pontiac era o nome de um lider nativo americano odawa que de acordo com a maior parte dos livros de historia americanos foi o maior personagem do conflito entre indigenas e britanicos que aconteceu na regiao dos grandes lagos na fronteira dos eua com o canada entre 1763 e 1766 [gt40 content search= muscle car widget= 1 ] o papel real de pontiac na revolta que reivindicava melhores condiçoes de vida aos povos indigenas depois da ocupaçao britanica da america do norte hoje e disputado ha quem diga que ele foi um dos principais comandantes das tropas nativas mas estudos mais recentes apontam para um papel menor mais como o de um lider revolucionario local que contribuiu para o inicio do conflito e para a posterior criaçao de uma reserva indigena na area dos grandes lagos e triste termos que falar no tempo passado mas pontiac tambem era o nome de uma fabricante de automoveis diferentemente do que se passa com o lider odawa a importancia da pontiac para seu meio a industria automotiva americana e incontestavel foi a pontiac que em 1964 lançou aquele que e considerado o primeiro muscle car de facto da historia o pontiac gto nao fosse pelo gto nao haveria mustang camaro javelin charger barracuda ou talvez eles fossem carros completamente diferentes pois quem pode dizer que outra fabricante descobriria a formula preço baixo + motor v8 potente + uma bela carroceria cupe infelizmente a pontiac nos deixou em 2010 ja ha oito anos seu legado e diverso e cheio de pontos altos com carros emblematicos nos anos 60 e 70 e tambem carros entusiastas mais recentes que em alguns casos poderiam ser mais lembrados pelos fas de icones americanos mas toda historia tem um começo e a historia da pontiac começou relativamente tarde em relaçao a de outras grandes marcas norte americanas em 1926 em 2018 a pontiac completaria 92 anos a pontiac nao foi fundada por ninguem e sim imaginada em uma reuniao de executivos da general motors que na epoca estava em plena expansao adquirindo fabricantes menores uma atras da outra em 1926 a gm era dona da oldsmobile comprada em 1908 da cadillac comprada em 1909 e de diversas outras marcas que nao sobreviveram ate hoje como cartercar elmore ewing welch e rainier a general motors tambem era dona de uma pequena fabricante chamada oakland esta sim foi fundada por alguem em 1907 um homem chamado edward murphy começou a fabricar automoveis baratos movidos por um motor de dois cilindros em linha posicionado na vertical e transmissao com engrenagens planetarias em 1909 a oakland motor company foi comprada pela gm que a colocou como marca de entrada em sua linha a oakland continuou produzindo carros baratos ate 1931 a introduçao da pontiac em 1926 visava fechar uma janela de preço entre os carros da oakland e os carros da chevrolet que eram o começo da linha intermediaria da gm vale lembrar que estamos falando de 1926 epoca que o automovel ainda era uma invençao recente mas ao mesmo tempo era um produto mais acessivel a demanda era altissima e havia espaço para criar concorrencia interna de certa forma a pontiac foi batizada em homenagem ao lider odawa mas tambem a cidade de pontiac no estado do michigan onde os carros eram produzidos nao demorou mais que alguns meses para que os pontiac vendessem mais que os oakland o que levou a decisao de acabar com a oakland e unificar as linhas das duas fabricantes sob a marca pontiac em 1931 a pontiac assim tornou se a nova fabricante de entrada da gm ao longo das decadas porem sua posiçao foi mudando por merito para a de marca descolada da familia agora a gente sabe que uma boa maneira de criar um carro descolado e dar a ele um motor potente e deixar de lado coisas menos importantes que custam dinheiro as proprias fabricantes sabem disso como o dodge dart se brasileiro bem exemplificou nos anos 70 ao dar a ele um motor v8 de 192 cv e bancos com tecido xadrez tirar detalhes cromados acessorios e equipamentos de serie nao apenas o deixou mais barato como tambem mais cool a pontiac sabia disto decadas antes seus primeiros carros tinham motores de seis cilindros em linha de 3 1 litros com valvulas na lateral do bloco e 40 cv o chamado pontiac chief era um carro compacto agil e custava pouco vendendo nada menos que 39 000 unidades em apenas seis meses um ano apos sua introduçao em 1927 chegou perto das 77 000 unidades em 1928 o chief tornou se o carro com motor de seis cilindros mais vendido dos eua e o setimo mais vendido no geral o proximo passo dado em 1933 foi passar a produzir os carros com motor de oito cilindros em linha mais baratos do mercado como simples aproveitando boa parte dos componentes do chevrolet master mais caro e movido apenas por motores de seis cilindros para diferenciar o visual dos dois modelos a pontiac teve uma ideia basica porem eficiente adotar uma tira de metal escovado que ia da ponta do capo a base do para brisa esta tira foi batizada silver streak literalmente faixa prata e usada em todo pontiac a partir dali [youtube id= n5bgrq702c4 width= 620 height= 350 ] o motor era apenas um um oito cilindros de 223 4 polegadas cubicas 3 7 litros para entregar 77 cv os motores de oito cilindros em linha eram mais baratos de fabricar e entregavam mais potencia foi uma vantagem importante para a pontiac do inicio dos anos 30 ao inicio dos anos 40 em 1942 a pontiac era a unica fabricante de automoveis ao seguir como tal todas as outras passaram a produzir artefatos belicos para o exercito dos estados unidos da america [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ao longo dos anos seguintes ate o inicio da decada de 1950 a pontiac confiava bastante em seu automovel um carro silencioso robusto e barato mas que nao era muito potente a partir dali porem os motores v8 introduzidos pela cadillac começaram a ficar cada vez mais populares a concorrencia familiar era tema recorrente na gm e a pontiac sofreu bastante com isto por exemplo em 1953 a pontiac planejava adotar os motores v8 mas a buick reclamou com a gm dizendo que se isto acontecesse as vendas de seu recem lançado v8 nailhead seriam prejudicadas uma curiosidade o motor nailhead tinha este nome porque suas valvulas eram pequenas e em posiçao bastante vertical lembrando cabeças de prego nail heads em ingles por isto a pontiac precisou atrasar o lançamento de seu motor v8 ate 1955 neste meio tempo a companhia aproveitou para trabalhar em uma nova carroceria que seria lançada junto do novo motor o v8 da pontiac começou a ser desenvolvido ja em 1946 para se ter uma ideia de inicio a intençao era fazer dele um motor com cabeçote em l com os comando ao lado das valvulas mas optou se pela configuraçao ohv com o comando no bloco e as valvulas atuadas por varetas pois o desempenho era melhor o motor de 4 4 litros desenvolvia 175 cv e ja em 1956 ganhou um comando de valvulas mais agressivo e dois carburadores de corpo quadruplo para chegar aos 200 cv nesta epoca o principal modelo da linha era o pontiac star chief abaixo em 1957 contudo a pontiac deu outro grande passo ao lançar a primeira geraçao do bonneville o nome apareceu pela primeira vez em 1954 em um conceito especial com teto em forma de bolha que foi apresentado junto do chevrolet corvette na ediçao daquele ano do general motors motorama evento automotivo no qual a gigante de detroit apresentava diferentes carros experimentais o bonneville de 1957 porem era uma versao de acabamento simplificado do star chief cujo destaque estava na opçao pelo primeiro motor v8 com injeçao mecanica de combustivel oferecido pela pontiac a chegada do motor v8 e a diversificaçao da linha se mostraram uma decisao acertada mais do que isto naquela epoca ficou claro que a pontiac fazia questao de manter certa independencia utilizando diferentes versoes de seu proprio motor v8 em vez de dividir conjuntos mecanicos com outras marcas do grupo gm mesmo que seus lançamentos seguintes tivessem estrutura e carroceria baseados em modelos de suas irmas o visual da dianteira e da traseira o interior e o motor eram exclusivos da pontiac foi mais ou menos nesta epoca que começou a se destacar dentro da companhia o trabalho de um certo john delorean recem contratado como um dos diretores de engenharia da pontiac ao lado de e m estes ainda em 1956 a dupla decidiu que o silver streak tinha de ir embora pois remetia a carros antigos demais delorean vindo da packard era um cara de mente inovadora que conseguiu cada vez mais espaço em seu cargo o que lhe rendeu em 1961 a promoçao para chefe geral de engenharia naquele mesmo ano foi lançado o compacto para os padroes americanos pontiac tempest ele foi um dos tres carros feitos sobre a nova plataforma monobloco y body a carroceria nao era separada do chassi ao lado do buick skylark e do oldsmobile cutlass o tempest podia ter motores de quatro e seis cilindros e no fim de 1961 ganhou uma versao especial chamada le mans que era inspirada pela corrida de 24 horas na frança o pontiac tempest era a menina dos olhos de delorean e em 1962 ganhou a companhia do pontiac grand prix um carro maior nas dimensoes porem semelhante nas formas ele tinha um v8 de 6 4 litros e quase 400 cv que era o maior e mais potente da linha e john delorean logo pensou que uma boa forma de atrair compradores para o tempest seria dar a ele o motor do grand prix o resultado foi o pontiac gto que sera abordado na proxima parte deste post
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