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Zero a 300

Os preços e versões do novo Yaris | O novo Civic Type R em ação | Toyota tem peças para Bandeirante e outros clássicos e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Toyota renova Yaris no Brasil com motorização única e novos equipamentos

A Toyota apresentou nesta última quinta-feira (13) a linha 2023 do Yaris. O modelo ganhou um leve retoque na dianteira, perdeu versões, deixa de ser oferecido com o motor 1.3, mas ganhou novos equipamentos. A motorização passa a ser apenas o 1.5, que foi recalibrado para atender as normas da sétima fase do Proconve — especialmente nas emissões da fase fria —, mas continua com os mesmos 110 cv/105 cv e 14,9 kgfm/14,3 kgfm da versão anterior.

O motor 1.3, segundo a fabricante, deixou de ser oferecido por uma questão estratégica, pois ele poderia ter sido recalibrado para se adequar às novas normas de emissões. Não sabemos se isso tem a ver com as limitações impostas pela cadeia de fornecimento de insumos, mas é possível que sim.

As versões agora são apenas XL, XS e XLS, todas com o motor 1.5 e todas com o câmbio CVT com simulação de sete marchas. As versões XS e XLS têm seleção de marchas por borboletas atrás do volante. Todas elas também passam a ter modos de condução Sport e Eco, porém com atuação apenas no mapa do câmbio, sem interferir no pedal de acelerador ou no peso da assistência da direção. Outra novidade é a oferta de sete airbags para todas as versões, o que também pode ter a ver com a baixa nota no Latin NCAP, embora a Toyota afirme que o Yaris que teve mau desempenho nos testes de colisão seja o do mercado peruano, diferente do brasileiro.

Nas versões XS e XLS também está disponível o pacote Safety Sense, com sistema de frenagem emergencial automática e alerta de mudança de faixa. O sistema, contudo, não é o mesmo do Corolla: embora seja baseado em câmera e radar, a frenagem é parcial e não desacelera o carro até a parada completa, embora reduza significativamente a velocidade para reduzir o risco de impacto.

Quanto ao visual novo, as novidades se limitam ao para-choques dianteiro, faróis e grade, além das novas rodas. A traseira permanece a mesma, sem alterações, assim como o interior, que ganhou apenas novos apliques e revestimentos.

Com as novidades, o Yaris hatch agora parte de R$ 92.190 na versão XL, passa a R$ 101.490 na versão XS e vai aos R$ 112.690 na XLS. Na versão sedã, ele parte de R$ 96.390 na versão XL, R$ 104.990 na versão XS e R$ 116.990 na versão XLS.

A versão XL traz o básico que se espera em um carro desta faixa de preços: ar-condicionado, alarme, computador de bordo, sete airbags, sistema multimídia com tela de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay (ambos via cabo) controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rodas de 15 polegadas de aço com calotas, luzes diurnas de LED e retrovisores com ajuste elétrico repetidores dos piscas.

A versão XS traz os mesmos itens do XL e acrescenta o sistema Safety Sense, lanternas de LED, faróis com projetor, rodas de liga leve de 15″, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela TFT, controle de cruzeiro, chave presencial, partida por botão, bancos e acabamento de couro e tecido.

A versão XLS traz faróis de LED, sensor crepuscular, luzes diurnas integrada aos faróis, retrovisor interno eletrocrômico, bancos de couro, teto solar, faróis com acendimento automático e função “siga-me”.  (Leo Contesini)

 

Civic Type R aparece camuflado em vídeo no circuito de Suzuka

 

Conforme se aproxima o lançamento do novo Honda Civic Type R, vamos vendo cada vez mais dele; agora a Honda soltou um vídeo que mostra o carro camuflado andando no circuito de Suzuka. Além do carro inteiro, podemos também ouvir seu barulho.

Dá para ver que o novo carro não apenas terá uma aparência mais simples e madura em comparação com o carro antigo, mas também terá um som bem interessante. Não se sabem muitos detalhes sobre o carro ainda, mas se espera o mesmo motor turbo de quatro cilindros de 2,0 litros, modificado para dar um pouco mais do que os atuais 306 cv. A melhor notícia é que a Honda confirmou que um câmbio manual de seis marchas continuará a ser oforecido. Uma transmissão automática de dupla embreagem, a primeira num Type R, também pode acontecer opcionalmente.

Outro detalhe notado: o carro da geração atual vem equipado com pneus Continental SportContact 6, mas o novo carro usará pneus Michelin Pilot Sport 4S, em novas rodas pretas de 10 raios. Os freios Brembo também são visíveis no vídeo, e a grande asa traseira é mais sutil. Três pontas de escape continuam no meio do difusor traseiro. O Honda Civic Type R 2022 deve estar à venda até o final do ano. (MAO)

 

Toyota amplia oferta de peças novas para clássicos

Uma coisa que era raríssima no passado, e hoje fica cada vez mais comum, é a oferta de peças novas para carros antigos, com mais de 25 anos, pelo fabricante original. A pioneira nesta prática foi a Mercedes-Benz, que sempre alegou poder fornecer qualquer peça para qualquer Benz, Daimler ou Mercedes já fabricado. Até para o primeiro, o triciclo de Benz de 1886. Por um preço, claro.

Mas hoje a prática se expande a cada dia. A Toyota, como não poderia deixar de ser em seu novo papel de salvadora do automóvel, anunciou que vai expandir seu catálogo. A empresa já é conhecida por ter praticamente tudo para a maioria dos carros, mesmo em seu catálogo normal de produção, mas resolveu melhorar e organizar a parte de peças clássicas, já há algum tempo, por meio de seu “Heritage Parts Project”, administrado por seu braço entusiasta Gazoo Racing.

A atualização mais recente adiciona 56 componentes em cinco modelos, incluindo o ultra-raro e exótico 2000GT e o popular Land Cruiser FJ40, o nosso Bandeirante. Com 33 componentes, o maior número de novas ofertas de peças de reposição do Heritage Parts Project é justamente para o FJ40. Eles incluem componentes importantes como o cilindro mestre de partida e freio. Há também itens úteis, como a guarnição do pára-brisa, a luz do pisca dianteiro e a luz da placa de licença. Para decidir o que era necessário fornecer, a marca consultou clubes e usuários em 2021.

Peças para o Supra A70 e A80, bem como para o Corolla AE86 também fazem parte do pacote. Sete componentes novos agora estão disponíveis para o raro 2000GT: platô e disco de embreagem, mangueira de freio, eixo de entrada da transmissão, eixo de saída da transmissão, e eixos internos da transmissão manual.

A Toyota vai expor estas peças no seu estande do Tokyo Auto Salon deste ano. A partir de 1º de fevereiro, eles começarão a estar disponíveis nos concessionários da Toyota em todo o mundo. Mais uma iniciativa louvável da marca japonesa. (MAO)

 

Toyota mostra versão hardcore do Yaris GR, e o conceito GR GT3

O maior fabricante japonês não poderia deixar de fazer bonito no seu salão doméstico. No Salão de Tóquio deste ano, que está acontecendo agora, a Toyota mostrou carros definitivos e conceitos bem interessantes. Há uma versão mais esportiva do crossover bZ4X totalmente elétrico, e uma versão off-road do Lexus NX. Mas o que realmente interessa para a gente é o GRMN Yaris, e o carro de corrida conceito GR GT3.

Primeiro, o Yaris: o GRMN Yaris é uma versão ainda mais hardcore do já conhecido super-hot hatch da empresa, em edição limitada de 500 unidades. O GRMN Yaris é mais leve e mais focado, se não mais potente que o atual. Seu motor de três cilindros turbo de 1,6 litro ainda oferece os mesmos 268 cv disponíveis no modelo japonês “básico”. As melhorias se concentram na redução de peso, rigidez da estrutura, câmbio de relações mais curtas, e detalhes estéticos.

O carro é 20 kg mais leve, ao mesmo tempo que tem uma estrutura ainda mais rígida. A fibra de carbono é usada para o capô, teto e spoiler traseiro, e o banco traseiro também é removido. Para resistência, existem 565 pontos de solda a mais em comparação com o GR Yaris, um recurso de “preparação de fábrica” para rali usado desde tempos imemoriais.

Também é aproximadamente meia polegada mais largo, meia polegada mais baixo e possui uma caixa manual de seis marchas com relações de transmissão mais próximas. Um diferencial limited-slip também é parte do pacote. Você pode optar também pelo pacote extra “Circuit Package”: amortecedores Bilstein ajustáveis, freios maiores, rodas especiais de 18 polegadas, saias laterais e um spoiler dianteiro. Apenas 50 destes pacotes estará disponível para venda. Reservas já estão abertas através de um sistema de loteria para determinar quem poderá comprar um dos 500 GRMN Yaris. As entregas começam no verão japonês; os preços começam em ¥ 7.317.000, ou pouco menos de 360 mil reais, lá no Japão.

O conceito GR GT3 também foi mostrado, e é algo de dar água na boca. Parece um mash-up de 2000GT e Supra, bolado por um cientista maluco no futuro. Um conceito teoricamente de carro de competição, mas que com seu capô longo denotando motor dianteiro, parece mais de rua. A Toyota não oferece nenhuma informação sobre potência ou desempenho, simplesmente afirmando que o GR GT3 é um carro de desenvolvimento que visa atrair a atenção de potenciais pilotos da categoria GT3. O que quer que isso signifique. (MAO)


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