FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Pointer: o Volks GTI que o mundo esqueceu (mas eu não)

Foto: Costev Photographer/Flickr Foi no final de 1993 que vi pela primeira vez o Pointer GTi, em uma foto pequena no pé da página de alguma revista que não tinha nada a ver com carros. Me chamou a atenção a legenda da imagem, que falava sobre "um GTi de quatro portas" como se fosse algo sem sentido. Pensando bem era mesmo. O Pointer GTi foi um dos patinhos-feios da Autolatina, o casamento mal-sucedido entre Volkswagen e Ford que começou com um compartilhamento de motores e terminou com badge engineering e dois modelos que acabaram perdidos no mercado — justamente o Pointer e seu irmão Logus. Eles faziam parte do acordo entre as fabricantes: a Volkswagen forneceria a plataforma do Santana para a Ford desenvolver seu modelo de topo, enquanto a Ford forneceria a plataforma do Escort para a Volkswagen criar uma dupla de modelos médios. Estes carros acabaram se tornando o Versailles, a perua Royale, o Logus e o Pointer. Para evitar concorrência com o Santana e a Quantum, o Versailles e sua