nada e para sempre velhos amigos nao podem ser manufaturados nao ha nada que possa se igualar ao tesouro de tantas memorias compartilhadas tantos maus momentos enfrentados juntos tantas brigas reconciliaçoes impulsos sinceros amizades como essa nao podem ser reconstruidas se voce plantar um carvalho voce esperara em vao sentar se em breve sob sua sombra pois assim e a vida nos crescemos enquanto plantamos nos primeiros anos mas entao vem os anos em que o tempo desfaz nosso trabalho e corta nossas arvores um por um nossos camaradas nos privam de sua sombra e dentro de nosso luto sempre sentimos agora a tristeza secreta de envelhecer antoine de saint exupery a general motors era uma empresa diferente; uma verdadeira junçao de empresas na verdade a stellantis original as originais buick oldsmobile e cadillac se juntaram oakland pontiac chevrolet e depois expandindo alem mar vauxhall opel holden e ate uma chevrolet brasil que de nome durou pouco mas ainda existe e sempre misturou varias vertentes dessa imensa empresa em algo nosso de alguma forma mas nao mais a independencia e criatividade variada que antes eram marca dela sumiram para sempre marcas ainda existem dentro de uma gm diminuida e hoje de volta quase exclusivamente a seu pais natal visto que a china parece pronta para abandonar marcas estrangeiras opel e vauxhall vendidas holden um logotipo apenas pontiac e oldsmobile passado buick esperando so o seu fim no mercado chines para seguir o mesmo caminho a stellantis tenta fazer sua versao de um carro para cada bolso e proposito mote da gm original; mas parece fracassar nisso o que mostra que hoje em dia ha lugar para marcas baratas e marcas premium; muito pouca coisa ha no meio mas a gm e o mundo ja foram diferentes cada uma de suas divisoes apesar de ter acesso as prateleiras de outras nem sempre total porem eram independentes para fazer os carros que quisessem; e faziam talvez a ultima vez em que esta gm funcionou bem foi no carro da materia de hoje; um incrivel mash up de duas marcas que hoje significam pouco mas que ja foram interessantissimas uma verdadeira coletanea greatest hits da gm no inicio dos anos 1990 em um so carro acabei de lembrar que nao existem tambem mais as coletaneas greatest hits os mais jovens nem devem saber o que elas sao e vao ter que googlar e mole mais uma arvrinha cortada sob a qual nao nos sentamos mais para com isso mao deixe de lado essa melancolia geriatrica de quarta feira a tarde e trate de falar do carro que e o que interessa aqui pontiac firebird [caption id= attachment_376150 align= aligncenter width= 999 ] corvair cupe proto pony[/caption] a historia do pony car americano resume assim chevrolet lança um sofisticadissimo carro barato e compacto compacto americano; tamanho de opala em 1959 o corvair de motor seis cilindros arrefecido a ar traseiro e suspensoes independentes nas quatro rodas e um fracasso como carro barato mas sucesso nas versoes cupe e conversivel ford resolve atacar esse mercado e usando seu compacto convencional o falcon como base cria o mustang em 1964 o mustang e um fenomeno originalmente previsto para vender 100 000 veiculos por ano se tornou o lançamento de veiculo de maior sucesso desde o ford modelo a de 1927 lançado em 17 de abril de 1964 mais de 400 000 unidades foram vendidas em seu primeiro ano; o milionesimo mustang foi vendido dois anos apos seu lançamento a chrysler lançara junto o plymouth barracuda; quase esquecido frente a mustang mania [caption id= attachment_376144 align= aligncenter width= 999 ] pontiac firebird 400 1967[/caption] a chevrolet resolve fazer o seu proprio mustang usando o compacto convencional nova cria o camaro de 1966 o primeiro camaro e baseado na verdade no nova de segunda geraçao que em 1966 nao exisitia e um meio monobloco que usa um subchassi na frente mas e usando a carroceria/plataforma do camaro que aparece em 1967 o primeiro pontiac firebird mas era mais que badge engineering usava motores pontiac claro e nao so seu v8 que tinha tamanhos de 326 cid 5 3 litros e 400 cid 6 6 litros tambem existia entao um seis em linha pontiac baseado no mesmo chevrolet 3800 de nossos opalas mas com cabeçote ohc com comando acionado por correia dentada a versao sprint com este motor dava 220 cv [caption id= attachment_376147 align= aligncenter width= 999 ] pontiac sprint seis em linha ohc[/caption] o firebird seria entao sempre assim um carro diferente com a mesma base e grande parte da carroceria compartilhada com o camaro ate a terceira geraçao em 1982 nela os motores passariam a ser iguais aos dos chevrolet na verdade motores chevrolet quatro em linha 2 5 litros ohv o v6 a 60° de 2 8 e 3 1 litros e finalmente os v8 chevrolet em 305 cid 5 0 litros ou 350 cid 5 7 litros um camaro de roupa nova so aparentemente ainda que cada divisao tivesse seu ajuste e desenho interior e exterior o tran am de terceira geraçao ficaria famoso como um robo carro televisivo chamado kitt dirigido por michael knight personagem ficticio interpretado por david hasselhof [caption id= attachment_376158 align= aligncenter width= 999 ] contagiro no capo por fora firebird 400 1967[/caption] o novo firebird tinha um chassi muito bom apesar de simples e barato era agora menor mais leve e 2+2; na frente uma variaçao do mcpherson com um amortecedor como coluna superior e girando com a direçao em rolamento de esferas no topo mas a mola embaixo diretamente montada na larga bandeja inferior na traseira um eixo rigido com todos os movimentos controlados rotaçao via um braço preso ao diferencial que pivotava na transmissao feito um torque tube de chevette braços inferiores para controlar movimento vertical e uma barra panhard de novo como chevette para segurar a movimentaçao lateral molas helicoidais e barras estabilizadoras nos dois eixos completavam o esquema [caption id= attachment_376159 align= aligncenter width= 999 ] firebird 1982 terceira geraçao[/caption] era tambem mais baixo e com boa distribuiçao de peso mais carro esporte do que muscle car mas fora o desenho da carroceria e especialmente seu painel de instrumentos maneiro nada mais que um camaro em cosplay de pontiac [caption id= attachment_376149 align= aligncenter width= 999 ] trans am 1983[/caption] o v6 turbo da buick na crise do petroleo dos anos 1970 a buick lembra que tinha um v6 lançado em 1962 no seu menor carro o special cade ele precisamos dele grita a chefia em uma sincope de açao momentania eclodida por uma crise vendemos ele para a kaiser usar nos jeeps chefe oh crap mas na kaiser o v6 tambem foi um fracasso e estava descontinuado a buick entao num momento de idiotice empresarial lendaria compra de volta seu proprio motor montado em seus carros grandes consegue faze los um pouco mais economicos [caption id= attachment_376154 align= aligncenter width= 951 ] o primeiro buick v6 turbo carburador [/caption] mas quase imediatamente resolve fazer algo que hoje tem gente que acha que e novidade o downsizing dos seus v8 com uma versao turbo do v6 o motor turbo da empresa fez sua estreia publica sob o capo do buick century pace car na indy 500 de 1976 no motor uma forma pre historica de controle eletronico que incluia algo chamado sensor de detonaçao uma das peças chaves do turbo moderno o v6 turbo de 165 cv lançado no mercado em 1978 era arcaico se olharmos de hoje equipado com carburadores de dois ou quatro corpos ainda mas era sofisticado para a epoca o tal sensor de detonaçao vinha com igniçao eletronica tambem que atrasava o ponto quando necessario era um motor feito para torque em baixa como hoje e feito com os mesmos objetivos [caption id= attachment_376157 align= aligncenter width= 999 ] buick gn 1984[/caption] em 1984 a buick praticamente inventa o motor turbo moderno faz um novo v6 turbo com injeçao eletronica sequencial e total controle eletronico das funçoes do motor com sensor de fluxo e massa detonaçao avanço da igniçao e monitoramento da transmissao velocidade do carro ar condicionado etc tudo isso faz aumentar a potencia do v6 turbo exponencialmente e a criaçao de uma lenda entre os entusiastas o grand national sempre em preto parecendo darth vader transformado em carro e com mais desempenho em linha reta que os corvettes contemporaneos o grande cupe buick e um classico instantaneo em 1984 tinha 250 cv e fazia o 0 96 km/h em 4 9 segundos [caption id= attachment_376155 align= aligncenter width= 999 ] buick gnx 1987[/caption] mas grand national era um buick regal com motor forte porem um cupe de luxo americano enorme e nada esportivo sim matava corvettes e era um canhao em sua epoca mas so em linha reta em 1987 o carro e descontinuado um novo regal tinha monobloco e traçao dianteira aparece e nada mais de v6 turbo como despedida a buick faz a serie limitada gnx com rodas maiores paralamas alargados e 300 cv do v6 mas e isso nada mais do entao lendario 3 8 litre sfi turbo voltaria ainda que brevemente e voce ja deve imaginar como pontiac firebird + buick gn = o resultado desta conta e o respire fundo pontiac firebird 20th anniversary turbo trans am pace car lançado em 1989 era muitas coisas numa coisa so mas pera ai mao o firebird nao e de 1967 fez 22 anos em 1989 nao 20 calma gafanhoto o aniversario e do trans am a versao de topo do firebird lançada em março 1969 era inicialmente um pacote para melhorar o comportamento em curvas o pacote de desempenho e aparencia trans am de codigo interno ws4 mas evoluiu para ser o topo de linha dos firebird e aquele que ganhou um imenso adesivo que parece ser uma galinha gritando no capo na verdade era para ser uma aguia de fogo um fire bird mas o pessoal nao perdoa e hoje e universalmente conhecida como the screamin’ chicken o pontiac firebird 20th anniversary turbo trans am pace car era tambem uma das ediçoes especiais de copia de pace car de indianapolis meio em desuso hoje era uma tradiçao a venda de uma serie limitada decorada como o carro usado na famosa indy 500 e era turbo o turbo claro era o 3 8 litre sfi turbo da buick era um motor morto em 1987 mas nao completamente versoes de aspiraçao natural ainda existiam em carros de traçao dianteira da gm para refazer o motor turbo de novo a pontiac usou os cabeçotes diferentes desses modelos de traçao dianteira tambem a pontiac dizia que adotara os novos cabeçotes porque eles se encaixavam mais facilmente dentro dos limites estreitos do compartimento do motor do trans am mas a gente nao pode deixar de imaginar que era o que havia disponivel entao em produçao mas a versao de traçao dianteira era mais moderna de qualquer forma com melhor fluxo de exaustao e um formato de camara de combustao mais eficiente do que seus predecessores os pistoes eram exclusivos para retornar a taxa de compressao aos 8 1 do motor original com os cabeçotes novos os gases de escape eram coletados por coletores especiais e alimentavam o unico turbocompressor airesearch t3 montado no canto frontal direito do compartimento do motor como sempre o turbo sopra atraves de um intercooler montado logo atras do radiador para pressurizar um sistema de admissao com injeçao de combustivel sequencial a pontiac declarava 250 hp 253 cv a 4400 rpm e 47 mkgf de torque a 2800 rpm numeros de quatro em linha hoje mas entao suficientes para fazer deste carro o americano mais veloz de 1989 e de qualquer forma a julgar pelo desempenho e o peso de 1573 kg a revista car and driver julgou que a potencia real era maior mais de 300 cv foi o chute dela [gallery ids= 376185 376173 376176 376165 376166 376168 376170 376169 376174 ] o carro era realmente rapido mesmo equipado com um cambio turbo hydramatic t200r4 automatico de quatro velocidades o 0 96 km/h da c&d foi de apenas 4 6 segundos e o quarto de milha em 13 4 segundos a 162 km/h no buick gn existia limitador eletronico a 200 km/h; no firebird um carro esporte com pneus de alto desempenho estava livre de limitaçoes e a revista o cronometrou aos 246 km/h outra revista a motor trend chegou a 260 km/h alcançar tempos tao impressionantes nao requer soltar embreagem em alta rotaçao ou outro truque basta colocar a transmissao automatica em drive segurar o carro com o freio enquanto acelera se ate 2100 rpm ai e soltar o freio e pisar fundo no acelerador o trans am turbo dispara instantaneamente para a frente como um foguete desgovernado o rugido sob o capo aumenta conforme a pressao fica em torno de 16 5 psi no manometro do painel ele troca as marchas rapidamente a pouco mais de 5000 rpm — sem um nanossegundo de perda de impulso a aceleraçao e tao forte que o turbo trans am atinge 210 km/h em apenas 30 2 segundos disse a car and driver freios dianteiros maiores eram a unica outra mudança mecanica importante alem do motor; eram discos de 11 9 polegadas de pistao duplo maiores que os originais de 10 5 polegadas e um so pistao a suspensao era a mesma do carro normal; os pneus eram goodyear gatorbacks 245/50zr 16 em rodas de aluminio exclusivas de 8 polegadas de largura as molas dianteiras eram ligeiramente mais macias pois o v 6 era cerca de 45 kg mais que os motores chevrolet v 8 normalmente instalados em trans ams apenas 1500 carros foram feitos e fora da gm a empresa pas inc foi subcontratada pela pontiac para construir os carros localizada em city of industry california a pas montava os motores turboalimentados e os enviava para van nuys para instalaçao na linha de montagem regular do firebird os carros quase finalizados retornavam a pas para montagem final testes e controle de qualidade [caption id= attachment_376164 align= aligncenter width= 999 ] conversivel o mais raro[/caption] para testes a pas chegou a instalar uma transmissao manual zf de 6 velocidades de corvette em um de seus carros com taxa maior e combustivel de 100 octanas este carro chegou a 291 km/h os mais raros desses carros sao os hardtops sem o targa t top e os conversiveis apenas 40 hardtops foram feitos e tres conversiveis o primeiro deles comprado pelo presidente da pas jeff beitzel emerson fittipaldi ganhou a indy 500 em 1989 e levou para o brasil o carro que ganhou justamente o pontiac firebird 20th anniversary turbo trans am pace car na epoca so como premio de competiçao esportiva podiam vir importados para ca; foi assim que o zico trouxe seu celica tambem um caro incrivel que marcou o finzinho da gm como costumavamos conhecer em dez anos era uma empresa totalmente diferente bom como disse saint exupery nada e para sempre
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