mesmo quem nunca foi a um autodromo — quanto mais a um autodromo famoso — sabe apontar um circuito preferido e um trecho marcante pois foi justamente isso o que pedimos para nossos leitores e agora temos a lista com algumas das curvas retas e seçoes mais legais do automobilismo eau rouge — spa francorchamps belgica encabeçando a lista o trecho mais famoso de spa francorchamps a curva mais alucinante do automobilismo um s de alta velocidade que vem depois de uma bela descida graças a repentina variaçao de relevo de repente voce esta em uma subida forças g verticais imensas atuam verticalmente sobre o carro e o piloto precisa contorna la de pe embaixo quase sem curso de suspensao — que ja esta quase toda comprimida o que torna incrivelmente facil uma perda de controle como se nao bastasse ela termina em uma curva de direita quase cega — e o piloto ainda precisa carregar bastante velocidade por ela porque depois vem uma reta voce pode ler mais sobre os desafios de eau rouge neste post corkscrew — laguna seca eua quem joga gran turismo lembra muito bem do saca rolha de laguna seca voce se prepara para uma curva a direita em uma subida com ponto de tangencia encoberto pelo cume cego seguido por uma repentina queda na elevaçao e um desafio muito grande contorna la com perfeiçao e nao e raro que em games e corridas amadoras os pilotos prefiram pegar um atalho pelos bancos de areia tunel de monaco [youtube id= bqr5h0wum u width= 620 height= 350 ] todo o circuito de monaco e um dos mais emocionantes do automobilismo — um circuito de rua que alterna como poucos curvas extremamente tecnicas e trechos de alta velocidade mas apesar de suas varias curvas iconicas como o s da piscina e o grampo do fairmont hotel um dos trechos mais marcantes e o tunel — o ronco dos carros e amplificado a velocidade e bem alta e as luzes dao um show a parte para completar depois do circuito vem uma chicane que tecnicamente e o unico ponto de ultrapassagem do circuito caracciola karussel ou simplesmente o carrossel — nurburgring nordschleife alemanha o karussel e uma das curvas mais lentas de nurburgring mas e tambem uma das mais iconicas e uma das duas curvas inclinadas do circuito e no lado de fora e pavimentada em concreto trata se de um longo grampo extremamente desgastante para os pilotos que precisam segurar com força o carro e tambem fornece um belo espetaculo visual — tanto que e um dos locais favoritos dos fotografos de automobilismo graças a baixa velocidade dos carros e a variaçao de angulo provocada pelo desenho da curva s do senna — interlagos em 1989 a formula 1 voltava para interlagos depois de um jejum de nove anos em que o gp do brasil foi disputado no rio de janeiro no extinto autodromo de jacarepagua contudo para que isso pudesse ocorrer o traçado passou por uma serie de reformas para se adequar aos carros mais rapidos e as crescentes exigencias de segurança e tambem por uma repaginaçao na infraestrutura com novos boxes e arquibancadas seguindo sugestoes de ayrton senna o circuito foi encurtado e recebeu um s para ligar as duas retas do novo traçado 130r — suzuka japao [youtube id= ncl8bbkm9t8 width= 620 height= 350 ] a curva 130r e a assinatura do circuito de suzuka projetado como pista de testes da honda ela recebeu este nome por causa de seu raio de 130 metros e pode ser contornada de pe embaixo a mais de 300 km/h na formula 1 ela e a curva que mais exerce forças — ate 4 g depois de um acidente grave em 2002 com o piloto allan mcnish que escapou praticamente ileso a curva foi modificada para ter dois pontos de tangencia o que em tese a tornaria mais segura contudo em 2003 o piloto de motogp daijiro kato sofreu um acidente na 130r e morreu — o que significa que mesmo depois das mudanças 130r continua sendo extremamente perigosa curva 8 — istambul turquia o circuito de istambul inaugurado em 2005 e um dos unicos projetados por hermann tilke que nao tem o estigma de ser extremamente entediante parte disto se deve a curva 8 com quatro pontos de tangencia que e costuma ser comparada a 130r por ser contornada em alta velocidade exercendo muita força de aceleraçao lateral sobre o carro e o piloto os esses — road atlanta eua entre as curvas tres e cinco do circuito de road atlanta ficam os famosos esses — uma combinaçao de tres curvas com aclives e declives que permitem uma trajetoria quase reta e muito rapida porem com uma boa dose de tecnica necessaria tambem da para ver boa parte do traçado enquanto se percorre os esses o que pode te ajudar a entender o circuito como um todo e estudar melhor seus tempos de volta e uma das pistas favoritas dos jogadores na serie forza motorsport mount panorama australia e dificil escolher um trecho marcante em mount panorama tambem conhecida como bathurst — todos os leitores que citaram o circuito australiano onde ocorrem as provas da v8 supercars disseram que todo o circuito e marcante de fato mount panorama e um traçado longo mais de 6 km bastante tecnico e na contramao dos circuitos modernos com uma grande variaçao entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo 174 metros de diferença se for para escolher uma parte que seja o trecho no topo da montanha especialmente estreito e muito rapido cercado por muros qualquer erro pode ter consequencias desastrosas reta mulsanne — circuit de la sarthe frança [youtube id= pcj9dvam6ey width= 620 height= 350 ] o palco das 24 horas de le mans e um circuito de rua com 13 km de extensao cujo trecho mais marcante e sem duvida a reta mulsanne onde o porsche 917 alcançou mais de 380 km/h na decada de 60 e os prototipos do grupo c ja passaram de 400 km/h nos anos 80 ate 1990 era uma reta de 6 km ininterruptos porem preocupada com a segurança dos pilotos a fia decidiu que nao sancionaria um circuito que tivesse uma reta de mais de 2 km de duraçao por isso naquele nao foram adicionadas duas chicanes ao circuito contudo os carros foram ficando cada vez mais rapido e hoje a media de velocidade do circuito e de 247 km/h — bem proxima dos 251 km/h que o porsche 917 estabeleceu como recorde em seus anos de ouro
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