por onde começar a contar a historia deste projeto pelo momento em que comprei o carro pelo instante da decisao em fazer o primeiro clio 2 0 16v de rua do brasil continuo a partir da materia do finado jalopnik da conversao completa renaultsport ou do incidente que me fez resolver refazer absolutamente tudo bem antes de tudo acho que e mais propicio eu me apresentar me chamo bruno ordones tenho 27 anos e sou designer de produtos com extensao em design automotivo e de transportes quem me conhece sabe que e impossivel falar da minha vida sem comentar da obsessao pelo shape engenharia e historia dos automoveis dos compactos e frugais trabants e messerschmidts aos metodicamente detalhados paganis e koniegseggs sou perfeccionista e detalhista ao extremo voces verao esse exagero em muitos momentos do meu projeto especialmente na etapa final onde ele esta atualmente veja um teaser abaixo se o manometro e um mal necessario que fique o mais original e menos intrusivo possivel neste espaço do project cars vou poder contar tudo o que aconteceu ate chegarmos ao momento atual sempre com muitos detalhes e o começo nao e exatamente dos mais convencionais quando morei na california em 2003 vi em um anuncio que a fabricante de rodas japonesas 5zigen estava fazendo uma pequena produçao especial estimada em apenas quatro ou cinco jogos do modelo fighter na medida 17x7 e furaçao 4x100 normalmente a fighter so era feita em 4x114 3 e com cinco furos sao rodas muito leves aproximadamente 6 2 kg e raras comprei elas do japao e em pouco mais de um mes as recebi em casa nos eua por que comecei falando de rodas bem digamos que houve uma inversao de raciocinio depois de voltar para o brasil com 18 anos e decidido a comprar um carro defini cinco requerimentos basicos alem de ser barato obviamente o automovel deveria ter menos de tres anos de uso afinal carro de dia a dia tem que ser duravel ter duas portas vir equipado com duplo airbag potencial de modificaçoes e chassis dinamicamente interessante furaçao 4x100 pra caber as benditas rodas ah agora tudo faz sentido nao no fim das contas praticamente so o clio se enquadrava neste quinteto encontrei na internet um carro como mais queria preto ar condicionado air bags trio eletrico e pouco rodado a 900 km de casa sem nunca ter dirigido um clio antes e so vendo as pequenas fotos do anuncio liguei pra agencia fiz o deposito e recebi o carro em quatro dias no inicio de junho de 2005 conhecia a fama dos modelos rs 2 0 e v6 entao sabia que tinha muito potencial aquele frances foram alguns anos com pequenas modificaçoes ate novembro de 2007 quando apos muita pesquisa resolvi que era factivel fazer o swap para o 2 0 16v f4r da maneira mais original possivel ou seja com a injeçao sirius 32 e mantendo todos os itens de conforto do carro ninguem no brasil tinha feito ainda o swap ainda mais partindo de um 1 0 uma equipe de engenheiros da renault ja tinha obtido sucesso mas com foco em arrancadas completamente oposto ao meu proposito abrindo parenteses nessa epoca meu civic vti eg6 ’93 widebody na lata tambem estava na oficina pra repintura e revisao tambem tenho um fusca 74 parado eternamente esperando pela restauraçao completa ambos estao estagnados desde 2007 ja que o foco se concentrou no renault voltando ao clio a parte mecanica do swap e relativamente plug ok sem play depois que voce tem todas informaçoes peças necessarias e ajuda pra descobrir de que carro deve vir tal parte tive consultoria de engenheiros da renault que estavam envolvidos no carro de arrancada amigos com muito conhecimento em renaults e tambem destrinchei milhares de paginas de manuais de manutençao nacionais e europeus com a parte mecanica no lugar o carro ficou parado por quase dois anos enquanto os chicotes de scenic megane e clio e a pinagem das centrais eram estudados pra conseguir fazer tudo conversar direito funcionou com tudo original como o desejado em agosto de 2009 obviamente nem tudo sao flores e omiti quase todas as dificuldades encontradas na intençao de manter a fluidez e objetividade desse post mas pode deixar que conto estes espinhos no futuro poderia ter terminado por ai ja seria um projeto legal e respeitavel com boa historia muito aprendizado e informaçoes o problema e que muitos detalhes do swap me incomodavam o chicote era uma mistura/enxerto de varios originais renault o suporte dos acessorios era adaptado o fato de ter continuado sem direçao hidraulica se tornou algo muito incomodo com o peso extra do 2 0 a suspensao do 1 6 tinha adaptaçao para as mangas de eixo dos freios do scenic o cambio jb3 1 6 tinha relaçao curta para a estrada interior horrendo escapamento barulhento e com coletor original fundido e etc enfim voce ja deve ter percebido que nao consigo deixar as coisas da maneira mais simples possivel ja estava pesquisando e importando soluçoes para o que nao estava satisfeito mas sem sombras de duvidas eu nao tinha a menor ideia de que o verdadeiro projeto ainda estava por começar e ele seria muito mais profundo do que qualquer pessoa em sa consciencia encararia parei o carro em junho de 2010 para com a ajuda de um amigo refazer o chicote desta vez absolutamente do zero este era o objetivo primario mas isso se tornou apenas o estopim do novo projeto feito no mesmo carro evocando o daft punk ele foi rebatizado para harder better faster stronger no proximo post começa a epopeia de tudo o que ja foi feito acredite a lista e imensa por bruno ordones project cars #79
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