iniciada pela mercedes amg a filosofia one man one engine na qual cada motor de alto desempenho e montado inteiramente por uma unica pessoa — e no fim assinado por ela as vezes — e algo relativamente comum entre os carros de alto desempenho esse processo foi adotado ate mesmo pela gm que e um dos grandes simbolos da produçao em grande escala da industria automobilistica americana na produçao dos motores do corvette z06 veja os detalhes neste post o motivo e bastante simples no processo de linha de produçao cada operario cuida de apenas uma parte da montagem e a inspeçao de cada etapa e feita mecanicamente isso garante que nao haja falha humana em um processo que envolve dezenas de pessoas mas tambem nao impossibilita a construçao de componentes que demandam alta precisao e por isso que na hora de montar motores de altissimo desempenho as marcas optam por esse tipo de processo quando so uma pessoa e responsavel pela montagem do motor ela consegue trabalhar sem a pressao e a pressa da linha de produçao e tem mais tempo para selecionar os componentes e para inspecionar os procedimento de montagem garantindo a qualidade de construçao que esses motores exigem alem da mercedes e da gm quem tambem adota a filosofia de um motor por funcionario e a nissan cada um dos motores vr38 usados pelo gt r e por suas versoes de pista e montado por apenas um funcionario do inicio ao fim mas diferentemente dos alemaes e dos americanos que tem dezenas de artesaos se dedicando aos motores de alta performance a marca japonesa delegou o trabalho a apenas quatro funcionarios sim todos os motores do nissan gt r atualmente sao construidos por apenas quatro pessoas esses quatro caras ai embaixo seus nomes sao izymi shioya takumi kurosawa nobumitsu gozu e tsunemi oyama mas pode chama los de os quatro takumi a palavra japonesa significa artesao mas definir esses caras dessa forma seria simplista demais eles sao selecionados especialmente por sua expertise na montagem de motores e tambem por sua paixao pela marca como contam izumi shioya que esta na fabrica ha mais de 20 anos e pediu para trabalhar na nissan porque adorava o skyline e nobumitsu gozu que descobriu os nissan em um filme da tv e decidiu trabalhar na fabrica que fazia aqueles carros — e hoje dirige um gt r da geraçao anterior o mais velho deles takumi kurosawa esta na nissan desde 1980 e explica que fato de assinar cada um dos motores que fabrica faz com que ele se sinta um verdadeiro representante da marca e orgulhoso de seu trabalho a historia deste artesao que leva seu talento no proprio nome takumi tambem e um nome proprio japones e um pouco diferente dos outros tres kurosawa san era um jogador de futebol profissional no fim dos anos 1970 e um dia foi abordado pelo manager do nissan motors atual yokohama marinos para jogar pela equipe kurosawa estava lesionado e viu no time da nissan uma oportunidade de conseguir um trabalho que lhe garantisse o sustento no futuro assim ele aceitou a proposta um dia cansado da rotina de treinamentos fisicos ele perguntou aos chefes o que era produzido naquela fabrica foi apresentado ao lado industrial de seu time e acabou pedindo para trabalhar ali desde entao ele monta motores na fabrica da nissan em yokohama e atualmente alem dos vr38 dos gt r de rua ele tambem e responsavel pelos motores de corrida dos gt r que disputam a super gt300 homem vs maquina https //www youtube com/watch v=yg2lu7ct4wo cada motor do gt r tem 374 componentes colocados manualmente em seu devido lugar somente o aperto dos parafusos e feito por maquinas que controlam o torque exato necessario para prender virabrequim bielas cabeçotes carter balancins polias e tampas de valvulas repare no video que ha ate mesmo alguns numeros gravados a mao no eixo de saida do virabrequim do v6 isso aparece aos 1 42 nos primeiros anos do gt r r35 alguns procedimentos eram testados por computadores caso do assentamento das valvulas entre outros mas atualmente esse tipo de trabalho e feito manualmente para garantir precisao da montagem alem da montagem os takumi tambem sao responsaveis pela seleçao dos componentes e por todo o procedimento de testes do motor em bancada no final com a montagem concluida e a aprovaçao nos testes cada um deles certifica a qualidade da construçao com sua propria assinatura que vai estampada em uma plaqueta colada no bloco do v6 de 3 8 litros a assinatura como conta tsunemi oyama e uma forma de pressao sobre o trabalho dos takumi mas e uma pressao positiva que nao o deixa nervoso e sim concentrado alem disso o nome no motor demonstra comprometimento de fato a assinatura torna o motor algo especial como um carro de corridas do passado a plaqueta com o nome de um desses quatro mestres afasta a imagem de um processo frio e impessoal que e a montagem na linha de produçao e nos aproxima da dedicaçao desses trabalhadores a nissan conta que alguns proprietarios do gt r chegam a solicitar visitas a fabrica para conhecer o takumi que construiu o coraçao mecanico do seu carro embora seja um modelo mais antigo eu tambem tenho um gt r por isso entendo os clientes do gt r e coloco minha alma em cada motor esperando entregar a mesma sensaçao aos clientes nobumitsu gozu
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