ha alguns dias começamos a contar a historia do plymouth road runner aqui no flatout e uma daquelas historias longas e por isto decidimos dividi la em duas partas se ainda nao conferiu a primeira talvez voce queira fazer isto antes de continuar lendo ou nao a gente nao manda em voce agora se voce ja leu sabe que o ano era 1968 e a ideia era uma so criar um rival para o pontiac gto e para o ford mustang ao mesmo tempo custava mais barato que qualquer outro muscle car e criou concorrencia ate mesmo internamente ele tinha porte avantajado motores v8 big block e custava menos de us$ 3 000 mesmo com a chegada do camaro em 1967 o plymouth road runner rapidamente povoou as ruas e entrou para o imaginario dos entusiastas uma parte enorme disto se devia ao papa leguas a sacada de escolher o nome road runner para o novo cupe foi genial o material publicitario era descolado e falava a lingua do publico jovem que era o verdadeiro alvo da chrysler na epoca um carro que fosse aliviado tivesse o maior motor disponivel e que fosse capaz de assustar todos os outros carros nas saidas de semaforo segundo as palavras de brock yates o criador da cannonball run — a famosa corrida que atravessava os eua por vias publicas que foi um dos consultores da chrysler no projeto do road runner o plymouth road runner original tinha ate mesmo capo de fibra de vidro para ficar mais leve dispensava itens como tapetes e cromados e ate mesmo seu motor mais basico o 383 com carburador de corpo quadruplo era exclusivo tinha os cabeçotes do v8 440 super commando opcional e 335 cv brutos voce podia tambem optar pelo 440 super commando todo que tinha este nome porque o comando de valvulas tinha maior levante aumentado a admissao de mistura ar combustivel pela camara de combustao ; ou pelo hemi 426 o elefante laranja por conta do tamanho fisico do motor e da cor do bloco com todos os seus 430 cv o cambio era manual de quatro marchas com alavanca no assoalho four on the floor baby a alavanca hurst era opcional so que as coisas mudam como ja comentamos algumas vezes os muscle cars nao foram so melhorando com o passar do tempo em 1970 o plymouth road runner superbird com seu bico aerodinamico e seu status de especial de homologaçao fechou a primeira geraçao com estilo agora no ano seguinte a partir de 1971 a tendencia geral entre os muscle cars e pony cars americanos era a de crescer em tamanho e diminuir em desempenho e uma constataçao triste mas e verdadeira os americanos sempre gostaram de carros grandes e imponentes mas os tempos nao eram propicios para motores que fossem grandes e imponentes quer dizer fisicamente eles eram mas os precisavam beber pouco e nao andar tanto para nao dar muitas despesas em tempos de crise do petroleo e apolices de seguro carissimas assim chegando a sua nova geraçao em 1971 o road runner seguia o exemplo do charger com quem continuava compartilhando plataforma e parte da carroceria e adotava um estilo conhecido como fuselagem por conta das laterais que voltavam se para o centro do carro na base deixando a arredondada como em um aviao o interior ficava mais espaçoso e o entre eixos menor em 2 5 cm ate poderia ajudar na hora de contornar curvas mas os motores passavam a ter a admissao restrita para gastar menos combustivel [youtube id= mutkqp0hbma width= 620 height= 350 ] como resultado o motor 383 passou de 335 cv para 300 cv; e o 440 com tres carburadores de corpo duplo passou de 390 cv para 385 cv a exceçao era o hemi que ainda rendia 425 cv declarados e na pratica chegava aos 460 cv de acordo com registros da epoca catalogados pelo allpar com por conta disto o hemi 426 pagava um seguro mais caro o que acabou fazendo com que a plymouth retirasse o elefante de circulaçao para 1972 naquele ano porem veio a igniçao eletronica que tornou os motores mais confiaveis e melhorou seu rendimento ainda que isto nao se traduzisse em numeros com isto podemos dizer que o novo road runner dividiu opinioes e o faz ate hoje por mais que fosse menos potente o road runner desta epoca era maior e dono de um estilo mais agressivo o muscle car ganhou bitola traseira mais larga uma carroceria mais aerodinamica que se traduzia em maior velocidade maxima e opcionais como teto solar e o scoop air grabber cuja cobertura subia e descia fechando ou abrindo passagem para o ar frio com o carro em movimento o sistema era operado a vacuo e um opcional bastante raro sendo bastante valorizado por colecionadores hoje em dia [youtube id= vbsmaboqzbe width= 620 height= 350 ] em 1973 veio o sinal de que o ciclo de vida do papa leguas estava mais perto do fim a plymouth passou a oferecer o motor small block 318 de 5 2 litros e 170 cv — que embora robusto nao andava tao bem e tornava o road runner mais um pacote estetico do que qualquer outra coisa ao menos nesta versao de entrada tambem naquele ano o plymouth gtx deixou de ser um modelo solo e passou a ser uma versao do road runner equipada com um v8 440 com carburador de corpo quadruplo e 280 cv liquidos alem disso ele tinha suspensao reforçada mais firme e tres emblemas [youtube id= rxx vurbu1o width= 620 height= 350 ] enquanto isto as vendas diminuiam cada vez mais em seus primeiros anos o road runner tinha desempenho assombroso nos showrooms das concessionarias em 1969 mais de 84 000 exemplares foram emplacados em 1971 foram pouco mais de 14 000 e em 1972 mal passaram da metade disto so em 1973 e 1974 houve uma ligeira recuperaçao por volta de 19 000 e 11 500 exemplares foram vendidos respectivamente no entanto aquela altura o road runner ja era um carro bem diferente a plymouth renovou novamente a dianteira adotando linhas retas uma grade cromada e dois pares de farois em molduras retangulares de metal o carro ficou careta com jeitao de anos 1980 antes do tempo o motor 440 so estava disponivel com cambio automatico torqueflite enquanto o 318 vinha acoplado com um cambio manual de tres marchas nao era um pacote empolgante e o muscle car era so uma sombra do que ja havia sido para muita gente o road runner acabou ali no entanto em 1975 a ultima geraçao da plataforma b foi introduzida e com ela um novo papa leguas sobre rodas infelizmente ele so tinha nome era um carro de visual mais contido e motores que rendiam no maximo 235 cv caso do v8 de 400 pol³ oferecido como opcional entre 1976 e 1980 o nome road runner foi usado em um pacote para o plymouth volare um cupe feito sobre a mesma plataforma do nosso dodge dart e denotava o uso de decalques especiais na carroceria e alguns detalhes especificos de acabamento foi um fim bem menos glorioso do que o road runner merecia mas ao menos ele nao invadiu os anos 80 transformado em um hatchback de traçao dianteira como aconteceu com o dodge charger
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