em 2020 mesmo que voce entre em um carro pela primeira vez e nao saiba absolutamente nada sobre ele voce conseguira dirigi lo e espera que ele chegue a velocidades normais voce tambem sabe que podera abrir as janelas e como fazer isso ligar a ventilaçao ligar o radio afivelar os cintos de segurança etc tudo isso porque estes sao equipamentos acessorios e layouts que se tornaram padrao nos carros modernos e como acontece com quase tudo o que nos parece natural as vezes nao paramos para pensar na origem desses padroes e como tudo isso começou ao longo dos ultimos dois anos contamos muitas destas historias em uma serie de mais de 20 posts sobre os carros pioneiros da industria automotiva como os posts estao espalhados pelo site e muitos de voces nao estavam por aqui desde o inicio do flatout no distante 2013 decidimos fazer um indice resumido com cada um destes pioneiros reunidos em um unico post para ler a historia completa de cada um algo que recomendamos fortemente que voce faça basta clicar nos links inseridos em cada topico primeiro carro conceito o primeiro deles foi o buick y jobde 1938 antes dele a ideia de gastar um caminhao de dinheiro em um carro que serviria apenas para ser exibido por alguns dias e depois guardado para sempre era absurda mas um dia o lendario designer harley earl percebeu que gastar este dinheiro em um carro que serviria para avaliar a reaçao do publico as novas tecnologias e ideias de design era na verdade uma boa ideia e assim ele criou o conceito de dream car atualmente os carros conceito sao uma etapa natural do desenvolvimento de um novo modelo de uma nova familia de modelos e ate mesmo uma nova direçao de design https //www flatout com br/buick y job historia primeiro carro conceito de todos os tempos/ primeiro carro a chegar aos 100 km/h https //www youtube com/watch v=s6rxkd_y5_g em 2016 atingir 100 km/h e tarefa facil para qualquer carro tanto que uma das formas de comparar o desempenho dos automoveis e medir o tempo que eles levam para chegar a essa velocidade banal e tudo isso começou quando o primeiro carro quebrou essa barreira dos tres digitos isso aconteceu em 1899 quando um carro chamado le jamais contente construido por um cara chamado camille jenatzy chegou aos 106 km/h e se tornou o carro mais rapido do mundo https //www flatout com br/este foi o primeiro carro a chegar aos 100 kmh e que criou o famoso teste 0 a 100/ depois desse recorde houve um momento em que a marca dos 100 km/h ja havia sido dominada porem os 200 km/h ainda estavam muito distantes foi nessa epoca que os construtores começaram a comparar o desempenho nao apenas pela velocidade mais alta alcançada mas tambem pelo tempo que seus carros demoravam para chegar aos 100 km/h o primeiro f1 de fibra de carbono antes da fibra de carbono o material que melhor combinava leveza e resistencia para carros de corrida era o bom e velho aluminio usado desde o inicio do seculo xx foi somente nos anos 1980 que os engenheiros automotivos encontraram uma forma de modelar um monocoque de fibra de carbono que pudesse ser usado com segurança e confiabilidade nas pistas o primeiro a usar o composito foi colin chapman no desenvolvimento do lotus 88 mas o material era aplicado apenas na parte inferior do chassi antes disso graham hill ja tinha usado fibra de carbono nos suportes da asa traseira do seu embassy hill em 1975 mas o primeiro a fazer um monocoque completo de fibra de carbono foi o britanico john barnard da mclaren o negocio parecia impossivel mas como disse o proprio barnard para chegar na frente voce tem que ser o primeiro a fazer alguma coisa e ele fez depois de rodar o mundo atras de um dono de autoclave que topasse a complicada empreitada ele conseguiu um acordo com a fabricante aeronautica hercules e em 1981 colocou no podio o primeiro carro de f1 com monocoque de fibra de carbono da historia o mclaren mp4/1 https //www flatout com br/mclaren mp41 historia do primeiro carro de formula 1 feito de fibra de carbono/ embora nao tenha conquistado nenhum titulo de construtores nos tres anos em que competiu o mp4/1 estabeleceu um padrao usado ate hoje pelos monopostos de alto desempenho o primeiro carro com rodas de liga leve apesar de suas vantagens obvias reduçao de peso as rodas de liga leve por muito tempo foram vistas como um elemento de design refinado e equipamento de carros de segmentos superiores atualmente as rodas de liga leve estao se popularizando por auxiliarem na reduçao do consumo de combustivel mas elas surgiram por um motivo inimaginavel para um gearhead do seculo xxi no começo do seculo passado os maiores problemas dos carros de corrida eram o superaquecimento dos freios e pneus e empenamento/quebra das rodas ettore bugatti encontrou uma soluçao para isso criando rodas de aluminio fundido com tambores de freio integrados o motivo e que o aluminio proporcionava melhor resfriamento do pneu e do disco devido a sua melhor condutividade termica alem disso a roda de bugatti permitiu que a afixaçao dos pneus fosse reforçada por um anel de segurança mais ou menos como os parafusos em pneus off road modernos https //www flatout com br/rodas de liga leve qual foi o primeiro carro equipado com elas/ o primeiro carro com espelho retrovisor o retrovisor e tao fundamental para dirigir com segurança que ele se tornou equipamento obrigatorio — o que tambem faz com que sua presença seja tao obvia quando pedais e volante e como muitas das grandes evoluçoes dos automoveis ele tambem surgiu nas pistas https //www flatout com br/afinal quem inventou o espelho retrovisor dos carros/ foi em 1911 quando um piloto americano chamado ray harroun instalou um espelho no cockpit do seu marmon wasp para disputar — e vencer — as 500 milhas de indianapolis daquele ano com a vitoria em indy o acessorio logo passou a ser usado em outros carros ate se popularizar definitivamente nos anos 1920 primeiro carro com ar condicionado na europa ele e opcional nos eua e equipamento de serie no brasil ele começou a se popularizar de verdade nos ultimos 20 anos o que so mostra como chegamos atrasados nessa historia o primeiro ar condicionado automotivo completou neste ano nada menos que 77 anos https //www youtube com/watch v=slehgmph3t8&list=tl9xxyqy_xfce sim foi em 1939 que a packard começou a oferecer o equipamento em seu one eighty 180 batizado weather conditioner o sistema custava us$ 279 ou quase us$ 4 800 em dinheiro de hoje o carro saia da fabrica da packard e era levado a uma outra linha de montagem para a instalaçao do equipamento as serpentinas tanto de resfrigeraçao quanto de aquecimento eram instaladas no porta malas com o compressor na dianteira do carro https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro equipado com ar condicionado/ primeiro carro com sistema de navegaçao usar o waze ou qualquer outro sistema de navegaçao integrado ao sistema multimidia do carro e algo que se tornara cada vez mais natural nos proximos anos ha 10 anos voce dependia dos aparelhos de gps dedicados e ha 20 anos voce precisava ter um guia de ruas e um mapa do brasil no porta luvas do carro a evoluçao tecnologica foi uma verdadeira bençao para os motoristas sem senso de direçao os primeiros sistemas de navegaçao automotivos surgiram ainda nos anos 1920 e eram baseados em mapas enrolados que eram exibidos de acordo com o movimento do cabo do hodometro obviamente eles nao eram muito precisos e tambem nao mostravam para onde ir e sim onde voce estava a historia completa nos contamos neste post https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro equipado com sistema de navegacao/ era o mesmo principio do sistema honda gyrocator oferecido como opcional no accord de segunda geraçao a partir de 1981 os mapas eram transparentes e inseridos manualmente bem como o ponto inicial mas o posicionamento do carro era determinado por um giroscopio de gas helio sensivel as aceleraçoes longitudinais e laterais https //www youtube com/watch v=hoqig8rixou ja o primeiro automovel a ter um sistema de navegaçao por gps propriamente dito tambem foi japones era o mazda eunos cosmo de quarta geraçao a chamada serie jc fabricada de 1990 a 1996 o sistema era incorporado ao console central como se pode ver na imagem acima primeiro carro injetado essa tem varias respostas o primeiro carro com injeçao mecanica de combustivel foi um cupe alemao quase desconhecido chamado goliath gp700 de 1952 na mesma epoca a mercedes estava desenvolvendo seu sistema no w196 de formula 1 de 1954 que foi o primeiro carro de corrida injetado o sistema foi parar no mercedes 300sl de rua que se tornou o primeiro esportivo injetado da historia com a invençao do transistor para substituir as enormes e frageis valvulas foi possivel desenvolver um sistema eletronico de injeçao de combustivel logo nos anos 1960 o primeiro carro equipado com essa injeçao foi o volkswagen 1600tl/e a versao alema do nosso tl ja a injeçao eletronica direta de combustivel so foi aparecer em 1996 no mitsubishi galant a historia contudo e bem mais complexa e interessante e no brasil aqui temos uma pegadinha o primeiro carro fabricado no brasil a usar injeçao eletronica foram os volkswagen voyage fox produzidos em 1987 para o mercado americano mas se formos considerar o primeiro modelo com injeçao eletronica vendido no brasil ai sim a resposta e a que todos conhecemos o gol gti de 1989 https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro injetado da historia/ primeiro carro com direçao hidraulica em 1876 um homem chamado g w fitts foi o primeiro a instalar um sistema de direçao assistida em um veiculo — e nao se sabe mais nada a respeito depois em 1903 a fabricante americana columbia desenvolveu um sistema eletrico que dividia o esforço com o motorista — nao muito diferente dos sistemas de direçao eletrica que vem se popularizando nos ultimos anos — para equipar seus caminhoes e picapes a empresa acabou falindo em 1912 mas o desenvolvimento continuou pelas proximas decadas ate que com a chegada da segunda guerra mundial os sistemas da epoca começaram a ser implementados nos veiculos pesados militares usados no conflito com mais de 10 000 veiculos testando o sistema no campo mais severo possivel o sistema acabou aperfeiçoado testado e aprovado https //flatout com br/qual foi o primeiro carro do mundo equipado com direcao hidraulica/ assim em 1951 a chrysler que fabricava veiculos pesados para o exercito americano passou a equipar o imperial daquele ano com a direçao hydraguide e no ano seguinte a gm deu ao cadillac series 62 a capacidade e ajudar seu motorista a fazer manobras primeiro carro com o layout moderno de controles e comandos introduzido em 1908 o modelo t ja tinha um volante e ate tres pedais mas eles nao eram embreagem freios e acelerador e sim um esquema bem mais complicado o pedal da esquerda serve para trocar as duas marchas para a frente enquanto o pedal do meio engata a re o pedal da direita e o freio e nao o acelerador para acelerar voce precisa acionar a alavanca a direita do volante enquanto a alavanca da esquerda controla o ponto de igniçao https //flatout com br/volante pedais e alavancas uma breve historia dos comandos modernos nos carros/ em 1916 a cadillac lançou o type 53 que foi o primeiro carro no mundo com um pedal de embreagem a esquerda um pedal para os freios no meio acelerador a direita alavanca de cambio ao lado do motorista freio de estacionamento logo ao lado e uma chave de igniçao no painel o problema e que os cadillac eram carros caros e nem todo mundo tinha acesso a eles o carro que levou ao grande publico o layout atual de comandos foi o austin 7 um carro barato compacto e economico que se tornou o primeiro carro popular da europa e do japao ele tinha exatamente o mesmo layout de comandos do type 53 por um quarto o preço do caddie e na mesma epoca do ford t primeiro carro com cintos de segurança o primeiro carro a ser equipado com um cinto de segurança so apareceu em 1949 quando a nash passou a oferecer o equipamento como opcional em toda a sua linha eram cintos de dois pontos e provavelmente nao foram comprados por ninguem a revoluçao aconteceu em 1959 quando um engenheiro da volvo chamado nils bohlin desenvolveu um cinto de segurança de tres pontos em forma de y com duas pontas afixadas na coluna b e a outra no tunel central do carro esse cinto foi instalado como equipamento de serie na linha 1959 do volvo pv544 — o que faz dele o primeiro carro com cinto de tres pontos da historia https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro equipado com cintos de seguranca/ primeiro carro fabricado no brasil a industria automotiva brasileira nasceu no inicio do seculo xx mas foi somente em 1956 que os primeiros carros nacionais sairam das linhas de produçao qual foi o primeiro ha controversias https //www flatout com br/afinal qual foi o primeiro carro produzido no brasil/ se voce e do tipo que acredita que para ser um carro um veiculo so precisa de quatro rodas e um volante nos do flatout achamos isso entao pode considerar o romi isetta como primeiro automovel fabricado no brasil no entanto para o grupo executivo da industria automotiva o geia orgao governamental criado para incentivar a produçao de carros no pais o isetta nao era um carro de verdade pois so tinha uma porta que ficava na frente [caption id= attachment_115004 align= aligncenter width= 612 ] foto flavio gomes[/caption] o primeiro carro de verdade segundo os criterios do geia o titulo fica com a perua dkw universal que começou a ser produzida sob licença pela vemag no final de novembro de 1956 e foi lançada no mes seguinte apenas dois meses depois do romi isetta primeiro carro de passeio com traçao integral ao contrario do que se pensa nao foi o audi quattro — ainda que hoje em dia a marca dos quatro aneis seja praticamente sinonimo de carros de alto desempenho com traçao integral o primeiro carro produzido em serie com um sistema de traçao integral foi na verdade o jensen ff baseado no famoso interceptor lançado em 1966 e equipado com um v8 de 383 pol³ 6 2 litros com potencia que variava entre 250 e 270 cv cambio manual de quatro marchas ou automatico torqueflite da chrysler de tres marchas https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro com tracao integral produzido em serie no mundo/ na epoca a traçao integral ja existia ha pelo menos 50 anos mas quando falamos em carro de passeio excluimos os veiculos militares e utilitarios civis — e por um motivo simples eles sao veiculos de grande capacidade off road adaptados para passeio e nao carros de passeio com traçao nas quatro rodas primeiro carro com suspensao ajustavel a primeira suspensao ajustavel e tao antiga quanto a propria suspensao automotiva mas ela nao nasceu como um equipamento original de fabrica a ideia surgiu em 1899 quando um entusiasta chamado edward v hartford foi a a frança assistir a uma corrida de bicicletas e viu um cara chamado j m m truffault vencer a prova com uma bicicleta equipada com suspensao dianteira o garfo era suspenso por molas e tinha um dispositivo de atrito para evitar que a dianteira pulasse excessivamente hartford viu potencial naquela invençao e decidiu conversar com truffault o resultado foi o truffault hartford’s shock absorber tambem conhecido como o primeiro amortecedor da historia ele era formado por duas alavancas que formavam um v deitado unidas por um pivo em uma das extremidades entre as alavancas havia um elemento de atrito feito de borracha que amortecia os impactos das rodas o sanduiche de alavancas e borracha era preso por um parafuso o pivo das extremidades se voce apertasse esse parafuso a suspensao ficava mais rigida e se voce soltasse a suspensao ficava mais complacente https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro equipado com suspensao ajustavel/ a qualidade da rodagem dos carros equipados com esse amortecedor levou hartford a fechar um contrato de fornecimento com a brush motor car company que instalou o componente na linha 1909 de seu brush runabout — o que faz do brush runabout um carro de quase 100 anos o primeiro carro com suspensao ajustavel primeiro carro com vidros eletricos foi o packard 180 de 1955 na verdade seu nome era packard custom super eight one eighty e com um nome desses ele so poderia ser um carro de luxo ele tinha uma serie de itens de conveniencia como ar condicionado direçao hidraulica servo freio travas eletricas e claro vidros eletricos uma curiosidade e que mesmo com os motores eletricos para levantar os vidros o packard 180 tinha um mecanismo redundante com manivelas — provavelmente para fechar o carro em caso de pane eletrica ou bateria arriada https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro com vidros eletricos e travas eletricas/ primeiro carro com travas eletricas acredite se quiser o primeiro carro com travas eletricas foi lançado em 1914 seu nome era scripps booth model c e ele foi uma das tantas tentativas de se fazer um carro de luxo no inicio do seculo passado e como muitos carros da epoca ele sequer tinha janelas mas era equipado com partida por botao buzina eletrica e travas eletricas para suas portinholas que eram acionadas por um botao no painel https //www flatout com br/qual foi o primeiro carro com vidros eletricos e travas eletricas/ a marca como muitas outras acabou falindo em 1923 e a ideia de um sistema eletrico para travar as portas do carro so voltou a aparecer nos anos 1950 mais exatamente quando a packard olha ela ai de novo passou a oferecer o sistema em toda a sua linha de 1955 primeiro carro com touchscreen esse e uma outra surpresa e bem provavel que voce esperasse ver um carro dos anos 1990 ou ao menos do inicio dos anos 2000 provavelmente algum modelo japones ou alemao nao que tipo de maluco apostaria que o primeiro carro com uma touchscreen foi o buick riviera de 1986 https //www youtube com/watch v=loyscuawpug como toda tela sensivel ao toque das antigas a tela do buick era um crt de vidro — o popular tubo de imagem o sistema era batizado graphic control center ou gcc e controlava o computador de bordo relogio e funçoes do ar condicionado https //www flatout com br/o primeiro carro a usar touch screen foi um buick riviera nos anos 80/ primeiro carro com radio os primeiros radios de carro eram acessorios feitos para ser instalados em qualquer modelo o primeiro deles foi o motorola 5t71 lançado em 1930 pela galvin manufacturing company o nome vem da combinaçao do sufixo ola com o prefixo motor https //flatout com br/a historia e a evolucao do som automotivo/ mais tarde a galvin adotaria o nome do radio passando a se chamar motorola em 1932 foi a vez da alema blaupunkt lançar seu radio mas o equipamento so se tornou um acessorio de fabrica na linha 1933 da crossley uma fabricante britanica extinta em 1958 e que nao deve ser confundida com a americana crosley o primeiro supercarro tudo vai depender de o que voce chama de supercarro se voce considera um carro de extremo luxo e superlativo em varios aspectos o primeiro supercarro foi o bugatti royale com seus 6 4 metros de comprimento um oito em linha de 12 7 litros e 300 cv nos anos 1930 se voce acha que um supercarro tem que ser esportivo a briga fica entre o bugatti atlantic o mercedes benz 300sl e o lamborghini miura o atlantic ou type 57 sc tinha visual ousado e avançado para a epoca um motor oito em linha de 3 2 litros sobrealimentado por um compressor ligado diretamente no virabrequim para produzir 200 cv e chegar aos 190 km/h o mercedes benz era simplesmente uma versao de rua do cupe 300sl de corrida mais ou menos como o atual amg gt r que e uma versao de rua do amg gt3 se isso nao e supercarro o que seria bem talvez um cupe de motor v12 central traseiro bancos fixos envolventes e visual inspirado em um touro furioso — mais conhecido como lamborghini miura quer mais argumentos para decidir qual o primeiro https //www flatout com br/qual foi o primeiro supercarro da historia/
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.