essa historia de transformar crises em oportunidades costuma ser papo de empreendedor de palco mas nem sempre e assim olha so em 1977 o piloto frances thierry sabine ficou perdido no meio do deserto do tenere no coraçao do saara norte do continente africano ele conseguiu voltar para casa depois e desta desventura surgiu a ideia de disputar uma corrida naquele mesmo deserto era o nascimento do paris dakar que se tornou o rally raid mais famoso do planeta hoje ele se chama rally dakar por mais que o roteiro nao passe por dakar ha pelo menos oito anos um rally raid e diferente de um rali convencional por ser uma prova de longa duraçao que envolve ir de um ponto a outro por um traçado especifico e enquanto um rali convencional e disputado em estagios com trechos de alta velocidade o rally raid traz trechos mais hostis e perigosos claro ha partes rapidas para sentar a bota ou torcer o cabo mas chegar ao fim de uma corrida como o paris dakar e algo que exige estrategia resistencia fisica e mecanica e uma boa equipe e o que thierry estava fazendo no deserto do tenere participando de outra corrida oras ele era piloto e explorador e atravessava o deserto como parte da rota entre do percurso entre abdijan na costa do marfim e nice na frança era a ediçao de 1977 do rally abdijan nice thierry pilotava uma yamaha xt 500 quando avistou uma tempestade de areia ao longe logo ela chegou perto demais e ele acabou se desgarrando do resto do pelotao ele estava no meio de uma corrida nao de uma expediçao e por isso nao tinha comida agua ou qualquer tipo de equipamento que o pudesse ajudar a sobreviver no escaldante deserto do tenere ele so foi encontrado tres dias depois sozinho na imensidao de areia desidratado e desnutrido a muitos quilometros de distancia da rota original as buscas foram inuteis e thierry ja havia sido dado como morto quando um piloto de aviao o avistou do ceu ele se recuperou completamente mas estava transformado em vez de amedrontado ele ficou foi inspirado pela experiencia que quase levou sua vida dias depois no aviao de volta para a frança fornecido pelo governo da argelia thierry começou a visualizar uma corrida ainda mais desafiadora que o rally abdijan nice com seus mais de 7 000 km seria uma corrida para poucos nao porque poucos poderiam participar mas porque poucos seriam capazes de termina la na verdade as inscriçoes eram abertas a qualquer pessoa que tivesse um carro ou moto coragem de sobra e provavelmente falta de juizo sem duvida o deserto do tenere faria parte do trajeto que começaria na frança e terminaria no senegal atravessando diversos paises europeus e africanos seriam mais de 10 000 km percorridos ao longo de vinte dias por automoveis e motocicletas preparados para atravessar as dunas de areia sob o sol impiedoso percorrendo entre 800 km e 1 000 km por dia thierry entao dedicou o resto de sua vida ao paris dakar ele chamava a corrida de um desafio para todos os que participam e um sonho para todos os que assistem tudo o que ele queria era proporcionar as pessoas a oportunidade de testarem seus proprios limites atravessar condiçoes impossiveis e enfrentar os riscos do deserto selvagem as recompensas seriam a oportunidade de ver belissimas paisagens a adrenalina e a sensaçao de ter participado de algo verdadeiramente grandioso assim que chegou a frança thierry saiu em busca de fundos para realizar seu projeto levou varias portas na cara antes de chegar a fabricante de sucos oasis que deve ter gostado da associaçao de seu nome com o deserto imagine as possibilidades de campanhas e aceitou patrocinar o evento entao no dia 26 de dezembro de 1978 cerca de um ano depois de ser resgatado thierry viu a largada da primeira ediçao do rally paris dakar que e um nome bem mais bacana que rally dakar concorda cyril neveu primeiro vencedor do paris dakar na historia saindo de paris o percurso atravessava argelia niger mali e burkina faso antes de chegar ao senegal pouquissimas estradas pavimentadas faziam parte do trajeto e muitos dos caminhos previstos na rota eram estradas no deserto que se moviam ou simplesmente sumiam com o vento assim mapas so eram uteis ate certo ponto depois do qual a unica orientaçao disponivel eram as bussolas e as estrelas gps somente duas decadas mais tarde [youtube id= mhna hhspvo width= 620 height= 350 ] nada disto impediu que 182 veiculos se alinhassem para a largada em paris entre os pilotos amadores e profissionais que eram minoria igualmente entusiasmados sem saber que apenas 74 dos veiculos inscritos cruzariam a linha de chegada na capital senegalesa dakar o vencedor da prova que terminou no dia 14 de janeiro de 1979 foi cyril neveu coincidentemente em uma yamaha xt500 ele ainda venceria mais cinco vezes em 1979 1980 1982 1986 e 1987 sua ultima vitoria aconteceu no primeiro ano em que thierry sabine nao estava mais vivo o fundador do paris dakar morreu em um acidente de helicoptero no dia 14 de janeiro de 1986 sobrevoando as dunas de mali durante o rali daquele ano o piloto e os outros tres ocupantes tambem morreram as cinzas de thierry foram levadas para o deserto do tenere no niger e espalhados em volta da arbre perdu arvore perdida uma acacia solitaria nao muito diferente da famosa arvore do tenere e ao contrario dela a arvore perdida permanece em pe como um memorial ao criador do paris dakar outra homenagem mais discreta e a yamaha xt600 tenere voce deve ter sacado o motivo nao depois da morte de thierry a organizaçao do paris dakar fico a cargo de seu pai gilbert sabine em 1992 a amaury sports organisation famosa por cuidar dos maiores eventos de circuito da europa como o tour de france assumiu a tarefa com a qual esta ate hoje [youtube id= an0zpe9cpxg width= 620 height= 350 ] mas a decada de 1980 nao foi marcante para o paris dakar apenas pela morte de thierry sabine isto porque aquela foi tambem a epoca na qual a competiçao começou a ganhar popularidade atraindo cada vez mais competidores com um recorde de 603 veiculos inscritos o paris dakar contava com cada vez mais profissionais da elite do automobilismo que viam na corrida no deserto a chance de enfrentar um desafio diferente por isso a lista de lendas do automobilismo que tambem participaram e se deram bem no paris dakar e surpreendente henri pescarolo juha kankkunen jacky ickx e ari vatanen sao so alguns dos nomes em 1983 jacky ickx venceu o paris dakar ao volante do mercedes benz 280 ge ickx pilotava pela porsche e venceu as 24 horas de le mans com o 956 em 1982 a junçao destes fatos levou a porsche a se inscrever com o porsche 959 na ediçao de 1984 e vencer repetindo o feito em 1986 em 1987 foi a peugeot quem começou a investir pesado no paris dakar colocando o campeao de 1981 do wrc ari vatanen ao volante do 405 dakar e conquistando a vitoria a dupla 405 vatanen ainda venceria as ediçoes de 1989 e 1990 em 1988 juha kankkunen venceu com o peugeot 205 dakar na decada de 1990 a largada do rali aconteceu pela primeira vez longe de paris foi em granada na espanha a partir dai a prova mudou de rota mais algumas vezes em 2002 a corrida começou em arras na frança e nos anos seguintes o agora chamado rally dakar passou a ser uma corrida itinerante mudando de roteiro a cada ano e incorporando outras locaçoes como lisboa em portugal; cairo a capital do egito; e a cidade do cabo na africa do sul que foi o destino da corrida na ediçao de 1992 [youtube id= vn6n9ted5t8 width= 620 height= 350 ] seria assim ainda hoje se em 2008 a prova nao tivesse sido cancelada um dia antes de começar devido a ameaças de atentados terroristas por militantes da al qaeda que prometeram atacar os competidores em sua passagem pela mauritania na africa por esta razao na ediçao de 2009 o rally foi transferido para a america do sul em uma rota que saia de buenos aires passava por diversas cidades na argentina e no chile e voltava para buenos aires desde entao todas as provas aconteceram em uma variaçao deste trajeto para a alegria de fas de rali da america do sul — especialmente na argentina onde centenas de milhares de pessoas vao as ruas para assistir as etapas de perto [youtube id= vy71rkyqnca width= 620 height= 350 ] e a equipe brasileira da mitsubishi com carlos sousa e paulo fiuza terminou a prova em 8º lugar na classificaçao geral nos ultimos anos as provas tem sido dominadas por diferentes fabricantes durante boa parte da decada de 2000 foram os carros da mitsubishi que levaram a maioria das vitorias seguidos por uma versao de competiçao do volkswagen touareg o suv que foi batizado em homenagem ao povo nomade do deserto do tenere veja so entre 2012 e 2015 o mini all 4 racing foi o destaque da prova que foi vencida em 2016 pelo peugeot 2008 dakar a ediçao de 2017 do rally dakar sera realizada entre os dias 2 e 14 de janeiro com inicio em assunçao no paraguai percorrendo a bolivia e a argentina antes de terminar em buenos aires
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.