com a formula 1 prestes a passar por uma mudança drastica no regulamento a maior dos ultimos anos que transformara ate mesmo o visual dos monopostos a temporada de 2020 tinha tudo para ser um marasmo so mas as coisas começaram a esquentar graças a mercedes amg que esta sob escrutinio da organizaçao por um suposto aparato proibido em seus carros como noticiado ontem 20 aparentemente a mercedes criou um sistema que permite ao piloto alterar o angulo de convergencia/divergencia das rodas dianteiras ao mover o volante para frente e para tras o suposto recurso foi flagrado em um onboard de lewis hamilton recapitulando o que foi dito no zero a 300 de ontem a ideia aumentar a convergencia das rodas nos trechos de alta velocidade reduzindo a temperatura e o desgaste dos pneus e consequentemente ganhando velocidade nos trechos mais travados a divergencia e mantida e o carro ganha em aderencia na hora de atacar as curvas mas o desgaste e o ganho de temperatura sao maiores https //www youtube com/watch v=u_ukhnjlsqs obviamente quando foi detectado pelo publico e pelas outras equipes o sistema batizado dual steering axis das causou polemica mas a mercedes se defendeu dizendo que a fia ja sabe do sistema e de fato o mesmo foi liberado hoje 21 pela fia visto que nao pode ser entendido como um arranjo de suspensao ajustavel com todo este assunto em pauta porem e inevitavel lembrar de outros carros e tecnologias que acabaram banidos ou quase banidos da formula 1 e de outras categorias por serem inovadores demais e acabarem ganhando vantagens que os organizadores das provas ou mesmo as outras equipes consideraram injustas afinal ninguem gosta de ser passado para tras pelos espertos mas felizmente a aposentadoria nao relevou estes carros ao esquecimento pelo contrario hoje em dia eles tendem a ser celebrados pelos fas como simbolos da genialidade da engenharia e da sagacidade de seus projetistas lotus 78 na segunda metade da decada de 70 os bolidos negros da lotus ja nao tinham a mesma competitividade do velho 72 que acabou sendo convocado de volta as pistas provisoriamente depois de observar o caça bombardeiro de havilland mosquito colin chapman escreveu um estudo de 27 paginas imaginando que sua aerodinamica invertida poderia produzir o efeito solo e aumentar a aderencia dos carros nas curvas usando como base os elementos do lotus 72 e do 77 porem com sidepods projetados como asas invertidas para gerar downforce chapman chegou ao lotus 78 o primeiro carro asa bem sucedido da f1 a superioridade do carro asa da lotus levou a equipe ao seu ultimo titulo de construtores e mario andretti a conquista do campeonato de 1978 nos anos seguintes o unico adversario do carro asa da lotus foi seu cambio fragil embora praticamente todas as equipes tivessem adotado o conceito no desenvolvimento de seus carros em 1983 depois dos acidentes de gilles villeneuve e didier pironi a fia decidiu revisar o regulamento para aumentar a segurança dos carros e proibiu os carros asa obrigando o uso do fundo plano lotus 88 se o lotus 78 foi o primeiro carro asa bem sucedido da formula 1 o lotus 88 levou o conceito muito mais alem ele tinha um chassi duplo a porçao interna era a que abrigava o cockpit e era tambem onde a suspensao ficava fixada a porçao externa por sua vez cumpria a funçao aerodinamica agregando em uma unica estrutura o spoiler dianteiro e a asa traseira ambos completamente integrados toda a a estrutura externa na verdade atuava como um grande dispositivo de efeito solo naturalmente a grande eficiencia do conjunto fez com que as outras equipes logo protestassem usando como argumento o fato de o chassi interno mover se de forma independente tecnicamente o chassi todo enquadrava se como um componente aerodinamico movel algo proibido pelo regulamento assim o lotus 88 foi banido na metade da temporada de 1981 brabham bt46b depois que a lotus provou a eficacia do efeito solo seu projetista o genial gordon murray decidiu levar a ideia de tirar o ar de baixo do carro ao extremo ele instalou um exaustor na traseira do brabham bt46b e conectou ele ao motor para que girasse mais rapido a medida em que a rotaçao subia esses exaustores sugavam o ar sob o carro formando uma area de baixissima pressao aerodinamica que aumentava a downforce o bt46b foi usado em apenas uma corrida o gp da suecia de 1978 com niki lauda ao volante mesmo tendo vencido a prova lauda nao gostou de pilotar o carro e as demais equipes nao gostaram nem um pouco da superioridade o bt46b na epoca o dono da brabham era bernie ecclestone que estava dando os primeiros passos em sua carreira de dirigente ele foi ameaçado pelo construtores de f1 que ameaçaram retirar o apoio a ecclestone na associaçao de construtores a foca caso o bt46b nao fosse imediatamente retirado das competiçoes com bernie a frente de tudo ha 30 anos nao precisamos dizer o que aconteceu nao e mesmo https //www youtube com/watch v=b294rfwj1qe no video acima gordon murray conta que nao imaginava que o caro seria tao rapido ele era rapido a ponto de envergonhar os demais quinze anos mais tarde o lendario projetista aproveitaria a ideia em seu supercarro o mclaren f1 que usava extratores de ar no assoalho para aumentar a downforce tyrrell 012 se voce procurar o artigo sobre o tyrrell 012 o carro usado pela equipe britanica em 1984 vai encontrar informaçoes interessantes a seu respeito como o fato de ele ser o primeiro da tyrrell a usar um monocoque de fibra de carbono ou de ser muito leve agil e rapido; ou de ser o unico no grid naquele ano a insistir no uso de um v8 naturalmente aspirado o cosworth dfv em vez de se render aos motores turbo mas nao vai encontrar nenhuma mençao sobre sua caracteristica mais intrigante e controversa os freios arrefecidos a liquido os freios eram na verdade convencionais o sistema de arrefecimento era preenchido com agua e chumbo antes da pesagem a fim de que o carro tivesse o peso minimo permitido durante a pesagem inicial o sistema era drenado ao longo da corrida e na pratica o carro rodava abaixo do peso durante boa parte da prova o sistema entao tinha o reservatorio de fluido reabastecido novamente antes da inspeçao final nao demorou muito para que a artimanha da tyrrell fosse descoberta e a equipe desclassificada da temporada brawn bgp 001 a brawn gp e uma equipe notavel por diversos motivos talvez o maior deles tenha sido o fato de em 2009 seu unico ano na formula 1 ter conquistado tanto o titulo dos construtores quanto os pilotos com jenson button enquanto rubens barrichello foi o terceiro colocado o carro usado pela brawn gp o bgp 001 foi desenvolvido pela honda que detinha as operaçoes da equipe mas decidiu abandonar a formula 1 no ultimo instante deixando o chefe de equipe ross brawn com um batata quente nas maos em vez de jogar a batata fora brawn decidiu aproveita la e assim de ultima hora surgiu a brawn gp foi a honda portanto quem criou o difusor duplo usado pelo bgp 001 uma peça que melhorava a eficiencia aerodinamica do carro aproveitando a estrutura de absorçao de impactos na traseira era uma bela sacada visto que o regulamento da f1 havia acabado de mudar e os apendices aerodinamicos na carroceria passaram a ser proibidos com o difusor duplo o ganho de downforce e consequentemente aderencia nas curvas era tao significativo que a brawn disparou na frente das outras equipes logo no inicio do campeonato williams e toyota ainda surgiram com suas proprias versoes mas aquele era mesmo o ano da brawn antes do inicio da terceira etapa o gp da china em abril de 2009 as equipes que nao usavam o difusor duplo enviaram uma reclamaçao formal para que a fia tornasse o equipamento ilegal sem sucesso ou seja os difusores duplos da brawn estao entre os unicos equipamentos desta lista que nao foram banidos dauer porsche 962 em 1992 a fia mudou as regras para o world sportscar championship que viu diminuir o numero dos entao dominantes porsche 962 alguns permaneceram em le mans mas foram tolhidos pelas novas regras e impossibilitados de disputar a vitoria geral em 1993 contudo a aco instituiu um novo regulamento para a classe gt e a porsche encontrou uma brecha https //www youtube com/watch v=yuyi1lt6gug os 962 que haviam sido modificados para andar em vias publicas agora poderiam disputar a corrida e vence la seus imensos tanques de combustivel permitiam ficar na pista por mais tempo que seus oponentes dando ao 962 da classe gt a vitoria geral em 1994 imediatamente a aco mudou o regulamento novamente e tirou os 962 de cena para sempre dodge daytona/plymouth superbird quando os carros da nascar eram realmente stock ou seja carros de rua modificados para correr nas pistas sem estruturas tubulares sob bolhas de fibra movidas por motores padronizados eles tinham aerodinamica semelhante a de um tijolo em 1969 algum engenheiro da dodge tentou resolver o problema instalando um cone na dianteira do charger e uma enorme asa na traseira e rebatizou o carro de dodge daytona o mitico piloto richard petty na epoca contratado pela plymouth percebeu as vantagens e solicitou a plymouth que fizesse algo semelhante o pedido foi inicialmente rejeitado mas em algum momento da historia os engenheiros da plymouth começaram a trabalhar no superbird e acabaram produzindo 2000 unidades necessarias para homologaçao https //www youtube com/watch v=1g oh5xnv_s os aero cars conquistaram a maioria das vitorias em 1969 e 1970 ate que os comissarios da nascar mudaram o regulamento preocupados com as velocidades perigosamente altas e com o fato de os carros nao se parecerem com nada muito popular nas ruas banindo os das pistas da temporada de 1971 outra versao da historia diz que a ford teve influencia nesse banimento pois nao conseguiu fazer um carro para rivalizar com o daytona e o superbird contudo a marca do oval azul chegou a produzir uma versao aerodinamica do torino que nunca se tornou realidade justamente por conta do banimento dos aero cars contamos a historia deste torino neste post caçador de estrelas bica votnamis era um imigrante romeno que depois de correr varias provas com carreteras e carros de turismo decidiu construir seu proprio bolida para as mil milhas brasileiras de 1967 inspirado no caça lockheed f 104 starfighter bica projetou um carro ousado e revolucionario ele usaria um chassi treliçado tubular e carroceria de aluminio entre os eixos o romeno brasileiro instalaria um motor v8 265 4 3 litros de corvette usado em suas carreteras e o cockpit seria montado sobre o eixo dianteiro tal como uma kombi que cedeu a coluna de direçao ao prototipo de bica em cinco meses o carro batizado de caçador de estrelas ficou pronto mas durante os treinos a direçao da prova achou a maquina perigosa demais e proibiu sua participaçao williams fw08d no inicio da era turbo da f1 a williams nao conseguiu um motor para fazer frente aos poderosos renault e ferrari a soluçao foi investir na aerodinamica e em inovaçoes mecanicas no final de 81 patrick head resolveu adaptar um projeto de seis rodas ao fw07e mas ao contrario do que fez a tyrrell anos antes usou um eixo duplo na traseira uma decisao acertada que fez o carro veloz nas retas e tambem na saida das curvas devido a area de contato das rodas traseiras mesmo sendo algo adaptado keke rosberg superou o tempo de volta do renault turbo de alain prost https //www youtube com/watch v=nterkxx_vbu sir frank levou o projeto adiante e construiu um carro projetado desde o começo para andar com seis rodas o fw08 no primeiro teste do novo carro rosberg quebrou o recorde de donnington park mas a fia diante dessa superioridade mudou o regulamento em 1983 determinando que os carros devem ter obrigatoriamente quatro rodas mazda 787b os motores rotativos conseguem gerar potencia elevada com menos deslocamento que os motores de pistao sao mais leves tem funcionamento mais simples e menos massa inercial por isso eliminam a vibraçao decorrente de aceleraçoes e desaceleraçoes para a ediçao de 1991 das 24 horas de le mans a mazda equipou seus 787b com um motor wankel de quatro rotores de 2 6 litros de deslocamento total que gerava 700 cv a estratosfericos 9000 rpm seguramente as 24 horas mais barulhentas de le mans como comprova o video abaixo https //www youtube com/watch v=qtuepwhnxmu os mazda chegaram em primeiro sexto e oitavo lugares sendo a primeira vitoria japonesa em la sarthe e a unica de um motor rotativo no ano seguinte a fia decidiu banir o uso de motores rotativos argumentando que nao ha parametros para equivalencia com os motores de pistao williams fw15c cvt https //www youtube com/watch v=x3upbkxmrto no começo da decada de 90 os bolidos de outro planeta da williams projetados por adrian newey e patrick head tinham suspensao ativa computadorizada e aerodinamica muito superior a dos concorrentes com eles a equipe conquistou o titulo de pilotos em 1992 com nigel mansell e em 1993 com alain prost alem de faturar tambem o campeonato mundial de construtores nesses dois anos parecia nao haver limites para a genialidade da dupla newey head que prepararam um cambio cvt para a temporada de 1994 a transmissao variavel permitiria que o motor trabalhasse em uma faixa de rotaçao ideal o que significa praticamente 100% de aproveitamento da potencia gerada e ainda eliminaria os inconvenientes mecanicos de uma troca de marchas o carro tinha tudo para ser novamente insuperavel quando a fia mais uma vez decidiu salvar o esporte e baniu qualquer tipo de auxilio eletronico para a temporada seguinte tomando o cuidado de nao deixar brechas no regulamento e como se nao bastasse proibiu o uso de transmissao continua variavel brabham bt49 nao bastasse o fan car em 1981 a brabham estreou outro carro controverso o bt49 que trazia como tecnologia proibida a suspensao hidropneumatica na temporada anterior a fia havia banido o uso de saias laterais moveis e estabelecido uma altura minima em relaçao ao solo de 60 mm tudo para limitar o emprego do efeito solo a logica era simples as saias laterais rentes ao solo prendiam o fluxo de ar sob o assoalho aumentando sua velocidade e consequentemente reduzindo a pressao aerodinamica assim era como se o carro fosse sugado em direçao ao piso sem poder usar este recurso os engenheiros da brabham encontraram uma soluçao bastante engenhosa na suspensao hidropneumatica com o carro parado as molas a ar mantinham o bt49c na altura minima exigida pelo regulamento agora com o carro em alta velocidade a downforce comprimia as molas pneumaticas e reduziam drasticamente a altura do carro e como era impossivel medir a altura do carro com o mesmo em movimento a brabham conseguiu se safar com um sistema capaz de produzir ainda mais downforce sem que ninguem percebesse ate o fim da temporada de 1981 na qual nelson piquet venceu o titulo dos pilotos com o bt49 benetton b194 em 1994 nao havia combinaçao de carro e piloto mais competitiva que michael schumacher ao volante do benetton b194 o carro projetado por rory byrne era movido por um v8 ford cosworth zetec r e com ele schumacher conquistou oito vitorias na temporada o suficiente para garantir lhe seu primeiro titulo como piloto e o vice campeonato a benetton ao longo do ano as equipes rivais começaram a suspeitar do benetton b194 ele era um dos mais fracos do grid por que era tao competitivo a desconfiança era que a benetton estava empregando um sistema eletronico de controle de traçao algo que havia acabado de ser banido da formula 1 https //www youtube com/watch v=npaz5lomndo sob pressao a fia decidiu começar uma investigaçao e descobriu entre os sistemas eletronicos do carro um programa de controle de largada mas nada de controle de traçao o que acabou fazendo com que as queixas fossem arquivadas ate hoje porem ha quem nao compre esta historia red bull rb7 um dos mais recentes deste post e o red bull rb7 que em 2011 criou polemica com sua asa dianteira flexivel que nas curvas sobrava se em direçao ao asfalto e com isto ajudava a produzir mais downforce quem apontou a possivel artimanha foi lewis hamilton ao ser questionado sobre a vitoria facil da red bull racing no gp da australia primeira corrida da temporada de 2011 ele so respondeu dizendo voces viram a asa dianteira do carro do vettel https //www youtube com/watch v=quglientwdo para hamilton o truque era responsavel por pelo menos meio segundo de vantagem para os carros da red bull a cada volta e poderia ser considerado um componente aerodinamico ativo que desta forma deveria ser banido a resposta de chalie whiting na epoca diretor de provas da fia disse apos o escrutinio da organizaçao que as asas simplesmente nao eram flexiveis na epoca o site auto123 conversou com um engenheiro da formula 1 que nao quis se identificar e segundo ele seria inviavel produzir uma asa flexivel que produzisse mais downforce apenas nas curvas ela tambem atuaria nas retas produzindo mais downforce e consequentemente mais arrasto o que na melhor das hipoteses anularia a vantagem obtida nas curvas sua explicaçao para o aparente movimento da asa dianteira era simples as suspensao do red bull rb7 era mais macia e mais complacente e por isto causava a impressao de que a asa inclinava se nas curvas o caso acabou encerrado pouco tempo depois renault r26 em 2005 a renault adotou um sistema interessante um amortecedor de massa na forma de pesos suspenso por molas laminares na dianteira e na traseira que contrabalançavam o movimento vertical do carro de modo a mante lo mais proximo do chao explicamos a logica por tras neste post que citamos a seguir sem suspensao ativa para controlar a altura e compensar a carga das transferencias de peso os franceses viram neste sistema uma forma de estabilizar as oscilaçoes inerentes a um carro de formula 1 ao passar pelas zebras e ondulaçoes na pista essas oscilaçoes sao prejudiciais a aerodinamica porque afetam o fluxo de ar sob o carro — um fluxo essencial para produzir uma quantidade constante de downforce tendo encontrado uma brecha no regulamento a renault criou um amortecedor de massa para mitigar estas oscilaçoes prejudiciais ele consistia em um cilindro com uma placa de metal de 9 kg apoiada em uma mola e suspensa por outra que repetia a frequencia da oscilaçao do carro no sentido contrario o que estabilizava o chassi com o fluxo de ar ideal a renault obteve vantagem aerodinamica sobre os rivais e se tornou a grande força daquele inicio de campeonato ate que as demais equipes descobriram e fizeram suas proprias versoes — o que levou ao banimento do dispositivo chaparral 2j o chaparral 2j foi o primeiro carro de corrida a explorar o efeito solo ativamente para isso alem do v8 chevrolet usado para impulsionar o carro ele tinha ainda um motor de snowmobile para tocar os exaustores na traseira o principio do funcionamento era o que todos hoje conhecemos como efeito solo os exaustores tiravam o ar sob o carro criando uma area de baixa pressao aerodinamica enquanto o ar sobre a carroceria exercia uma pressao muito maior https //www youtube com/watch v=capyt8wcnok com isso ele conseguia muito mais velocidade em curvas o que resultou em uma vantagem imensa sobre os rivais contudo os fiscais da canam nao gostaram de ver os detritos atirados em outros carros junto com o ar sugado do chao e proibiram o dispositivo ao final da temporada de 1970 a unica disputada pelo chaparral 2j
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.