foto costev photographer/flickr foi no final de 1993 que vi pela primeira vez o pointer gti em uma foto pequena no pe da pagina de alguma revista que nao tinha nada a ver com carros me chamou a atençao a legenda da imagem que falava sobre um gti de quatro portas como se fosse algo sem sentido pensando bem era mesmo o pointer gti foi um dos patinhos feios da autolatina o casamento mal sucedido entre volkswagen e ford que começou com um compartilhamento de motores e terminou com badge engineering e dois modelos que acabaram perdidos no mercado — justamente o pointer e seu irmao logus eles faziam parte do acordo entre as fabricantes a volkswagen forneceria a plataforma do santana para a ford desenvolver seu modelo de topo enquanto a ford forneceria a plataforma do escort para a volkswagen criar uma dupla de modelos medios estes carros acabaram se tornando o versailles a perua royale o logus e o pointer para evitar concorrencia com o santana e a quantum o versailles e sua perua teriam apenas duas portas pelo mesmo motivo o logus foi lançado com duas portas a fim de evitar conflito com o verona e o pointer saiu com quatro portas para nao disputar com o escort que por esse mesmo motivo nao teve versao quatro portas ate o final de 1996 e e por isso que o pointer gti e um exotico esportivo de quatro portas mas eu gostei do carro ele tinha uma cara moderna diferente do formato de caixote do gol era bonito e aquela traseira truncada com a anteninha espetada no teto deixavam ele mais invocado era um termo da epoca lembra que o escort levou algum tempo ate eu ver um daquele nas ruas o logus era bem mais comum e era o carro que meu pai almejava na epoca apesar de ter so duas portas enquanto nosso monza tinha quatro mas ele nao tinha uma versao gti com bancos recaro e teto solar como o pointer para piorar na epoca o gti que todos queriam era o gol e quem nao quisesse o gol e porque preferia o escort xr3 ninguem fazia muita questao de ter uma combinaçao dos dois — especialmente pelo preço cobrado pela grife gti alem disso ele era um esportivo de quatro portas que raio de esportivo e esse com quatro portas e para o tiozinho que se acha jovem nao fazia sentido e foi por isso que eu passei minha infancia e adolescencia sem nunca andar em um carro desse o mais proximo que cheguei disso foi quando um amigo dos meus tios dirigiu seu pointer cli do ceara a santa catarina para passar o verao conosco em uma praia mais fria e mais feia que as praias de fortaleza va entender nada sobre o pointer parece fazer sentido mesmo por algum motivo aquele carro que me chamou a atençao quando era moleque acabou tao esquecido quanto o numero do meu celular de 2002 que o banco insiste em perguntar como confirmaçao de segurança e sempre bloqueia meu acesso por telefone quando chegou a hora de procurar um carro para chamar de meu fui logo atras dos ford e nem lembrei daquele esportivo bacana que ja estava desvalorizadissimo na epoca se um opala ss custava r$ 9 000 imagine quanto custaria um pointer gti mas ha uns oito ou nove anos topei com uma revista da volkswagen com o passat ts na capa era um modelo preto com as rodas de aço porem com as calotinhas cromadas e durante a leitura acabei disperso e olhando para o nada sonhando acordado com uma coleçao dos esportivos nacionais da volkswagen — que e uma marca que nunca me fez sonhar com nada curiosamente ao montar a coleçao na cabeça o primeiro modelo que pensei nao foi no ts que eu acabara de ver e sim no pointer gti e isso trouxe de volta todas as lembranças que contei ate agora assim que pude procurei na internet e encontrei alguns exemplares bem baratinhos coisa de r$ 8 000 a r$ 12 000 os mais caros claro isso era muito mais dinheiro que hoje mas era um carro de 12 anos e nao de 22 anos a vontade de arrematar um pointer contudo durou cinco minutos logo cai na real e decidi comprar um carro mais novo e confiavel para o dia a dia e para a estrada mas outro dia eu estava caminhando pelo bairro quando cruzei com um gti ele estava caidaço coitado pensando bem esse e o padrao dos pointer ja faz um bom tempo infelizmente o que aconteceu com eles e que eles eram muito volkswagen para os clientes da ford e muito ford para os clientes da volkswagen com exceçao do motor ap todo o resto do carro tinha origem no projeto do escort mk5 as rodas por exemplo nao usam o padrao de furaçao 4x100 como os volks e sim 4x108 como todo ford e por isso que voce dificilmente vera um pointer com rodas orbital elas nao servem sem adaptaçao os freios dizem nao eram dos melhores e a suspensao dianteira copiava demais as irregularidades do piso alem de fazer barulhos constantes por buchas estouradas na barra estabilizadora pior ainda e que a autolatina ja estava indo para o espaço logo na epoca do lançamento do carro e as duas fabricantes praticamente abandonaram o pointer e o logus a propria sorte os componentes mecanicos ate poderiam ser encontrados na ford e na volkswagen mas peças de acabamento simplesmente deixaram de ser fornecidas apos o fim da produçao como os carros cubanos voce nao conserta um pointer do jeito que ele precisa ser consertado voce conserta do jeito que da para consertar logo depois de passar pelo pointer pensei em suas qualidades alem de ser bonito ele tinha os bancos recaro que os esportivos da epoca usavam tinha teto solar sistema de som com equalizador digital o mesmo do xr3 ar condicionado travas eletricas e vidros eletricos nas quatro portas e direçao hidraulica o motor era o ap 2000 com injeçao eletronica digital multiponto com 116 cv melhor ainda e um carro que traz memorias da infancia mesmo sem nunca ter passado perto de um deles naquela epoca fazendo uma analogia gastronomica se o gol gti e o outback e o escort xr3 o applebee s o pointer e aquele lugar que voce conhece desde pequeno e esta sempre la do mesmo jeito que voce conheceu com o mesmo sabor e as mesmas lembranças por isso a ideia de ter um pointer gti voltou a rondar minha imaginaçao pela terceira vez e se ela e uma ideia assim recorrente talvez eu deva leva la a serio um dia nao sera hoje nem amanha tenho uma pequena lista na frente dele mas nao tenho pressa porque eles continuam desvalorizados e sempre serao assim nem pense em especular sobre o valor de um desses nao valem muito mais do que se cobra por eles e preciso uma combinaçao de fatores para valorizar um pointer gti encontrar alguem que goste deles que esteja disposto a pagar mais caro por um exemplar bem conservado e que seja louco o bastante para comprar um desses eu mesmo que pensei nisso algumas vezes so tenho o primeiro dos tres requisitos foto costev photographer/flickr acho que eu teria um bordo que e uma cor simbolica da epoca mas tambem gosto do azul que me lembra o santana cli duas portas do meu avo tambem faria algumas modificaçoes nele a primeira seria dar um jeito nas buchas da barra estabilizadora depois viriam os freios; tentaria instalar uns discos e pinças maiores a ford certamente tem algum que cabe ali a suspensao ganharia amortecedores e molas esportivos tenho certeza que a bilstein e a eibach tem um conjunto para o escort mk4 e as rodas seriam substituidas pelas manjadissimas bbs rz ou rs que combinam com o espirito da epoca e sao um ponto em comum entre o vw corrado e o ford sierra rs acho que ao menos isso faria sentido no pointer [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 154715 154716 ] pensando bem e exatamente este o ponto dar algum sentido ao pointer gti e comprar um carro de um tempo em que eu nem sonhava em dirigir e modifica lo para ser o que ele nunca foi faz muito sentido porque isso e a definiçao exata de nostalgia — a lembrança idealizada do passado associada a vontade de voltar aquele tempo e o fato de nunca ter andado ou dirigido um pointer gti reforça ainda mais essa idealizaçao por nao conhecer suas caracteristicas de automovel a vontade de ter um destes vem somente da lembrança daquela foto na revista nao faço a menor ideia de como sera mas tambem se soubesse nao seria idealizaçao e ai tudo perderia o sentido
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