a maturidade e quando voce para de reclamar e inventar desculpas e começa a mudar conversando com minha mae outro dia me toquei que o vw up dela ja estava fazendo tres anos de idade minha mae tem quase 80 anos e usa pouco seu carro mas gosta de carro novo; apesar do carrinho azul dela ainda estar bem novinho pensei que estava na hora de ajuda la trocar minha ideia era somente trocar o carro por outro igual zero km o up se provou o carro perfeito para ela com as laterais retas e pouco carro alem dos vidros ela nunca mais raspou nas colunas da apertada garagem de seu predio coisa que era cotidiana com os anteriores embora ela prefira os automaticos epiciclicos tradicionais se adaptou bem com o robotizado i motion de seu carro para ela que anda sozinha a maior parte do tempo e um carrinho perfeito facil de dirigir e estacionar extremamente economico em combustivel ate esqueço a ultima vez que abasteci com as indispensaveis direçao assistida e a/c e tambem um produto de qualidade solido que nunca deu problema ou envelheceu no uso mas o leitor mais ligado ao vai e vem do mercado ja sabe dei com os burros n’agua nao existe mais up com cambio i motion zero km parece que a procura e baixa e foi descontinuado nao existe mais desculpe mas temos o gol automatico agora nao quer e bem melhor claro que nao parece incrivel ate que tenham sugerido isso apesar de compartilhar a marca e muitos itens mecanicos com o up o gol e algo totalmente diferente e nao interessa resolvemos esperar mais um pouco para trocar o carro e talvez peguemos agora um etios hatch automatico mas na verdade ficamos orfaos; minha mae insiste que vai manter o up ate morrer ignorando o fato de que as mulheres da familia dela raramente morrem antes dos 100 anos de idade e odeia fazer manutençao em carro e nao estamos sozinhos tive que dividir a noticia com mais dois amigos na mesma situaçao por sugestao minha pais velhinhos que adoram o tamanho e a configuraçao do up mas nao querem nunca mais usar embreagem todos agora orfaos hoje em dia isso esta ficando cada vez mais comum; mercados de nicho desse tipo frequentemente sao abandonados pelos fabricantes quase que imediatamente assim que parece nao mais serem viaveis sabemos os motivos claro; todos eles puramente economicos no caso do up imagino que o volume de vendas menor que o planejado acaba por tornar o cambio i motion mais caro e mais caro e menos venda numa bola de neve e fora que todo mundo reclama do i motion preferindo automaticos de verdade melhor parar logo de fazer isso uma decisao empresarial dificil de criticar claro a nao ser pelo fato de que eu como consumidor e representante de mama aqui nao tenho absolutamente nada a ver com isso tinha um carro que pretendia trocar por um igual apenas tres anos depois e dei com a cara na parede nunca tinha acontecido isso comigo e digo que e chato pacas; principalmente porque nao ha opçao em relaçao ao carro em questao e uma proposta unica sem par no mercado antoine de saint exupery me ensinou quando criança ainda que uma pessoa e sempre responsavel por quem cativa tem que cuidar uma vez conquistado entendo o porque do fim do carro claro mas isso nao muda nada ainda mais pelo fato de que preço nao seria um problema para minha mae aqui ela nao quer um compass ou um corolla quer um carro pequeno com laterais retas que e facil de manobrar na sua garagem se custasse preço de corolla paciencia que seja aumentar o preço parece estrategia ruim fadada ao fracasso mas no caso dos velhinhos que conheço que tem o carro nao seria o mercado de nicho e realmente dificil nao existe duvida aqui de novo e facil entender a logica da empresa a opçao pelo facil de prever e calcular mas o mercado para coisas diferentes existe esta ai para ser explorado o fato de que e mais dificil so torna o retorno maior se acertar certamente sera uma fonte sensacional e renda extra mesmo porque segurança tambem significa retorno baixo; e no risco que o ganho excepcional esta [caption id= attachment_265455 align= aligncenter width= 999 ] ecosport original loucura [/caption] e sim claro e mais facil errar do que acertar aqui o up mesmo e um caso classico um produto que deveria ser de nicho foi desenvolvido com entusiasmo demais esperando alto volume o que acabou com suas chances de real sucesso mas a possibilidade de erro nao pode significar imobilidade; uma vida completamente sem risco nao vale a pena ser vivida afinal de contas quando esta crise presente acabar e restaurarmos alguma normalidade mais que nunca precisamos que a industria use a maior arma para as crises a criatividade vejo muita gente na industria totalmente desanimada para fazer algo interessante e diferente dizendo que o mercado nao quer mais isso nao quer mais aquilo sabemos bem disso e e verdade que o mercado anda em bloco e na mesma direçao mas esse papo todo e olhando coisas que existem hoje o criativo sempre muda o jogo quer um exemplo o mercado de suv crossover pequeno nao existia antes do primeiro ford ecosport de 2003 este carro reinou sozinho por quase dez anos as outras fabricas calculavam calculavam e nunca viam viabilidade de projetar um concorrente; a ford nadava de braçada falharam em notar em seus calculos que nao dividiriam mercado com o ecosport criariam mais espaço para este mercado tomando vendas de outros tipos de carro e e claro isso nao vale so para suv e microcarros automaticos; as possibilidades existem para nos entusiastas tambem sim existe jeito neste mundo de hoje de se fazer carro interessante para a gente e so querer aceitar o risco e de formas relativamente faceis de fazer sem gastar muito dinheiro mas antes de chegar nisso um pouco de historia que sempre torna as coisas mais reais peugeot rallye todo entusiasta conhece a historia do peugeot 205 gti depois do sucesso do pioneiro golf gti todo entusiasta abandonou os carros esporte ingleses tradicionais por hatchbacks familiares de comportamento esportivo mais baratos mais praticos e com uma agilidade e capacidade de velocidade que no mundo real rivalizava muito supercarro chegam aos anos 1980 como nova febre entusiasta mundial [caption id= attachment_265456 align= aligncenter width= 999 ] 205 gti em sua posiçao natural[/caption] o 205 gti embora nao pioneiro do genero e um carro universalmente adorado por muitos considerado o melhor ponto seu comportamento baseado em controlavel sobresterço em desaceleraçao fez uma multidao de apaixonados e uma multidao de carros acabando la no meio do mato traseira primeiro seus motores tambem eram deliciosos primeiro um 1 6 de 113 cv depois um ainda mais bravo e lendario 1 9 de 130 cv faziam o carro de menos de uma tonelada verdadeiros supercarros em miniatura todo mundo coloca esses carros em um pedestal e por bom motivo mas nao foi o unico 205 para entusiasta o mais hardcore e o mais raro e procurado dos 205 hoje tem motor menor e e menos potente que o gti ha [caption id= attachment_265458 align= aligncenter width= 999 ] 205 rallye[/caption] explico entre 1988 e 1992 a peugeot decidiu criar um gti de baixo preço que seria elegivel para as competiçoes de rali em categorias de deslocamento abaixo de 1 300 cm³ o motor era o basico de 1 100 cm³ com cilindrada aumentada para 1 294 cm³ uma pequena joia com comando mais bravo dois gloriosos weber 40 dcom e um comportamento distintamente esportivo sim dois carburadores duplos com todo o comportamento especial e barulho que isso traz eram 103 cv a 6 300 rpm e 12 kgfm a 5 000 rpm mas por mais legal que fosse este motorzinho bravo o mais legal dele era que diferentemente do gti que tinha acabamento de primeira isolamento termoacustico generoso ar condicionado etc ele nao tinha nada disso os gti como especie evoluiram quase imediatamente tambem em itens de luxo pois eram o topo de linha da gama em preço e especificaçao ja o 205 rallye nao; era apenas um carro esportivo sem luxo algum as rodas eram de aço pintadas de branco menores e mais leves que o gti que calçavam pneus 175/70 r13 185/60 r14 no gti nao existia quase nada de revestimento termoacustico e nem mesmo ar condicionado o gti ja nao era um carro pesado aos 910 kg mas o 205 rally era realmente um peso pena 790 kg com isso o desempenho era proximo ao do gti 1 6 0 100 em 9 6 segundos e final de 190 km/h [caption id= attachment_265460 align= aligncenter width= 999 ] reparem que legal volante pequeno instrumentos completos tapete vermelho e banco bom e mais nada nem tampa de porta luvas [/caption] mas isso dizia pouco de como esses numeros aconteciam o gti ja era um carro entusiasmante mas o rallye era outra historia mais que entusiasmante era uma festa completa nervoso barulhento direto envolvente como poucos carros ja foram chris harris ja disse que considera o 205 rallye tao especial quanto qualquer porsche rs talvez um exagero mas voces podem entender o apelo aqui e o melhor custava zero quilometro 30% menos que um gti imagine isso o carrinho nao foi vendido em mercados com direçao do lado direito nem na alemanha por exemplo aumentando a sua raridade mas foi um tremendo sucesso em todo lugar e uma verdadeira lenda entre entusiastas o suficiente para aparecer de novo como uma versao do peugeot 106 tambem da mesma forma que o 205 o 106 rallye era um gti para quem nao ligava para luxo e sim experiencia ao volante usava o mesmo motor do 205 mas agora com injeçao e potencia semelhante era tambem 125 kg mais leve que o bravo 106 gti este agora com um motor 1 6 16v de 120 cv na fase 2 depois do face lift o 106 rallye ganha um motor 1 6 8v de tambem 103 cv [caption id= attachment_265467 align= aligncenter width= 999 ] 106 rallye fase 2 [/caption] disse richard meaden da revista evo o que impressiona e o quao vivo o carro inteiro parece do constante e delicado feedback da direçao ate o motor com suas respostas afiadas e seu glorioso apetite para alta rotaçao seu entusiasmo incansavel e sua maniaca forma de trabalhar infectam o carro inteiro exigindo que voce o dirija cada vez mais rapido [caption id= attachment_265468 align= aligncenter width= 999 ] 106 rallye fase 1 minimalismo delicioso [/caption] depois do 205 e do 106 o nome rallye foi usado repetidas vezes pela marca em carros teoricamente parecidos nos anos que se seguem inclusive em um 306 1 8 16v rallye aqui no brasil mas nunca mais de forma tao fantastica como esses dois carrinhos a nao ser em uma ultima vez em 1998 quando aparece o 306 rallye europeu desta vez era bem mais simples que as versoes anteriores era basicamente um 306 gti 6 simplificado sem ar condicionado sem travas eletricas e com menos revestimento termoacusticos rodas eram iguais as do gti 6 desta vez e portanto era a simplificaçao maxima do conceito sem quase nada exclusivo do modelo era apenas 65 kg mais leve e um carro mais barato e menos civilizado [caption id= attachment_265469 align= aligncenter width= 999 ] 306 rallye o ultimo [/caption] o mercado mudaria muito dali em diante o 307 por exemplo nao teve nenhuma versao esportiva que dira duas mas ate hoje os tres modelos rallye de verdade sao cobiçados e lembrados com carinho pelos entusiastas lendas de uma epoca onde os hot hatches dominavam as estradas e os peugeot eram os melhores deles rallye hoje pode parecer uma loucura mas sonhar nao custa nada e faz um bem danado para a pele e a ideia e tao boa agora quanto em 1988 quando apareceu nao minto e melhor em um mundo em que todos os carros ficam cada vez mais parecidos do basico ao esportivo um esportivo cru e sem firulas direto como os peugeot rallye e bem mais relevante mais que isso se faz mais necessario como contraponto de uma evoluçao equivocada o que nao mudou desde aquela epoca foi o fato de que sendo o topo de linha os esportivos acabam mais caros e pesados do que deveriam ser tentando abocanhar vendas de gente menos ligada a real esportividade vemos ate esportivos exclusivamente automaticos como a emblematica dupla polo/virtus gts estes dois carros na verdade inspiraram esta ideia toda aqui; desde que comparamos um virtus gts branco com o msi 1 6 manual para o video abaixo nao pude deixar de ficar pensando que o caminho tradicional do esportivo esta tomando uma direçao completamente errada [embed]https //www youtube com/watch v=a_do3qmltky&t=1840s[/embed] como dissemos no video nenhum dos carros ali foi desenvolvido como real esportivo como foi o sandero r s por exemplo outras consideraçoes tomaram prioridade ali claramente em ambos os carros mas veja bem a diferença de preço e peso entre os dois carros e bem proxima ao que vemos no 205 gti e o rallye aqui o gts anda mais que o msi sensivelmente mas como diversao ao volante nao tenho duvidas de qual e meu preferido o msi aspirado e manual e mais leve penso que fosse o msi regulado para direçao esportiva tanto na suspensao quanto na escolha de pneus e rodas nao maiores apenas modelo de pneu e roda quanto na calibragem de motor e as relaçoes de cambio teriamos algo realmente interessante nao precisa nem tirar o ar condicionado mas eu particularmente economizaria ainda mais em massa e custo retirando mais revestimentos termoacusticos neste hipotetico polo/virtus rallye seja como seda ou hatchback seria um nirvana para quem gosta realmente de dirigir e veja so um msi e 30% mais barato que um gts e falamos aqui so de regulagem e retirada de coisas a chance de sucesso seria pequena talvez mas quanto se gasta para projetar isso e colocar na rua se a empresa for inteligente muito pouco um risco totalmente gerenciavel para reduzir o risco pode se tambem trabalhar com exclusividade e volume baixo [caption id= attachment_265474 align= aligncenter width= 999 ] sandero gt line podia facilmente ser outra coisa [/caption] a renault tem ate um modelo pronto que poderia ser mais do que e hoje o gt line teoricamente um r s light e na verdade so decoraçao mas podia ser muito mais pegue um sandero 1 6 basico com o ja nervoso motor 1 6 16v renault e coloque a suspensao e pneus do r s nao precisa nem dos freios dele basta a regulagem de suspensao rodas de aço de duster pintadas de branco e a peugeot poderia ate processa los como plagio do rallye o sandero 1 6 basico pesa nada menos que 102 kg a menos que o r s nesse hipotetico esportivo de verdade ainda da para reduzir bem mais deixando o carro mais barulhento sem revestimentos claro a diferença de preço entre o r s e o 1 6 zen e ao redor de 20% para referencia nesse caso o a/c podia ate ser opcional para reduzir ainda mais peso e alegrar ainda mais os mais dedicados masoquistas usei essas duas marcas como exemplo apenas mas coisas assim sao possiveis em todas elas tenho certeza se se olhar com calma sei que ha pouca vontade para tal coisa e ha o risco do carro nao ser entendido pela maioria da populaçao mas o objetivo e vender para entusiastas mesmo e estes vao entender volume baixo baixo investimento retorno em boa fe e felicidade imensuravel hoje em dia certamente clamamos por coisas assim mais que em 1988 quando a peugeot a fez tao bem hoje todo entusiasta ja aprendeu que o caminho de mais potencia a maioria das vezes e pior que o de menos carro existem mais maneiras de tentar coisas diferentes nao so imitando um peugeot dos anos 1980 peruas seriam substituidas por minivans mas quem compra minivan hoje garanto que uma perua bem desenhada com cara jovem como foi a parati nos anos 1980 faria sucesso mas enfim nao sao exatamente as minhas ideias que queria incentivar; e a imaginaçao das pessoas nesta industria em geral empresas sao feitas por pessoas afinal de contas garanto que ideias incriveis estao prontas a acontecer dentro delas se elas deixassem a imaginaçao fluir e parassem de dizer isso nao vende isso e classica fantasia auto realizante voce pode ter errado projeçao de vendas mas vender sempre vende claro que os fabricantes podem continuar apenas fazendo versoes pcd automaticas e continuar distorcendo o mercado e nossas vontades por meio de sonegaçao endemica e generalizada de gente que operou joelho ou tem marcapasso ou amigo medico soltando coisas chatas em serie feito zumbis descerebrados mas um dia esse tipo de coisa acaba e o mercado fica mais exigente; quem for mais criativo e bolar coisas novas e diferentes sempre saira na frente a longo prazo afinal de contas fazer gente feliz e sempre uma boa politica que gera boa vontade de volta e ser criativo tentar mudar o estado das coisas fazendo algo diferente no minimo nos da orgulho pessoal e se fracassarmos do ponto de vista empresarial paciencia ninguem pode dizer que nao tentamos
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