FlatOut!
Image default
Car Culture

O guia de versões especiais do Nissan GT-R | Parte 2: o Skyline R33

O retorno do Skyline GT-R em 1989 deu certo. Tão certo que a Nissan decidiu manter a derivação esportiva em produção e continuou competindo com o modelo após a chegada da quarta geração, a E-BCNR33 — ou apenas R33. Lançado em 6 de janeiro de 1995, o GT-R R33 usava praticamente o mesmo motor RB26DETT de seu antecessor, com os mesmos turbos Garrett T03 e o mesmo câmbio manual e sistema de tração integral, porém o câmbio passou a usar anéis sincronizadores mais resistentes e o RB26DETT ganhou um colar reforçado para a bomba de óleo, um dos pontos fracos do R32. Outra mudança é que, a partir da geração R33, o capô de alumínio foi adotado em todas as versões. Um fato curioso é que a versão V-Spec (Victory Spec, caso você não lembre) desta vez foi uma versão regular, lançada juntamente do GT-R básico, e não uma série especial. Ele tinha os mesmos upgrades do V-Spec antecessor, com susp