ontem 18 vimos o lançamento da belissima volvo v90 a nova perua topo de linha da fabricante sueca e sem surpreender ninguem a station e simplesmente estonteante pegando o visual ja matador do s90 e dando a ele um teto mais longo e proporçoes mais harmonicas o motor 2 0 dual charged com sistema hibrido e 407 cv acaba virando quase um detalhe quase mas e fato galera a v90 e uma perua incrivelmente bonita que consegue ser 100% atual sem apelar para os exageros estilisticos tipicos desta decada e mesmo sem ser um carro retro traz exatamente a mesma essencia do design escandinavo pela qual as outras peruas da volvo ficaram conhecidas na verdade a fabricante faz questao de exaltar que a v90 e uma perfeita representante da linhagem e a gente decidiu aproveitar para falar um pouquinho de cada uma das outras bora volvo duett vai parecer que estamos viajando aqui mas nos acompanhe e voce vai entender lembra do nosso post com a historia das utes as picapes baseadas em automoveis da australia pois bem a cerca de oito decadas um casal de agricultores escreveu uma carta a ford australiana dizendo que estava cansada de se sujar a caminho da missa no domingo por usar o mesmo carro que seu marido usava para trabalhar e gostaria de um veiculo que pudesse ser usado como picape de trabalho durante a semana e como carro de passeio no domingo para ir a missa a ford atendeu o pedido e criou sua primeira picape baseada em um carro dando origem a utes pois com a primeira perua sueca aconteceu algo parecido quer dizer provavelmente nao houve um casal de agricultores suecos que gostaria de um veiculo multiuso mas era exatamente esta a ideia da volvo duett lançada em 1953 ser um veiculo versatil — robusto e espaçoso para trabalho porem confortavel como um seda de passeio para uso diario dai seu nome o segredo estava na utilizaçao de componentes do seda pv444 lançado em 1949 que emprestou lhe emprestou parte da carroceria para lamas capo e para brisa e elementos da cabine alem da suspensao dianteira no entanto enquanto o pv444 usava construçao monobloco a duett usava carroceria sobre chassi e suspensao traseira por feixes de molas somado ao cambio de relaçoes curtas o resultado era um carro capaz de se virar muito bem em estradas no trafego das cidades e no campo na verdade o chassi era tao bom que a volvo ate o oferecia sem carroceria completa — nada alem de capo e para lamas — a fim de atender a quem quisesse algo feito sob medida no entanto o visual original da volvo e o mais classico e ja trazia elementos que seriam adotados pela marca por decadas em suas peruas as proporçoes harmonicas e a traseira alta e reta no entanto ainda estava mais proxima de um utilitario que de um automovel em todo caso a volvo duett continuou sendo produzida ate 1969 — convivendo com sua sucessora por sete anos inclusive volvo amazon o volvo amazon foi lançado em 1956 e fabricado ate 1970 mas a perua so veio em 1962 apresentada no salao de estocolmo daquele ano desta vez o carro tinha construçao monobloco e um visual mais elegante alem de um interior bem mais confortavel com motores de quatro cilindros de ate dois litros e 115 cv a perua amazon tinha um desempenho bem mais interessante do que sua antecessora ainda que hoje em dia alguns malucos prefiram transforma las em supercarros de 800 cv no entanto sua maior marca e o pioneirismo em segurança foi o primeiro carro a usar cintos no banco dianteiro como equipamento de serie e anos mais tarde tornou se o primeiro carro do mundo com cintos de tres pontos e notadamente o design e uma evoluçao enorme em relaçao a duett — com muito mais cara de carro inclusive curiosamente a volvo amazon wagon morreu junto com a duett em 1969 o que veio depois no entanto e um dos maiores classicos da companhia sueca volvo p1800 es quer dizer na verdade a volvo p1800 es nao era bem uma sucessora da amazon pois ambas pertenciam a categorias diferentes ela veio em 1972 baseada no cupe esportivo p1800 — este por sua vez lançado em 1961 com a missao de ser o primeiro grande esportivo da volvo ele conseguiu fazendo bastante sucesso ate 1970 em parte graças ao quatro cilindros de 1 8 litro dai o nome do carro e 100 cv que foi substituido por um 2 0 de 120 cv em 1963 e em outra apoiado em seu belo visual na boa qualidade de construçao e claro na segurança do projeto acontece que com a chegada nova decada veio tambem o peso da idade — e nem os 130 cv do novo motor 2 0 com injeçao eletronica introduzido ainda em 1970 deram jeito e como resolver isto a maneira sueca transformando o cupe em perua a verdade e que ja em 1967 começaram os primeiros exercicios esteticos para a nova versao — com um detalhe em vez de mudar a cara do carro a volvo decidiu concentrar se na configuraçao da carroceria e sanar um problema do p1800 original que sempre gerava comentarios negativos a falta de espaço vertical para os passageiros no banco de tras e para a bagagem em 1972 a 1800es chegava ao mercado na perua o motor 2 0 com injeçao eletronica teve sua taxa de compressao reduzida na perua e entregava 125 cv — o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos se o desempenho nao era o suficiente para justificar a classificaçao como sports wagon muitas vezes usada pela imprensa na epoca para descrever a 1800es seu visual o fazia a traseira com sua grande tampa traseira de vidro e o que rouba a cena sempre que uma 1800es aparece em publico ate hoje embora nao fosse exatamente pratica por sua pequena area de abertura os bancos traseiros rebativeis ajudavam claro a janela que abria se tornou a caracteristica mais marcante do carro e acabou definindo uma tendencia que se repetiria nas decadas seguintes tanto que influenciou nao apenas as peruas da marca mas tambem os hatchbacks o c30 com sua bela tampa traseira de vidro e o melhor exemplo disso apesar da beleza da p1800 es e de sua importancia seminal na linhagem ha quem enxergue outro carro quando se fala em peruas volvo a 245 volvo 850 t5 r quando o volvo 850 foi lançado em 1991 era um tipico volvo da epoca com formas quadradas visual sobrio e alguns detalhes que garantiam uma modernidade discreta os vidros eram mais rentes a carroceria os farois eram mais estreitos e as lanternas traseiras avançavam sobre as colunas e ladeavam o vigia era um estilo que ia na contramao do design automotivo da decada que começava — os anos 90 foram marcados por carros com linhas arredondadas e organicas — mas a carroceria que parece ter sido feita com uma regua e marca registrada da 850 e se fosse de outro jeito talvez a gente nem gostasse tanto dela em 1994 foi apresentado o volvo 850 t5 r dotado de um motor de cinco cilindros e 2 3 litros que sobrealimentado por um turbocompressor entregava 228 cv a 5 200 rpm e saudaveis 30 6 mkgf de torque logo a 2 000 rpm — suficiente para chegar aos 100 km/h em 6 4 segundos com maxima de 234 km/h com cambio manual de cinco marchas com a transmissao automatica de quatro marchas os numeros eram 7 5 segundos e 245 km/h respectivamente a gente quase sempre esquece que o 850 t5 r veio tambem como seda isto se da porque era na versao perua que a volvo apostava sua imagem colocando uma versao de competiçao para correr no campeonato britanico de turismo btcc voltando as pistas depois de um jejum de quase uma decada foi no fim de abril de 1994 que duas peruas com pintura azul e branca entraram no autodromo de thruxton no sul da inglaterra para o inicio da temporada do british touring car championship btcc a volvo havia decidido usar uma perua na competiçao meses antes da estreia porem o plano foi mantido em segredo ate o ultimo instante — o que fez com que boa parte do publico e da imprensa achassem que se tratava de uma piada [youtube id= _3zgzk6zbms width= 620 height= 350 ] nao era nenhuma piada as peruas foram preparadas por richard owen da tom walkinshaw racing equipe famosa por vencer as 24 horas de le mans de 1988 com o jaguar xjr 9 a base mecanica foi o motor de cinco cilindros mas em vez de um 2 3 turbo o carro de corrida tinha um 2 0 aspirado exigencias do regulamento da classe 2 de 290 cv e cambio sequencial de seis marchas ele era mais compacto o que permitiu que o motor fosse posicionado atras do eixo dianteiro e em posiçao mais baixa melhorando a estabilidade do carro foram 21 etapas de competiçao — e no fim da temporada a volvo conseguiu apenas a 14ª colocaçao geral no entanto a intençao da volvo nao era vencer naquela temporada e sim chegar ao campeonato fazendo bastante barulho deu certo o publico simplesmente adorou ve lo correndo e a imagem da volvo realmente melhorou depois daquela temporada alias nao so nas pistas se hoje a 850 t5 r e uma respeitada perua esportiva muito se deve a versao de corrida
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