o paradoxo da inovaçao e que ela so e aceita como inovaçao quando se torna uma imitaçao piero scaruffi inevitavel reclame de algo recem lançado por mais idiota que seja e a turba vai emparedar voce em praça publica aquela na intersecçao da rua facebook com as avenidas twitter x e instagram como um retrogrado um ludita um desconectado com o futuro da mesma forma se voce apresentar um conceito novo revolucionario fora da casinha que realmente va contra o normal e estabelecido vai tambem ser emparedado na mesma praça agora voce e um louco furioso que nao pensa nas consequencias dos seus atos e deve tambem ficar calado nos resta ser eco entao onde estao as vozes de verdade somos hoje o eco do eco do eco e se voce procurar la atras quem deu o primeiro grito nao acha o pensamento independente e uma raridade [caption id= attachment_360852 align= aligncenter width= 999 ] ea 266[/caption] semana passada ao postar imagens do vw ea 266 que era o tema de minha postagem sobre os 50 anos do vw golf foi interessante notar as reaçoes o ea266 era um carro que pretendia ser o que acabou sendo o golf um substituto do fusca mas diferente do golf que ecoa claramente e indubitavelmente os fiat 128 e 127 esse ultimo modificado se tornaria nosso 147 o ea 266 tinha motor central traseiro um moderno quatro em linha arrefecido a liquido mas deitado a 90° da vertical debaixo do banco traseiro https //flatout com br/50 anos do golf como ele foi criado/ a ideia e interessante pacas porta malas duplo como em uma variant ainda menos espaço ocupado por mecanica que num fiat 128 capacidade de traçao equivalente mas traçao traseira que permitia se manter a direçao leve mesmo sem assistencia devido a frente leve do carro e de quebra o carro criado pela porsche serviria como base para varios carros esporte da marca inclusive um flat 8 central traseiro mas por varios motivos que explicaremos mais adiante nao foi adiante olhando os comentarios fica claro como inovaçao de verdade e sempre muito dificil de viabilizar; se voce quer apenas um trabalho tranquilo na industria melhor ficar longe dela deixar tudo como esta e mais seguro e inofensivo e no final das contas nao e nem desonesto so e chato e pouco satisfatorio para a alma e nao nos move adiante como civilizaçao todo mundo que comentou tinha um ponto valido na verdade e apenas a cabeça de todo mundo tentando imaginar o que pode dar errado com o novo claro e novo nao se pode aceitar o diferente sem pensar no que pode dar errado o mais engraçado na verdade e que ninguem acertou o motivo da vw abandonar o projeto ficaria inviavel a manutençao disse um comentario ecoando uma preocupaçao bem valida mas claro que podia ser acessado por um capo como o das variant brasilia que ficava debaixo do porta malas traseiro e do banco traseiro o banco tinha que ser basculado para frente ou removido um pouco mais dificil que o normal sim mas nada que impedisse o conceito de se tornar realidade inclusive como fusca se imaginava desmontar o motor por baixo tirando 4 parafusos com gente voando nas lombadas e a necessidade de um protetor de carter esse golf teria uns 20cm a mais de altura atras disse outro comentario esse de um amigo mas qual a novidade aqui todo carro acaba ficando mais alto no brasil independente de onde fica o motor imagina o nivel de ruido calor e vibraçao que a engenharia teria que lidar no projeto disse outro comentario realmente ha de se lidar com isso mas nada impossivel de se resolver o motor prometia ser suave e isolamento de motor traseiro era algo que a vw estava bem acostumada na frente motor frita pe e escapamento frita coxa sempre; no ae 266 fritaria a busanfa dos eventuais passageiros traseiros mas na verdade ninguem seria fritado; basta o uso de isolamento termoacustico adequado e cuidado com o fluxo de ar pelo propulsor e arrefecimento e por ai adiante todas sao preocupaçoes validas mas nenhuma delas e a real claro que vou explicar qual foi mas antes preciso explicar como nasceu e as vantagens e desvantagens inerentes da configuraçao final do golf aquela inventada por dante giacosa na fiat e que antes era inovadora temeraria e absurda mas hoje e o tradicional imitada que foi 94812427634926743 vezes ate se tornar a forma aceita e tradicional de se fazer um automovel neste aniversario de 50 anos do golf me parece necessario pois esclarece tambem o motivo para seu lay out ser praticamente universal hoje golf vs ea266 quem tem idade para lembrar da chegada do fiat 147 por aqui se lembra como era estranho algo totalmente diferente o motor nao estava longitudinal no carro mas transversal com traçao dianteira muita gente rejeitou o ja aqui [caption id= attachment_360855 align= aligncenter width= 999 ] fiat 128 de 1969 o inicio[/caption] a fiat na verdade nunca pegou realmente no brasil antes de seu lobby politico criar o carro de menos de 1000 cm³ mais barato o popular em 1990 na epoca so a fiat tinha um motor desse pronto ta a gurgel tinha um 0 85 litro tambem e o uno que herdara a base do 147 se beneficiava de mais de dez anos de desenvolvimento da mecanica fazendo dele agora um carro confiavel [caption id= attachment_360847 align= aligncenter width= 800 ] fiat 128 tudo na frente[/caption] nao foi o mini de 1959 que determinou como seria o carro moderno este tinha motor em cima do cambio muito alto e suspensoes que nada se parecem com as modernas; eram na verdade baseadas em cones de borracha e curso reduzido em um carro baixo com uma roda em cada canto mais um kart de 4 lugares que um carro de verdade; mas ainda assim importantissimo para mostrar como o espaço interno cresceria sendo se inovador com o conjunto mecanico um passo para adiante [caption id= attachment_360857 align= aligncenter width= 999 ] 127 a evoluçao hatch[/caption] a fiat na verdade era uma empresa tradicionalista antes do 128 e focadissima em custos como qualquer uma que se dispoe a fazer carros baratos em alto volume seus projetos eram decididos com base em desempenho e peso maximo; todo resto devia se adequar a esses dois parametros o peso entao era igualado ao custo de produçao do carro por um fator multiplicativo aumente o carro aumente seu preço era a logica; mesma coisa com o desempenho [caption id= attachment_360849 align= aligncenter width= 999 ] golf o 127 alemao[/caption] muita gente esquece disso aumente o desempenho e pneus maiores e suspensoes mais parrudas e freios maiores sao necessarias; com isso o peso aumenta e com ele o custo hoje muito disso e escondido no fato de que para economizar projeto e ferramental uma plataforma deriva muitos carros e superdimensionada para os motores pequenos e a diferença de custo acaba pequena o renault kwid mostrou como pode ser diferente pesava 780 kg no lançamento e era mais barato que todo resto similar; pena que desenho da carroceria e alguns problemas de execuçao impediram essa sensacional ideia de nao dominar o mundo basta fazer um carro leve esquecendo outros derivados que se atinge melhor performance e eficiencia e ate custo menor mas divago; o fato e que a fiat passo a passo evoluindo em etapas cuidadosamente chegou no 128 em 1969 o motor de quatro cilindros em linha moderno compacto leve e ohc; o transeixo transversal montado em linha com ele; traçao dianteira a suspensao dianteira era aquela criada na ford por earle mcpherson uma coluna de mola amortecedor que servia como cubo de roda integrado e girava com a direçao a partir de um rolamento na parte superior onde era montado assim com apenas um braço triangular inferior era leve simples barata por eliminar varios componentes integrando os na tal coluna funcionava quase tao bem quanto o tradicional duplo a sobreposto mas deixava bastante espaço para o motor transversal e tinha muito mais curso e recursos que a do mini uma direçao pinhao e cremalheira direta barata e precisa era possivel em posiçao boa atras do motor transversal some isso a pneus pirelli radiais modernos e freios a disco dianteiros e se tem a configuraçao moderna de automovel repetida ad infinitum ate entao com maior parte do peso na frente fazia a traseira estar a passeio qualquer suspensao simples e freios pequenos eram suficientes la atras reduzindo ainda mais peso e preço do carro uma vantagem secundaria que se tornaria importante e possivel com uma porta traseira fazer um compartimento de carga com acesso enorme e rebatendo banco traseiro virar quase uma van de carga nasceria disso o hatch moderno [caption id= attachment_360858 align= aligncenter width= 999 ] fiat 128 familiale a perua note como a plataforma de carga e baixa[/caption] dinamicamente o carro era tambem muito bom o peso no eixo dianteiro permitia com a geometria da suspensao e os pneus radiais uma aderencia sensacional mesmo com curso e dureza de suspensao de passeio ajuda tambem o inicio da popularizaçao dos batentes em pu microcelular o cellasto que funcionam como mola auxiliar de dureza diferente inicialmente o problema era basicamente direçao pesada peso de direçao e diretamente proporcional ao peso nas rodas dianteiras algo que a fiat amenizava com motores leves mas que so foi realmente terminado com a popularizaçao anos depois de assistencia de direçao seja ela hidraulica ou de qualquer outro tipo apos o limite tambem o comportamento era basicamente de subesterço; seguro mas nao a forma mais controlavel de derrapagem se dirigia mais dentro do limite mais alto agora ao contrario de antes que se derrapava sempre mas com maior controle alem do limite de aderencia depois se aprendeu a dar mais controle e atitude mais ajustavel se soltando um pouco a traseira em desaceleraçao; mas muitas vezes tornando carro relativamente traiçoeiros como e famoso o peugeot 205 gti saidas subitas de traseira feito porsche 930 mas enfim tudo isso empalidece frente as grandes vantagens do sistema de giacosa a primeira delas e crucial faz um carro mais barato toda mecanica basicamente faz um conjunto montado com poucos parafusos que entra no carro por baixo na linha de montagem em segundos sim tem que montar a traseira tambem mas como dissemos esta e simples e totalmente separada quase a outra deriva dessa; o carro pode ser mais modular; facilitando imensamente o aparecimento e desenvolvimento das plataformas mais um ganho em volume e custo imenso sim o motivo mais claro para a dominaçao do sistema giacosa popularizado no golf e que e barato e pratico nao para voce good god no para a empresa que produz o automovel e o vende [caption id= attachment_360867 align= aligncenter width= 989 ] a montagem do conjunto dianteiro tudo na frente facil de montar[/caption] o ea 266 morreu primeiro por brigas politicas como contamos naquela materia da semana passada se heinz nordhoff ou kurt lotz continuassem mandando na vw era ele que seria o novo golf e pronto se a porsche nao estivesse tambem em crise politica interna com brigas entre irmaos e primos tambem talvez as coisas andassem melhor mas se minha avo tivesse bigode seria meu avo; o fato e que isso tudo aconteceu rudolf leiding que fora presidente da vw do brasil e depois da audi seria o novo chefe da vw claro que a mentalidade audi politicamente venceu mas custo foi o argumento imbativel dele para matar o ae 266 mesmo ele estando avançado em sua industrializaçao com motores ja existentes e uma construçao inerentemente mais barata o golf venceu o ea 266 precisava de suspensao traseira mais sofisticada independente; precisava de novos motores desenvolvidos para ele e nao os audi ja de prateleira na dianteira era igual mas no todo o carro era mais demorado e trabalhoso para se montar no fim e so o custo o ea 266 era interessantissimo dinamicamente e com praticidade incrivel; deveria ser como um eletrico hoje com toda mecanica praticamente invisivel debaixo do assoalho como todo carro de traçao traseira divide os trabalhos de freagem e direçao na dianteira e traçao para a traseira fazendo um carro mais controlavel e melhor dinamicamente mas aqui com a vantagem do motor perto do eixo de traçao talvez nem precisasse de direçao assistida ja imaginou um mundo sem direçao assistida [caption id= attachment_360871 align= aligncenter width= 999 ] motor traseiro fusca traseiro central ea266 dianteiro/traçao traseira ford escort e dianteiro com traçao idem fiat 128 o mundo decidiu pelo mais barato[/caption] o fato e que ninguem acertou o real motivo para que nunca tenha se tornado realidade e simples pragmatico e obvio; e mais caro para produzir um pecado imperdoavel
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