e facil entender por que o motor v8 ls da general motors e tao popular ele e tradicional robusto potente e possui uma vasta oferta de peças para manutençao e preparaçao mas sabe do que ele precisa de quatro cilindros a mais ou ao menos esta e a opiniao de uma empresa chamada race cast que contrariando o senso comum nao fica nos eua mas sim na australia ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] faz pelo menos quatro anos que a race cast esta aperfeiçoando seu motor v12 ls isto mesmo um motor de 12 cilindros como em uma ferrari ou lamborghini; porem com comando no bloco e virabrequim cruzado como em um corvette ou camaro das antigas para quem gosta de torque em baixa e lenta embaralhada e como entrar no paraiso ou melhor ouvir o paraiso eis um video de 2016 no qual os caras estavam testando uma versao preliminar do motor v12 ls em um dinamometro de bancada https //youtu be/p7zkruuu30e aqui eles mesmos demonstraram o potencial do motor para loucuras que tal uma besta aquela mesmo que te levava para a escola na decada de 1990 com um v12 central dianteiro veja a em açao a partir dos 4 30 do video https //www youtube com/watch v= kmeztwjou4 quando falamos em loucura nao estamos brincando os caras simplesmente adaptaram a estrutura da besta para acomodar o v12 e seus coletores de escape feitos sob medida e mantiveram seus demais aspectos tecnicos como a suspensao por feixes de mola longitudinais por sorte tratava se apenas de uma plataforma de testes para o motor porque a dinamica de uma van com um v12 de mais de 800 cv sem outras modificaçoes para equilibrar as coisas deve ser um perigo a race cast teve a ideia ha cerca de cinco anos quando matt corish um dos fundadores da empresa percebeu que havia muitos projetos extremamente sofisticados com quase tudo feito sob medida chassi suspensao carroceria e interior e debaixo do capo um v8 ls de prateleira sem qualquer tipo de modificaçao sendo dono de uma empresa que ja fazia motores v8 sob medida matt decidiu elevar o nivel e oferecer um motor maior e mais potente porem que tivesse a mesma arquitetura e a mesma disponibilidade de peças que o popular motor de oito cilindros da gm e ao mesmo tempo que fizesse o carro equipado com ele se destacar dos demais https //www youtube com/watch v=psqjs6wiaey o camaro do video acima e um exemplo um carro bem mais sofisticado que a besta v12 feito para o sema show em 2016 ele aproveitou o primeiro motor que a race cast fez usando seus proprios moldes com 12 corpos de borboleta individuais ele foi acertado com o comando de valvulas mais manso para entregar por volta de 800 cv mas nao precisa de mais que um comando mais bravo para garantir pelo menos 1 000 cv e ele e totalmente legalizado para rodar em vias publicas https //www facebook com/172862989741381/videos/695513764142965 mas afinal como o v12 ls surgiu e como ele e feito o primeiro prototipo do motor v12 ls foi feito juntando dois blocos de holden commodore mais cabeçotes virabrequim e comando de valvulas feitos sob medida so para ver se daria certo e deu logo de cara o motor entregou 700 cv no dinamometro o projeto foi refinado ao longo do tempo mas a empresa fez questao de manter o maximo de compatibilidade possivel com os componentes de preparaçao ja disponiveis no aftermarket assim embora o bloco seja feito sob medida bem como o virabrequim os cabeçotes e o comando de valvulas demais peças como as proprias pistoes bielas aneis e demais perifericos sao os mesmos ja empregados em motores ls preparados pistoes wiseco ou je e bielas k1 por exemplo sao totalmente compativeis bem como peças fornecidas por outras empresas a race cast diz que embora o projeto tenha começado como um copia e cola partindo do v8 e adicionando mais meio v8 eles aproveitaram a oportunidade para melhorar alguns pontos como a adiçao de reforços entre as bancadas de cilindros alem de redesenhar as galerias de arrefecimento para melhorar sua eficiencia a empresa oferece versoes de aluminio ou de ferro fundido dependendo da aplicaçao a versao de aluminio pesa 191 kg enquanto o motor com bloco de ferro fundido pesa 265 kg e uma diferença de 74 kg porem o bloco de ferro fundido e consideravelmente mais resistente e por conta disto mais indicada para projetos sobrealimentados com bastante pressao isto posto a montagem do motor e identica independentemente do material usado no bloco com bloco de ferro fundido o motor tem 9 5 litros de deslocamento 580 pol³ com 104 7 mm de diametro e 92 mm de curso ja o bloco de aluminio tem cilindros de diametro ligeiramente menor com 103 2 mm o que resulta em deslocamento de 9 2 litros 564 pol³ ambos porem tem potencial para entregar entre 700 e 800 cv dependendo do acerto usando um comando de valvulas mais manso com comando bravo de competiçao a potencia pode passar dos 1 000 cv usando combustivel de alta octanagem mais de 100 ron isto sem qualquer tipo de induçao forçada e importante frisar que apesar do deslocamento astronomico o v12 ls continua sendo um small block motores big block tem diametro dos cilindros muito maior paredes muito mais grossas cabeçotes gigantescos pistoes e bielas muito mais robustos enfim dimensoes totalmente superlativas como o juliano explicou no dicionario muscle car nao ha uma distinçao oficial entre big block e small block mas a diferença e visivel tecnicamente mesmo que vosse um v16 o motor da race cast continuaria sendo um small block um dos pontos positivos do v12 ls em relaçao ao v8 e o equilibrio inerente a esta configuraçao a ordem de igniçao e a quantidade de cilindros bem como o angulo de 90° entre as bancadas a race cast diz que isto torna seu v12 apropriado para uma grande variedade de project cars incluindo automoveis que vem de fabrica com motor seis em linha ou v8 segundo eles o motor e cerca de 22 cm mais longo que um v8 small block ls com praticamente o mesmo comprimento de um seis em linha moderno https //www youtube com/watch v=4ssa_o4ggha a race cast oferece algumas opçoes para quem quiser comprar seu motor e possivel adquirir o bloco acompanhado de componentes como cabeçotes juntas comando tampa de valvulas de modo que o cliente possa monta lo com componentes a escolha por us$ 29 300 cerca de r$ 152 300 em conversao direta quem preferir pode comprar o motor ja com pistoes je e bielas k1 mais tudo o que for necessario para monta lo por us$ 44 500 cerca de r$ 231 300 ; ou entao investir logo em um turn key incluindo sistema de injeçao haltech e toda a eletronica pronto para instalar e rodar por us$ 55 200 por volta de r$ 287 000 estes sao os preços de base e podem variar dependendo das especificaçoes escolhidas a empresa so nao fornece coletores de escape visto que estes geralmente precisam ser feitos sob medida para cada projeto dependendo das dimensoes do cofre; e nem o sistema de arrefecimento no caso deste ultimo porem eles recomendam o uso de um radiador similar ao de um v8 big block basicamente pelo preço certo a race cast da o caminho das pedras para quem quiser montar um monstro de 12 cilindros
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