sempre considerei o automovel como todo completo sem separaçao pelo menos no que diz respeito ao seu processo de design entre mecanica e estilo tanto em termos de funçao como de estetica a configuraçao mecanica original do miura condicionou a sua forma enquanto no countach aconteceu o contrario a forma condicionou a mecanica ambos foram o resultado de uma colaboraçao e de uma forma de pensar semelhante entre mim e os responsaveis pela mecanica como sempre tive um bom conhecimento tecnico do automovel na sua totalidade a estreita colaboraçao com os engenheiros sempre foi uma parte fundamental da minha forma de trabalhar desde a folha em branco ate a realizaçao do prototipo em funcionamento marcello gandini gandini e o miura em 2012 o lamborghini miura se nao for o mais bonito carro da historia certamente esta entre os melhores entre os designers costuma estar no topo quase todos eles concordam que nunca foi superado nao e a toa olhe para ele e masculino serio bravo indubitavelmente algo que nao se deve perturbar a toa chamamos ele de o miura nunca a ferrari como e tao comum ainda assim se toda mulher do mundo tivesse as ancas as curvas os cilios e a beleza de um miura a populaçao mundial pararia sua tendencia de diminuiçao imediatamente o miura e absolutamente impossivel de nao ser desejado o carro mais belo ja criado de alguma forma so carro era pouco para ele; foi o primeiro chamado de supercarro por isso mesmo sua autoria foi por muito tempo disputada nuccio bertone marcello gandini e giorgietto giugiaro em algum ponto da historia ja reivindicaram a autoria para si hoje com a evoluçao do conhecimento sobre a historia ha varias publicaçoes que esclareceram o caso e sabemos que e obra de marcello gandini gandini e miura em rara foto de epoca gandini e entao o capitulo 4 desta serie onde ouvimos a historia da criaçao do miura por meio de depoimentos de primeira mao; os seis pais do miura contando a historia do miura gandini chegou no projeto via bertone onde trabalhava depois do chassi pronto; mas o que fez em cima deste chassi e o que claramente criou a lenda do carro de forma definitiva https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 1 gianpaolo dallara/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 2 paolo stanzani/ https //flatout com br/os seis pais do miura capitulo 3 ferruccio lamborghini/ marcello gandini marcello gandini nasceu no mesmo ano de giugiaro e de fioravanti da pininfarina; juntos mudariam o design e a profissao de designers mas e giugiaro que sempre foi seu nemesis seu rival o unico que podia criar buracos na muralha da cuidadosamente construida por giugiaro; a fama de maior do mundo com nuccio bertone eram pessoas muito diferentes os dois apesar de semelhantes no talento giugiaro sempre construiu sua imagem e era uma pessoa ambiciosa um empresario latente alem de um designer tanto que acabou industrial criando sua ital design uma empresa gigante maior em seu auge que as tradicionais pininfarina ghia zagato ou bertone giugiaro e uma estrela um politico um empresario e mais famoso por mais tempo ja gandini queria ser um engenheiro um mecanico; gostava de automoveis e de competiçao e era um entusiasta mas seu talento para o desenho acaba fazendo ele enveredar por esta profissao segundo ele porque pagava melhor e nenhum outro motivo especifico sua vida toda porem disse que criava carros como uma coisa so dependente do que seria mecanicamente como disse na citaçao de abertura de uma entrevista para a forbes em 2021 era tambem educado polido recluso timido marcello nasceu em 26 de agosto de 1938 em turim em uma familia que respirava somente musica; seu pai era maestro de orquestra o pai queria que ele fosse pianista e de fato gandini tocou piano a vida toda ainda que nao profissionalmente mas o jovem abandonou a escola aos 18 anos para se dedicar a sua real paixao automoveis alguns desenhos de gandini na bertone nos anos 1970 começou a modificar carros de amigos e seus principalmente para provas de subida de montanha reza a lenda que certa vez ele serrou a traseira de um abarth 750 zagato e soldou tela de arame sobre o furo para ver se o carro mais leve andaria mais rapido essas experiencias o levaram a trabalhar como freelancer incluindo um cupe para a casa de design italiana touring e no inicio da decada de 1960 por meio de um amigo de um amigo ele foi convidado a mostrar seu trabalho ao chefe de design da bertone nuccio bertone gostava de trabalhar sozinho e quase recusou a proposta para vir a bertone em 1965 so por la nao poder mais fazer isso trabalhar sozinho graças a deus aceitou porem aos 27 anos começaria uma carreira sem par trabalhando para bertone bertone explica; lamborghini observa turim 1967 giuseppe nuccio bertone por sua vez nao desenhava nada ele mesmo era como um chefe de estudio dava direçao recusava conceitos e aprovava outros mas era um chefe de estudio diferente ao inves de varios designers brigando por aprovaçao metodo da industria inaugurado nos anos 1950 pela gm nuccio tinha somente um designer debaixo de si como na ordem dos cavaleiros jedi um mestre e um aprendiz apenas o designer de nuccio era sempre de extremo talento escolhido a dedo por ele; nao precisava ser peneirado de milhares como em estudios mundo afora; por isso este designer tambem trabalhava com mais liberdade nuccio bertone e o miura e facil diminuir a figura de bertone nessa historia mas nao podemos esquecer que e o logotipo da carrozzeria bertone que esta na lateral do miura; ele foi o contratado para desenhar e fabricar a carroceria simplesmente nao haveria miura sem ele nao uma replica mas uma evoluçao perfeita dos carros que competiam na mille miglia disse gandini sobre um de seus primeiros trabalhos na bertone dar forma ao fantastico chassi lamborghini com v12 central transversal traseiro mostrado em 1965 insistindo que foi apenas sorte com o miura tive muita sorte porque tudo naquele carro era uma questao de estar no lugar certo na hora certa o chassi no salao em 1965 pode tamanha humildade certamente ela vem do fato de que gandini desejava ele mesmo bolar o carro todo como fez muitas vezes depois mas nao no miura onde apenas recebeu um chassi pronto para desenhar uma carroceria em cima disse ele claro para mim o miura continua sendo uma das criaçoes das quais mais me orgulho mas devo admitir que sinto mais satisfaçao pessoal ao olhar para outros carros nos quais trabalhei nao apenas no estilo mas em todo o projeto o miura aos meus olhos e um projeto de outra pessoa que eu personalizei o maior orgulho que sinto e quando estou envolvido em toda a arquitetura do carro mesmo que o projeto nao se torne famoso ou sequer entre em produçao e prefiro trabalhar em carros pequenos produzidos em grande escala porque neles voce pode inovar mais do que em supercarros o esboço original mas certamente sabia que tinha criado algo grande desde o primeiro momento em que apresentei minha ideia eles demonstraram grande entusiasmo; essa reaçao me ajudou porque quando um designer ve que sua ideia e apreciada isso aumenta sua confiança em si mesmo e no projeto outro desenho de gandini ouvir as pessoas dizerem que o miura e um dos carros mais bonitos de todos os tempos e um grande elogio mas o credito por isso nao e so meu porque a sorte teve um papel importante o miura e tao bonito porque sem ser uma replica e uma evoluçao perfeita dos carros esportivos que competiram na mille miglia nas decadas de 1950 e 1960 quando projetei o miura o carro estava sob os olhos do publico e foi imediatamente amado por seu formato agressivo porem elegante e como tudo aconteceu ferruccio lamborghini e nuccio bertone conversaram ja no salao de turim de 1965 quando o chassi foi exposto; o entusiasmo de bertone por aquilo fez aparecer um acordo verbal ja ali ai conta gandini logo apos o salao de turim gianpaolo dallara e paolo stanzani capitaneados pelo proprio ferruccio vieram a grugliasco na sede da bertone; o acordo verbal entre ferruccio lamborghini e nuccio bertone ja havia sido feito e eles vieram para ver se o projeto poderia ser realizado recebi essa nova tarefa me mostraram um modelo 1 1 do chassi e me deram um prazo de 20 dias sim 20 dias para finaliza lo para mim quando voce esta focado em fazer algo seu unico proposito e fazer um bom trabalho questionando se constantemente para resolver as centenas de duvidas que voce tem as perguntas que voce tenta responder o estimulam a fazer melhor e eu nunca paro de me perguntar o que poderia ser feito para melhorar um projeto mesmo assim como todo bom engenheiro que no fundo era gandini achava que poderia ter feito melhor o que eu adoraria eram pneus de perfil mais baixo mas eles ficaram disponiveis tarde demais para a primeira e a segunda series os pneus antigos eram inadequados para realçar o visual do miura sendo muito altos e estreitos aqui novamente o sv capitaneado por stanzani parece ter resolvido todos os problemas do carro na opiniao de gandini tambem sv paralamas traseiros alargados somente com o sv tivemos pneus maiores para superar essa limitaçao visual para que pudessemos adicionar um pouco de atitude e tambem tornar alguns detalhes mais suaves nao devemos esquecer que o miura nao e um carro grande e que sua bitola e de apenas 1 76 metros a mesma de um carro urbano de 2015 https //flatout com br/todos os lamborghini miura/ incrivelmente o impacto de ter feito o miura nao bateu imediatamente em gandini que disse em retrospectiva o unico arrependimento que tenho e nao ter sentido o impacto inicial algo que outros se lembram muito bem para mim como a pessoa diretamente envolvida na criaçao do primeiro prototipo de estilo nao foi surpresa porque vi o carro sendo montado dia apos dia peça por peça mas como genuino entusiasta do automovel lembra se muito bem do que era o carro na sua epoca por outro lado lembro me bem das vezes em que me deram o miura para dirigir mesmo quando ainda era um prototipo e estavamos trabalhando em algumas modificaçoes certa vez dirigindo em direçao ao valle di susa a policia me parou porque eu estava a 150 km/h em uma zona de 50 km/h sem duvida o miura sempre foi um carro divertido de dirigir o miura continua sendo uma das minhas memorias mais importantes mas se naquele dia eu nao tivesse sido encarregado do projeto minha carreira nao teria sido muito diferente meu estilo ja era conhecido e apreciado e poucos dias depois de terminar o miura eu ja estava trabalhando no design do prototipo do lamborghini marzal tambem tenho boas lembranças de um projeto do espada de quatro portas de 1973 que nunca foi construido mas ainda seria lindo hoje com o countach seguinte nao tive tanta sorte o carro era bom caso contrario o formato nao teria sido mantido por 17 anos mas demorou um pouco para as pessoas o assimilarem o mais incrivel e que mesmo sendo um dos maiores designers que ja viveram gandini tinha sua profissao como segunda opçao algo que teve que fazer por ser pago por ela era em seu coraçao um engenheiro de automoveis disse ele o caso e que nunca me formei em faculdade nenhuma; sou o resultado da minha paixao por carros e do liceo artistico escola secundaria de artes onde desenvolvi minha habilidade em design meu desejo sempre foi projetar a parte mecanica de um carro mas precisava trabalhar entao comecei imediatamente ai bertone me contratou e o resto voces ja sabem a vida parece tem vontades que a gente nao entende; feliz e aquele que entende que o controle nosso e apenas parcial e o que aparece na nossa frente e o caminho que devemos seguir na maioria das vezes como e o caso de mais este criador do fantastico miura marcello gandini
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