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Polo e Virtus GTS são apresentados em versão final de produção
Na tarde de ontem (28) a Volkswagen apresentou a versão final de produção da dupla Polo GTS e Virtus GTS, cujas vendas começarão entre janeiro e fevereiro do ano que vem. Embora o preço final não tenha sido declarado ainda, estima-se algo na casa de R$ 90 mil para o Polo e R$ 100 mil para o Virtus. Como apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, a dupla apresenta sob o capô o motor EA211 1.4 TSi de 150 cv a 5.000 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1.400 e 3.000 rpm, sempre combinado ao câmbio automático AQ250 Tiptronic de seis marchas. É o mesmo conjunto do T-Cross Highline, com um mapa de acelerador específico. Não haverá opção de transmissão manual.
As fotografias de divulgação mostram que o visual da carroceria permaneceu idêntico ao apresentado no Salão, onde gravamos o vídeo abaixo: elementos de estilo do Polo GTi na dianteira, como o para-choque e os faróis (no caso do Polo, a lanterna traseira também veio do GTi), a saia plástica contornando todo o perímetro da carroceria e o para-choque traseiro exclusivo do Virtus, que também traz um pequeno lip aerodinâmico. Os modelos serão oferecidos em cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado – esta última, exclusiva para o Polo GTS) e metálicas (Prata Sirius, Azul Night e Cinza Platinum).
Contudo, a grande diferença em relação ao Salão está nas rodas e molas: foram deixadas de lado as rodas aro 18×7,5 Brescia do Polo GTi europeu para se adotar rodas aro 17 mais estreitas e com off-set semelhante às rodas dos demais Polo, com design semelhante ao modelo do Golf GTi. O carro também apresenta altura muito próxima – senão idêntica – à do modelo convencional de produção, bem diferente do conceito, que aparentava utilizar as molas do Polo GTi, 15 mm mais baixas. Apesar disso, as cargas de suspensão são maiores que as dos demais modelos Polo e Virtus, até pela massa adicional do motor. A dupla GTS deve ir para o caminho da performance com alguns compromissos com conforto e usabilidade.
Por dentro, a versão de produção é idêntica à apresentada no Salão, incluindo os bancos com encosto inteiriço do vídeo acima. A única simplificação que reparamos em relação ao conceito do Salão é o revestimento em couro sintético da manopla do freio de mão, ausente na versão de produção. Os GTS serão os novos topo de linha da gama e virão totalmente equipados, com painel digital Active Info Display, central de infotainment com tela de 8″, sistema de som Beats e, provavelmente, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Os colegas da Quatro Rodas apuraram com a VW que o zero a 100 km/h do Polo GTS será de 8,4 s, tempo próximo aos 8,7 s do Golf 1.4 TSi, que é 25 kg mais pesado. Máxima de 203 km/h. E o Virtus GTS fará a aceleração aos 100 km/h em 8,7 s, dois décimos mais rápido que o Jetta 250 TSi. Máxima de 210 km/h por conta do melhor escoamento aerodinâmico. (JB)
Flagramos a nova picape compacta da Fiat, substituta da Strada
A Fiat confirmou recentemente a chegada de sua nova picape compacta, sucessora da veterana Strada, para 2020. A picape está em fase extensiva de testes, com três exemplares flagrados em Taubaté (SP) pelo leitor Rodrigo Andrade, que também chegou a ver a chave na mão de um dos motoristas, confirmando a marca.
As fotos mostram o que parecem ser uma unidade de cabine simples e duas outras de cabine dupla. Apesar dos disfarces, podemos notar que a caminhonete tem proporções mais “cheias” do que a atual Strada. Em uma das imagens é possível analisar em detalhes a dianteira – e fica claro que o conjunto frontal é derivado em estilo do Fiat Mobi, considerando a silhueta do capô e a posição dos faróis. Isto posto, a Fiat já manifestou a intenção de dar ao modelo uma identidade própria.
A Fiat diz ainda não ter definido se o novo modelo substituirá a Strada logo de cara, ou se ambas conviverão por algum tempo, visto que a atual representante do segmento ainda é bem sucedida nas vendas, sendo o sétimo veículo comercial mais vendido do País. O novo modelo, que ainda não tem nome, é construído sobre uma plataforma mista, com elementos do Mobi, do Argo e da atual Strada. (DH)
Nova Ducati Diavel 1260S começa a ser vendida no Brasil por R$ 95.000
Dias depois do Salão Duas Rodas, a Ducati anunciou o início das vendas da Ducati Diavel 1260S, que chega a sua segunda geração. A cruiser da linha (também chamada pela Ducati de maxi-naked, dados seu grande porte e a falta de carenagem) é movida por um motor L-twin (um motor em “V” com separação de 90° entre os cilindros) de 1.262 cm³, capaz de entregar 162 cv e 13,1 kgfm de torque. O câmbio é de seis marchas, e conta com o sistema Quickshift, que permite trocas ascendentes e reduções sem o uso da embreagem.
A nova Diavel traz algumas diferenças importantes na ciclística, com entre-eixos mais longo (de 1.590 mm para 1.600 mm) graças a um aumento no comprimento da balança traseira – ainda que o quadro seja mais curto. A suspensão traseira também ganhou um novo ponto de fixação para o amortecedor. O guidão traz as manoplas mais próximas do piloto e, de acordo com a Ducati, permite uma posição de pilotagem mais confortável, adequada para longas distâncias e trechos que combinam retas e curvas.
Outros itens da nova Diavel são amortecedores Öhlins, pinças de freio Brembo, rodas de 17 polegadas de alumínio forjado, e freios ABS Bosch que atuam também para colaborar com o equilíbrio nas curvas. Fora isto, ela vem equipada com controle eletrônico de tração e seletor de modos de condução – este pode ser acionado através de um aplicativo para smartphones.
A Ducati Diavel 1260S já está disponível nas concessionárias, partindo de R$ 94.900. (DH)
Volkswagen Golf R é fotografado quase sem disfarces
Agora que o VW Golf MK8 já foi revelado há algumas semanas, começam a ser flagradas as suas variantes esportivas em desenvolvimento. Dias atrás, foram divulgadas algumas fotos do GTI em testes, quase sem camuflagem. Agora, os britânicos do site Autoexpress divulgaram um flagra de leitor realizado em Port Elizabeth (África do Sul, próximo à fábrica local da VW) que, aparentemente, mostra o futuro Golf R.
A Volkswagen ainda não divulgou detalhes sobre os novos Golf esportivos, exceto pela confirmação de que ele terá “mais de 300 cv”. As apostas mais otimistas falam em até 400 cv no motor 2.0 turbo, com a ajuda de um sistema híbrido leve.
Embora só exista uma foto de frente, é possível notar algumas diferenças em relação aos outros Golf flagrados até agora. O desenho do para-choque, por exemplo, lembra bastante o do recém-revelado Golf GTE, exceto que é possível, com atenção, notar um intercooler espiando pela entrada de ar. As rodas, por sua vez, lembram as rodas “Pretoria” de 19 polegadas, opcionais para o Golf R Mk7. (DH)
Chevrolet convoca Sonic, Tracker e Cruze para recall em airbag
A Chevrolet anunciou um recall para três modelos: Sonic, Tracker e Cruze, totalizando quase 170.000 unidades envolvidas. Há risco de rompimento do insuflador do airbag em acidentes, o que causaria o lançamento de estilhaços metálicos da carcaça nos passageiros. É um quadro idêntico ao do famoso recall dos airbags mortais da Takata.
Embora a GM não tenha declarado se este recall envolve unidades da Takata, é importante lembrar que em julho deste ano a marca já realizou um recall com airbags da Takata para os modelos Cruze fabricados entre março de 2011 e agosto de 2013, Sonic fabricados entre julho de 2011 e maio de 2013 e Tracker fabricados entre março de 2012 e fevereiro de 2013.
Desta vez, os carros envolvidos são:
- Sonic com numeração de chassi de ES503657 a ES639235, fabricado entre 18/2/13 a 19/3/14
- Cruze com numeração de chassi de EB116749 a GB167781, fabricado entre 27/5/13 a 12/4/16
- Tracker com numeração de chassi de FL110150 a JL415149, fabricado entre 04/6/13 a 12/6/18
O reparo já pode ser agendado nas concessionárias da marca e consiste na troca dos airbags defeituosos. O tempo previsto para o serviço é de 30 minutos. (ER)
Mazda buscas soluções mais ecológicas para o MX-5 que mantenham o peso baixo
Os executivos da Mazda estão considerando as opções para o futuro do roadster MX-5, para manter a essência de esportivo leve do modelo conciliado com as novas tendências do mercado. A próxima geração do MX-5 deverá continuar utilizando o motor a combustão seguindo o exemplo da quarta e atual geração. Contudo, é para o “MK6” que a Mazda considera mudanças radicais.
O chefe de desenvolvimento do fabricante, Ichiro Hirose, declarou à revista britânica Autocar que, mesmo se a eletrificação for aplicada ao MX-5, o peso baixo e o tamanho compacto precisam ser mantidos. O chefe de design da Mazda, Ikuo Maeda, reforçou a importância do peso baixo para o carro. Este é um desafio técnico bastante interessante, visto que a massa adicional trazida pelas baterias é o principal obstáculo dos veículos elétricos atuais.
Quanto a quinta geração do MX-5, não foi revelado se continuará usando motor aspirado, se usará o novo SkyActivX de alta taxa de compressão ou se irá adotar um motor downsized com turbo. (ER)