imagine que o plymouth prowler e o shelby cobra vivessem juntos em pecado e juntos concebessem um filho bastardo o resultado e o panoz roadster john phillips iii toda vez que alguem fala de um novo carro hibrido minha mente imediatamente presta atençao e fica atraida so que hoje em dia e sempre uma decepçao; hibrido virou um carro com propulsao hibrida eletrico combustao interna quando comecei a me interessar por carros hibrido significava algo muito mais legal um chassi europeu com um motor americano a formula entao parecia ser o melhor de dois mundos os americanos eram otimos em fazer motores a maioria v8 sensacionais baratos potentes torcudos duraveis simples e ate leves e compactos relativamente a seu deslocamento mas sempre vinham em chassis flacidos bolados para se andar num pais sem curvas e aparentemente sem necessidade de freio tambem os europeus tinham chassis sofisticados e freios otimos mas frequentemente com motores que apesar de entusiasmados eram fracos e pouco confiaveis misturar os dois sempre dava coisa boa de shelby cobra a iso grifo de facel vega a jensen interceptor em 1949 o ingles gente boa sidney allard cria um roadster chamado j2 depois j2x evoluido que podia usar qualquer motor americano que se desejasse; o melhor deles era equipado com o novo cadillac v8 de alta compressao e valvulas no cabeçote um monstro o minimo possivel de carro o maximo possivel de motor os j2x eram sensacionais uma das primeiras vezes que se juntava um carro esporte realmente pequeno com um motor realmente grande uma sensaçao impar que ate hoje da agua na boca do entusiasta [caption id= attachment_274559 align= aligncenter width= 640 ] o allard j2[/caption] o sucessor espiritual do allard j2x e bem mais famoso juntando um carro esporte ingles o ac ace com suspensoes independentes nas quatro rodas e comportamento impecavel em direçao esportiva com um novo v8 bloco pequeno da ford o improvavel piloto e criador de galinhas texano carrol shelby cria o cobra uma das lendas mais duradouras da historia do automovel um bastardo maravilhoso criado nao por uma empresa famosa ou um desejo de venda mas pelo puro desejo de se andar rapido de verdade a formula e tao inesquecivel que teima em nao morrer milhares de replicas de cobra aparecem mundo afora a todo tipo de preço e qualidade ao fim dos anos 1980 bob lutz entao na chrysler leva o seu autokraft cobra mkiv efetivamente um cobra original em aluminio mas com mecanica de mustang para uma volta no fim de semana volta desse passeio com uma ideia na cabeça o dodge viper [caption id= attachment_274560 align= aligncenter width= 999 ] autokraft cobra mkiv[/caption] o viper e uma clara reinterpretaçao do j2x/cobra para os anos 1990 mas nao e a mais perfeita porque o chrysler nao e um hibrido afinal de contas e um carro americano em seu todo por isso e grande largo com pneus enormes e com um motor gigante um v10 de oito litros muito legal tambem e no tema nao me entendam mal; mas um pouco fora do conceito original de carro pequeno e motor grande mais para carro medio motor gigante a melhor reediçao do cobra para os anos 1990 e bem menos conhecida mas nao por isso menos interessante o panoz roadster e esta historia como nao poderia deixar de ser começa na europa um carro irlandes a irlanda e conhecida por muitas coisas james joyce o trevo shamrock o cabelo vermelho os leprechauns o consumo de uisque maior que o de agua mas nao por fabricar automoveis alguns carros irlandeses existiram claro o mais famoso deles certamente o de lorean apesar da empresa ter sede nos eua mas a tentativa de carro irlandes que nos interessa aqui e outra [caption id= attachment_274526 align= aligncenter width= 800 ] tmc costin[/caption] no inicio dos anos 1980 quatro irmaos thompson val peter sean e anthony criam uma empresa chamada thompson motor company tmc o nome parece suntuoso mas as ambiçoes eram pequenas produzir um lotus seven melhorado na irlanda para projeta lo contratam um nome de peso frank costin famoso pelo trabalho com a lotus e carros de madeira como o marcos em 1983 e lançado o tmc costin o spaceframe de costin era original e diferente do seven em tres modulos uma seçao central onde o passageiro se senta que permitia montagem de portas ausentes no seven lembrem um subframe na frente ao qual o motor e a suspensao eram aparafusados e finalmente uma estrutura para apoiar a suspensao traseira com isso era um carro fechado com teto de lona removivel tinha portas e janelas e ate um porta malas que incrivelmente tinha bancos +2 virados para a traseira do carro opcionalmente a mecanica era como o seven ford ohv 1600 de 84 cv mas o tmc costin foi um fracasso vendendo apenas 39 unidades antes da falencia da empresa americanos na europa e aqui que nossa historia chega em um certo medico americano o dr don panoz um fumante inveterado ate sua morte silk cuts a marca que patrocinou a jaguar em le mans dr panoz certa vez impedido de fumar em um hospital imagina uma maneira de fumar sem fumar um patch de nicotina ironicamente para um entusiasta do cigarro sua invençao seria no futuro a mais eficaz e popular maneira de combater o vicio e tendo patenteado sua invençao o faria rico alem de seus mais loucos sonhos [caption id= attachment_274561 align= aligncenter width= 999 ] dr don panoz[/caption] para chegar no seu adesivo transdermico muita pesquisa foi necessaria porem em 1969 depois de desentendimentos com seus parceiros de pesquisa o dr panoz consegue financiamento para fundar uma empresa de pesquisa a elan corporation em dublin na irlanda muda se para a irlanda com sua familia e la trabalha ate conseguir sua patente em 1986 [caption id= attachment_274532 align= aligncenter width= 999 ] a irlanda esta no centro do logotipo da panoz [/caption] o seu filho daniel danny panoz era um entusiasta de automoveis e competiçao morando na irlanda inevitavelmente acaba por conhecer a tmc e seu seven irlandes e ate trabalhar um pouco com eles quando a empresa acaba em 1987 danny ja tem uma ideia na cabeça estranhamente muito parecida com a de carrol shelby em 1964 se o tmc costin ja era tao legal com apenas 84 cv como seria com um v8 americano de mais de quatro litros seu pai ja se tornara um milionario neste ponto e planejava a volta da familia para os eua mas topou a ideia em 1988 danny panoz compra o que podia ser aproveitado da falencia da tmc o ferramental do chassi e os seus desenhos alem disso contrata os serviços do mecanico e soldador mick murphy e de um dos irmaos thompson sean o engenheiro da familia tudo se muda da irlanda para braselton georgia casa da nova empresa panoz auto development nasce o panoz roadster o carro de danny panoz seria um hibrido classico baseado nas contidas dimensoes do chassi do seven irlandes mas com um v8 americano claro o dinheiro de seu pai o ajuda a fazer um trabalho decente; a maioria das empresas deste tipo nao sobrevive aos primeiros cinco anos de projeto sem vender nada mas isto nao era problema aqui [caption id= attachment_274562 align= aligncenter width= 999 ] o capo original nao tinha scoop [/caption] o chassi foi extensamente modificado para receber componentes ford americanos outra semelhança com o cobra o motor v8 302 ohv do mustang de entao com injeçao multiponto e 215 cv o mais importante aqui e que usando este motor seus catalizadores e escape pouco modificado a homologaçao do ford podia ser usada para vender o panoz todos os tubos do chassi eram maiores em bitola que no tmc e agora em aço inoxidavel para durarem para sempre na traseira um eixo de fairlane era montado mas com os 5 links do mustang para controlar o eixo traseiro mais perfeitamente a suspensao dianteira era baseada na do tmc costin duplo a sobreposto com mola/amortecedor concentricos coilovers era mais parruda para aguentar mais peso e totalmente cromada para aparencia mais rica os freios eram os discos nas quatro rodas tambem do mustang com valvula proporcionadora diferente claro mas sem abs a transmissao era a borg warner t 5 manual de cinco velocidades um novo desenho de carroceria era necessario visto que algo tao feio quanto o carro original nao vendia nem na irlanda quanto mais no mais exigente mercado americano panoz contrata um designer americano recem demitido da porsche e agora fazendo serviços por contrato nos eua freeman thomas depois do panoz roadster thomas ficaria famoso na vw desenhou o new beetle original e o primeiro audi tt e depois se torna executivo na chrysler e ford alem de formar o famoso clubinho de porschistas r gruppe o seu desenho para o carro nao e uma obra prima porem; arredondado e meio gordinho chama a atençao e original mas nao pode ser chamado de bonito a pior parte e o para brisa por algum motivo thomas usou uma peça de vw 1303 super beetle nos eua que nao ornava em nada com o resto do carro mas de novo pelo menos original danny panoz foi original na carroceria tambem ao inves de usar fibra de vidro como a maioria dos fabricantes de carros deste tipo elevou o nivel de seu carro ao usar aluminio e diferente dos ingleses e italianos que batem esse tipo de carroceria em chapas a mao num trabalho demorado e pouco eficiente panoz ferramentou tudo a um custo gigantesco as chapas nao eram estampadas eram termoformadas o metodo consiste em aquecer as chapas a quase 500°c depois coloca las em moldes para conformaçao dentro do carro o painel aproveitava os instrumentos do mustang mas montados bem no centro a la etios o carro completo pesava apenas 1050 kg e com isso era seriamente rapido 0 96 km/h em 4 8 segundos segundo a car & driver americana nao era barato u$ 44 000 00 e um detalhe importante o teto era a moda antiga tendo que ser montado feito uma tenda nao tinha vidros que sobem e descem nas portas e nem travas externas hardcore [caption id= attachment_274528 align= aligncenter width= 999 ] rinspeed roadster[/caption] lançado em 1992 44 carros foram fabricados e vendidos ate 1995 entre eles seis carros vendidos na europa pela rinspeed a maluca marca suissa redecorava o carro inteiro com motivos psicodelicos e o vendia como rinspeed roadster sc r [caption id= attachment_274527 align= aligncenter width= 999 ] o interior psicodelico do rinspeed note o telefone [/caption] o aiv roadster em 1996 aparecia a segunda geraçao do panoz agora chamado aiv aluminuim intensive vehicle veiculo intensivo em aluminio um projeto que praticamente abandonava as origens do carro em sua extrutura agora com a ajuda da alcan e do especialista em extrusao de aluminio alumax o chassi era praticamente todo em aluminio tambem o motor agora era o moderno v8 dohc com 4 valvulas por cilindro e 4 6 litros do mustang cobra e para instala lo e certifica lo para o mercado americano a empresa de jack roush foi contratada este acordo incluia a venda do aiv nos 24 concessionarios ford americanos autorizados a instalar equipamentos roush; uma garantia de 3 anos era oferecida o carro era maior tambem no cockpit para acomodar melhor o fisico americano a estrutura central de aluminio usava como o lotus elise barras extrudadas de aluminio coladas e rebitadas a suspensao traseira era agora independente tambem usando os componentes do ford thunderbird as rodas agora eram de 18 polegadas e os freios enormes discos de 13 polegadas ainda assim o comprimento total era o mesmo de um miata pouco menos que 4 metros em um entre eixos de 2654 mm o novo motor um belissimo e moderno v8 todo em aluminio capaz de chegar a 7000rpm com extrema suavidade e linearidade ainda assim era maior e mais pesado que o anterior o que junto com as outras modificaçoes fizeram um carro mais pesado 1223 kg mas ainda assim agora eram 305cv a 5800 rpm e 41 5 mkgf a 4800 rpm; o desempenho melhora sensivelmente a revista car & driver faz o 0 96 km/h em iguais 4 8 segundos mas o quarto de milha e bem mais rapido 13 6 segundos a velocidade maxima de 220 km/h mostra tambem como o carro era mais potente o anterior nao chegava a 200 o panoz aiv roadster era um carro para puristas apesar de contar com ar condicionado um porta malas decente e som de primeira linha o teto era ainda a mesma tenda bom so para emergencias como o cobra antes dele senta se em cima do carro e nao dentro exposto ao mundo la fora e catapultado ao horizonte por um v8 grande forte girador e esportivo nao e para quem sofre de problemas do coraçao certamente mas isso tambem junto com um preço alto de u$57 000 00 faz um carro com apelo limitado nessa mesma epoca a mitsubishi lançava a versao conversivel com teto rigido robotizado de seu 3000gt; um carro bem menos esportivo mas ao mesmo preço muito mais usavel e com apelo entre o publico com seu entao inedito teto rigido transformer todos sabemos para que lado o publico se moveu apenas 176 aiv’s sao vendidos ate 1999 quando cessa sua produçao um cobra moderno quase perfeito mas um sem o sucesso de seus antecessores; o mundo se movia adiante e nao havia mais lugar para algo tao malpassado e sangrando pelo prato todo simplesmente se tornou demodee a panoz ja lançara entao o esperante um carro mais usavel com vidros que sobem e descem eletricamente nas portas e um teto conversivel que nao precisa um livro de instruçao e um escoteiro chefe para ser levantado a panoz tambem iniciava um forte programa de competiçao que faria a companhia um icone do esporte motor americano mas esta e outra historia para outro dia
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