peter perfect ou king of the mountain ou simplesmente brocky estes sao os tres apelidos de peter brock e ele mereceu ao menos dois deles o primeiro porque ele foi simplesmente um dos melhores pilotos que ja caminharam sobre a face da terra especialmente se voce se atentar ao fato de que nem so de formula 1 se faz um grande piloto o segundo porque ele venceu nada menos que nove vezes a bathurst 1000 corrida de longa duraçao realizada no circuito de mount panorama na australia o terceiro era uma alcunha carinhosa pela qual os mais chegados se referiam a ele peter brock morreu em 8 de setembro de 2006 aos 61 anos em um acidente com uma replica do shelby cobra daytona um carro quase tao incrivel quanto o original e igualmente perigoso ele morreu fazendo o que mais gostava que tambem era o que ele sabia fazer de melhor em uma idade na qual muita gente ja pendurou as chuteiras ou no caso dele as sapatilhas de pilotagem so por isso ele merece todo nosso respeito e admiraçao mas ha bem mais do que isto peter brock foi um dos grandes e neste post nos vamos explicar os motivos brock nasceu em melbourne na australia em 26 de fevereiro de 1945 filho de geoff e ruth brock e morou boa parte da vida em sua cidade natal ele era um cara bastante ligado a suas raizes e conquistou a maioria de suas vitorias em casa embora tenha sim participado e tido sucesso em competiçoes internacionais seu primeiro carro foi um austin seven comprado au$ 10 um pequeno calhambeque britanico que mal tinha freios segundo brock foi justamente pela falta de bons freios que o austin seven foi um belo professor de pilotagem ou ele dominava o carro ou morreria em um acidente ironico meio engraçado e meio triste aos vinte anos de idade brock foi convocado pelo exercito australiano em 1965 sendo alocado para o pais de gales no reino unido para sua sorte ele nao foi enviado para o vietna sendo terminantemente contra o envio de recrutas australianos para lutar uma guerra que nao era deles mas sim dos norte americanos em 1966 quando estava de ferias do exercito brock voltou a australia e acabou assistindo a ediçao daquele ano das 500 milhas de bathurst atualmente bathurst 1000 ali ele decidiu quando deixasse o exercito passaria a se dedicar as corridas peter brock foi dispensado em 1967 e dois anos depois fazia sua estreia nas pistas ao volante de um holden monaro 350 gts revezando ao volante com des west brock foi o terceiro colocado na bathurst 500 de 1969 resultado impressionante para uma primeira vez tanto que as corridas de turismo foram seu forte e sua relaçao com a divisao australiana da gm foi forte e duradoura e ele continuou participando anualmente das corridas em bathurst ate 1997 [caption id= attachment_243316 align= aligncenter width= 1024 ] o primeiro carro com o qual brock participou da bathurst 500 em 1969[/caption] sua primeira vitoria profissional veio ja em 1971 quando brock participou do victorian rallycross championship prova realizada no circuito de tailem bend raceway no sul da australia com um holden torana lc gtr a primeira vitoria em mount panorama aconteceu em 1972 coincidentemente o ultimo ano em que a prova teve duraçao de 500 milhas a partir do ano seguinte a distancia da corrida passou a ser de 1 000 km inaugurando assim a bathurst 1000 o carro era novamente o holden torana gtr em 1973 brock participou do campeonato australiano de formula 2 conduzindo um monoposto chamado birrana 273 cujo motor era um ford twin cam de 1 6 litro e terminou a competiçao em segundo colocado mas apesar do sucesso ele nao voltou a dirigir monopostos com frequencia prolifico como era brock ainda conquistou o titulo da south pacific touring series com um torana lj resultado que conseguiu repetir em 1974 nos anos seguintes peter brock venceu tres vezes o campeonato australiano de turismo o atcc 1974 1978 e 1980 entretanto seu maior feito provavelmente foi vencer nove vezes em bathurst 1972 1975 1978 1979 1980 1982 1983 1984 e 1987 sempre com carros da holden algo que jamais foi repetido depois dele o segundo maior vencedor da bathurst 1000 jim richards ganhou a corrida sete vezes entre 1978 e 2002 e em tres ediçoes 1978 1979 e 1980 richards revezou o volante com brock alias a vitoria de 1979 foi uma das mais marcantes da carreira de ambos brock e richards venceram a prova com seis voltas de vantagem sobre o segundo colocado e mais na volta 163 brock quebrou o recorde de mount panorama para carros de turismo ao virar 2min21s1 https //www youtube com/watch v=jc9nahlsxuu o recorde permaneceu de pe por tres anos e foi quebrado pelo proprio brock em 1982 quando ele baixou o tempo em exatamente um segundo e virou 2min20s1 e ate dificil acreditar que um piloto so conseguiu conquistar tantas marcas importantes agora diferentemente de muitos conterraneos como alan jones larry perkins e o proprio jim richards peter brock jamais buscou consolidar uma carreira fora da australia ele preferia correr em casa e suas participaçoes em provas internacionais foram esporadicas https //www youtube com/watch v=zscohn9scdk em 1971 ele havia corrido no macau grand prix ficando na segunda posiçao com seu holden torana em 1976 1981 e 1984 brock participou das 24 horas de le mans no primeiro ano com um bmw 3 0 csl e nos seguintes com dois porsche um 924 de turismo e um prototipo 956 do grupo c ele nao chegou a terminar a corrida em nenhuma das tres ediçoes na verdade brock sequer largou em 1981 sendo inscrito como um dos reservas por outro lado brock teve sucesso nas 24 horas de spa de 1977 com um vauxhall firenza ele foi o segundo colocado na classificaçao geral e vencedor na categoria gt a ligaçao de peter brock com a holden continuou forte mesmo com estes breves flertes com outras marcas e transcendeu as as pistas ele tambem trabalhava em conjunto com a fabricante para criar versoes especiais de homologaçao dos carros de rua em especial o commodore tudo feito com suporte financeiro e tecnico da propria holden mas esta parceria so durou ate 1987 quando brock decidiu que era hora de explorar outros carros https //www youtube com/watch v=vs2p1gcwo2g em 1988 brock correu com um bmw m3 e30 entrando para a equipe de fabrica da bmw na australia mas so conquistou uma vitoria naquele ano e terminou a temporada em oitavo lugar em 1989 e 1990 ele apostou no ford sierra rs500 e seus resultados foram bem melhores um titulo na nissan mobil 500 series e um terceiro lugar no campeonato australiano de turismo em 1989; e um vice campeonato no atcc em 1990 https //www youtube com/watch v=xllkdn d1x0 brock tornou a correr com os holden em 1991 participando de todas as temporadas do campeonato australiano de turismo com o commodore ate 1997 ano em que se aposentou como piloto full time em 1996 ele correu no australian super touring championship com o volvo 850 ficando na sexta posiçao agora como todos nos sabemos uma vez piloto sempre piloto e com peter brock nao foi diferente depois de aposentado ele continuou disputando provas ocasionais geralmente com o holden commodore incluindo as ediçoes de 2002 e 2004 da bathurst 1000 assim ele poderia passar mais tempo com a familia ainda que paradoxalmente tenha tido bastante exposiçao na midia australiana chegando a apresentar um programa policial na tv entre 1996 e 1998 e ele aproveitou a fama para fundar uma instituiçao de caridade dedicada a angariar fundos para jovens pobres e necessitados na australia a peter brock foundation que atua ate hoje peter brock era um cara saudavel em 1984 depois de seu fracasso em le mans ele ficou muito abalado mentalmente e resolveu mudar de vida deixando o cigarro e o alcool e nos anos seguintes adotando uma dieta vegana ele estava em excelente forma quando entrou para o clube dos 60 e suas apariçoes em corridas de classicos eram relativamente frequentes e foi assim que ele perdeu a vida em 8 de setembro de 2006 na ediçao daquele ano do targa west rali de longa duraçao australiano inspirado pela targa florio italiana com uma replica do shelby cobra daytona fabricada na australia e equipada com um v8 ls da general motors emprestado do holden monaro bem como o restante dos componentes mecanicos durante o segundo estagio da prova brock perdeu o controle do carro em uma curva a esquerda deslizou por 50 metros em um barranco e acertou uma arvore os ferimentos o mataram na hora um video feito por um espectador ajudou a policia a esclarecer a causa da morte que foi definida como alta velocidade no dia 19 de setembro um velorio publico foi realizado na catedral anglicana de sao paulo em melbourne no museu nacional do automobilismo em bathurst uma estatua foi erguida em sua memoria desde 2006 os vencedores da bathurst 1000 ganham o trofeu peter brock em uma justa homenagem a uma das figuras mais importantes do automobilismo australiano
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.