dizem que os anos 1960 foram mesmo muito loucos olhando apenas para a industria automobilistica foi quando os italianos colocaram o motor de seus supercarros na traseira quando os britanicos acharam que seria uma boa ideia estatizar suas fabricantes quando os franceses nao estavam nem ai para ergonomia e padroes de design quando os alemaes criaram seus super sedas quando o japao foi inventado e quando os americanos chutaram o balde fazendo hot rods de fabrica com seus muscle cars a chevrolet nem se importou em colocar um motor de corrida no camaro para fazer o zl1 a ford tambem nao viu problemas em colocar um motor de 7 litros no mustang para homologar uma versao de pista e a dodge nao estava nem ai para o que iriam dizer de um carro com um diabo fofinho colado na traseira alem disso eles tambem inventaram nomes de cores e trocadilhos que nos fazem questionar se era mesmo agua cafe e cigarros que eles consumiam durante o expediente mas ai veio a crise do petroleo e todos foram obrigados a ficar caretas depois vieram os anos 1980 e 1990 a concorrencia estrangeira era acirrada e ja nao permitia apostas ousadas ai entramos no seculo 21 tivemos uma revoluçao tecnologica que nos colocou alem dos 400 km/h mas logo em seguida a humanidade decidiu que precisa se salvar de si mesma o que refletiu na forma que pensamos dirigimos nos carros que compramos e na forma que e eles sao desenvolvidos eu sei que voce pensou ah o mundo esta chato mas eu nao vou dizer isso porque eu acho que ele nunca foi tao bom para quem curte carros e porque eu acho que nao e o mundo que esta chato; a chatice e apenas uma opçao feita por muita gente veja a ford eu nao a culpo por abandonar o focus o fiesta o fusion/mondeo para apostar nos suv e crossovers money talks as pessoas querem isso eles precisam entregar isso ou fecham as portas a mercedes que produz verdadeiros muskelwagen com a amg ja tem planos de encher seus carros de eletricidade porque e o que a europa decidiu mas sempre havera os nichos lembra do disco de vinil no inicio dos anos 1990 todos os lançamentos tinham sua versao em cd lp e k7 como diziam as propagandas em 1999 os discos e fitas ja haviam morrido agora 20 anos depois os discos de vinil continuam nas prateleiras dos audiofilos enquanto a molecada que ouvia cd no discman consome musica por streaming no celular da mesma forma nos anos 1960 enquanto voce podia comprar carros com centenas de cavalos vapor de potencia com o dinheiro de meia duzia de pizzas nos eua que fique claro ainda havia gente que preferia comprar o fusca que ainda nem tinha os motores 1500 e 1600 que viriam na decada seguinte [caption id= attachment_226103 align= aligncenter width= 800 ] voce vai se surpreender com a quantidade de fuscas nessa imagem[/caption] eu falei isso tudo porque acabamos de descobrir que o dodge challenger e o unico dos muscle cars com vendas estaveis nos ultimos quatro anos superando o camaro nas vendas anuais e acelerando na contra mao enquanto o chevrolet e o mustang viram seus numeros encolherem neste mesmo quadrienio a situaçao do challenger nao chamaria a atençao se nao fosse um detalhe tecnicamente ele ainda e o mesmo carro de 2008 [caption id= attachment_226104 align= aligncenter width= 999 ] o modelo 2008 [/caption] ele ainda e baseado na plataforma lx desenvolvida na epoca da daimlerchrysler usando como base a plataforma w211 da classe e com elementos da classe s ok a chrysler diz que agora ela se chama ld mas na pratica ainda e a mesma por isso ele e o mais pesado do trio americano chegando as duas toneladas no caso do hellcat enquanto o camaro nao passa dos 1 710 kg e o mustang chega aos 1 720 kg no maximo [caption id= attachment_226122 align= aligncenter width= 999 ] e o modelo 2018[/caption] o challenger tambem contraria a ideia de que um carro precisa de um visual sempre atualizado para se tornar interessante ha outras formas de fazer isso e a dodge soube identifica las e explora las como ninguem afinal e facil ser ousado quando todos sao ousados como era nos anos 1960 e ate uma questao de oportunidade mas quando todos adotam uma postura parecida isso intimida quem pensa em agir diferente quem pensa em ousar mas foi o que a dodge fez sem um carro leve e agil como o camaro e o mustang — e nem um sucessor no horizonte — eles decidiram fazer o que tantos entusiastas fazem hoje em dia olharam para tras e foi por isso que nestes tempos em que se fala em eficiencia energetica emissoes consumo eletrificaçao pneus verdes coeficiente aerodinamico motores turbo downsized a dodge simplesmente apertou o botao do f8da se e enlouqueceu de novo quando a ford deu ao mustang um motor 2 3 turbo e chevrolet deu ao camaro um 2 0 turbo que deveria estar no cruze sport6 a dodge nem cogitou seguir seus rivais com uma versao turbo politicamente correta do challenger eles fizeram exatamente o contrario pegaram um compressor maior que os motores turbo dos rivais e o colocaram no meio do seu v8 fazendo o challenger beber ainda mais combustivel emitir ainda mais co2 e produzir ainda mais potencia assim nasceu o hellcat com 717 cv e como se nao bastasse dois anos depois eles arrancaram todos os bancos superfluos do challenger colocaram um compressor ainda maior no v8 modificaram o sistema de alimentaçao desviaram o ar condicionado para o intercooler instalaram pneus ainda mais aderentes pioraram o arrasto aerodinamico do carro e ainda por cima o batizaram de demonio e quando achavamos que eles iriam tirar o pe eles aceleraram ainda mais como todos os muscle cars dos filmes dos anos 1970 aumentaram a potencia do hellcat para 747 cv e criaram uma versao de 800 cv — para um muscle car mais pesado que um apartamento japones e aerodinamico como a muralha da china e esta funcionando funciona porque o dodge challenger nao e apenas um carro ele e uma declaraçao produtos como o challenger nao sao apenas produtos eles tem uma funçao simbolica toda revoluçao e marcada pela ruptura por uma situaçao na qual o novo toma o lugar do antigo sem avisar nem pedir licença e o relega as sombras do passado nos ultimos 20 ou 30 anos o mundo passou por diversas revoluçoes que dizimaram inviabilizaram ou obsolesceram coisas que as geraçoes anteriores aprenderam a valorizar ou a almejar e como se voce fosse truman burbank aquele do show de truman descobrindo que seus amigos sua familia e seus vizinhos sao atores e nesse contexto o dodge challenger e um pedaço dessa cultura inviabilizada e uma maquina do tempo que nos leva para aquele periodo louco do final dos anos 1960 para os filmes de muscle cars dos anos 1970 para a cultura de preparaçao dos anos 1990 e 2000 ele e uma ligaçao concreta com o passado porem com toda a conveniencia trazida por essas revoluçoes dos ultimos anos — o que e ironico no fim das contas como os tantos restomods e classicos eletrificados o challenger e seu sucesso so e possivel porque temos o passado como referencia e a cultura moderna para viabilizaralgo tao insano como ele no fim das contas mesmo sem downsizing sem alivio de peso sem hibridizaçao sem pneus de baixo arrasto ou preocupaçao com consumo e emissoes o dodge challenger e um carro de seu tempo do nosso tempo
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