A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Pontiac: a história da fabricante que inventou o muscle car – Parte final

Para seus fãs, sem dúvida a era de ouro da Pontiac foram os anos 60. Graças à visão e à insistência do engenheiro-chefe John DeLorean o Pontiac GTO tornou-se o primeiro muscle car propriamente dito e o mercado norte-americano viu-se, de repente, aquecido por carros esportivos. O GTO, lançado em 1964, era o menor cupê vendido pela Pontiac com o maior e mais potente motor. Era bonito, relativamente acessível e rápido, e logo foi imitado pelas rivais – incluindo as que estavam dentro de casa. A Ford lançou o Mustang, ainda menor que o GTO, porém igualmente potente, naquele mesmo 1964. E logo roubou a cena: com três opções de carroceria (hardtop, fastback e conversível) e preço ainda mais atraente – sem esquecer da versão de corrida feita por Carroll Shelby, o GT350, que não demorou a ser transformado em carro de rua –, o Mustang tomou o mercado automotivo de assalto e, em questão de meses, virou o jogo e tornou-se o rival a ser batido.

Matérias relacionadas

Showroom Stock: quando carros originais de fábrica iam para a pista em uma corrida de verdade

Dalmo Hernandes

O Circuito Gilles Villeneuve foi definido em meia hora – e projetado de graça

Leonardo Contesini

Toyota Rav4 chega em junho por R$ 166.000, mortes de motociclistas superam mortes de pedestres, Bolsonaro quer acabar com radares móveis e mais!