para seus fas sem duvida a era de ouro da pontiac foram os anos 60 graças a visao e a insistencia do engenheiro chefe john delorean o pontiac gto tornou se o primeiro muscle car propriamente dito e o mercado norte americano viu se de repente aquecido por carros esportivos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o gto lançado em 1964 era o menor cupe vendido pela pontiac com o maior e mais potente motor era bonito relativamente acessivel e rapido e logo foi imitado pelas rivais incluindo as que estavam dentro de casa a ford lançou o mustang ainda menor que o gto porem igualmente potente naquele mesmo 1964 e logo roubou a cena com tres opçoes de carroceria hardtop fastback e conversivel e preço ainda mais atraente sem esquecer da versao de corrida feita por carroll shelby o gt350 que nao demorou a ser transformado em carro de rua o mustang tomou o mercado automotivo de assalto e em questao de meses virou o jogo e tornou se o rival a ser batido a general motors que naquela epoca era palco de bastante concorrencia interna entre suas subsidiarias reagiu quando o ford mustang começou a prejudicar as vendas do chevrolet corvette era preciso algo mais proximo do mustang em concepçao este carro de inicio seria apenas o chevrolet camaro a gm queria concentrar todos os seus esforços pra combater o mustang da melhor forma possivel contudo voce deve lembrar que pouco antes a cupula da gm havia limado um dos conceitos mais interessantes ja feitos por uma de suas divisoes o pontiac banshee uma das grandes apostas de john delorean para o futuro da marca como premio de consolaçao pouco antes do lnçamento do camaro a gm concedeu a pontiac e a seus engenheiros algum tempo para desenvolver sua propria versao do camaro o banshee foi a inspiraçao para o visual daquele que seria chamado pontiac firebird e seria lançado quase simultaneamente em 1967 tanto o camaro quanto o firebird eram vendidos como cupe e conversivel e cada um deles tinha suas proprias opçoes de conjunto mecanico apenas o monobloco parte da carroceria eram iguais o pontiac firebird tinha visual inspirado no banshee e com isto tinha visual mais limpo e moderno que o camaro os motores eram um seis em linha de 3 8 litros com carburador de corpo simples e 165 cv ou com carburador de corpo duplo e 215 cv; e dois motores v8 estes eram um 5 3 litros que podia ter carburador duplo e 250 cv ou carburador quadruplo e 285 cv; e o v8 6 6 do pontiac gto com 325 cv em 1969 a pontiac começou a oferecer um pacote de opcionais chamado trans am em homenagem ao campeonato de turismo de mesmo nome apenas 689 cupes e oito conversiveis foram vendidos naquele ano com o pacote que incluia capo spoilers rodas e farois auxiliares exclusivos o pontiac firebird era o irmao descolado do chevrolet camaro impressao que foi acentuada na segunda geraçao lançada em 1970 o firebird assim como o camaro ficou maior e adotou um estilo mais limpo com menos cromados e menos vincos e foi em 1972 que a pontiac introduziu o caracteristico passaro estilizado no capo que ficou maior a cada ano em 1974 o firebird foi reestilizado e ganhou uma face dianteira inclinada que serviu de inspiraçao para a primeira reestilizaçao do chevrolet chevette brasileiro em 1978 aquela altura os muscle cars ja nao tinham o mesmo apelo a crise do petroleo de 1973 e o aumento nos preços das apolices de seguros os tornaram carros grandes lentos e encalhados nos showrooms das concessionarias o mustang de segunda geraçao lançado em 1974 era um cupe menor com visual conservador e motores fracos o firebird mais do que o camaro manteve o visual esportivo e lidou melhor com as mudanças de estilo e mecanicas apostando certo em um visual cada vez mais agradavel e optando por manter em linha seus motores v8 de alto deslocamento ainda que severamente restringidos em potencia o v8 de 6 6 litros por exemplo nao passava dos 180 cv em 1976 dito isto apenas em 1980 a pontiac abandonou os v8 maiores em seu muscle car adotando apenas o small block da chevrolet em diferentes niveis de potencia e incluindo uma versao turbinada de cinco litros foi so na terceira geraçao lançada em 1982 que a pontiac decidiu realizar alteraçoes radicais no firebird para torna lo mais economico depois de rejeitar uma plataforma de traçao dianteira os engenheiros da marca conseguiram criar um carro mais veloz e mais economico que o modelo anterior mesmo com motores menos potentes eles o fizeram reduzindo o peso do carro e dando mais atençao a aerodinamica o que tambem mudou radicalmente o visual do carro o firebird de terceira lembrava o camaro mas tinha um visual mais agressivo e organico com componentes aerodinamicos mais pronunciados e farois escamoteaveis e ele foi mais uma aposta certeira para a pontiac a ousadia na segunda metade dos anos 70 havia cobrado seu preço e as vendas nao iam bem e por isso em 1981 aconteceu uma reuniao de cupula que definiu uma nova filosofia para a marca a pontiac e uma companhia conhecida pelas inovaçoes em estilo e engenharia que resultam em produtos de excelente desempenho e dirigibilidade o novo carro firebird era exatamente o que a pontiac procurava de acordo com sua nova filosofia — alem do design inovador ele tinha um v8 de cinco litros e 152 cv que podem nao parecer muito mas em uma epoca de motores v8 estrangulados para reduzir emissoes e consumir menos combustivel era o melhor que se podia ter uma das metas estabelecidas na reuniao era tentar colocar os produtos da pontiac em programas de tv dando maior exposiçao a marca isto aconteceu pouco depois quando o produtor de hollywood glen larson escolheu o firebird como carro protagonista de seu novo programa a super maquina na serie estrelada por david hasselhoff o pontiac firebird era o kitt um superocomputador em forma de carro que alem de falar com o agente michael knight hasselhoff e ajuda lo no combate ao crime tambem tinha uma personalidade divertida e era armado ate os dentes o fato de ser possivel encontrar um carro como o kitt nas concessionarias pontiac sem duvida ajudou a levantar as vendas e mostrou se crucial para que a marca sobrevivesse a decada de 80 mais do que isto o firebird foi reestilizado em 1991 e ganhou uma geraçao totalmente nova com um estilo mais arredondado em 1992 o pontiac firebird de quarta geraçao foi produzido ate 2002 e sem duvida foi o principal modelo da marca do fim dos anos 80 ate seu fim outros modelos desta epoca contudo eram basicamente carros de outras divisoes do grupo gm com outro visual nos anos 80 e 90 havia o pontiac le mans um chevrolet/opel kadett rebatizado; e o pontiac j2000 que era a versao da casa para a plataforma j que tambem deu origem a nosso chevrolet monza estes carros contudo nao foram bem nas vendas e hoje sao desprezados pela maioria dos admiradores da pontiac nos eua [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] isto colaborou para que no inicio dos anos 2000 a pontiac promovesse uma nova mudança de direcionamento voltando as raizes e focando se em modelos esportivos e de nicho o carros resultantes dessa mudança poderiam ter garantido o futuro da marca se nao fosse a recessao mundial dos anos 2000 que levou a gm a descontinuar a marca em 2010 um deles era o pontiac aztek um crossover de sete lugares que foi a porta de entrada da gm no segmento que hoje domina o mercado norte americano ainda que nao fosse bonito o aztek era um carro de projeto bastante inteligente com bancos traseiros removiveis tampa traseira bipartida cuja parte inferior tinha assentos e porta copos para serem usados quando aberta console central removivel que podia ser usado como cooler diversos porta volumes e ate mesmo uma tenda e acessorios de camping opcionais o aztek foi produzido de 2000 a 2005 e estava a frente de seu tempo por outro lado em 2004 a pontiac colocou no mercado um carro que era exatamente o necessario naquele momento enquanto o ford mustang preparava sua quinta geraçao com visual retro e motores v8 realmente potentes a pontiac contra atacava com um novo gto baseado no holden monaro australiano [youtube id= hipcnohzpmg width= 620 height= 350 ] o novo gto tambem era um muscle car apesar de nao ter o visual retro ele tinha todo o punch necessario graças a um v8 small block de 400 cv que era capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 4 6 segundos infelizmente porem a medida em que a situaçao financeira da general motors se deteriorava pior ficava a situaçao da pontiac para conter gastos o gto foi retirado de linha depois de 2006 com 40 808 exemplares fabricados promissor ele era o canto do cisne da pontiac foi o solstice projeto ousado que consistia em desenvolver uma plataforma totalmente nova para um roadster esportivo de traçao traseira e motor central dianteiro um quatro cilindros da familia ecotec que podia ser naturalmente aspirado de 2 4 litros e 180 cv ou 2 0 turbo de 260 cv o solstice foi o ultimo grande lançamento da pontiac antes de a marca ser extinta pela gm oito anos atras
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