projetistas de motores nao costumam receber o mesmo reconhecimento do publico que os designers automotivos por exemplo afinal a primeira coisa que se ve em um carro e sua carroceria e voce nao precisa ser louco por carros para apreciar a beleza de um automovel por outro lado para reconhecer a grandeza de um motor e preciso ser um verdadeiro entusiasta e poucas pessoas no mundo sabiam fazer motores tao bem quanto paul rosche que morreu ultimo dia 15 de novembro aos 82 anos de idade a gente nao esta exagerando o cara esteve por tras de todos os grandes motores dos carros de corrida e esportivos da bmw desde a decada de 1970 da ate para arriscar dizer que o sucesso da bayerische motoren werke tanto nas pistas quanto nas ruas so foi possivel por causa de paul rosche nascido em 1934 rosche juntou se a bmw logo que se formou engenheiro mecanico em 1957 aos 23 anos de idade foi o inicio de uma carreira que durou ate 1999 quando rosche se aposentou aos 65 anos de idade ou seja nada menos que 42 deles dedicados a companhia bavara rosche chegou a bmw em um momento oportuno no fim da decada de 1957 a bmw estava as voltas com uma crise financeira das grandes e o fato de so haver carros de luxo carissimos e minicarros basicos ao extremo em sua linha definitivamente nao ajudava era preciso desenvolver um carro que fosse acessivel confiavel e versatil atendendo tanto os desejos daqueles que queriam um carro economico e pratico para o dia dia porem com um minimo de conforto; quanto os anseios de quem queria diversao ao volante e quisesse um daily driver capaz de proporciona la aos fins de semana o resultado como voce deve saber foi a neue klasse uma nova familia de carros compactos com motor de quatro cilindros de traçao traseira carroceria seda ou hatchback suspensao bem acertada e preço acessivel que começou a ser vendida em 1962 o papel de rosche no projeto foi crucial ele ajudou a projetar o motor m10 o quatro cilindros de 1 5 a dois litros que movia todos os modelos da neue klasse que tinha comando duplo no cabeçote e pelo menos 80 cv alias rosche demonstrou desde cedo uma habilidade impar para calcular as graduaçoes dos comandos de valvulas algo que lhe rendeu o apelido de nocken paul algo como paul do comando em portugues em certas ocasioes modificaçoes feitas por rosche no comando levavam a reformulaçao de um motor inteiro era este o tamanho do respeito que a equipe tinha por seu trabalho um dos primeiros projetos solo de rosche foi o motor do bmw 2002tik uma versao de dois litros do motor m10 com turbo injeçao mecanica kugelfischer e nada menos que 290 cv a 7 200 rpm acoplado a uma caixa manual de cinco marchas da getrag com ele a bmw garantiu o titulo de 1969 do campeonato europeu de turismo vencendo seis das onze provas este motor serviu como base para o motor m31 que em 1974 foi utilizado no lendario bmw 2002 turbo o quatro cilindros de dois litros desenvolvia 170 cv e era o primeiro motor turbo oferecido em um bmw de rua alias o 2002 turbo foi um dos primeiros carros com turbocompressor produzidos em serie graças a seu sucesso em 1973 rosche foi promovido a chefe da divisao de motores de corrida da bmw e em 1975 passou a chefiar tambem a divisao m sucedendo alexander von falkenhausen que havia sido o responsavel por sua contrataçao em primeiro lugar e nao se arrependeu disso depois de participar do desenvolvimento dos seis cilindros que equiparam as versoes 320 e 323i do serie 3 e21 a primeira geraçao do modelo o proximo passo de rosche foi criar um motor de formula 1 com base no quatro cilindros m10 soa absurda a ideia a ouvidos acostumados com o ronco dos motores v12 e v10 da era de ouro da formula 1 ou mesmo aos v6 turbinados da decada de 1980 mas o chamado m12 era um verdadeiro feito de engenharia mecanica [youtube id= dyjxatsynz8 width= 620 height= 350 ] por insistencia do proprio rosche a bmw decidiu voltar se para a formula 1 no fim da decada de 1980 utilizando como base o m10 de 1 5 litro o engenheiro instalou cabeçotes de quatro valvulas por cilindro um turbocompressor e um sistema de injeçao eletronica pioneiro o resultado mais de 500 cv em calibragem de corrida podendo chegar a 800 cv nos treinos de classificaçao paul rosche e nelson piquet 1983 a bmw forneceu o motor m12 para a britanica brabham que ate o ano anterior corria com o ja cansado v8 cosworth dfv e decidiu para a temporada de 1982 adotar um motor turbinado como boa parte dos rivais ja havia feito depois de vencer uma vez naquele ano com riccardo patrese no gp do canada a brabham conquistou o titulo de 1983 com nelson piquet em seu bt52 nas temporadas seguintes o motor ficou ainda mais potente chegando a 1 420 cv nos treinos de classificaçao e frequentemente considerado o mais potente da historia da f1 um quatro cilindros cara como se nao bastasse o m10 ainda foi a metade de baixo do quatro cilindros s14 usado no bmw m3 e30 com cabeçote baseado no seis em linha m88 o prodigio de 3 5 litros e 275 cv utilizado no bmw m1 de rua o s14 deslocava 2 3 litros e passava dos 300 cv na versao de competiçao no m3 de rua eram 195 cv alias o proprio m88 foi desenvolvido por rosche equipado com turbocompressor foi preparado para render mais de 800 cv no bmw m1 procar criado para a categoria monomarca de mesmo nome que deu suporte a formula 1 no fim da decada de 1980 [youtube id= m0lekdcoc u width= 620 height= 350 ] no inicio dos anos 1990 rosche foi chamado por ninguem menos que ron dennis e gordon murray para projetar o motor de seu novo supercarro o mclaren f1 a dupla claro ficou impressionada com o desempenho do motor da bmw na formula 1 rosche comandou o time que trabalhou no v12 naturalmente aspirado do supercarro que e capaz de produzir nada menos que 636 cv a 7 400 rpm e 48 9 mkgf de torque a 5 600 rpm e acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era capaz de levar o f1 ate os 100 km/h em 3 2 segundos e torna lo o carro mais veloz do mundo com sua maxima de 386 km/h era um motor tao potente que para a versao de corrida sua potencia teve de ser reduzida para exatos 600 cv como mandava o regulamento da categoria gt1 da fia o mclaren f1 gtr basicamente um supercarro com algumas modificaçoes de pista venceu as 24 horas de le mans de 1995 disputando contra rivais que seguindo o caminho oposto eram prototipos travestidos de modelos de produçao como o mercedes benz clk gtr e porsche 911 gt1 [youtube id= et4ffreq9ne width= 620 height= 350 ] quatro anos depois em 1999 rosche aposentou se com a certeza de que deixava um legado imortal junto da bmw pudera como ja dissemos praticamente todos os motores de alto desempenho da fabricante tiveram alguma participaçao de paul rosche no projeto ele fara falta
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.