foi o grande acontecimento do gp da gra bretanha logo na primeira volta lewis hamilton e max verstappen disputando a ponta dividindo a entrada da copse hamilton por dentro max por fora fechando para a tangencia hamilton tem um pequeno sobre esterço max avista hamilton e chega a fazer uma pequena correçao tentando tirar o carro os dois se tocam max roda e sai arremessado em direçao a barreira de pneus hamilton e punido com uma parada de dez segundos max e levado ao hospital tonto e com dores no ombro pudera o impacto apesar de ter acontecido contra uma barreira de pneus submeteu o jovem holandes a uma desaceleraçao de 51g — ou seja 51 vezes a aceleraçao da gravidade e um numero impressionante afinal o corpo humano dificilmente tolera mais de 6g continuamente contudo esse nivel de desaceleraçao e relativamente comum quando se fala em acidentes de monopostos porque o que se mede quando se fala em desaceleraçao de 51g e simplesmente a grandeza desta desaceleraçao em relaçao a aceleraçao da gravidade 9 8 m/s² — os 51g correspondem a 51x9 8 ou quase 500 m/s² https //www youtube com/watch v=qtdpqqqwp_m portanto quanto mais rapido o acidente contra uma barreira estatica maior tende a ser a desaceleraçao qualquer escapada em uma curva de alta por exemplo resulta em um acidente com uma desaceleraçao expressiva porque raramente os acidentes contra barreiras na f1 e indy acontecem abaixo dos 150 km/h e 250 km/h um impacto de 150 km/h produz facilmente uma desaceleraçao de 20g os carros de f1 alias tem um sensor de desaceleraçao que e ativado a partir de 18g — isso porque a frenagem do carro pode atingir facilmente 6g e um impacto comum no qual o piloto sai p*** joga o volante longe e chuta o pneu revoltado pode chegar a 10g se o sensor for ativado o piloto precisa passar por observaçao medica para certificar que esta tudo ok apesar disso quando se fala de acidentes e desaceleraçoes violentas e importante ressaltar que a desaceleraçao por si nao tem grande potencial de lesoes severas porque o corpo do piloto e submetido a esta força durante um espaço muito curto de tempo — literalmente uma fraçao de segundo visto que o impacto e o rebote dos acidentes normalmente duram entre 40 ms e 100 ms ou seja entre 0 04 e 0 1 segundo carlos sainz nos treinos livres do gp da russia de 2015 por exemplo sofreu uma desaceleraçao de 46g e apesar de ter sido conduzido de helicoptero ao hospital foi liberado para disputar a corrida no domingo um espirro produz uma aceleraçao de 2g sobre seu pescoço um tackle de rugbi produz uma desaceleraçao de ate 21g o potencial lesivo esta na associaçao da desaceleraçao a um impacto direto do corpo ou do equipamento de proteçao do piloto contra um objeto ou nos movimentos corporais resultantes da desaceleraçao e por isso que o hans se tornou obrigatorio ele literalmente trava a cabeça e o pescoço do piloto para que nao ocorram movimentos capazes de lesionar a coluna e a base do cranio o acidente de dale earnhardt sr que motivou a obrigatoriedade do hans teve uma desaceleraçao de cerca de 50g — um numero relativamente normal nos ovais americanos — contudo foi o movimento de sua cabeça/pescoço que causaram a fratura basilar que o matou https //www youtube com/watch v=qqzpbfi5cc4 tambem e por isso que os cintos de segurança sao mais largos nos restritores do torax para diminuir a pressao sobre o corpo em caso de impacto a pressao e força aplicada a area lembra uma força x aplicada em uma area maior produzira menos pressao do que se fosse aplicada em uma area menor se os cintos fossem finos como um cabo de acelerador eles teriam potencial para lacerar o corpo do piloto em caso de desaceleraçao forte jules bianchi sofreu uma desaceleraçao de 58g mas sua lesao cerebral foi decorrente do choque de seu capacete diretamente contra a maquina que operava na area de escape ayrton senna sofreu uma desaceleraçao semelhante mas foi fatalmente ferido porque sua cabeça bateu contra o cockpit e porque sofreu um impacto de um braço da suspensao/roda na regiao do arco superciliar em ratzenberger a violencia do impacto foi grande cerca de 90g e o movimento da cabeça/pescoço causou lesoes fatais na base do cranio com exceçoes como a de ratzenberger a maioria dos acidentes fatais nao aconteceu em desaceleraçoes violentas e muitos acidentes com desaceleraçoes altissimas resultaram em pequenas lesoes algumas fraturas ou no maximo um afastamento porem sem sequelas fisicas robert kubica 75g um dos acidentes mais violentos da era recente da formula 1 aconteceu com robert kubica no gp do canada de 2007 o polones tentava ultrapassar jarno trulli na 26ª quando tocou o toyota do italiano foi para a grama e acertou uma saliencia que o lançou contra um muro de concreto https //www youtube com/watch v=vaupu4eqml8 mesmo sem as tres rodas e com o bico do carro destruido o bmw continuou rolando na pista ate parar tombado na area de escape kubica sofreu uma desaceleraçao de 75g no primeiro impacto mas saiu do acidente com apenas uma concussao leve e uma torçao no tornozelo romain grosjean 67g https //www youtube com/watch v=dye0lrclvn4 outro que ficou muito proximo de kubica foi o infernal acidente de romain grosjean no gp do bahrein de 2020 mesmo tendo deformado a barreira e passado por baixo dela o impacto resultou em uma desaceleraçao de 67g — um numero pouco comentado devido ao espetacular incendio subsequente e claro a preocupaçao com o estado do piloto porem um dos maiores atingidos na historia da f1 rubens barrichello 95g https //www youtube com/watch v=08xczdj6vfy o acidente de rubens barrichelo em imola foi um dos mais violentos da historia — alem de ser um dos mais explicitos pois aconteceu com o carro exposto em um tempo em que os cockpits eram mais baixos nos treinos de sexta feira para o gp de san marino em imola rubinho decolou com sua jordan a 223 km/h e bateu violentamente contra a barreira de pneus na saida da variante bassa o impacto foi tao violento que rubens engoliu a lingua e quebrou o nariz apesar do capacete e do cinto e ficou desacordado por alguns instantes mais tarde foi divulgado que a desaceleraçao sofrida pelo brasileiro chegou a 95g apesar da gravidade do acidente rubens foi liberado no sabado e no domingo ja estava em sua casa na inglaterra emerson fittipaldi 118g emerson fittipaldi foi outro brasileiro submetido a uma desaceleraçao extremamente violenta foi o acidente que encerrou sua carreira em 1996 aos 49 anos durante a etapa de michigan da cart emerson disputava o terceiro lugar com greg moore entao novato na categoria quando prestes a completar a ultrapassagem quando o canadense deixou o carro escorregar sutilmente ao apontar a saida da curva movido pela turbulencia a escorregada foi justamente sobre penske mercedes de emerson que acabou atirado contra o muro a mais de 320 km/h https //www youtube com/watch v=jppxxgckapo a colisao de 118g resultou no esmagamento da vertebra c7 fraturas nas costelas e no ombro esquerdo perfuraçao da bexiga e paralisia parcial do pulmao esquerdo ele passou por uma cirurgia de reconstruçao da vertebra e se recuperou das fraturas e lesoes aos orgaos sem sequelas apesar de liberado pelos medicos para voltar a correr em 1997 ele acabou abandonando as pistas apos o acidente luciano burti 111g sim mais um brasileiro nesta lista na quinta volta do gp da belgica de 2001 luciano burti tentou ultrapassar eddie irvine para assumir a 16ª posiçao na entrada da blanchimont irvine manteve seu traçado mas burti que tentou o ataque por dentro acabou sem espaço e com as duas rodas na grama tocou a roda traseira de irvine no contato a asa de burti acabou desprendida do carro deixando o sem controle da dianteira a cerca de 270 km/h o brasileiro foi reto em direçao a barreira de pneus colidindo contra ela a 240 km/h https //www youtube com/watch v=wwxhj0tmf7e o impacto de 111g e o segundo mais alto registrado na historia da formula 1 e foi tao violento que chegou a quebrar a parte frontal do capacete de burti ele foi levado ao centro hospitalar universitario de liege onde foi diagnosticado com uma concussao grave porem estabilizada ja na epoca os pilotos de f1 usavam dispositivos de restriçao dos movimentos da cabeça e do pescoço um pouco diferentes do hans foi o que impediu que burti tivesse lesoes mais graves david purley 179 8g o recordista de sobrevivencia a desaceleraçao na formula 1 foi o britanico david purley mais lembrado por sua heroica tentativa de socorrer o amigo roger williamson de um carro capotado e em chamas no gp da holanda de 1974 em 1977 purley estava treinando para o gp da gra bretanha em silverstone quando o acelerador de seu carro travou aberto e ele foi lançado a 173 km/h contra um dos muros do circuito na saida da becketts https //youtu be/rk4wx02agf8 a desaceleraçao foi de insanos 179 8g e resultou em multiplas fraturas nas pernas pelve e costelas apos o acidente purley voltou a correr na f1 britanica — um campeonato regional com carros locais — em 1979 mas abandonou o automobilismo para dedicar se a aviaçao acrobatica kenny brack 214g david purley foi o recordista mundial de sobrevivencia a desaceleraçao ate 2003 porque naquele ano o sueco kenny brack teve o azar sortudo de quebrar o recorde do britanico em um acidente no texas motor speedway durante a chevy 500 a corrida nao a picape da indy o acidente aconteceu na volta 188 brack tentou ultrapassar thomas scheckter na entrada da curva 3 a pouco mais de 350 km/h quando sua roda dianteira esquerda tocou a roda traseira direita de scheckter o dallara honda de brack decolou sobre o carro de scheckter e foi lançado contra o alambrado instalado sobre o muro de contençao da pista https //www youtube com/watch v=7eq8xkubsj0 o carro caiu na pista rodopiando e parou alguns metros a frente brack estava se movimentando quando o carro parou mas teve de ser removido do carro pelos paramedicos porque estava com fraturas no esterno femur e tornozelos alem de pequenas fraturas em uma das vertebras sua recuperaçao levou dezoito meses mas ele conseguiu voltar a correr na indy 500 de 2005 sua ultima prova e fez o melhor tempo da classificaçao com velocidade media de 366 283 km/h
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