na pequena cidade do interior onde moro desde que nasci ha um daihatsu cuore ja conheço este carro ha anos um pequeno hatchback azul marinho menor que quase todos os outros carros que rodam por aqui talvez so perca para um gurgel supermini cor de vinho que ja vi duas ou tres vezes seu dono que ja esta com ele ha bastante tempo so anda correndo e em todas as vezes que topei com ele parecia que o cara estava se divertindo demais e quando comecei a ganhar a vida escrevendo sobre carros e me interessar ainda mais por eles foi inevitavel desejar aquela diversao para mim tambem assim como o subaru vivio e o suzuki samurai o daihatsu cuore foi um dos kei cars que tivemos a chance de comprar no brasil logo que as importaçoes de automoveis foram liberadas no brasil afinal eramos um mercado gigantesco que de repente tornou se mais uma opçao para as fabricantes que resolveram aproveitar nao durou muito tempo porem quando se trata de carro o brasileiro medio geralmente precisa de algo mais versatil um carro maior com ao menos cinco lugares que acomode a familia toda mais a bagagem o que definitivamente nao e o caso de um kei car um automovel feito para ser o mais basico barato e compacto quanto for possivel a fim de custar pouco para comprar para rodar e para manter em um pais onde o espaço fisico e um recurso limitadissimo como o japao kei cars fazem muito sentido e sao muito populares a ponto de ter uma regulamentaçao especial so para eles os kei cars ja existem no japao ha mais de 70 anos e mesmo com o aumento das exigencias de segurança que em escala global deixou os carros maiores e mais pesados nao ha indicios de que eles deixarao de existir tao cedo na verdade ha toda uma subcultura na comunidade automotiva dedicada aos kei cars e as fabricantes japonesas fazem questao de oferece los em diversos formatos e configuraçoes para atender a seus entusiastas existem hatchbacks suvs vans e ate esportivos que se encaixam nos criterios do governo japones para kei cars ou seja todos eles estao dentro dos mesmos limites de dimensoes deslocamento e potencia estes limites aumentaram com o passar do tempo mas ainda sao bastante frugais e rigorosos e e interessante ver como as fabricantes do japao se adaptam a eles na hora de criar novos kei cars com tanto tempo de experiencia elas ja dominam a arte herança das motos em japones os kei cars sao chamados keijidōsha 軽自動車 termo que significa literalmente carro leve a categoria foi criada em julho 1949 pouco depois do fim da segunda guerra mundial naquela epoca o japao ainda enfrentava as consequencias do conflito a economia ia mal e populaçao estava empobrecida mas ainda era preciso trabalhar e se locomover e foi por conta disto que na epoca boa parte da industria voltou se para as motocicletas nao eram evidentemente os veiculos ideais para familias mas era o que se podia comprar empresas que hoje sao gigantes da industria como honda e yamaha começaram a produzir suas motos naquele tempo e querendo ou nao era um começo mas os japoneses queriam algo mais eles queriam carros precisavam deles na verdade e foi ai que sua engenhosidade entrou em açao para estimular a industria a desenvolver carros alem de motos o governo japones estabeleceu criterios para que as fabricantes criassem automoveis com motor de ate 150 cm³ ou 100 cm³ no caso dos motores dois tempos baseados em motores de moto para isto precisavam ser compactos e leves e por isto podiam ter no maximo 2 8 metros de comprimento e 1 m de largura o tamanho compacto tambem visava atender ao ambiente urbano do japao que nunca foi muito espaçoso embora pareçam numeros irreais hoje em dia era o bastante para garantir por exemplo que o dono de uma mercearia tivesse um veiculo barato e economico para fazer entregas algo mais robusto e seguro que uma moto nao era preciso mais que isto ate porque o limite de velocidade para os kei cars era de inicialmente parcos 40 km/h parecia uma ideia genial e de fato era contudo os criterios eram severos demais para veiculos realmente viaveis por isso exatamente um ano depois em julho de 1950 os parametros começaram a ficar gradualmente mais generosos o comprimento maximo passou a ser de 3 m com 1 3 m de largura o limite de deslocamento aumentou para 300 cm³ quatro tempos ou 200 cm³ dois tempos e em agosto de 1951 o limite de deslocamento passou a 360 cm³ quatro tempos ou 240 cm³ dois tempos e em abril de 1955 eliminou se a distinçao entre os motores de dois e quatro tempos foi ai que as coisas começaram a ficar interessantes empresas que antes dedicavam se principalmente as motos como a honda começaram a levar a serio a ideia de fazer carros e o mesmo ocorreu em outros setores da industria empresas de outros setores como a tecelagem suzuki e toyota ou madeireiras mazda tambem aventuraram se no segmento automobilistico parecia o plano perfeito e era mesmo um longo periodo de experimentalismo e inovaçao teve inicio a partir dali foi questao de tempo ate que o limite de velocidade de 40 km/h tambem fosse aumentado para 60 km/h maravilhas da engenharia [caption id= attachment_279973 align= aligncenter width= 2400 ] a viatura policial menos ameaçadora que existe[/caption] desde o inicio de sua historia os kei cars eram otimas demonstraçoes do senso de inovaçao que sempre foi uma das marcas da industria japonesa excelente exemplo disto foi um dos primeiros kei cars disponiveis comercialmente o simpatico subaru 360 lançado em 1958 ele lembrava uma miniatura do vw fusca nao so no formato mas tambem na configuraçao mecanica com um motor arrefecido a ar na traseira o pequeno dois em linha de 356 cm³ e 16 cv pode soar ridiculo agora mas era suficiente para empurrar os 410 kg de carro que o subaru 360 tinha ate os 96 km/h em teoria dava ate para viajar a subaru chegou a ficar confiante no 360 a ponto de exporta lo para os eua onde acostumados com seus land yachts os compradores fizeram piada do carro no japao porem o 360 simbolizou o nascimento da industria de carros de passeio de certa forma e logo toda fabricante tinha seu kei car uma marca comum a todos eles era a inspiraçao em carros maiores o japao ainda nao havia desenvolvido seu proprio senso estetico para carros e por isto a maior parte dos kei cars lembrava versoes em escala reduzida de modelos consagrados o mazda carol de 1962 por exemplo parecia muito um carro americano da decada de 1950 guardadas as proporçoes o suzuki suzulight por sua vez poderia ser confundido facilmente com um hillman minx britanico a receita dos kei cars assim foi um sucesso a honda que ja tinha destaque na industria motociclistica havia mais de dez anos aproveitou seus conhecimentos em motores pequenos de bom rendimento e os aplicou nos primeiros automoveis a honda t360 mini picape de 1963 foi o primeiro veiculo de quatro rodas vendido pela honda seu motor era um quatro cilindros de 356 cm³ que conseguia entregar 30 cv o dobro do subaru 360 com o mesmo deslocamento e com dimensoes e arquitetura semelhantes aos motores de moto girava a saudaveis 8 500 rpm mais de 100 000 unidades foram produzidas em quatro anos e todas venderam rapidinho mostrando que havia mercado para este tipo de carro no japao em 1968 a honda desenvolveu a versao t500 que usava o mesmo motor do esportivo s500 e tinha como destino mercados de exportaçao como a australia o reino unido e a africa do sul porem com apenas 38 cv e visual de brinquedo a honda t500 mostrou que aquele negocio de kei car so podia mesmo dar certo em seu pais de origem ao menos naquele momento ao longo da decada de 1970 os kei cars foram atingindo a maturidade e tornando se de fato carros em miniatura design e acabamento foram ficando cada vez mais proximos dos automoveis normais o que atraiu mais compradores e fabricantes dispostas a satisfaze los em 1970 750 000 kei cars foram vendidos no japao mudança de ares eram inevitaveis porem alguns percalços a decada de 1970 tambem trouxe uma preocupaçao novamente em escala global com consumo de combustivel e emissao de poluentes alem disso vendo que as vendas de automoveis convencionais começaram a sofrer por conta do sucesso dos keis o governo japones começou a retirar os beneficios fiscais de que eles desfrutavam como resultado em 1975 o numero de kei cars vendidos foi de apenas 150 000 uma queda de 80% em relaçao a 1970 o grande problema era que para manter os atrativos dos kei cars para a populaçao as fabricantes precisavam levar seus motores ao limite o que elevava o consumo de combustivel e tambem aumentava as emissoes de poluentes foi a pressao das fabricantes que levou o governo a afrouxar mais uma vez o limite de deslocamento o limite passou a ser de 550 cm³ em janeiro de 1976 o que garantiu novo folego aos kei cars curiosamente porem as vendas continuaram baixas quem salvou os kei cars porem foram os estrangeiros com motores mais potentes eles começaram a ficar mais atraentes para outros paises que tambem buscavam carros mais basicos e baratos para se ter ideia em 1976 as exportaçoes de kei cars utilitarios como mini picapes e furgoes aumentaram em 171% chegando perto das 75 000 unidades engana se porem quem pensa que o destino era a europa paises da america do sul como o chile foram os campeoes em exportaçoes de kei cars neste periodo a decada de 1980 porem trouxe novo alivio motivada principalmente pela evoluçao tecnica dos kei cars a medida em que a economia do japao melhorava notou se uma demanda por kei cars mais refinados e melhor equipados alguns deles ate tinham motor turbo que era uma forma de garantir mais potencia sem aumentar o deslocamento e o consumo de combustivel e ele foi so o primeiro a bolha do mercado imobiliario japones que motivou as fabricantes a lançarem automoveis cada vez mais ousados e inovadores tambem atingiu os kei cars foi nesta epoca que surgiram alguns dos mais emblematicos como os esportivos daihatsu copen suzuki cappuccino autozam az 1 e honda beat os dois ultimos traziam ate mesmo motor central traseiro foi nesta epoca que os kei cars consolidaram se como estilo de vida para alguns entusiastas que passaram a se sentir atraidos nao apenas pelo visual descolado ou pelas caracteristicas incomuns mas tambem pelo baixo custo e pela experiencia ao dirigir naturalmente crua que os kei proporcionavam https //www youtube com/watch v=gk4ztpgpmmi&feature=emb_title em 1990 veio o ultimo aumento no limite de deslocamento 660 cm³ acompanhado de um novo limite de potencia 64 cv com isto algumas fabricantes de fora do japao resolveram apostar no segmento como a smart que criou uma versao especial do fortwo especialmente para o mercado japones usando novos para lamas e pneus mais estreitos a caterham tambem tentou regulamentar o seven como kei car mas o governo japones exigia que a potencia do motor fosse reduzida para 60 cv e por questoes de homologaçao o projeto foi abandonado de la para ca os kei cars perderam força no japao por conta de novas barreiras impostas pelo proprio governo talvez por conta da pressao global pela adoçao de carros eletricos a taxa exclusiva para kei cars por exemplo aumentou em 50% em 2014 o que desestimulou bastante a industria neste aspecto e levou muitas pessoas a migrarem dos kei cars para automoveis convencionais ainda existem alguns carros interessantes porem como o honda s660 que com seu design anguloso e motor central traseiro lembra um mini nsx ou o honda n one tributo ao n360 seu primeiro carro de passeio o proprio suzuki jimny e um dos poucos kei cars que restaram no japao a versao kei tem para lamas e pneus mais estreitos alem de um motor menor para adequar se a legislaçao e o unico que podemos comprar no brasil ainda que com motor maior e dimensoes que ultrapassam as da versao japonesa
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