contada pode ficar tranquilo porque nao vou voltar ate os anos 1920 quando ferdinand porsche trabalhou na mercedes e criou o ssk se quiser voce pode ler mais sobre isso aqui minha viagem pela historia ira voltar somente ate os anos 1970 quando a porsche lançou o 928 apesar de ser uma fabricante de esportivos a porsche ja vinha flertando com versoes automaticas desde meados dos anos 1960 quando lançou o cambio sportomatic no 911 nao era exatamente um cambio automatico mas ele dispensava o pedal de embreagem usando um atuador hidraulico para desacoplar e acoplar a ligaçao com um conversor de torque que substituia o volante do motor desta forma as marchas eram trocadas manualmente sem a necessidade de se pisar na embreagem no para e anda do transito o conversor de torque entrava em cena para dar sossego ao motorista que nao precisava sequer tocar no cambio apenas segurar o carro no freio como em um automatico convencional https //flatout com br/porsche sportomatic a historia do avo do cambio tiptronic e do pdk/ o sistema nao era grande coisa mas ja era alguma coisa ele tinha um ajustador de marcha lenta entre os bancos para evitar que o carro morresse quando parado e se voce esbarrasse na alavanca a embreagem era desacoplada como em uma troca de marchas mesmo assim o cambio sobreviveu ate 1980 e foi usado ate mesmo nas versoes 2 7 do porsche 911 ainda em 1980 os engenheiros da porsche iniciaram o desenvolvimento de alternativas ao sportomatic feitas in house isso porque a fabricante ja tinha uma alternativa ao sportomatic desde 1977 so que ela vinha de uma outra regiao de stuttgart quando a porsche lançou o 928 com uma proposta mais luxuosa que a do 911 ela procurou um cambio automatico de verdade para ele e encontrou na mercedes benz a transmissao mais adequada inicialmente era um cambio de tres marchas ainda da primeira geraçao de transmissoes automaticas da mercedes mas em 1983 foi substituido pelo novo 4g tronic nos eua — onde mais de 80% dos modelos vendidos eram equipados com o cambio automatico — e no ano seguinte no mercado europeu essa transmissao de quatro marchas permaneceu no 928 ate 1991 quando o cambio foi substituido pelo zf 4hp22 essa substituiçao aconteceu porque em meados dos anos 1980 a porsche juntou se a zf para desenvolver o cambio automatico perfeito para o 911 as soluçoes desenvolvidas pela propria porsche nao se mostraram satisfatorias no inicio e a zf foi procurada para isso usando um controle eletronico baseado em sensores de posiçao e carga do acelerador velocidade do motor e do carro sensores dos bancos de combustivel e informaçoes da ecu do abs este novo cambio se adaptava ao estilo de conduçao do motorista selecionando um de seus cinco mapas de acordo com os dados recebidos era a evoluçao do cambio automatico um cambio automatico que permitiria ao porsche 911 ser dirigido esportivamente sem os inconvenientes de uma caixa automatica tradicional mas eles foram alem inspirados no seletor de marchas do cambio de embreagem dupla do porsche 962 eles desenvolveram a opçao de trocas manuais havia um trilho menor ao lado da posiçao d no qual as marchas eram aumentadas ou reduzidas pela alavanca seletora nascia ali o cambio tiptronic ate aqui esta historia nao faz sentido porque a mercedes foi trocada pela zf que fez o tiptronic entao por qual motivo a porsche usou um mercedes tiptronic isso aconteceu em 2002 por uma parceria tecnica na qual a mercedes passou a utilizar a tecnologia de trocas manuais em troca do fornecimento de transmissoes para a porsche em 1996 a mercedes substituiu seu antigo 4g tronic — entao com quase 20 anos — pelo novo 5g tronic tambem conhecido por seu codigo 722 6 inicialmente ele era um automatico convencional com cinco marchas e sem opçao de trocas manuais a partir do ano 2000 o cambio 722 6 e outros automaticos da mercedes passaram a usar um sistema de troca manual que aumentava as marchas para a direita e reduzia para a esquerda dois anos depois quando a porsche lançou 996 turbo nos eua ele ganhou o cambio 722 6 da mercedes com cinco marchas e trocas manuais como todo tiptronic ate entao todas as variaçoes do porsche 996 carrera 3 6 usavam o cambio tiptronic 5hp 19hla da zf mas a partir de 2003 somente o 722 6 da mercedes foi usado e permaneceu em uso ate o fim da produçao do 996 em 2006 quando a geraçao seguinte a 997 foi lançada o cambio mercedes de cinco marchas continuou equipando o 911 mas somente ate 2009 naquele ano a porsche substituiu o tiptronic pelo novo pdk de embreagem dupla que começou a ser desenvolvido nos anos 1980 — quando a mercedes entrou em cena com seu 4g tronic https //flatout com br/como e por que a porsche levou 45 anos para chegar ao cambio pdk/ quanto ao 5g tronic da mercedes ele foi usado ate recentemente pelos dodge charger de policia nos eua e pela ssangyong na coreia do sul depois de ter servido a todas as classes da mercedes com traçao traseira ao slr mclaren aos jeep grand cherokee commander e wrangler aos dodge magnum challenger nitro e durango aos chrysler 300 e crossfire e aos jaguar xj x308 e xk8 atualmente os cambios tiptronic ainda sao usados em alguns mercados por todo o grupo volkswagen com versoes de seis marchas fabricados pela aisin e oito marchas fabricados pela zf esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.


