prowler em ingles define aquele que age de maneira furtiva antes de cometer um crime mas tambem e o nome de um dos carros mais interessantes das ultimas decadas — o plymouth prowler que impressionou como conceito e foi quase inalterado para as ruas infelizmente sua aura retro era tao ousada que talvez o tenha colocado a frente de seu tempo ainda que a crise economica do fim da decada passada que levou deste mundo algumas marcas iconicas de automoveis como a pontiac esteja fresca na memoria o fim da plymouth aconteceu bem antes em 2001 a verdade e que desde o fim dos anos 1980 a plymouth ja era bem mais uma revendedora de dodges rebatizados do que uma divisao propriamente dita — as vendas cada vez menores de seus modelos foram um fator chave para isto ainda assim em 1990 um grupo de designers e engenheiros da plymouth começou a brincar com a ideia de um conceito retro inspirado nos hot rods dos anos 1930 1940 e 1950 diz a historia que bob lutz entao executivo chefe do grupo chrysler cargo ocupado de 1986 a 1998 periodo em que lutz liderou virtualmente todas as atividades da companhia viu um dos rascunhos na mesa de um designer suas unicas palavras teriam sido mais atitude aquela altura isto nao queria a dizer muita coisa — mas significava que lutz havia gostado do que viu e lutz e reconhecidamente um dos executivos com maior visao no setor automotivo ao longo de sua carreira ele sempre foi o cara que as fabricantes de automoveis procuravam quando nao sabiam mais o que fazer se lutz havia gostado da ideia algo precisava ser feito e foi meio que por baixo dos panos os envolvidos no projeto do hot rod retro começam a dar corpo ao carro em junho de 1992 o primeiro modelo em clay argila ficou pronto e no mes seguinte o prowler foi promovido e recebeu a luz verde para se transformar em um conceito o caso e que o carro apresentado no salao de detroit de 1993 foi a um dos destaques do evento — seu visual lembrava muito os carros feitos para quebrar recordes nas planicies de sal de bonneville mas atualizado para o seculo 21 isto significa que ele tinha uma dianteira agressiva com farois afilados e uma grade que tomava toda sua area frontal e uma carroceria ao estilo bucket com linhas mais suaves e elegantes na traseira o para choque era dividido em duas seçoes que abrigavam as lanternas dianteiras e as rodas eram cobertas por para lamas destacados da carroceria — em um misto de hot rod com monoposto da formula indy a calorosa recepçao pelo publico de detroit levou bob lutz a pedir um periodo de avaliaçao de 90 dias durante os quais seria determinada a viabilidade de transformar aquele conceito em um carro de produçao na visao de lutz aquela poderia ser a salvaçao da plymouth — torna la uma marca de nicho com apelo retro o chrysler pt cruiser hatch que tambem tem formas inspiradas nos carros da decada de 1930 porem com um aspecto mais convencional tambem foi desenvolvido naquela epoca e originalmente seria vendido pela plymouth contudo o apelo do prowler era ousado demais e foi preciso bem mais do que tres meses para determinar se ele era um carro vendavel mesmo depois de aparecer em alguns eventos de carros antigos e receber muita atençao positiva a decisao so e tomada quando o carro e levado novamente inalterado para o salao de detroit em 1994— e mais uma vez e o maior sucesso do grupo chrysler no evento com isso finalmente conceito e aprovado para se transformar em um carro de rua o desenvolvimento começou imediatamente no campos de provas da chrysler em chelsea começaram os primeiros testes com uma mula batizada de prangler — as entranhas eram do futuro prowler mas a carroceria usava componentes do jeep wrangler era impossivel saber o que havia la embaixo hoje sabemos o que era a chrysler decidiu se por usar uma plataforma nova batizada de pr mas os componentes mecanicos eram emprestados dos modelos da plataforma lh como o dodge intrepid e os chrysler concorde lhs e 300m o conceito ainda foi levado para o salao de detroit mais duas vezes — em 1995 e 1996 nesta ultima ainda nao foram anunciados os planos da chrysler mas aconteceu algo que deixou a todos os presentes uma otima impressao bob lutz e seu xara bob eaton ceo da chrysler de 1993 a 1998 apresentaram o carro usando oculos escuros ao estilo the blues brothers e disseram e real e voce entende ou nao ao longo do ano de 1996 o prowler passou pelas fases finais de desenvolvimento e as primeiras unidades de pre produçao começaram a sair da fabrica de conner avenue em detroit — a unidade responsavel pelos projetos experimentais e esportivos como o dodge viper alguns carros viajaram pelos eua outros foram enviados a veiculos especializados para que eles dessem suas primeiras impressoes cerca de 18 unidades foram feitas — e destruidas apos cumprir seu papel papel este que foi bem cumprido em janeiro de 1997 o prowler apareceu pela ultima vez em uma ediçao do salao de detroit — mas desta vez nao era o conceito e sim o real deal os fas presentes mal podiam acreditar mas era verdade aquele hot hod dos novos tempos seria vendido pela rede de concessionarias da plymouth infelizmente porem nem sempre as expectativas correspondem a realidade mesmo que o futuro de uma grande companhia esteja em jogo e estamos falando das expectativas tanto de bob lutz quanto do publico — ambos foram frustrados por uma decisao ruim por parte da empresa a de dar ao prowler apenas motores v6 nao eram motores ruins — pelo contrario os pouco mais de 45o carros produzidos em 1997 eram movidos por um v6 de 3 5 litros e saudaveis 217 cv a 5 850 rpm o prowler era um carro razoavelmente leve empregando componentes de aluminio para manter o peso em cerca de 1 270 kg e esta potencia era suficiente para que ele acelerasse de 0 a 100 km/h em 7 2 segundos com velocidade maxima limitada a 180 km/h — nao era um carro lento so que a questao era mais de principios que de qualquer outra coisa com um visual daqueles inspirado hot hods com motores v8 flathead que atingiam velocidades inimaginaveis no deserto branco o prowler tinha a obrigaçao moral de ter oito cilindros em v se pudesse escolher certamente o prowler trocaria seu v6 por um v8 — mas carros sao objetos inanimados e tudo o que acontece com eles depende de escolhas de seres humanos e os seres humanos haviam decidido que um v6 estava de bom tamanho [gallery columns= 4 link= file ids= 23363 23361 23370 23366 ] uma pausa na produçao — certamente para reavaliar a estrategia — se deu durante quase todo o ano seguinte e so no fim de 1998 a plymouth retomou a produçao ja como modelo 1999 foi decidido que o motor continuaria sendo um v6 porem com bloco de aluminio e 257 cv a 6 400 rpm o desempenho melhorou razoavelmente — o 0 a 100 km/h agora era feito em seis segundos e o limite de velocidade passou a 190 km/h ainda nao foi o suficiente para que o carro fizesse o sucesso esperado e antecipado pela recepçao do publico no salao de detroit todos os cinco anos em que esteve por la a plymouth acabou extinta em 2001 e o prowler que era um dos quatro modelos da marca em seus ultimos anos ainda foi comercializado como chrysler prowler em 2002 em cinco anos 11 702 unidades do prowler foram vendidas nos eua e no canada — um numero ate que razoavel mas bem aquem do esperado talvez dois cilindros a mais tivessem ajudado a ideia foi explorada em 1999 com o conceito plymouth howler uma versao picape do prowler com um v8 de 4 7 litros contudo ele foi um conceito exclusivo para o sema show daquele ano e a plymouth nao tinha planos para produzi lo em serie mas voce quer saber por que la no começo deste texto dissemos que o prowler estava a frente de seu tempo por que nos anos seguintes os carros retro vieram com tudo — e o mais bem sucedido deles foi o ford mustang que inspirou as outras duas grandesd e detroit a lançar seus muscle cars inspirados no passado para nos e o suficiente para que o plymouth prowler seja sim um pequeno grande roadster
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