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Trânsito & Infraestrutura

Parece que a velocidade não é mesmo o que mata no trânsito em São Paulo…

Mais de dois anos se passaram desde que publicamos nossa matéria com os mitos sobre os limites de velocidade. Foi um assunto polêmico, publicado no dia seguinte ao resultado das eleições municipais, que testemunharam uma acalorada discussão sobre os limites de velocidades das Marginais em São Paulo. De um lado, um candidato insistia na ideia de que os limites mais baixos nas Marginais haviam salvado vidas, apoiado por um eleitorado ativo que comprou a conversa da velocidade fatal. No outro, um candidato que captou a opinião pública e usou o aumento dos limites como uma das plataformas eleitorais, apoiado por um eleitorado que, da noite para o dia, se tornou infrator e potencial assassino ao volante. Em vez de um debate produtivo, o que se seguiu foi uma histeria coletiva. Um grupo de cicloativistas chegou a exigir que a prefeitura apresentasse documento "garantindo" que ninguém morreria no trânsito, como se fosse possível impedir o livre arbítrio por ação do Estado. Especialistas dividiram