a esta altura a renault espace f1 ja e um classico a maior parte dos entusiastas sabe o que aconteceu quando a renault decidiu colocar as entranhas do williams fw15c em sua minivan de mamae com 820 cv a disposiçao do piloto a espace f1 provavelmente e a espace mais veloz do mundo e com toda certeza um dos carros conceitos mais estupidamente incriveis ja feitos mais fabricantes deveriam dar forma a ideias absurdas como esta hoje em dia faz falta ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o assunto aqui e outra superminivan com motor de competiçao feita pelos franceses e o melhor ela nao era um carro conceito mas sim um automovel de competiçao de verdade que foi para a pista mesmo seu nome tambem era bem sugestivo peugeot 806 procar se voce le o flatout certamente o nome procar te lembra a bmw m1 procar categoria monomarca que colocava o supercarro alemao com design italiano para acelerar antes das corridas de formula 1 na virada dos anos 1980 acontece que a 806 procar nao tem nada a ver com aquela procar trata se de outra categoria de turismo a adac procar series que começou a ser disputada em 1995 e nos anos mais recentes passou a se chamar deutsche tourenwagen cup dtc https //www youtube com/watch v=shspcs8y_xm a dtc era encarada como uma competiçao de entrada o passo seguinte para os pilotos era entrar para a dtm disputada apenas na alemanha e ocasionalmente paises vizinhos a dtc foi descontinuada ao fim da temporada de 2017 por conta da baixa popularidade o que e uma pena de todo modo na temporada inaugural da adac procar series/dtc a peugeot viu a oportunidade de fazer algo diferente e destacar se mesmo se nao vencesse na etapa da belgica realizada em spa francorchamps a peugeot deu a uma equipe local chamada kronos racing a oportunidade de desenvolver um carro de competiçao usando como base o modelo que quisessem em vez de optar pelo obvio a kronos racing decidiu chutar o balde e apontou a peugeot 806 como sua escolha https //youtu be/u7fist8w36q por si so a 806 e um veiculo interessante ela foi fruto de uma parceria entre a psa e a fiat 25 anos antes da fusao das duas empresas veja voce para criar as chamadas eurovans lancia zeta fiat ulysse citroen evasion e o proprio peugeot 806 o nome eurovans foi cunhado pela imprensa automotiva na epoca mas acabou adotado de forma semi oficial pelas empresas todas usavam o mesmo monobloco mudava apenas a dianteira que ganhava linhas condizentes com cada uma das marcas e todas elas tinham motores psa independentemente do modelo e divertido imaginar que alguem na kronos racing tenha tido a ideia de usar a peugeot 806 como base para um carro de corrida e mais ainda que todos tenham aprovado a ideia nao por ser algo ruim longe disso mas justamente pela ousadia a peugeot nao fez objeçao alguma na verdade deu todo o suporte de que a kronos racing precisava para construir a minivan de competiçao afinal a 806 havia acabado de ser lançada e sua presença em uma corrida de verdade seria no minimo boa publicidade o suporte incluiu todos os componentes mecanicos do peugeot 406 mi16 que venceu as temporadas de 1994 e 1995 do championnat de france de supertourisme o campeonato frances de superturismo com laurent aiello ao volante o motor era um 2 0 16v ligado a uma caixa sequencial de cinco marchas da xtrac preparado pela francesa obis ele era capaz de entregar 300 cv quando calibrado no limite porem para ficar de acordo com as regras da procar 2 a potencia foi limitada a 260 cv nao parece muita coisa ainda mais comparado aos mais de 800 cv da espace f1 mas a questao nem e essa voce imagina a peugeot de hoje em dia colocando um partner por exemplo para disputar provas de turismo na europa naturalmente a peugeot 806 causou certo incomodo nos rivais ao ser aprovada pelos fiscais da procar 2 o que nao deveria acontecer ja que a concorrencia formada por honda civic opel astra toyota corolla e outros modelos do mesmo porte tinha vantagem aerodinamica e em relaçao peso/potencia talvez eles so estivessem irritados por pensarem que estavam sendo feitos de palhaços de qualquer forma a palavra dos oficiais era o que valia e a peugeot 806 procar era uma realidade o campo de estreia foi a ediçao de 1995 das 24 horas de spa francorchamps que fazia parte do campeonato na epoca embora tenha ficado na 12ª posiçao na classificaçao geral entre 53 inscritos a peugeot 806 procar conseguiu largar na 3ª posiçao em sua propria categoria com o trio de pilotos belgas eric bachelart philippe verelleny e pascal witmeur revezando ao volante nao foi a melhor corrida possivel longe disso na verdade problemas nos freios obrigaram a minivan a parar nos boxes logo na primeira hora de prova dez horas depois o diferencial traseiro simplesmente abriu o bico sem tempo para conserta lo a kronos racing nao teve opçao senao abandonar a corrida https //www youtube com/watch v=dhojqr2n5xm&feature=emb_title por conta do fracasso poucas pessoas conhecem a historia da 806 procar hoje em dia mas apesar de tudo o veiculo foi preservado pela divisao belga da peugeot e hoje em dia esta sob a posse de uma concessionaria na belgica chamada gipimotor sim a venda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 274324 274315 274316 274319 ] o preço nao e divulgado mas a loja ate disponibilizou um depoimento de um dos pilotos segundo pascal witmeur sempre que passavamos pela curva raidillon o publico aplaudia de pe eles gostavam porque alem de ser totalmente atipico geralmente o carro estava sobre duas rodas por vezes ganhar a preferencia do publico pode ser mais dificil que vencer uma corrida entao a nosso ver o peugeot 806 procar foi de certa forma um vencedor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.