Não costumamos lembrar muito da Bósnia e Herzegovina, a não ser quando estamos fazendo uma lista de países com nomes engraçados (porque todo mundo tem ataques de imaturidade de vez em quando). Só que hoje vamos falar de algo curioso produzido por um habitante do país: este Fusca que é quase todo feito de madeira.
Ao falar de carros de madeira, quase instantaneamente nos vêm à mente os Woodies americanos que surgiram na década de 30, e ficaram populares anos mais tarde entre os surfistas. Ou, para os mais entendidos, os esportivos da Morgan, que usam elementos de madeira na estrutura.
Só que este Fusca leva muito, muito mais madeira do que qualquer um desses carros.
O Fusca de madeira é uma criação do bósnio Momir Bojic, de 71 anos. Ele parece uma mera réplica decorativa mas, na verdade, por baixo de toda aquela madeira está um Fusca conversível 100% funcional.
A carroceria foi coberta por mais de 50 mil pequenas placas de carvalho entalhadas à mão que lembram escamas, e cada uma delas exigiu até 23 processos diferentes para atingir o resultado desejado. Mas Bojic não se limitou a isto. Não senhor! Ele fez retrovisores, volante, painel, calotas, pedais, absolutamente tudo de madeira. Alguns detalhes são verdadeiramente admiráveis, como as capas para as setas e os emblemas da Volkswagen. E outros são inacreditáveis, como as palhetas dos limpadores de para-brisa — sim, elas são de madeira.
O carro todo é como uma grande e complexa escultura de madeira sobre rodas. Naturalmente, os pneus ainda são de borracha, e ainda não inventaram uma maneira de fazer um boxer de quatro cilindros feito de madeira funcionar.
O Fusca de Bojic é uma verdadeira atração na cidade de Banja Luka, onde ele vive. Quando perguntado sobre o que o levou a fazer este carro, a resposta é simples: “amor”. Ele é um verdadeiro entusiasta do Fusca, e um de seus hobbies favoritos é entalhar madeira. Aos 71 anos, aposentado e com tempo de sobra, por que não juntar duas paixões?
O site da revista Reuters, que encontrou o carro, não dá detalhes sobre o desempenho do Fusca. Mas não deve ter melhorado — pelo contrário: madeira é peso extra e o motor não é dos mais espertos. Sendo assim, claro que há muitas críticas ao carro, que demorou dois anos para ficar pronto — afinal, para algumas pessoas, ele “estragou um Fusca!” Mas, sinceramente, você acha que Bojic se importa com isso? Existem vários iguais por aí, e ele só quer dirigir o seu, que é de madeira, até o fim da vida.
Quem somos nós para condená-lo por isso?