por mais que todo entusiasta diga que curte tudo que tem motor todos temos interesses pelos quais nos interessamos mais e isso acaba fazendo com que nao consigamos prestar atençao a todos os tipos de veiculo a todas as cenas a todas as categoria de competiçao e simplesmente impossivel ainda mais por conta do volume de informaçao que e atirado sobre nos todos os dias ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] por isso e totalmente perdoavel voce nunca ter ouvido falar em corridas de arrancada para big rigs os grandes caminhoes americanos famosos por terem feito parte de um enorme movimento cultural social e economico nos anos 70 mas elas existem e sao barulhentas fumacentas e espetaculares do jeitinho que voce deve estar imaginando o fato de existirem corrida de arrancada para big rigs pode ser qualquer coisa menos surpreendente ora os caminhoes da peterbilt da international lonestar e da kenworth possivelmente as big three das fabricantes de pesados americanas tem uma gigantesca comunidade de fas e entusiastas eles sao imponentes tem visual iconico e estao profundamente enraizados no imaginario coletivo dos estados unidos alem disso do ponto de vista puramente tecnico sao veiculos realmente fascinantes estranho seria se nao existissem corridas com eles https //www youtube com/watch v=sc5ss_mhvrc nao ha como saber desde quando donos de big rigs se juntam em pistas de arrancada para medir forças mas provavelmente desde que se dirige caminhoes a forma organizada do esporte porem e bem mais facil de se rastrear no canada elas ocorrem ha mais de trinta anos e em 1995 deram origem a nast national association of show trucks que dispensa traduçao imagine um encontro de carros ao estilo goodwood nao no publico ou nas atraçoes mas no formato do evento uma exibiçao de veiculos com categorias juizes e premiaçoes dividindo espaço com um evento de pista em vez de carros classicos com valor na casa dos milhoes caminhoes classicos que em alguns casos podem ate chegar perto disso alguns vao so para serem apreciados outros para ver quem e o mais rapido https //www youtube com/watch v=pndgnd1hggi os caminhoes em exibiçao tem todas as cores e estilos de restauraçao e customizaçao dos survivors que exibem orgulhosos suas marcas de guerra ou a falta delas aos restaurados com perfeiçao passando pelos customizados de forma extravagante e claro pelos preparados para arrancada assim como em goodwood as premiaçoes sao concedidas de acordo com o julgamento de uma bancada de juizes que escolhem os melhores representantes em diferentes categorias o melhor com implemento best combo o melhor sem implemento best bobtail o melhor caminhao de trabalho o melhor trailer queen para caminhoes que nao rodam e so vao ate o evento em cima de trailers e claro as escolhas do publico nao ha o mesmo glamour de um evento na propriedade do lord march claro mas a estrutura e semelhante incluindo os ja citados eventos de pista que certamente sao a principal atraçao https //www youtube com/watch v=x9m13b t_r8 novamente as corridas seguem uma logica parecida com as arrancadas de automoveis com um regulamento que divide os caminhoes em categoria de acordo com o tamanho o tipo de implemento e a força do motor a nast tem uma serie de divisoes regionais que realizam eventos semelhantes em diferentes partes da america do norte ironicamente para um esporte canadense o principal evento acotnece nos estados unidos na regiao dos grandes lagos la ocorre todos os anos o great lakes big rig challenge em 2020 seria realizada a quarta ediçao do evento que foi adiada para este ano https //www youtube com/watch v=vv02liqbeeu este e um clipe da ediçao de 2018 do great lakes big rig challenge o local usual e a pista de arrancada de onaway speedway no norte do michigan o local foi construido em 1983 e originalmente a intençao nao era receber provas de caminhoes contudo em 2017 o local foi comprado por seu atual proprietario e convertido para receber quase exclusivamente as provas da nast o trecho oval ainda recebe provas de stock cars de tempos em tempos mas a atraçao principal sao mesmo as corridas de arrancada elas acontecem em um trecho de aclive em onaway speedway e os caminhoes sao divididos em diferentes categorias de acordo com o peso a potencia e outras caracteristicas sao tres categorias no total a classe a fica no topo e e voltada a caminhoes com motor de deslocamento entre 16 e 19 litros no maximo oito cilindros e dois turbocompressores a classe b engloba caminhoes com menos de 16 litros de deslocamento e apenas um turbocompressor e finalmente a classe c inclui caminhoes com redline ate 2 400 rpm e nao permite que se troque o turbocompressor todos os caminhoes disputam puxando implementos e competem ao longo de tres dias primeiro nas eliminatorias depois nas finais nas eliminatorias os caminhoes puxam implementos de 50 toneladas o peso e rigorosamente aferido na balança o que leva seu peso total a cerca de 60 000 kg incluindo o cavalo mecanico nas finais puxando implementos articulados os caminhoes precisam rebocar implementos de 70 toneladas chegando ao peso total de 80 000 kg com o cavalo mecanico a pista tem 10° de inclinaçao e apesar de ser uma dragstrip padrao de 402 metros o percurso da largada a linha de chegada e de 152 metros 500 pes o suficiente para que os caminhoes mais rapidos alcancem ate 112 km/h https //www youtube com/watch v=hnhnczkgcki convenhamos uma arrancada de carros em uma pista de 150 metros com velocidade ate 112 km/h seria no minimo entediante agora quando os veiculos sao big rigs a coisa muda o rugido dos motores a diesel com escape livre e atordoante e nas categorias a e b a fumaça preta dos canos de escape e parte do espetaculo apenas os caminhoes da categoria c nao podem emitir fumaça um detalhe importante e que apesar de existirem regras e um premio de us$ 50 000 para o vencedor a corrida de arrancada em si nao e o principal objetivo tanto e que muitos caminhoes recebem modificaçoes no chassi para permitir que o torque do motor durante a largada que pode passar facilmente dos 200 kgfm faça com que uma das rodas dianteiras se levante quando isso acontece ha um prejuizo consideravel no desempenho do caminhao e consequentemente seu tempo final aumenta para quem esta assistindo porem o efeito visual e impressionante e por conta disso muitos pilotos de caminhoes de arrancada preferem perder a corrida mas garantir o entretenimento do publico agora se voce quer velocidade sempre ha os caminhoes com turbinas a jato mais pesos pesados https //flatout com br/shockwave o caminhao a jato mais rapido do mundo e tao assustador quanto incrivel/ https //flatout com br/o nascimento o auge e o declinio da cultura trucker dos eua/ https //flatout com br/24 cilindros 30 litros e 3 500 cv em um caminhao conheca o thor 24/ https //flatout com br/iron knight este caminhao volvo de 2 400 cv da volvo e o mais rapido do mundo/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.