carro tem pai e uma pergunta com muitas respostas essa claro que nao tem pai no sentido biblico; carros nao nascem sao produzidos com clones identicos enfileirados em linhas de montagem e saindo pela porta da fabrica como paezinhos indo para o forno sao coisas inanimadas e coisas inanimadas nao tem pai ou mae mas sao filhos do intelecto e trabalho de pessoas assim podem ser chamados de filhos sim; ainda que na vasta maioria das vezes sejam filhos de batalhoes inteiros de engenheiros com seus sargentos tenentes coroneis e generais alem da soldadela mas ninguem tem duvida que o mini original era de issigonis o lotus seven de chapman e o vw de ferdinand porsche por mais que mais gente tenha ajudado eles no projeto e outros tenham influenciado suas ideias alguns carros tem sim pais humanos bem definidos https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ o miura e um desses carros mas sendo ele o maximo que jamais vamos chegar em automovel nao poderia ser um so; nos humanos trabalhamos bem mesmo em equipe e nao sozinhos o miura tem seis pais ferruccio lamborghini; giotto bizzarrini; marcello gandini; gianpaolo dallara paolo stanzani e bob wallace o miura e mais que um carro e uma fabula jovens engenheiros e designers se juntando num momento unico da historia para criar algo que transcende o mero produto industrial https //flatout com br/todos os lamborghini miura/ pensei um bocado sobre isso sobre a paternidade de certos carros domingo passado no dia dos pais e resolvi entao esta semana contar para voces o que esses seis pais diziam de sua participaçao no carro em entrevistas diversas ao longo do tempo relatos em primeira mao de suas proprias experiencias https //flatout com br/gandini vs giugiaro quem desenhou o miura/ a historia toda do carro ja contamos algumas vezes aqui e nao vamos nos repetir; basta clicar nas materias cujos links deixamos aqui nesta introduçao a ideia aqui era ouvir das palavras desses cinco criadores em entrevistas diversas durante os anos a versao de cada um dessa incrivel historia cada um dos pais nos dizendo algo sobre o carro que os fez realmente famoso mas acabou ficando grande demais vamos entao dividi la em seis capitulos hoje começamos com o maior responsavel tecnico pela coisa toda o grande gianpaolo dallara eu nao sabia o quanto ainda precisava aprender dallara teve um inicio de carreira brilhante trabalhando com aerodinamica e tunel de vento para a ferrari antes mesmo de terminar a faculdade em milao isso o levou a um emprego em tempo integral sob o comando do lendario carlo chiti a partir de 1959 mas dallara logo se irritou com a vida de escritorio de um engenheiro junior com a maior parte do tempo dedicada a calculos eu queria participar de competiçao de corridas lembra ele na ferrari voce nao fazia isso ate ter experiencia entao ele foi para a maserati depois de apenas um ano na scuderia apesar dos esforços de seu pai para convence lo a desistir dallara e o chassi do miura jovem na maserati dallara teve seu primeiro gosto de corridas de verdade mas a maserati sempre oscilava perigosamente entre suas crises periodicas e o dinheiro para as corridas acabou precisando de um novo empregador dallara aceitou uma oferta de ferruccio lamborghini cuja empresa estava apenas começando a famosa foto com o miura wallace stanzani ferruccio lamborghini e dallara minha primeira pergunta foi voce vai correr e a lamborghini disse que sim lembra dallara eu ate fui assistir as 24 horas de le mans porque o plano era competir mas assim que comecei havia tanta coisa para fazer que nao tivemos tempo para pensar em corridas dallara tinha 27 anos quando começou na lamborghini em 1963 quando eu disse o que queriamos fazer o carro que eventualmente se tornaria o miura ferruccio lamborghini disse que acreditava que conseguiriamos diz dallara mas se eu soubesse o que sei hoje diria que nao que nao era capaz essa era a diferença — eu nao sabia o quanto ainda precisava aprender isso mesmo nao havia ninguem na empresa para dizer a esses jovens que o que queriam era impossivel entao eles foram la e criaram o miura dallara contou o resto da aventura em 2016 gt40 inspiraçao o ford gt40 com seu motor v8 central nos mostrou o caminho para o futuro e começamos a pensar em um carro com tres lugares e o motor 350/400 gt na traseira nosso motor de 12 cilindros era mais longo que o v8 americano entao para manter uma distancia entre eixos compacta optamos pela soluçao transversal o que nos forçou a inverter a rotaçao do virabrequim do sentido horario como nos carros com motor dianteiro para o anti horario essa soluçao tecnica mais do que qualquer outra coisa foi o verdadeiro desafio do miura pois nos forçou a reinventar muitos acessorios naquela epoca a experiencia era tudo porque havia menos ferramentas de calculo mas eramos todos muito jovens e tinhamos que descobrir como reinventar os distribuidores as bombas de oleo e agua e a transmissao começamos com uma embreagem multidisco do departamento de tratores da lamborghini diretamente na caixa de cambio mas era muito barulhenta e delicada e nao progressiva o suficiente para o uso normal em estradas outra soluçao foi compartilhar o oleo entre o motor e a caixa de cambio o que foi bom e nao criou problemas no inicio o primeiro chassi era muito leve entao adicionamos um pouco de metal mas nao queriamos adicionar muito peso e tinhamos que resolver os problemas de refrigeraçao se o carro fosse usado no transito urbano as temperaturas eram um problema para todos radiadores e ventiladores eram muito menos eficientes do que os de hoje repare onde fica o estepe o unico erro que me lembro foi instalar rodas do mesmo tamanho na dianteira e na traseira pensamos em colocar rodas maiores na traseira mas desistimos no entanto teria sido um problema no caso de um pneu furado e ainda sinto pena toda vez que vejo um carro moderno sem estepe ainda me lembro muito bem da primeira vez que vi como ficaria a carroceria quando mostramos o chassi no salao do automovel de turim bertone disse a ferruccio lamborghini que adoraria ter revestido a peça mais bonita do show e foi entao que os dois decidiram se tornar socios para criar a carroceria do novo carro no inverno fomos ver o primeiro rascunho de gandini vistas frontal e traseira e um esboço em preto e branco do interior todos concordamos que a versao final deveria permanecer exatamente como estava porque o formato era simplesmente perfeito o miura era belissima acredito que ele moldou a visao da lamborghini que temos ate hoje o chassi quando revelado ate aquele momento estavamos um degrau abaixo da ferrari; a partir do miura ferruccio lamborghini foi aceito como fabricante de automoveis ate mesmo pelos concorrentes e seus carros eram vistos como os mais avançados tecnologicamente a beleza do miura ajudou em suas vendas e isso nos ajudou o departamento tecnico a sermos perdoados por alguma deficiencia de qualidade o desenho de gandini nao mude nada a verdade e que todos nos tinhamos pouca experiencia; eu era um dos mais velhos com quatro ou cinco anos e mesmo depois do lançamento nunca tivemos um carro de teste de verdade assim que um carro ficava pronto ele era rodado um pouco e imediatamente vendido quando gerino gerini o distribuidor oficial em milao levou um carro para mostrar em cortina o resort de montanha italiano mais exclusivo ficamos assustados porque nunca tinhamos testado uma partida a frio antes quando ele voltou com uma longa lista de pedidos ficamos todos muito muito felizes mostrando o miura para chapman e jim clark lembro me do piloto de desenvolvimento bob wallace e roberto frignani engenheiro de testes de motores saindo de sant agata para dirigir o miura ate a sua hoje famosa apariçao em monaco para o grande premio eles tiveram que dirigi lo porque ninguem mais tinha certeza de que o carro duraria a viagem toda nem eles entao eles levaram alguns jogos completos de discos de embreagem o carro de monaco ainda tinha um motor com rotaçao no sentido horario e estava muito subdesenvolvido mas nao resistimos a mostrar ao mundo o que a pequena jovem e orgulhosa equipe de sant agata sonhava em construir o motor do miura que arquitetonicamente e um motor de f1 da maserati e neto do projeto original de giotto bizzarrini mas o dele era uma unidade de corrida e antes de entrar em produçao para o 350 e o 400 gt precisou de muito trabalho para se tornar uma unidade de carro de rua paolo stanzani com oliviero pedrazzi e achille bevini ambos da abarth fizeram todo o trabalho nos motores dallara hoje tive a sorte de fazer parte da equipe da lamborghini que desenvolveu o miura porque ele me deu a ideia de como um carro gt moderno deveria ser concebido e isso permaneceu comigo quando pouco antes do sv mudei para de tomaso eu queria participar de competiçao e a ford estava fazendo parceria entre de tomaso e o pantera e eu vi isso como um desenvolvimento perfeito da minha carreira mas ainda hoje tenho que admitir que sem a lamborghini e o miura a vida profissional de gianpaolo dallara teria sido muito diferente gianpaolo dallara apesar de sua longa carreira de muito sucesso que culmina na sua fabrica de carros de corrida com seu nome so comprou um miura para si quando completou 80 anos disse percebi que nao deveria adiar por muito mais tempo o seu carro na cor cinza era originalmente branco e foi vendido pela primeira vez na italia para um empresario em parma a apenas 40 km de varano de melegari cidade natal de dallara e sede da sua fabrica agora ele ocupa um lugar de destaque no museu vizinho da empresa a academia dallara gianpaolo aos 88 anos hoje continua vivo e ativo uma verdadeira lenda viva
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