os carros preto e dourado da john player special fizeram fama na formula 1 conquistando sete titulos entre 1963 e 1978 a pintura inspirada na marca de cigarros foi adotado em 1971 e entre 1985 e 1986 ate o nosso ayrton senna usou as cores quando pilotou os monopostos 97t e 98t em 1987 ultimo ano de senna na lotus a equipe trocou a jps pela camel adotando a cor amarela o caso e que a lotus nao foi a unica a entrar para a historia com as cores da jps no inicio da decada de 1980 a bmw adotou o preto e dourado e entre 1981 e 1986 tornou se a equipe de turismo mais famosa da australia — sim a terra dos muscle cars sedas e picapes com motor v8 rendeu se aos seis em linha alemaes que fizeram bonito no campeonato australiano de endurance e no campeonato australiano de turismo aquela escorregadinha basica boa parte da culpa por esta fama e de um senhor chamado jim richards hoje ele tem 68 anos e apesar de ter se aposentado em 2013 ainda compete por prazer na touring car masters que e uma especie de historic trans am australiana — dela so podem participar carros de corrida fabricados entre 1963 e 1976 e e animal como voce pode ver abaixo [youtube id= i5itsmkzoic width= 620 height= 350 ] pois bem em 1981 a equipe de fabrica da bmw na australia passou a ser patrocinada pela john player special o foco eram as corridas de turismo que na australia usavam as regras do grupo c mas nao era o grupo c da fia que estabelecia regras para corridas de longa duraçao com prototipos esporte mas sim o grupo c australiano que regulamentava as provas com carros de produçao modificados e estabelecia um numero minimo que variou ao longo dos anos de unidades produzidas para homologaçao isto era so um detalhe porque o bmw 635csi ja era produzido em serie originalmente utilizava um seis em linha de 3 5 litros com cabeçote de 12 valvulas capaz de entregar 218 cv a 5 200 rpm e 31 mkgf de torque a 4 000 rpm a versao de corrida porem usava nada menos que o lendario m88 — o mesmo do bmw m1 e do m5 e28 — preparado para entregar nada menos que 460 cv e roncava feito o diabo saca so esse video com o 635csi de allan grice em açao la em 1981 [youtube id= kd51ka 6f6a width= 620 height= 350 ] a verdade porem e que ate 1985 o desempenho dos bmw nao era exatamente matador apesar de tamanha potencia isto acontecia porque e preciso admitir os rivais com seus motores v8 acabavam levando vatagem sob o regulamento do grupo c local a partir de 1985 porem algo importante aconteceu o grupo c australiano deu lugar ao regulamento do grupo a da fia ja utilizado por outras categorias os carros ficaram menos potentes — o 635csi por exemplo adotou um cabeçote de 12 valvulas e abandonou os corpos de borboletas individuais passando a produzir apenas 300 cv com todo mundo mais ou menos no mesmo nivel o talento de jim richards brilhou em 1985 ele venceu quase todas as etapas do australiano de endurance — com exceçao da bathurst 1000 em mount panorama onde escorregada em uma poça de oleo o levou direto para a caixa de brita no fim das contas ele ficou tres voltas atras do pelotao o que acabou com qualquer chance de vitoria de qualquer forma naquele ano richards conquistou seu primeiro titulo pela jps bmw — infelizmente o ultimo com o 635 csi que foi substituido pelo bmw m3 e30 [youtube id= zvsdcojoaps width= 620 height= 350 ] no entanto o bom desempenho continuou ate 1987 com mais tres titulos entrando para seu curriculo no ano seguinte porem a equipe encerrou suas atividades — o chefe da equipe frank gardner decidiu se aposentar aos 57 anos richards foi pilotar para pete brock que comprou a equipe e a rebatizou como advantage racing os carros eram os mesmos mas agora vestiam as cores dos lubrificantes mobil 1 [youtube id= zaf301itap4 width= 620 height= 350 ] no entanto foram os bmw pretos que ficaram mais famosos — tanto que antes de as propagandas de cigarros serem banidas na australia os carros pilotados por jim richards foram bastante usados em publicidade tanto pela bmw quanto pela jps depois de disputar sua ultima corrida em 1986 o bmw foi parar nas maos de colecionadores particulares ate que cerca de dez anos atras foi parar nas maos do entusiasta neozelandes peter sturgeon ha alguns anos ele recebeu uma ligaçao do proprio jim richards que perguntou se era possivel pilotar o carro em um evento da bmw no circuito de hampton downs na nova zelandia desde entao os dois se tornaram amigos — a ponto de richards e pip barker mecanico chefe da jps bmw na decada de 1980 conseguirem convence lo a devolver ao carro as especificaçoes originais do grupo c australiano sturgeon relutou mas eventualmente cedeu no fim de 2015 apos dois anos de trabalho a restauraçao conduzida pelo proprio barker foi concluida e o carro fez sua re estreia no ultimo fim de semana 11 13 durante o philip island classic — evento historico que acontece todos os anos no philip island circuit na cidade de victoria e e uma especie de goodwood festival of speed australiano novamente com o proprio jim richards ao volante nossa unica reclamaçao aparentemente ninguem teve a ideia de filmar como premio de consolaçao fique com um video um pouco mais antigo de 2011 de jim richards ao volante do bmw antes da restauraçao ao menos a beleza do carro e a mesma [youtube id= wfuc8yey2bm width= 620 height= 350 ]
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