na semana passada a tvr anunciou que voltara a fabricar automoveis em 2017 e que logo de cara trara dois modelos totalmente ineditos tudo bem que nao foi a primeira vez nem segunda terceira ou quarta que ouvimos esta promessa mas com gordon murray e a cosworth envolvidos parece que agora vai por isso nada mais justo que selecionarmos alguns dos modelos da tvr que nos deixam mais felizes pela volta da companhia nao e mesmo entao sem mais delongas ou frescuras como todo bom tvr diga se ai vai a lista tvr grantura eis o carro que começou tudo quer dizer quase isto a tvr começou como uma pequena oficina que consertava e restaurava carros picapes e caminhoes em blackpool seu fundador trevor wilkinson era um entusiasta dos automoveis que nasceu em 1923 largou os estudos aos 14 anos para aprender mecanica em 1946 abriu a trevcar motors que no ano seguinte passou a se chamar tvr engineering e voce nao precisa ser nenhum genio para sacar que a companhia foi batizada usando as letras do nome de seu fundador nao e o fato e que em 1949 trevor e seu socio jack pickard construiram um pequeno esportivo com chassi tubular cockpit aberto e para lamas destacados da carroceria nos moldes do lotus seven e o batizaram simplesmente como tvr one ao longo dos anos seriam construidos o tvr two e o tvr three ate que em 1958 o primeiro carro de verdade da companhia foi apresentado o grantura o grantura era um cupe com estrutura tubular do tipo espinha dorsal como os lotus suspensao derivada do fusca serio e carroceria de fibra de vidro estabelecendo o metodo de construçao que seria empregado em virtualmente todos os tvr produzidos desde entao seu motor no inicio era um coventry climax fwa de quatro cilindros e apenas 1 098 cm³ que apesar do pequeno deslocamento produzia respeitaveis 71 cv [youtube id= 1fugwhiy4e4 width= 620 height= 350 ] cerca de 800 carros foram fabricados ao longo dos nove anos de vida do grantura que em sua terceira e final evoluçao tinha entre eixos mais longo uma entrada de ar maior na dianteira e um motor de 1 8 litro e 96 cv sendo capaz de atingir os 179 km/h o que definitivamente nao era nada mau contudo o carro que deu inicio a tradiçao de colocar motores grandes e potentes em carros leves e puristas foi outro tvr griffith 400 pequeno leve com dois lugares e um motor v8 debaixo do capo nao ha melhor resumo para o griffith do que este baseado no grantura porem mais encorpado o griffith 400 foi lançado em 1964 o primeiro tvr a empregar um motor v8 nada menos que o small block windsor de 289 pol³ 4 7 litros do ford mustang a historia por tras de seu surgimento e para la de interessante jack griffith era dono de uma rede de concessionarias nos eua que vendia esportivos ingleses em especial o tvr grantura e o ac cobra como sabemos o cobra surgiu quando carroll shelby decidiu instalar o motor v8 ford no roadster ac ace voce ja deve ter sacado o que aconteceu depois nao e nao ok la vai diz a historia que durante um jantar com carroll shelby griffith disse que se colocasse o motor v8 do cobra em um tvr grantura o carro ficaria melhor e rapido do que a criaçao de shelby pois era mais leve e usava um sistema de suspensao mais avançado independente por braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos foto jymp/flickr griffith convenceu a tvr a ceder lhe um grantura sem motor e cambio para que ele testasse sua ideia depois de adaptar o chassi a marteladas griffith conseguiu instalar o v8 289 no grantura o carro resultante era um verdadeiro foguete para a epoca sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos com maxima de 240 km/h griffith batizou o carro resultante com seu sobrenome e nao demorou para que ele fosse começasse a ser produzido em serie apesar da fama de ser um carro arisco e dificil de controlar o griffith fez relativo sucesso com cerca de 260 unidades produzidas ate 1967 seu sucesso so nao foi maior porque a tvr passava por problemas financeiros e sua divisao americana onde o griffith era produzido encerrou as atividades tvr v8s em 1981 a tvr foi comprada por um empresario chamado peter wheeler ex engenheiro quimico que fez sua fortuna vendendo equipamentos para a industria petroleira britanica depois de comprar um carro da tvr ele decidiu comprar a companhia e o primeiro grande ançamento da marca com o novo dono foi o s series de 1986 o carro foi anunciado no salao do automovel de birmingham em 1986 e começou a ser fabricado ainda naquele ano as versoes mais baratas usavam o motor v6 cologne da ford de 2 8 litros e 160 cv ou 2 9 litros e 170 cv [youtube id= 2 cggbzutju width= 620 height= 350 ] contudo a melhor versao era o v8s que era movido por um v8 rover de quatro litros com injeçao eletronica de combustivel e 240 cv a 5 250 rpm e 37 3 mkgf de torque a 3 000 rpm suficientes para chegar aos 100 km/h em 4 9 segundos para se ter uma ideia isto tornava o v8s mais veloz que um dos supercarros mais importantes da epoca a ferrari testarossa que tinha um v12 de 4 9 litros e 395 cv e precisava de 5 3 segundos para chegar aos 100 km/h dos pouco mais de 2 600 tvr s series produzidos entre 1986 e 1994 410 eram v8s alem de ser a mais veloz a versao tambem era a mais luxuosa com couro e madeira no interior alem de vidros e retrovisores eletricos nada mau para um carro que tinha lanternas traseiras de escort tvr 350i ao mesmo tempo em que o s series se tornava um sucesso de vendas e melhorava consideravelmente a situaçao financeira da tvr a fabricante apostava em um estilo totalmente diferente com o tasmin lançado em 1980 inspirado pelos esportivos de motor central traseiro como o lotus esprit o tasmin tinha carroceria em formato de cunha e deu origem a toda uma familia de modelos que ficou conhecida como wedge series sendo que wedge significa cunha em ingles o mais famoso deles foi o 350i lançado em 1983 ja sob a supervisao de peter wheeler enquanto o tasmin trazia diversos componentes de origem ford o motor era o v6 cologne de 2 8 litros e 160 cv; a suspensao era do ford cortina; os freios do ford granada e a transmissao do ford sierra o 350i adotou um v8 rover de 3 5 litros e 190 cv suficientes para chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos com maxima de 209 km/h o 350i foi produzido ate 1989 e uma versao atualizada de seu chassi espinha dorsal foi empregada no esportivo que inaugurou aquela que para muita gente foi a decada de ouro da tvr os anos 90 tvr griffith 500 lançado em 1991 o griffith era uma homenagem direta ao modelo de mesmo nome dos anos 60 mas sua filosofia era diferente se voce tem boa memoria deve saber que o ano de 1989 marcou a chegada do mazda mx 5 miata e o apelo purista do roadster leve e barato de traçao traseira japones contaminou os ingleses contudo o griffith adicionava mais um elemento a equaçao potencia esta vinha de um v8 rover com deslocamento ampliado para cinco litros e capacidade para entregar 345 cv suficientes para leva lo aos 100 km/h em apenas 4 1 segundos a transmissao era manual de cinco marchas sem exceçoes foto sinky911/flickr seu estilo era extremamente elegante com uma carroceria de fibra de vidro com linhas limpas farois cobertos por uma camada de acrilico capo longo e traseira curta a suspensao usava braços triangulares sobrepostos na dianteira e na traseira com amortecedores pressurizados a gas e barras estabilizadoras aliada a leveza e boa distribuiçao de massas o resultado era um carro dinamicamente equilibrado e muito agil caracteristicas que garantiram boas vendas e mais de 2 500 unidades produzidas ate 2002 tvr chimaera o chimaera e o irmao do griffith lançado em 1992 usava a mesma plataforma e o mesmo motor rover porem trazia um estilo mais classico inspirado nos roadsters dos anos 50 interior mais luxuoso e espaçoso e suspensao mais macia mais apropriada a proposta de um grand tourer que tal um pouco de magenta a lista de opcionais bem grande para um tvr direçao assistida ar condicionado alto falantes traseiros disqueteira para seis cds revestimento de couro bancos aquecidos volante de madeira tapetes de la e ate emblemas dourados no mais o desempenho era praticamente o mesmo do griffith tvr cerbera apresentado em 1996 o cerbera foi o terceiro modelo totalmente novo lançado na chamada era wheeler e o primeiro a ser um cupe e nao um roadster ele tambem foi o primeiro a nao trazer um motor rover debaixo do capo e sim propulsores projetados pela propria tvr o seis em linha speed six de quatro litros com comando duplo no cabeçote 24 valvulas e 355 cv; e o v8 speed eight que tinha um angulo de 75° entre as bancadas de cilindros e em sua versao mais potente entregava 446 cv suficientes para chegar aos 100 km/h em 3 9 segundos o cerbera tambem foi o primeiro tvr da epoca a ter quatro lugares na configuraçao 2+2 seu interior era completamente diferente daquele encontrado nos outros dois carros e tinha como principal peculiaridade o volante de dois raios desenhado assim porque havia instrumentos posicionados abaixo da coluna de direçao foi o cerbera o carro que serviu de base para um dos tvr mais insanos ja feitos ainda que tenha sido apenas um prototipo tvr speed 12 em 1997 um ano depois do lançamento do cerbera a tvr decidiu usa lo como base para um conceito de superesportivo que por sua vez seria o ponto de partida para um carro de competiçao para a categoria gt1 da fia no inicio de seu desenvolvimento o carro chamava se tvr project 7/12 em referencia ao deslocamento de 7 7 litros e aos 12 cilindros do motor este em essencia era composto por dois seis em linha speed six unidos pelo virabrequim e com cabeçotes retrabalhados entregava mais de 1 000 cv os numeros exatos de potencia e torque jamais foram confirmados por testes oficiais peter wheeler chegou a mencionar que um teste em dinamometro registrou 1 000 cv mas a maquina acabou quebrando a meta da tvr era superar o mclaren f1 e em diversas ocasioes a marca mencionou a imprensa que o objetivo era uma velocidade maxima de mais de 386 km/h a versao de competiçao chegou a correr na categoria gt2 da fia porem a potencia do motor foi limitada a 675 cv usando restritores de ar nos coletores de admissao [youtube id= vlucyh2o4wy width= 620 height= 350 ] o speed 12 ja tinha ate preço custaria £ 188 mil o que faria dele o tvr mais caro da historia e a companhia havia recebido alguns depositos adiantados porem o projeto foi cancelado pelo proprio peter wheeler que apos testar um dos prototipos de pre produçao declarou que o carro era potente demais e inutilizavel em vias publicas que o diga qualquer um que o tenha pilotado em gran turismo 2 os depositos foram devolvidos tvr tuscan speed six o sagaris e um dos tvr mais estupidos ja feitos ja vamos chegar nele mas e se voce quiser um tvr que nao va tentar te matar tanto assim voce procura um tuscan ele foi o modelo mais duradouro da fase moderna da tvr sendo vendido de 1999 a 2006 o que tambem faz dele o unico tvr projetado na era wheeler que tambem foi vendido quando a companhia pertencia ao russo nikolay smolensky ah e foi o tuscan que serviu de base para o sagaris [youtube id= icac0efabpo width= 620 height= 350 ] o grande barato do tuscan e que por baixo da carroceria de visual elegante ha um esportivo de desempenho quase identico ao do sagaris com o seis em linha de quatro litros sendo capaz de entregar 355 cv e com eles levar o carro ate os 100 km/h em pouco mais de quatro segundos a partir de 2003 a potencia subiu para 400 cv abaixando o 0 100 km/h para apenas 3 8 segundos tvr sagaris eis o mais famoso dos tvr modernos o sagaris conhecido como o carro que quer te matar como o speed 12 ele foi produzido com as corridas de endurance em mente porem nao era extremo como ele nao da mesma forma o motor era uma versao ainda mais apimentada do seis em linha speed six deslocando quatro litros e entregando 385 cv e o cambio era manual de cinco marchas era potencia o bastante para chegar aos 100 km/h em 3 7 segundos com maxima de 289 km/h rapido sem duvida mas nao foi esta a unica razao para a fama de assassino do sagaris seu visual com farois que lembram olhos raivosos entradas e saidas de ar por todos os lados e um excentrico spoiler de acrilico transparente na traseira tambem ajudou mas havia outra coisa o sagaris começou a ser desenvolvido em 2003 e a produçao teve inicio em 2005 a epoca a legislaçao europeia exigia que todos os carros tivessem freios abs e airbags dianteiros porem peter wheeler insistiu em nao incorpora los ao sagaris segundo ele tais dispositivos deixavam os motoristas confiantes demais e portanto mais propensos a pilotar de forma arriscada o sagaris tambem nao oferecia qualquer tipo de assistencia eletronica como controles eletronicos de estabilidade e traçao [youtube id= yaznyejbk1i width= 620 height= 350 ] e perigoso pode ate ser mas esperamos que os novos tvr continuem assim
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