vamos repetir pode comemorar depois de quase uma decada a tvr finalmente voltara a fabricar automoveis sim sabemos que nos ultimos anos a lendaria fabricante de esportivos britanica oscilou entre a falencia e a ressurreiçao mas tudo indica que desta vez o papo e mais do que serio para começar o atual dono da tvr les edgar ja firmou parcerias com a cosworth e com gordon murray um dos pais do mclaren f1 nao faz tanto tempo que a pequena companhia do reino unido era um refugio para os entusiastas dos esportivos a moda antiga leves potentes e desprovidos de qualquer ajuda eletronica a quem estiver ao volante fotos alexandre besançon em meio a cambios de dupla embreagem e motores turbinados a tvr foi fiel a tradiçao ate 2006 quando o ultimo modelo saiu de linha o insano sagaris um monstro com um seis em linha de quatro litros e 380 cv acoplado a um cambio manual e que parecia capaz de te matar a qualquer momento [youtube id= jbo_cagjxz4 width= 620 height= 350 ] jeremy clarkson que o diga acontece que a tvr sempre foi uma fabricante independente e como tal sua estabilidade financeira nunca foi das melhores desde seus primeiros anos a tvr foi conhecida por valorizar acima de tudo o prazer ao volante mesmo que isto significasse investir mais do que ganhava e ocasionasse eventuais problemas de confiabilidade e construçao em seus modelos a epoca de ouro da tvr foram os anos 90 quando o dono era peter wheeler ex engenheiro quimico e entusiasta da marca wheeler esteve a frente da tvr por 23 anos entre 1981 e 2004 e foi durante a chamada era wheeler que a fabricante deu ao mundo alguns de seus automoveis mais famosos como o griffith o chimaera e o insano cerbera speed 12 com seu v12 de 7 7 litros e pelo menos 800 cv o numero real jamais foi divulgado mas ha quem fale em quase 1 000 cv [youtube id= 0br1lx4td_y width= 620 height= 350 ] em 2004 peter wheeler cedeu a cadeira da tvr para o jovem empresario russo nikolay smolensky e deixou para o novo dono a responsabilidade de produzir o sagaris ultimo projeto desenvolvido pela marca na era wheeler apesar de ser um superesportivo purista e empolgante o sagaris sofreu com vendas baixas a epoca surgiram boatos de que o ritmo de produçao da planta em blackpool havia diminuido de 12 carros por semana a cerca de tres ou quatro a partir dai a situaçao financeira da tvr so se complicou ocasionando a demissao de 300 funcionarios em abril de 2006 entre 2006 e 2013 a tvr passou por uma epoca tortuosa a marca trocava de maos entre seus acionistas repetidamente ate que em 2013 foi anunciado que smolensky havia vendido toda a companhia incluindo ferramental e direitos sobre nomes e modelos para o britanico les edgar milionario dono de uma companhia de efeitos especiais e tecnologia da computaçao desde entao edgar tem sido economico nos detalhes liberando informaçoes a conta gotas como nesta breve entrevista para a autocar em 2013 os novos tvr continuariam sendo supercarros para o homem comum cujo maior rival seria um aston martin usado rapido bonito com motor dianteiro e britanico quer dizer ate agora exatamente hoje dia 3 de junho de 2015 edgar anunciou orgulhosamente que a tvr esta a todo vapor e que seus esportivos serao melhores do que nunca para isto ele vai contar com a ajuda de dois parceiros estelares gordon murray ex projetista da formula 1 e pai do mclaren f1 e da cosworth que ja fabricou alguns dos melhores motores do mundo para carros de corrida e de rua les edgar e gordon murray na verdade a tvr diz que o desenvolvimento do carro ja esta bem avançado que contou com a ajuda de murray e da cossie e que continua sendo um tradicional esportivo britanico dois lugares com motor dianteiro carroceria de composito e aerodinamica trabalhada em favor do desempenho incluindo ate mesmo efeito solo foto autocar depois de se estabelecer como designer na formula 1 com a brabham e a mclaren em 1991 gordon murray tornou se o chefe da mclaren cars companhia que em 1992 apresentou o mclaren f1 e em 2003 juntou se a mercedes benz para dar vida ao slr mclaren murray deixou a mclaren cars em 2004 para fundar a gordon murray designs e concentrar se em novos projetos como o city car t25 e o metodo de produçao em serie istream e e justamente o istream uma das grandes contribuiçoes de murray para a tvr os novos veiculos usaram o metodo de produçao que consiste basicamente em empregar materiais leves e tecnicas de construçao que priorizam economia de materiais e energia alem de conter custos e acelerar o processo de fabricaçao outros beneficios incluem alta rigidez estrutural e proteçao aos ocupantes em caso de impacto em uma entrevista exclusiva para o autocar edgar e murray revelaram que dois modelos estao previstos para 2017 foto autocar ambos serao totalmente ineditos e compartilharao diversos componentes estruturais e os dois terao versoes cupe e conversivel a tvr pretende fabricar algo entre 1 000 e 1 500 unidades por ano e onde a cosworth entra em tudo isto com os motores claro quando a volta da tvr foi revelada por les edgar ainda nao havia certeza sobre a origem dos motores se seriam desenvolvidos in house ou se a marca aproveitaria projetos de outras fabricantes falava se ate em um v8 bmw agora as coisas ficam mais claras o motor sera inedito um v8 aspirado projetado pela lendaria companhia britanica que levara sua força para as rodas traseiras o envolvimento de gordon murray e da cosworth da as noticias sobre a volta da tvr uma credibilidade sem precedentes e nos deixa empolgados com a volta da marca como ha tempos nao ficamos por enquanto o mais proximo que temos do visual dos novos tvr sao as duas projeçoes feitas pelo autocar com base nas entrevistas mas a marca ja se comprometeu a revelar as especificaçoes tecnicas e as primeiras imagens ainda em 2015 estamos contando os minutos
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