voce ja ouviu falar que a historia acontece em ciclos que se iniciam e se encerram e se repetem consecutivamente esta e uma das teorias mais antigas sobre o desenvolvimento das sociedades — elas sao conhecidas como as teorias dos ciclos ha uma base muito solida de estudos que abordam esta teoria mas como seu proprio nome diz ela nao e uma certeza e sim uma teoria e ela concorre com as teorias da evoluçao sociocultural que se baseia na ideia de que o desenvolvimento da sociedade ocorre de forma linear modificando se ao longo do tempo formando estruturas diferentes das anteriores nao existe uma teoria certa ou errada cada uma tem abordagens particulares e variaçoes da teoria principal diferentemente do que nos ensinaram na escola a ciencia nao e feita de certezas mas de evidencias essa teoria dos ciclos me veio a mente no inicio desta minisserie sobre o fim dos muscle cars eles estavam la queimando gasolina e borracha como se nao houvesse amanha quando uma tempestade perfeita se formou no horizonte e eles foram pegos sem a menor chance de resistir a ela emissoes consumo alto segurança tudo o que eles nao tinham começou a ser exigido pelo governo ou desejado pelo publico em 1973 quando a crise do petroleo fez disparar os preços dos combustiveis ela tambem deu a estocada fatal nos muscle cars alguns ainda foram feitos ate 1974 mas a maioria ja havia dado lugar a modelos mais compactos mais racionais mais leves e bem menos potentes as exceçoes claro eram o corvette e os modelos full size de luxo especialmente da cadillac apesar do clima de fim de festa a malaise era conseguiu render alguns bons frutos quando se fala de muscle cars e esportivos americanos dois deles alias driblaram as adversidades e se tornaram icones inquestionaveis da cultura automobilistica americana se eu falar do pontiac firebird voce pensara neste carro ou neste carro tenho certeza de que praticamente todos pensaram nao apenas no carro mas tambem em burt reynolds ao volante dele no papel de bandit o carro fez tanto sucesso e e tao valorizado ate hoje que ele nem parece um carro feito em um dos periodos mais monotonos da industria americana o firebird foi lançado junto do camaro no final dos anos 1960 mas ele nunca foi tao famoso quanto o primo de gravata — ate que no inicio de 1977 o diretor de cinema hal needham viu um anuncio do novo pontiac firebird e foi correndo tentar um acordo com a fabricante ele sabia que aquele era o carro perfeito para o personagem bandit em toda a sua historia o trans am foi um pacote mais esportivo do firebird equipado com suspensao mais firme freios maiores diferencial mais curto e motores mais potentes ele tambem ganhava modificaçoes esteticas — geralmente um capo exclusivo spoilers na dianteira e na traseira rodas especiais e luzes auxiliares proprias seu nome e inspirado pela categoria trans am que ele disputou em 1969 com um motor de cinco litros que nunca foi oferecido ao publico o primeiro trans am chegou em 1969 baseado na primeira geraçao do firebird o motor 6 6 400ci era da propria pontiac — o que o tornava um carro bem diferente do camaro apesar do parentesco proximo — e era oferecido em duas configuraçoes uma com 335 cv e outra com 345 cv — a diferença se dava pelo tipo de admissao instalado no motor e pelo comando de valvulas combinado a admissao otimizada no ano seguinte ele ja ganhou uma nova geraçao novamente compartilhando a plataforma com o camaro e novamente com um motor da propria pontiac era o mesmo 400 v8 6 6 litros da primeira geraçao porem agora com 340 cv na versao basica e 375 cv com o motor opcional em 1971 a pontiac deu a ele um novo motor ainda maior era o pontiac 455 ho de 7 5 litros e 300 cv parece menos potencia mas naquele ano os fabricantes passaram a informar a potencia liquida dos motores em 1974 a mudança na legislaçao americana exigiu mudanças no trans am os para choques retrateis capazes de suportar impactos de ate 5 mph a dianteira deixou de ser verticalizada e o carro ganhou um bico proeminente mantendo a grade dupla e os farois circulares em um arranjo parecido com o do chevette 1978 com o novo design pontiac voltou a oferecer o antigo 6 6 agora com apenas 180 cv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 302714 302713 ] o ano de 1974 efetivamente o primeiro da malaise era foi o ponto de virada para o trans am o modelo se tornou o ultimo muscle car a resistir no mercado e suas vendas finalmente embalaram passando de 10 000 unidades anuais pela primeira vez aquele e tambem foi o ultimo ano do motor 7 5 com 300 cv a partir de 1975 ele passaria a ter apenas 200 cv enquanto o 6 6 passou a desenvolver 185 cv alem da reduçao da potencia a pontiac mudou de novo o visual do trans am instalando um para brisa traseiro mais envolvente começando a dar a forma com a qual o carro se tornaria um icone o restante das modificaçoes veio em 1976 quando a pontiac completou 50 anos e como presente de aniversario criou o 50th anniversary trans am como ele era bem era preto com detalhes em dourado — incluindo o passaro de fogo a fenix que vive em seu capo a carroceria foi modificada pela hurst que desenvolveu um teto targa com um painel removivel sobre cada um dos dois assentos e um suporte central ligando o quadro do para brisa dianteiro ao quadro do para brisa traseiro era exatamente a descriçao do carro que seria usado em agarra me se puderes smokey and the bandit em 1977 foi ainda no final de 1976 contudo que o diretor hal needham bateu os olhos na nova versao do pontiac que manteve a pintura preta e dourada do especial de aniversario mas ganhava uma nova frente mais distinta do camaro da epoca os motores contudo mudavam completamente para substituir o antigo 6 6 de entrada agora havia um v8 da oldsmobile ainda com 185 cv o motor 7 5 deixou de ser oferecido na linha 1977 e em seu lugar veio um novo 6 6 da pontiac com 200 cv eram apenas 200 cv a 3 600 rpm mas 44 8 kgfm a 2 200 rpm por isso ele conseguia acelerar de zero a 100 km/h em 8 1 segundos cobria o quarto de milha em 16 segundos mas ficava nos 195 km/h de velocidade maxima os numeros nao eram grande coisa para um muscle car mas considerando em 1977 isso era o possivel a se fazer ele ate que se saiu bem needham nao esperou muito para chamar a pontiac e conseguir o acordo a fabricante forneceria quatro trans am 1977 e dois pontiac le mans quatro portas o trans am contudo tinha um tratamento especial o diretor o considerava um personagem do filme agarra me se puderes e um dos classicos dos anos 1970 e conta a historia de bo bandit darville um motorista que e contratado por um milionario texano para contrabandear uma carga de cerveja coors para atlanta onde acontecera uma corrida patrocinada por eles a unica exigencia e que a cerveja fosse despachada de texarkana entre os estados do texas e arkansas e chegasse em atlanta em 28 horas https //www youtube com/watch v=izmpovkxxdm para conseguir atravessar o pais com uma carga ilegal de cerveja bandit chama seu amigo cledus snowman snow para dirigir o caminhao enquanto ele com seu pontiac trans am vai na frente atraindo a atençao das autoridades de forma que o caminhao acabe despercebido o resto voce ja imagina como e os carros do filme contudo eram modelos 1976 modificados para se parecerem 1977 ganhando a nova dianteira e o novo conjunto de adesivos que foi usado a partir daquele novo ano modelo — em especial o deslocamento de 6 6 litros indicado no scoop da admissao que nao era usado na versao de 200 cv os quatro carros foram destruidos na produçao do filme — um deles foi usado apenas para o pulo sobre a ponte desmanchada o carro foi equipado com propulsores de foguete como os usados por evel knievel em suas manobras o proprio hal needham foi o duble de reynolds naquela cena https //www youtube com/watch v=oylby85zxdo quando as gravaçoes terminaram os carros sobreviventes estavam muito destruidos e os outros carros ja haviam se tornado doadores de peças — e por isso que o filme tem tantos erros de continuidade na perseguiçao o filme foi um sleeper — no cinema sleeper tem conotaçao semelhante a dos carros um filme que no começo parecia sem muita chance de sucesso mas depois de algum tempo e repentinamente se torna um sucesso de bilheteria a estreia aconteceu em maio em nova york e foi modesta no mes seguinte contudo o filme chegou aos cinemas do sul dos eua e começou sua escalada de bilheteria no primeiro fim de semana ele rendeu pouco mais de us$ 2 600 000 em 386 salas ate o fim daquele mes a bilheteria ja somava us$ 11 900 000 em julho a fita foi para o norte e la ele explodiu com um orçamento de apenas us$ 4 300 000 ele arrecadou us$ 126 737 428 somente na america do norte e se tornou a segunda maior bilheteria global de 1977 perdendo apenas para o fenomeno star wars imagine isso em plena malaise era um filme estrelado por um carro em alta velocidade se torna a segunda maior bilheteria em todo o mundo o pontiac trans am entrou instantaneamente para o imaginario popular tornando se o carro do bandit — como e visto ate hoje as vendas do firebird superaram a do camaro pela primeira vez e chegaram a 155 735 exemplares em 1977 dos quais 68 745 eram trans am em 1978 foram 187 294 unidades do firebird das quais 93 445 eram trans am em 1979 a pontiac vendeu mais firebirds do que nunca foram 211 454 unidades das quais 117 108 eram trans am faça as contas graças ao filme a pontiac vendeu quase 375 000 unidades em apenas tres anos — novamente em plena malaise era hal needham e o pontiac trans am salvaram os anos 1970 em 1980 ele tentou repetir a dose e a pontiac claro embarcou no projeto desta vez burt reynolds iria dirigir um trans am turbo 1980 a versao reestilizada em 1979 sem grade frontal mas com a mesma pintura equipada com um v8 turbo de 4 9 litros e 210 cv feito pela propria pontiac desta vez contudo o filme custou mais caro foram investidos us$ 17 000 000 mas o filme so arrecadou us$ 66 000 000 burt reynolds e o pontiac contudo permaneceram associados pelo resto da vida do ator — que se tornou um colecionador do modelo em especial [caption id= attachment_302707 align= aligncenter width= 925 ] burt reynolds with his 1977 pontaic firebird trans am smokey and the bandit promo car sold for $550 000 at the scottsdale 2016 auction jpg[/caption] a pontiac ainda tentaria emplacar o trans am nas telas mais uma vez o modelo ja em sua terceira geraçao foi a base para o iconico kitt a super maquina do seriado de tv — que foi um dos mais populares dos anos 1980 mas naquela epoca a malaise era ja tinha passado entao vou deixar essa historia para a proxima
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