nos ultimos 50 anos o automobilismo foi dos monocoques de aluminio com tanques de gasolina semi expostos pilotados por homens com macacoes de brim para monocoques ultrasseguros de fibra de carbono com celula de sobrevivencia tanques de combustivel inacessiveis circuitos assepticos macacoes anti chamas halo etc mas uma coisa nao mudou nesse tempo todo apesar de toda a inovaçao tecnologica alguns circuitos ainda usam uma pilha de pneus amontoados entre a area de escape e os muros de proteçao da pista pode parecer um resquicio dos velhos tempos mas a razao pela qual os pneus ainda estao la mesmo com as novidades nas tecnologias de segurança sua relaçao custo/beneficio ainda e muito alta sim ja existe a barreira safer mais recentemente a f1 adotou a tecpro mas mesmo estas barreiras mais seguras ainda contam com a ajuda dos pneus empilhados para conter os carros descontrolados fora da pista lembra daquela materia sobre o acidente do max verstappen e a desaceleraçao do carro pois entao a aceleraçao e a razao entre a variaçao de velocidade e a variaçao de tempo se voce tem uma variaçao de 10 km/h em 10 segundos a aceleraçao sera menor do que em uma situaçao na qual a variaçao de velocidade e 11 km/h em 10 segundos porque a variaçao de velocidade e menor nos mesmos 10 segundos https //flatout com br/parar de repente e o problema a ciencia da desaceleracao nos acidentes/ da mesma forma a aceleraçao sera menor se voce tiver uma variaçao de 10 km/h em 11 segundos do que se tiver uma variaçao de 10 km/h em 10 segundos — porque leva mais tempo para que a variaçao de 10 km/h aconteça entao quando voce quer reduzir os danos em caso de acidente precisa atuar diretamente sobre estas duas variaveis velocidade de impacto e tempo de desaceleraçao um objeto que esta em movimento tende a continuar em movimento um objeto parado tende a continuar parado lembra dessa e a definiçao da inercia so que isso e verdadeiro somente quando o objeto nao esta submetido a um conjunto de forças quando um carro perde o controle e voa desembestado em direçao a area de escape e preciso fazer algo para reduzir sua tendencia a continuar em movimento e claro que ele tem o atrito com o vento e trocentas outras forças atuando sobre ele mas ainda assim ele conserva o momento linear produto da massa do carro e sua velocidade que sera transferido para o muro na hora do impacto entao voce precisa fazer algo para reduzir ao maximo o momento linear do carro e e por isso que as areas de escape nas curvas de maior velocidade sao cobertas por cascalho/brita ou algum tipo de revestimento de alto atrito como em paul ricard ou no circuito das americas o atrito ira roubar a energia cinetica do carro descontrolado e ira reduzir sua velocidade em um impacto contra uma barreira fixa a velocidade final e sempre zero entao quanto mais proxima do zero for a velocidade inicial menor sera a desaceleraçao no impacto e a mesma diferença entre sair correndo e se jogar contra uma parede e se aproximar dela calmamente e encostar o corpo suavemente contra ela outra forma de reduzir a desaceleraçao do acidente e o aumentar o tempo que o carro leva para completar a variaçao de velocidade novamente a velocidade final do impacto sera zero entao quanto mais tempo o carro levar para chegar ao zero menor sera a aceleraçao ou desaceleraçao nesse caso como voce faz isso usando as barreiras de pneus como elas normalmente tem entre tres e cinco fileiras de pneus a desaceleraçao acontece ao longo de uns poucos metros em vez de alguns centimetros entao a desaceleraçao acontece ao longo de um intervalo de tempo significativamente maior — e como sao deformaveis elas dissipam parte da energia do carro ao serem comprimidas alem disso os pneus sao parafusados uns aos outros e algumas pilhas tem tubos de poliestireno para aumentar a resistencia a deformaçao dos pneus ajudando a dissipar ainda mais a energia do impacto do carro contra a barreira os pneus em si nao tem nada especial sao pneus comuns e desgastados de carros de rua ou de corrida ate 2000 as barreiras de pneus nao eram cobertas mas depois do acidente de luciano burti no gp da belgica daquele ano em spa francorchamps elas passaram a usar uma capa de material emborrachado para impedir a penetraçao do carro entre os pneus o que reduz a eficiencia da barreira https //www youtube com/watch v=fko3tlsb5is as barreiras de pneus contudo tem dois inconvenientes o tempo de reparo e o rebote dos carros dependendo do angulo no qual os carros atingem as barreiras de pneus o impacto e amortecido mas a energia de reaçao pode manda lo de volta para a pista o que nao ajuda a minimizar os riscos de lesao ao piloto que pode ser atingido em t por exemplo entao a formula 1 e outras categorias começaram a usar dois tipos mais evoluidos de barreiras de proteçao os americanos usam atualmente a barreira safer e a formula 1 a barreira tecpro a barreira safer em maiuscula porque e a sigla para steel and foam energy reduction algo como barreira de aço e espuma para reduçao de energia e formada por uma faixa de tubos metalicos flexiveis encostada em triangulos de espuma de poliestireno pode chamar de isopor que por sua vez sao encostados no muro de concreto da pista a faixa e firme o bastante para deformar uma area ampla o que por si ajuda a dissipar uma quantidade maior de energia no impacto https //www youtube com/watch v=k384mhbfmc8 mas a maior parte da dissipaçao de energia esta nos apoios triangulares o formato triangular faz com que a resistencia a deformaçao seja progressiva — ou seja ele amassa mais facilmente na ponta mas fica mais firme na base isso exige mais força do carro em um momento em que boa parte da energia ja foi dissipada entao a desaceleraçao acontece de forma mais progressiva ja a f1 usa a barreira tecpro ela usa o mesmo sistema de construçao da safer — uma camada externa deformavel e uma camada interna de absorçao de energia a diferença aqui e o material tanto a camada interna quanto a camada externa sao feitas de polipropileno com estrutura metalica para amarraçao dos blocos que a formam outra diferença em relaçao a safer e que ela pode ser apoiada nos muros de concreto ou combinada as barreiras de pneus alem disso a amarraçao da tecpro impede que o carro em uma colisao perpendicular acabe debaixo da barreira o que impediria o piloto de sair rapidamente do carro https //www youtube com/watch v=ycwfiieezoi tanto a tecpro como a safer sao barreiras de deformaçao plastica isto e uma vez deformadas elas permanecem deformadas isso ajuda a evitar o rebote dos carros para a pista mas tambem exige a renovaçao dos segmentos sempre que eles sao deformados — dai a vantagem das barreiras de pneus que sao feitas com material reaproveitado e podem ser remontadas a um baixo custo
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