voce provavelmente ja viu a foto acima e impossivel deixar passar batida a foto de um porsche 956b com a lendaria pintura da rothmans em meio ao transito ha tambem uma outra imagem do mesmo dia com os tres carros vistos do alto veja abaixo — eu ja a conhecia ha um bom tempo e nunca soube a historia por tras dela afinal o que esses tres porsche estavam fazendo na rua por que cazzo eles nao estao em caminhoes de transporte de carros de corrida bem voce tem cinco minutinhos ai a historia dessa foto começou nos ultimos dias de novembro de 1984 quando as equipes do world sportscar championship wsc o avo do atual wec desembarcaram em solo australiano para os 1000 km de sandown park o wsc havia acabado de firmar uma parceria de tres anos com os australianos e aquela seria a primeira prova do campeonato mundial da fia em solo australiano para comemorar o acontecimento inedito jack brabham e alan jones ate hoje os pilotos mais bem sucedidos da australia foram convidados para participar da prova — eles dividiram dois dos tres porsche 956 da equipe de fabrica pintados com as cores da rothmans essa estreia do wsc na australia tambem levou a primeira hipotese levantada e divulgada sobre esta foto trata se de uma açao promocional para divulgar a corrida na cidade segundo esta versao os carros foram rodando do aeroporto de melbourne ate o sandown raceway a foto aerea ate ajuda a reforçar esta hipotese mas ela soa improvavel quando voce descobre que o aeroporto fica a mais de 50 km do autodromo nao e exatamente simples pegar tres prototipos do grupo c e coloca los para rodar 50 km em vias publicas com semaforos paradas prolongadas e possiveis congestionamentos em pleno verao australiano alem disso note que nao ha batedores auxiliando o desfile dos corredores tampouco uma multidao aguardando a passagem dos carros e tambem nao foi uma açao surpresa pr stunt no jargao do marketing como temos hoje isso nao existia na epoca afinal nao havia redes sociais e smartphones nos bolsos para compartilharmos instantaneamente o que acontecia descartada esta hipotese comecei a pesquisar e encontrei o nome da rua princes highway o google maps mostrou que esta e uma das avenidas margeadas pelo circuito as unicas fotos que encontrei foram estas quatro que ilustram o post todas elas foram feitas no mesmo lugar isso indica que os carros nao rodaram tanto quanto a historia do aeroporto conta nao havia redes sociais e cameras digitais no bolso mas mesmo em 1984 parece improvavel que alguem consiga atravessar uma capital com tres porsche 956 sem ser fotografado eles estavam bem mais perto do sandown raceway mais precisamente a cerca de 4 ou 5 km em um bairro vizinho chamado noble park o caso foi contado resumidamente em uma entrevista do site speecafe com alan hamilton um piloto australiano de turismo que se envolveu nos bastidores da prova veja so o trecho da entrevista 1984 sera lembrado como o ano em que o mundial de endurance veio a australia para correr em sandown park qual foi seu envolvimento com este evento — nos envolvemos muito abrimos nossa estrutura em noble park ao lado de sandown para muitas das equipes que operaram a partir de la os italianos invadiram nossa cozinha e a primeira coisa que eles fizeram foi desembalar suas massas e equipamentos de cozinha os alemaes chegaram com as equipes de fabrica e uniformes alinhados e eram extremamente profissionais enquanto os italianos amontoaram tudo no canto com oleo da ultima corrida vazando todos eles contudo estavam na cozinha preparando espaguete para todo mundo foi um evento espetacular e nos envolvemos muito com o circuito tinhamos tendas repletas de convidados da porsche de toda a australia e foi espetacular para levar os carros ao circuito eles simplesmente foram dirigindo pela princes highway ate o circuito a policia so chegou meia hora depois se perguntando o que havia acontecido os caras simplesmente deram a partida e sairam andando das oficinas ate a pista foi espetacular entao ai esta a resposta os carros rodaram uns poucos quilometros por umas poucas ruas ate o autodromo nao ha registros sobre o dia em que isso aconteceu se foi na quinta feira na sexta feira nos treinos de sabado ou na manha que antecedeu a prova considerando que a corrida começou as 11 30 do domingo 2 de dezembro de 1984 nosso palpite e que esse passeio dos carros aconteceu durante a semana devido ao movimento nas ruas um caminhao de entregas no transito e o horario no relogio em uma das fotos 16 15 quanto a corrida a porsche levou stefan bellof e derek bell no carro numero 2 venceram com tres voltas de vantagem o segundo lugar ficou o porsche 956 numero 1 de jacky ickx e jochen mass e em terceiro o porsche 956 de jonathan palmer e jan lammers outra evidencia de que esta nao foi uma açao promocional foi o fracasso de publico somente 13 860 espectadores foram ao sandown raceway assistir a prova final do campeonato os organizadores da prova o light car club of australia lcca nao conseguiram um patrocinador principal e nao conseguiram firmar um acordo de transmissao pela tv os canais australianos estavam todos comprometidos com outros eventos como o aberto de tenis da australia um jogo de criquete e as eleiçoes federais locais com um prejuizo de 400 000 dolares australianos as ediçoes de 1985 e 1986 acabaram canceladas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.